Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2022

Opinião



"Sem Rumo" é apelido 

Hoje, feriado municipal, marca também os 9 anos do nosso blog. Pena que a data chegou companheira de muita indignação com o que ocorre com o Tricolor. E não é culpa do torcedor, nem dos apoiadores de sempre, nem dos corneteiros habituais. Desta vez, até os mais ingênuos gremistas conseguem identificar os responsáveis pelo momento trágico que o clube vive. Começo com um pedaço da entrevista do vice de futebol que está no sítio Portal do Gremista, antes da partida diante do Ituano.

“Em treino, em teoria, tudo é muito legal, mas na hora do pega pra capar, a bola tem que entrar, né, velho. Mas vem aí uma onda de vitórias, se Deus quiser. Nós treinamos todos os dias essa semana, não teve nenhum dia de folga. Hoje (16) à noite vamos pro jogo com uma visão bem diferente que vai poder ser observado dentro de campo”, disse Denis Abrahão. Vejam mais em Portal.

 A escolha do título da postagem de ontem, não foi aleatória. Quis dizer sim, "Sem Rumo" e vou demonstrar a seguir:

- Se o Grêmio não sabe encarar a Série B ou se acha que tem a receita (Abrahão), basta fazer uma pesquisa junto ao que fizeram Corinthians (2008) e Botafogo (2021) para ver se tiveram que "chegar junto", "ser mais homem do que o adversário" ou expressões semelhantes a essas

- Como são os jogos das Série C e D? usam peixeira e garrucha? se a B é um vale-tudo como deixa a impressão no discurso do dirigente gremista, imagino que estas competições são frequentadoras  usuais das páginas policiais

- O Grêmio não sabia que ia disputar a Série B no início deste ano? não tinha a receita, conforme seu vice de futebol, então, por que contratou Benitez e Orijuela, por exemplo? eles tem "perfil" para encarar o estilo de jogo propalado pelo dirigente em questão?

- Se existe um "perfil" para jogar a Série B, mais uma pergunta, quem tem mais "know-how" para encarar a empreitada; Mancini ou Roger? qual biografia é, em tese, mais bem preparada para a empreitada?

- O time apresenta problemas na bola aérea defensiva. Outra questão: isso é novo no histórico de Roger Machado?

- O grupo de jogadores foi novamente criticado publicamente pelo vice de futebol, algo já constatado ano passado e no início de 2022. Funcionou? é a atitude mais adequada para o momento?

- Mais um questionamento, o derradeiro desta postagem: se existem jogadores com perfil para encarar a Série B; por coerência, esta conclusão serve para vice de futebol e treinador. Abrahão, ex-ISL e Roger, essa dupla possui perfil para fazer o clube subir para a A? sabe encarar os mistérios da Série B (que para mim é folclore)

Tem muito mais; por enquanto, fico por aqui.



28 comentários:

  1. Parabéns. O tempo passa rápido.
    Parece que foi ontem que vi seu convite para um novo blog, lá naquele outro.
    Já fui mais ativo. Como tenho dito, atualmente, tento me pôr à margem. Não tem jeito. O torcedor ainda se manifesta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih! Estava pensando nisso nesta semana. 2 anos de Mário Marcos no Clic RBS mais 2 no blog dele próprio mais 2 no do Guto e Alfredo e agora, 9 aqui. Lá se vão 15 anos.Está na hora de atualizar a minha foto, hehehe.

      Excluir
    2. Por falar nisso, os blogs deles ainda existem? Fazem muitos anos que não passo mais por lá. No do Marcos tinha uns colorados que era possível conversar, mas outros, impossível. No Guto o radicalismo era a tônica. Ele chegou a me convidar para postar de forma mais amena, fazer o contraponto. Fiquei lisonjeado pelo convite, mas agradeci. Teria que escrever muito (e entender mais ainda; os caras sabiam mais de Grêmio do que eu; iria só levar "porrada") kkkk.

      Excluir
    3. Arih, o Guto migrou para o Youtube, agora tá fazendo vídeo.

      Excluir
    4. Rafael! Assisti um dele e até enviei e:mail parabenizando, acho que agora, o Guto acertou.

