Páginas

domingo, 22 de maio de 2022

Opinião




Um dos Nós gremistas 

O Grêmio que entrou em campo nos Aflitos em 2005 e saiu com a taça na mão tinha a seguinte formação: Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Nunes, Sandro Goiano, Marcelo Costa e Marcel; Ricardinho e Lipatin. Ainda atuaram: o zagueiro Marcelo Oliveira e os meio campistas Anderson e Lucas Leiva.

O de hoje pode ser: Brenno; Rodrigo ou Edílson, Geromel, Bruno (até Kannemann voltar) e Nicolas; Villasanti, Bitello e Gabriel Silva ou Campaz, talvez Lucas Silva ou Biel; Diego Souza ou Elkeson e Ferreira ou Elkeson.

Minha opinião; são equivalentes, uma leve superioridade para o atual elenco dentro das 4 linhas. Mano é mais técnico do que Roger.

Não é o meu time, mas o que interessa é o time do treinador, ele é a realidade dos gremistas. Esse é um dos nós do Tricolor, que aperta, angustia a massa azul e a deixa desesperançada, pois é nominata para estar no bolo do G 4 nesta altura do certame.

Olhando partes bem pequenas dos jogos da segunda divisão, não consegui acompanhar um único tempo na íntegra, vi times sofríveis individualmente, mais do que o Grêmio. A começar pelo Cruzeiro.

Tenho certeza que o treinador atual tem responsabilidade pelo mau futebol do time; a Direção, bom essa é um caso à parte. Conseguiu rebaixar o clube com uma folha salarial de 15, 16 milhões, onde a "joia da coroa" respondia pelo nome de Douglas Costa. Virou o ano e as ações pioraram. 

De certa forma, agora se entende a centralização da gestão do futebol gremista pelo Renato. Ele racionalizou: - deixar na mão destes irresponsáveis, então, deixa que eu pratico as minhas próprias irresponsabilidades - Não se justificavam, mas hoje, se compreendem.

Se o Grêmio tropeçar feio nestas duas próximas rodadas, praticamente estaremos em Junho num campeonato que deve acabar em fins de Outubro longe da classificação. Aí, não tem jeito, é trocar o treinador e buscar um especialista em Série B. Um nome é quase unanimidade neste caso: Lisca. Usar de muita humildade e deixá-lo indicar as contratações. Se não ajudam, não atrapalhem.

Finalizando com uma curiosidade: Dos seis primeiros colocados na Série A, cinco clubes são treinados por técnicos estrangeiros.

 

13 comentários:

  1. Seus post mexem. KKKK
    Ponto 1 – Já coloquei aqui a realidade do nosso time: por fora bela viola, por dentro pão bolorento;
    Ponto 2 – Sabe a diferença daquele time pra este? Anímico. Chegou num momento que os jogadores chamaram a responsabilidade pra si. Digo mais: a chave virou naquele jogo contra a Anapolina. Tomaram de 4 ao natural e numa apatia como nunca havia visto. Estava neste jogo. Digo mais: foi a melhor derrota que já vi na minha vida. Depois dali o Grêmio mudou para ser campeão e a Anapolina despencou até ser rebaixada (e estava entre os oito finalistas). Desde quando souberam que o Grêmio foi rebaixado, se prepararam para o jogo contra o famoso Campeão do Mundo. Depois disso o futebol deles acabou, o objetivo já tinha sido cumprido.
    Para finalizar o anímico, quem assistiu a final? Pouquíssimos times do mundo reverteriam aquela situação. Tudo preparado para o Sport ser campeão. O Sport deu a volta olímpica com a Taça oficial (inclusive comentado na TV). Depois da “m”, justificaram que era uma cópia. Só com a atitude em alta foi possível. O Grêmio só dependia dele.
    Ponto 3 – Mano é mais técnico do que Roger. Mas o time não é só aquele que o técnico sonha, tem a direção que dá aval ou não, atrapalha ou não.
    Ponto 4 – Também tentei assistir um jogo da segundona. Não lembro qual. Nas primeiras rodadas. Pensei em desistir, mas não, tenho que ver os adversários. No meio do segundo tempo desliguei a TV. Resisti demais.
    Ponto 5 – Realmente, por um lado foi melhor Renato “se adonar” de certos afazeres. Os dirigentes gremistas não entendem de futebol. Empresários com seus videozinhos dos representados influenciam muito. Porém, técnico que cuida de tudo não é técnico, é gerente (e suas contratações já comentamos. Um monte de figurinhas carimbadas. Os parça).
    Ponto 6 – Bato palmas quando um clube prestigia seus ex atletas, mas uma coisa é agradecer-lhes, outra é recontratá-los. Fosse isso, Maicon teria findado seu contrato normalmente no final do ano. Romperam antes. E foi um dos responsáveis pelas vitorias. Quanto ao Douglas Costa, tinha assistido algumas partidas tanto no Bayern, como na Juve. Mediano. Não passa disso. Para finalizar a carreira, jogando uma ou outra partida, menos exigente, num time equilibrado, tudo bem. Ser a solução, raríssimos atletas se enquadram.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      Este jogo do Anapolina lembrado por ti, foi decisivo na campanha. Vou até pesquisar e fazer uma postagem a respeito. Excelente lembrança.

