Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Opinião

 
Empate escancara a falta de Rumo

 Para certos treinadores ter mais de uma semana para treinar o time nada representa, apenas a comprovação de suas limitações e/ou do elenco. O Grêmio é o exemplo mais recente. Jogou Domingo, dia 8 (corrigido*), jogou Segunda, dia 16 e o que se viu hoje foi uma involução, um atraso na equipe, o que me leva a usar a palavra mais repetida para definir as partidas do Tricolor, qual seja: Fiasco.

Se contra o Cruzeiro havia o argumento de ser briga de "cachorro grande", o jogo recém finalizado, todos os argumentos para o desempenho constrangedor são inaceitáveis. O adversário não tem a tradição dos grandes, seu objetivo é se manter na Série B, não há destaques entre os onze ou os que entraram, os nomes mais conhecidos são o "fim de carreira" Gérson Magrão (36 anos), Kaio e Aylon, que passaram de forma discreta pela dupla Grenal, nem o "bafo" da torcida.

O Grêmio não apresentou nada e se safou por um milagre de Brenno. Houve um momento do jogo em que as finalizações estavam 12 a 5 para o Ituano. Aliás, o goleiro e Geromel foram as grandes exceções na partida e uma menção honrosa para Villasanti pelo seu segundo tempo.

Aí, eu ouço que o grupo do Tricolor bate nos 6, 7 milhões com a enxugada da folha. Mas o que ajuda a inflacionar esses números? Janderson, Benitez, Campaz, Elkeson, Edílson. Deixo de fora Kannemann e Ferreira, que serão titulares. Resumindo: a Direção não sabe contratar. Querem mais exemplos? estão (os dirigentes) aguardando por Thaciano e Guilherme. Onde estão as duas grandes contratações vociferadas pelo vice num desatino, após perder um Grenal?

Esse vice acaba de dar mais uma de suas entrevistas patéticas, jogando a responsabilidade do mau resultado para os que estavam em campo: "tomar um gol aos 49 minutos não pode, tem gente experiente em campo..." pergunto: para quem era esse recado? para Geromel que se mata em campo ou Bruno Alves que vem bem? declarações como essa, só intoxicam o vestiário.

Eu tenho um conceito, uma definição que até hoje, não me permitiu errar nessa situação: - quando todos vão mal, ou todos são muitos ruins, ou o problema é o treinador.

Roger, que já foi chamado de Pep Roger, há tempos estacionou na carreira e suas entrevistas se aproximam muito daquelas de Joel Santana.

Com as declarações inconsequentes do vice sobre o elenco do Grêmio e a incapacidade de convencimento de Roger, seus conceitos, suas ideias, junto ao grupo, dificilmente o clube vai conseguir ficar entre os quatro que subirão.

Duvidam? basta ouvir frases que apontam que o campeonato está "apenas na sétima rodada". Não aprenderam nada com a queda de 2021.



 
 

18 comentários:

  1. Tem duas situações que sempre me preocupam no Grêmio, a primeira é quando falam que vão contratar e a segunda é quando tem tempo para treinar.
    Me desculpem Breno, Diego Souza e esse abnegado Sr. chamado Pedro Geromel, mas o que assisti no primeiro tempo ontem foi o pior futebol que ví com essa camisa nesses mais de 40 anos em que acompanho o tricolor, tivesse virado 4,5 a 0 para o Real Madri ops Ituano seria justíssimo.
    Precisa melhorar consideravelmente para se manter na serie B, a continuar nesse caminho corre sério risco de rebaixamento para série C.
    De nada adianta esse discurso de ter "empenho", "pegada", "entender a competição", isso tudo é bobagem, o que precisa é ter jogador de qualidade e treinador que entenda do riscado.
    Não sei como é o regulamento para contratação de jogadores de outros países e do Brasil mas se quiser subir o Grêmio terá que esquecer o tal superávit financeiro e mudar sua fotografia com urgência..
    Precisamos de um diretor de futebol, um treinador, um LD, um LE, dois meias, e dois pontas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Matou a pau: "...esse discurso de ter "empenho", "pegada", "entender a competição", isso tudo é bobagem". Todo mundo sabe que é discurso falso, diria imbecil até, por subestimar a inteligência do torcedor.

      Excluir
    2. Disse tudo, Carlos!

      Excluir
    3. Correto. Ainda acrescentaria um preparador físico, um zagueiro e um centro avante mais "móvel".

      Excluir
  2. "apenas a comprovação de suas limitações e/ou do elenco"

    Escrevo aqui sem ler o restante, porque pro meu resumo basta.

    O jogo de ontem mostrou a realidade. O time é no máximo mediano. Poucos titulares pegariam time na série A. O "craque" do gauchão joga menos a cada partida. Alguns jogadores tem defeitos fundamentais sérios (domínio e passe).