      Excluir
    5. Obrigado Rafael. Vou tentar uma hora dessas achar o canal dele e dar uma olhada.

      Excluir
    6. Arih, tu pode acessar direto pelo blog, ele publica os vídeos lá também.

      E Bruxo, eu também assisto alguns, é aquela loucura padrão do Guto kkkk, mas são verdades, na maioria, que precisam ser ditas.

      Excluir
  2. Quanto a essa situação, me vem à memoria um torcedor de outro clube, amigo, que me pergunta como anda o tricolor. Sei que fala pra me sacanear. Fosse uns vinte anos atrás, mandaria para aquele lugar. Mas pensei, não é que ele tem razão. Depois de várias explicações minhas ele sentenciou: o Grêmio ficou menor do que o campo. Serve para o time e os diretores.

    ResponderExcluir
  3. Ficou menor e o torcedor não tem responsabilidade alguma nesta queda. Agora mesmo, a gente vê a "comunhão" entre Botafogo e torcida, Cruzeiro e torcida e nós, gremistas, não nos identificamos com estas figurinhas tenebrosas que tocam a vida do nosso Tricolor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, você é místico? Eu não. Sou religioso. No entanto, acredito na ciência. Na física temos a Lei das Atracões e do Magnetismo. Tudo que pensamos emana vibrações. Quanto mais forte nosso anímico, mais vibração emanamos. Portanto, acredito que a torcida também tem suas responsabilidades. Não se diz que a torcida ganha jogo? Pois é! Ao contrário, as vibrações negativas também geram consequências.

      Excluir
    2. Boa visão, Arih. A torcida também comete erros, não é imune. Renato, por exemplo, tinha seus defeitos, mas com ele o Grêmio não caíria e explico o motivo dessa minha crença: o fator anímico. Renato tem isso que, infelizmente, falta ao Roger.

      E não sou hipócrita em negar que emanei vibrações negativas um tempo atrás. O arquivo do blog aqui comprova isso. A passionalidade nos cega. Misture a isso o fanatismo pelo clube.. pronto. Tá feita a merda. As vibrações negativas falaram mais forte. Enfim. Não são elas as maiores culpadas.


      Os maiores culpados, é claro, são aqueles que estão lá dentro tomando as decisões.

      Excluir
    3. É isso Rodrigo. As vibrações de uma pessoa, isoladamente, não interferem (a não ser a sua volta). A questão é que num coletivo isso passa a ser mais significativo. E o maior problema está naquelas ações que mancham a instituição. A carga negativa dos quebra quebras e outras do gênero, por serem coletivo, acabam se refletindo dentro das quatro linhas. Já deves ter acompanhado muitas torcidas que cobravam do time ameaçando. Pronto, está feita a lambança. É o anímico de um que contagia um grupo que vai aumentando a ponto de interferir.

      Excluir
  4. Parabéns por esses nove anos de blog, Bruxo! Que venham muitos outros! E de preferencia com a gente vivendo momentos melhores com o nosso tricolor, risos.

    Sobre a postagem, o Grêmio virou um clube a deriva. Desde 2019 foram empilhando erros atrás de erros até que conseguiram ferrar com o clube.
    Essa história de saber jogar série B é balela dos pseudo entendidos que são remunerados pra dar opiniões tortas. Fosse por isso o Grêmio joga o Gauchão todo ano, que é um campeonato mais rustico tal qual falam.
    Essa patota de presidente, CEO, dirigentes e cia que só sabem fazer coisa errada, dão coletivas que envergonham a torcida e rebaixam ainda mais o clube, ficam falando trololó de gestão moderna em Linkedin e ficam pensando se vão concorrer ao estado ou não é que não sabem "encarar" que o futebol é o coração do clube e que foram eles que nos meteram nesse buraco. Parecem saber de tudo, menos de futebol. Aí naturalmente a torcida se revolta, afinal quem aguenta as declarações do Abrahao?
    E o Roger... Eu deixei me levar pelo coração de torcedor, por gostar dele e querer ver o Roger ir bem aqui. Mas o histórico dele não é nada animador. Quando parecia que o trabalho ia começar a engrenar o time tem uma queda brusca. Como tu citou, a maldita bola aérea que era péssima na sua primeira passagem segue sendo um pesadelo. Será que ele já chegou no seu teto e vai confirmar que infelizmente se tornou um treinador fraco?