      Excluir
    2. Desculpe a falha. Era o Santa Cruz e não o Sport. Lembro que o incrível era que todos tinham chances de subir dependendo da combinação. Olhei algumas e o Grêmio só não subiria se perdesse e o Santa Cruz vencesse. Mesmo perdendo, se o Santa Cruz não vencesse, o Grêmio subiria. A Portuguesa só subiria se vencesse e o Grêmio vencesse.

      Excluir
    3. Marcelo Lopez23/05/2022, 23:09

      Bruxo,
      Lá no texto anterior sobre o Abel...na parte dos comentários citaste sobre o Cristóvão Borges.

      Me venho a mente aquele time do Grêmio, apelidado de "Grêmio-Show", treinado pelo Otacílio.
      Tem alguma postagem tua sobre essa fase do Grêmio??

      Excluir
    4. Marcelo
      Tenho sim; vou ver em que data do blog.

      Excluir
  2. A próxima janela de contratações abre em agosto?

    ResponderExcluir
  3. Escalação da série B com o meu glorioso centroavante homônimo que não fazia gols, quem diria que o Churín ia ser pior que ele, talvez mude minha identidade aqui pra Churín, risos.

    Como te respondi na postagem anterior, Bruxo, concordo que o Roger parece ter caído na espiral da desgraça. Achei ele muito mal das ideias nos últimos jogos.
    Mas aí olha pro elenco: E é complicado, todos os setores do time tem o cobertor curto... Por isso digo que só trocar o treinador não vai resolver. O Grêmio precisa reformular o que der desse elenco, precisamos de reforços.
    Voltando ao Roger: Quando o elenco já não te permite muito tem que ter cuidado em fazer o básico funcionar e manter. O Roger parecia que tava acertando a mão, mas de uns jogos pra cá parece totalmente perdido.
    E como confiar em Romildo e Abrahao, fora o resto dos "gestores" do clube... O que essa turma vai aprontar? Foram eles montaram e mantiveram essa tragédia. Eu não confio neles. Nem pra buscar um novo treinador, nem pra buscar reforços.
    Que fase que estamos vivendo com nosso tricolor, Bruxo. Que fase...

    Pois é, tu vê essa do Brasileirão, escancara como estamos mal de treinadores no Brasil. Mas aqui no Grêmio não pode treinador estrangeiro porque "não conhece a aldeia" e "não tem cabelo no peito pra jogar a serie B".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Treinador estrangeiro neste hora para o Grêmio, é suicídio. Melhor mesmo é o Roger faturar pelo menos 4 pontos destes 6 pela frente e ganhe moral, a Arena baixe o preço do ingresso e a Direção proíba o Abrahão de se manifestar pelo clube.

      Excluir
    2. Olha Lipatin, é certo que direção e treinador não tem que ficar ouvindo a imprensa, mas, me dá a impressão que o futebol do time começou a cair quando começou a papagaiada de que aquele futebol "reativo" não iria servir pra B, porque o Grêmio, por ser o Gremio e ter a folha mais cara da competição, tem que ser protagonista e "propositivo".

      Excluir
    3. Bruxo. Pra agora não seria uma boa aposta mesmo. Falei porque já falaram isso sobre treinador estrangeiro na dupla grenal pela imprensa em outros momentos. Nessas queimaram o Coudet no Inter. A direção tem é que mandar o Abrahao embora, ou melhor: A direção toda pode ir junto, risos.

      Glaucio. Pior que depois disso o Grêmio decaiu mesmo, inclusive ficou menos propositivo e os entendidos da mídia(e o Abrahao) vieram com o "físico de série B" e "tem que saber jogar a série B".

      Excluir
  4. Glaucio
    Até lá, temos que ter gente que entenda do riscado para fechar as contratações.

    ResponderExcluir
  5. Não acho que o maior problema do Grêmio seja treinador, Renato, Tiago Nunes, Felipão, Mancine, Roger, será que nenhum desses entende de futebol?
    De 17 pra cá só fizeram vender jogador bom e trazer baba, e o resultado é esse grupo medonho onde os que se salvam é o velho Geromel e o pesado Diego Souza.

    ResponderExcluir