Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Opinião




100%, mas é Gauchão 


Minha análise sobre este jogo está prejudicada, porque assisti apenas a primeira etapa e o que eu vi me deixou bastante preocupado, embora, nada surpreso.

Seria desnecessário lembrar que o campeonato gaúcho não é modelo para conclusões sobre qualquer pretensa qualidade coletiva ou individual do Tricolor ou do Inter; basta recordar que numa das edições recentes, o Grêmio se sagrou campeão, tomando apenas um único gol, se não me engano, do Aimoré. Parecia um rolo compressor. Não era. Vale lembrar que o técnico era o mesmo.

Do que vi, uma lembrança me veio de imediato; a partida no Maracanã, Flamengo 0 x 4 Inter, Renato, igualmente, era o treinador nesta ocasião. Qual lembrança me veio? a fragilidade do meio campo, Carballo, Pepê, Bitello e Cristaldo; todos, sem exceção, possuem qualidade suficiente para ser titulares do Tricolor; o problema é a mecânica de jogo, a consistência, ou melhor, a falta dela, na marcação e a recomposição rápida, isto é, a sua inexistência. Uma adversário de maior envergadura, que tenha uma saída rápida nos contra-ataques, faz um estrago irreversível no Imortal. 

A segunda etapa, me auxiliei do compacto com os melhores lances, onde apareceu a boa mexida que o técnico fez ao preferir Gabriel Silva, muito antes de Gustavinho ou Galdino. Ponto para Renato.

Outra situação que deve ser tratada com carinho: a reposição de Suárez. Digo que a renovação por apenas seis meses de vínculo com Diego Souza é um acerto, mas ao mesmo tempo, uma preocupação. O Tanque é ex-jogador e pela inteligência que Diego sempre demonstrou, ele mesmo vai parar no final deste período. Não vai dar vexame, certamente. 

A sua substituição no elenco deverá ser prioridade.


11 comentários:

  1. Após estes primeiros jogos, infelizmente, minhas impressões vem ser confirmando (conversei com o PJ em off).

    Os laterais são fracos, os meias são comuns. É elenco pra ficar no G-6 e na base da superação tentar uma copa do Brasil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Tem jogadores apresentando menos, porque o treinador não está sabendo tirar mais deles. É elenco superior ao da maioria dos clubes brasileiros. bruxo.

      Excluir
  2. Sobre o reserva de Suarez, eu tentaria com o Galdino, pois finaliza bem e não vejo nele velocidade pra ser ponta.

    ResponderExcluir
  3. Glaucio
    O Galdino com a 9 é um boa ideia. Finaliza bem com os dois pés.

    ResponderExcluir
  4. Bom, de primeira acho que é muito cedo pra tirar maiores conclusões. De observações sobre o que vi até agora: Sigo preocupado com as laterais, principalmente a esquerda onde Reinaldo tem me feito ter saudades do Cortezão. Ferreira fez gol mas segue mais pelo nome que pela bola apresentada. Não sei se tão vendendo o Villasanti ou que tá ocorrendo, mas ele é titular na primeira função do meio com um pé nas costas. Carballo é jogador pra jogar mais solto e tende a disputar a segunda função com o Pepe, ou até jogarem juntos num trio com Villasanti. Renato precisa encaixar o Cristaldo no time.
    Nosso time titular parece que tem os ingredientes pra dar liga, mas parece faltar profundidade, se olha pro banco e tem Galdino, Gustavinho e Tanque Souza já em modo final de carreira. E outra temos muitos meias de qualidade mais centrais, seja mais recuados(Pepe, Carballo) ou ofensivos(Bitello, Cristaldo) e poucos jogadores de lado com mais velocidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      A verdade é que nosso banco ainda não nos deu confiança; nem os veteranos e testados.

      Excluir
  5. Outra vez, não vi o jogo. Estava na estrada. Ouvia aos pedaços, quando o sinal do rádio colaborava. Mas o que ouvi, não foi nada de mais. Ou de superior em relação aos demais jogos. O Grêmio "amassando" o adversário que se fecha em sua casinha, mas que de modo até perigoso ameaça em contra-ataques súbitos.

    Já em casa, me esqueci de ligar o rádio. Não fosse pelo movimento dos grupos de whats, não teria me lembrado do jogo. Justamente quando deu o primeiro gol. Logo, o segundo... foi quando voltei a ouvir.

    O que "vi" de bom nisso tudo é que pelo menos chutaram de fora da área. Já que as inúmeras tentativas de infiltração não deram em nada.

    Ouvi a coletiva. Renato foi duas vezes bem questionado a respeito do Carballo. Depois a respeito do Villa. Nas duas respostas "escapou" liso. Mas a meu ver mais enrolou do respondeu às questões. Acho que conseguiram plantar nele uma sementinha da dúvida. Tenho para mim que ele não tinha tanta certeza da verdadeira utilidade do meia uruguaio, conforme o que ele mesmo disse. Mesmo assim, a segunda vaga do meio de campo já tem dono: Pepe; a gente goste ou não. Mas se continuar experimentando e acertando, por mim está tudo bem.

    Por fim, Bruxo, acho que o meio ideal é com Villa de primeiro. Nesse meio o Carballo vai sobrar.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Hoje, o Villa é titular incontestável.

      Excluir
    2. E na verdade... as infiltrações até ocorreram. Vi só depois os melhores momentos. Mas erraram os golos.

      Logo, talvez não tenha sido tão ruim o jogo como eu imaginei que tivesse sido.

      Rodrigo.

      Excluir
  6. Fui pesquisar o perfil do Carballo. Realmente, o Renato não estava errado, Bruxo. Carballo atou mais centralizado no Nacional. 159 partidas, pelo que diz no Transfermarkt. Agora se esta fonte está correta, eis a questão.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Provavelmente, ela está correta.

    ResponderExcluir