Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Opinião




A Nova Chance para Renato 

Renato vive uma espécie de retomada de carreira no cenário nacional (e até internacional), quando decidiu encarar uma Série B em 2022. Ele teve um tropeço bem indigesto na passagem pelo Flamengo, apesar do 72% de aproveitamento, estatística que esconde um trabalho frustrante para quem tem o aporte financeiro e elenco tão robusto como é o caso do "Mais Querido". A sua trajetória ficou chamuscada por lá, vide Passagem pelo Flamengo.

Mas o treinador é inteligente; diferente da visão dos anteriores (dirigente e treinador) que superestimavam as dificuldades de atuar na Segunda Divisão, Renato veio com um discurso óbvio, que ia ao encontro da realidade, isto é, se era "pedreira" a Série B para Cruzeiro, Vasco, Bahia e o próprio Grêmio, o que seria ela para os demais? mesma identificação do que a massa gremista entendia, ou seja, o acesso seria com um "pé nas costas". Assim, ele conquistou mais uma vez o torcedor gremista.

Porém, a volta ao pelotão de elite, não lhe acrescentou muita coisa na carreira. Há ainda, um persistente ranço, qual seja, que sua passagem anterior seria em cima do trabalho de Roger (eu nunca concordei com essa afirmação); agora, "para o bem ou para o mal", a montagem e futuro trabalho, causas e consequências deste 2023 serão inquestionavelmente, responsabilidade sua.

Renato fazendo uma grande campanha no Grêmio, dissipará ou diminuirá muito a pecha de treinador folgado ou de entregador de camisas que lhe reduziu as chances de atingir o seu maior objetivo como técnico: a Seleção Brasileira.

Em tese, o Tricolor monta um grande esquadrão para a temporada do ano que chega.

Finalizando, dou um abraço a todos os amigos e colegas do blog, desejando um Feliz Natal com Saúde, Paz e Harmonia.

4 comentários:

  1. Saudações, Bruxo!
    Renato está coma faca e o queijo na mão pra se reabilitar e também pra reabilitar o Grêmio. Que tudo dê certo e todo mundo saia feliz dessa história, senão vamos estar lascados, risos.

    O lateral direito Fábio deve ser anunciado em breve. Jogador de carreira meia boca pela europa mas a principio é um "upgrade" em relação as opções recentes, espero que esteja bem fisicamente e não venha com salário muito alto. O outro, João Pedro, depende do acordo entre o atleta e o Porto. Mesmo caso do Michael que depende da FIFA suspender a punição do Al-Hilal e assim o clube o liberaria. Bons movimentos do Grêmio no mercado até aqui.
    Eu tô gostando da postura do Grêmio na negociações com o Suárez. Segundo apurado pelo Pfeiffer o Grêmio apresentou uma boa proposta mas não vai fazer loucuras e não pretende se alongar muito nessa negociação, é assim que tem ser. As chances da chegada dele são concretas já que a principio o duelo pela contratação é entre o tricolor e o Cruz Azul do México, que ofereceu mais grana. Essa situação tende a ser definida nos próximos dias.
    Eu confesso que apesar dos últimos comentários com total receio em relação a chegada do Suárez estou me deixando empolgar ao ver que a coisa realmente pode acontecer, risos.

    Desejo um feliz natal pra todos! Tudo de bom pra ti Bruxo e pra todo o pessoal que participa aqui e suas famílias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lipatin.
      Hoje parece ser o dia D para o negócio. Melhor que não vire novela.

      Excluir
  2. Um excelente fim de ano e boas festas aos convivas!

    Comecei pelo fim, meu comentário porque o começo deste ano não foi fácil para nós. A única coisa boa que ocorreu foi já perto do final do ano. Então que as coisas boas continuem acontecendo, sem jamais menosprezar nossos semelhantes. E rivais, é claro. Pois acredito que o Grêmio neste ano não teve o devido "sucesso" porque menosprezou a segundona. Aquela derrota para Chapecoense, dentro da Arena, prova isso. E num determinado momento se viu ameaçado de nem conseguir o acesso. Tivessem levado a sério, poderia ter sido diferente. Enfim.

    Que o 2023, no ano que o blog do Bruxo completa uma década, desejo que boas resenhas sejam postadas e comentadas. Que o Grêmio nos proporcione isso. Mais alegrias e menos incomodo. Porque sim, eu me incomodo e muito quando o Grêmio vai mal. Mas consegui filtrar isso. E para mim, como torcedor, digo que o descenso me fez ainda mais gremista. Poderia ter ocorrido o contrário, pois conheço gremistas que "abandonaram" o Grêmio em 2022 e que em 2023 planejam recomeçar... Cada um cada um. Respeito. Mas confesso que não entendo isso. Para mim, o 2022 serviu como reflexão. Vi que a crítica quando não é construtiva só piora o cenário. Por um momento, quase perdi o respeito por Roger. Quase transformei a raiva pelo desempenho em campo, em algo pessoal contra o treinador. Coisa que cheguei a fazer na Era Renato. Mas revi meus conceitos, e vi que eu me equivoquei muitas vezes tomado pela raiva. Não é assim que deve ser. Penso, por fim, que melhorei como torcedor. Resgatei em mim mesmo o louco que sempre fui.

    Um abraço, pessoal!

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Rodrigo. Não vai ser pior do que 2021 e 22 para o Grêmio.

    ResponderExcluir