    Valeu a tentativa, mas chega dessa história de que precisa propor jogo e ser protagonista devido ao tamanho do clube. Roger tem que fechar os ouvidos à imprensa "especializada" e armar o time de acordo com a ruindade do elenco: fechado e pra sair no contra-ataque,. Querer posse de bola e construir jogo vai ser esse festival de passes e errados e alguma hora o adversário vai pegar a defesa desprotegida.

    Jogo tenebroso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Fecha a casa e vê no que dá. Mas tem que contratar. O meio é a alma de qualquer time. Sem ele não há defesa e nem ataque que funcionem.

      Excluir
  3. Glaucio
    Vai comigo; é treinador. Falta jóquei, o elenco não é inferior a 90% da Série B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também não acho o elenco inferior aos adversários, só que não tem qualidade pra controlar jogo e tocar bola até achar espaço.

      Vejo os jogadores aproximados, o time sem buracos entre as linhas, movimentações "coerentes" na saída de jogo, só que na hora do que importa, que é fazer a bola andar, é muito erro de execução.

      Nem culpo Roger por ter escalado o Gabriel Silva, foi uma tentativa, só que a "gordura", se que é existia, foi queimada.

      Excluir
    2. Bingo! E cai por terra toda aquela papagaiada, vulgo, "time do Roger" que por algum tempo eu acreditei. Credo.


      Não foi uma semana, Bruxo. Foram 15 dias de treinamentos para 2 jogos ridículos.

      Tenho pena do Geromel. O semblante dele no final do jogo, resume o sentimento.

      Excluir
    3. Glaucio
      O Gabriel foi uma experiência que precisava ser feita. Logo, logo, posto algo que está bem relacionada com os comentários de hoje.

      Excluir
  4. Que show de horrores.
    Em 2022 só vi aqueles minutos contra o Cruzeiro e este jogo completo. Lia que as coisas não estavam bem (e os "melhores momentos" são enganosos), mas não imaginava que estive tão decadente.
    Concordo com você, Villasanti junto com Breno, Geromel e Diogo Souza se salvam. Este pelo gol que anotou. Pouco participativo na mecânica do jogo devido a idade e também porque a bola dificilmente chega pra ele.
    Talvez Guilherme e Thaciano possam ser úteis. Se o time todo vai mal, me espanta os "entendidos" não perceberem que o meio, a alma do time, inexiste. Não quero criticar os garotos, mas não vi neles a solução que muitos cantam. Talvez num time ajustado eles possam render.
    Está fácil concluir que o Grêmio não sobe este ano. Caso algum milagre ocorra, será "saco de pancadas" na série A.

    ResponderExcluir
  5. Arih
    Digo (com chance de errar, claro!) Faltam vice de futebol e treinador. Se o time não conseguiu "entender como se joga a Série B", então, esta tem um perfil, o mesmo serve para treinador. Repito, se existe uma fórmula para disputar séries inferiores, o perfil do treinador está neste contexto, também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos buscar o Mano. kkkk

      Excluir
    2. O futebol brasileiro está pobre de técnicos para qualquer série. Um pior que o outro. Com muito esforço você tira dois ou três nomes e ainda assim precisa de um bom time para que eles façam a festa. Acabou aquela época de técnicos que tiravam "leite de pedra".

      Excluir
    3. Realmente, Arih. Ruins e caros.

      Excluir
  6. Sem comentários... É uma crise sem fim a do Grêmio. Como pode ser engolido assim pelo Ituano?
    É Bruxo, como tu diz, parece que tá faltando jóquei mesmo. Não é possível o time decair tanto em duas semanas. Por mais fracas que alguma peças do time sejam ainda assim no papel era pra estarmos muito melhores nessa B.
    Pior que a atuação do time só as declarações do Abrahao, que moral um cara que quis mater o elenco rebaixado, o Mancini e ainda trouxe Janderson e Benitez tem pra reclamar do empenho do grupo que ele montou? Até quando vão manter esse sujeito no cargo? É complicado...

    ResponderExcluir
  7. Antes do início da primeira rodada da segunda divisão eu sentenciei que o Grêmio não subiria. Sou futurólogo? Obviamente que não, basta fazer um exercício bem simples:

    * Mantiveram o elenco rebaixado;
    * Mantiveram o vice de futebol rebaixado;
    * Mantiveram o presidente rebaixado;
    * Mantiveram o conselho de administração rebaixado.

    Não tem como ter resultado diferente que não seja, na melhor das hipóteses, a permanência na segunda divisão.

    O Grêmio é um arremedo, um amontoado de peladeiros correndo desordenadamente atrás do adversário, tomar um rodo do ITUANO soma-se a série de infindáveis fiascos que o Grêmio vem protagonizando desde 2019.

    ResponderExcluir
  8. Lipatin e Rafael
    Será o tema da minha postagem de hoje.

    ResponderExcluir