    Mas criticas e desabafos a parte, amanhã já tem mais... É buscar os três pontos contra Criciúma pra afastar essa crise e ficar no G4, ou ali bem próximo. Mais um resultado ruim e a crise vai começar a pesar mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lipatin. Tenho muitas desconfianças quanto ao trabalho do Roger, quis dizer, dessa tarefa de subir, se ele tem perfil para isso. Às vezes, um treinador menos famoso como o Lisca pode trazer melhores resultados.

      Excluir
    2. Concordo com o Lipatín. A B do gauchão não é muito diferente com a exceção de que não há alguns "grandes" que estão sob pressão a algum tempo.

      Excluir
  5. Parabéns Bruxo.
    Excelentes textos e análises sempre. Não sei como só fui "achar" teu blog a somente um ano atrás. Perdi tempo.

    E parabéns tb ao pessoal q comenta. Me senti muito bem aqui, com o alto respeito que o pessoal se porta.

    Conhecia já o Rodrigão de outro blog, que acabei abandonando. Rodrigão outro cara de respeito.

    Acompanho, mas nao participo muito do blog do Guto, como citou o Arih

    Deixando os confetes no chão para o dono da casa limpar....rsrsrs.

    Falar de Grêmio.
    Gosto do Roger, mas esta me preocupando q ele esta tendo tempo para treinar entre uma partida e outra...e nao esta acontecendo!!!!!!

    E ao meu ver, estou olhando adversários ganhando vida.
    Cruzeiro, Vasco, Bahia, Sport, Criciuma (no Heriberto Hulse), e Novorizontino.

    Times que são deficientes, mas que estao no nosso patamar ou pouco melhor, o que é perigoso.

    Mas vamos lá.....
    Marcelo Lopez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela menção, Marcelo!

      Grande comentário!

      Show de bola!

      Excluir
    2. Na torcida creio que o Roger tinha quase cem porcento de aprovação. Tem que provar que é merecedor.

      Excluir
  6. Marcelo! Cara, me emocionei, velho. Sou o único do meu serviço que ainda consegue almoçar em casa, aí, abri o blog para liberar os comentários e pego esse texto teu. Baita surpresa. Só tenho que agradecer.

    ResponderExcluir
  7. Eu me lembrava que o 17.05 aqui do blog tinha algo de diferente. Aniversaria no mesmo dia do feriado aí em SM, bem como, no mesmo dia que o meu "feriado" pessoal. Ontem, também anotei um maio a mais na vida.

    Parabéns pelo espaço, Bruxo. Vida longa ao blog!



    ResponderExcluir
  8. Ficam preocupados em "saber jogar" a B e esquecem de tentar fazer o melhor possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente correto. Se fizerem o melhor que puderem, dá caldo.

      Excluir
  9. Comentário certeiro, Glaucio. Golaço. Bruxo

    ResponderExcluir
  10. Paulo Juliano18/05/2022, 18:18

    Barbaridade, quanto tempo ein meu amigo?!
    Passa e a gente não vê.
    Foram muitas alegrias e agora esse nosso calvário hehehe
    Sobre o tema da postagem, engraçado que pelo tom de alguns especialistas o campeão da série A jamais subiria se jogasse q divisão de acesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Paulo. Time de série A só sabe jogar a série A e destes quem já passou pela B esqueceu.

      Excluir
  11. Grande PJ, querido amigo! Pois é, assusta o tempo. O Glaucio matou a pau; lembrei da história da formiga surda que conseguiu subir ao topo, pois não ouviu as "orientações" que balizaram a conduta das demais.
    Se começarem a dizer que é difícil, que tem forma especial para jogar, Série B, aí, apequenam de vez o clube. O Grêmio de Roger é um fantasma de uma instituição grande, infelizmente.

    ResponderExcluir
  12. sobrou uma vírgula no texto, antes de Série B...

    ResponderExcluir