Páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Opinião




Empate, de Novo 


O meu sentimento após este jogo é de constrangimento. Constrangimento, porque fico imaginando o que Luizito Suárez pensa deste Grêmio, meu clube de coração. É um arremedo de time, ele que já foi treinado por Oscar Tabarez, Ronald Koeman, Tata Martino, Diego Simeone. Meu Deus, muita vergonha.

Como  deixei de assinar a Amazon em Dezembro/22, não assisti a partida, voltei aos adolescentes anos 70, quando as transmissões de tevê ao vivo do Grêmio eram artigos de luxo, mas deu para ter uma ideia da manutenção do desarranjo que torna o Tricolor presa fácil independente da "estatura" do adversário. ABC com time misto, Bragantino, Fortaleza e agora, o Cruzeiro, todos eles vieram ao Rio Grande e saíram invictos. Mais grave, eles, sem exceção, exploraram as fragilidades gremistas, as laterais e o meio de campo lento, tudo isso estoura no goleiro e mata à míngua o ataque.

Resumo: não há evolução. São várias rotinas negativas: os cartões de Kannemann, a precariedade dos laterais, a omissão de Cristaldo e Vina e a orfandade de Suárez, bem como, a carência do banco.

Além da busca pelo empate, quando já estava me resignando com a derrota, o jogo premiou a massa azul com dois lances primorosos de Suárez, a bola na trave e o golaço.

Vitória no Grenal pode ajeitar a casa, mas também, pode mascarar a situação crítica.

Deixo os melhores momentos:



18 comentários:

  1. Bruxo, contrangimento ainda maior vem da grama do estádio. Inadmissível. Já nem falam mais do problema, virou rotina jogar em um campo careca.

    O time realmente é desorganizado, mas ao menos nao faltou entrega. Jogou no limite, e contou com a maestria do Suarez pra escapar da derrota. Não acredito em classificação. Somente o improvável leva o Grêmio adiante na próxima jornada. Falta muita coisa pra um time confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De bom, fica que Renato admitiu que pode jogar "como time pequeno", ao invés de buscar sempre a vitória (como ele afirma que gosta). Isso é o que se espera de um treinador, se não tem qualidade suficiente pra ter um jogo de domínio e ataque constante, se fecha, adequa a proposta de jogo ao elenco. Um time organizado, mesmo que com limitações, tendo um extra-classe como Suárez, pode surpreender.

      Excluir
    2. Mais ou menos, ele disse que se tivesse atletas velozes poderia fazer isso, como outros times fazem contra o Grêmio na Arena. Mas como não tem, precisa jogar dessa forma.

      Eu discordo, acho que o Grêmio pode atuar muito melhor com esses jogadores, e sem retranca.

      Dos tres meias, somente um pode jogar. Já disse antes, o Cristaldo é muito fraco (minha opinião apenas). Só serve pra bater escanteio.

      Villasanti melhorou muito. Chega bem na frente. Ele e o Bitello atacam e defendem bem. O Carballo é mediano, mas do nível de vários bons jogadores da Serie A. Com esses quatro (tanto faz entre Nathan e Vina, é possível fazer um bom meio, compactado.

      Na frente o Suarez e mais um, que não seja o Zinho. Este precisa voltar pra base.

      Excluir
    3. Suarez e Galdino ......

      Excluir
    4. Também vejo a coisa mais ou menos por aí, Vinnie. Armar um meio com Villasanti, Carballo, Bitello e mais um entre Vina/Cristaldo/Nathan, deixar o Suárez na referência e botar um outro atacante de movimentação junto dele.
      Citei o Carballo porque o Pepe já foi pro DM(ou açougue) novamente... Quando disseram que ele era o novo Maicon não tavam brincando, joga dois jogos e fica dois meses fora. Risos.

      Excluir
  2. Vinnie
    E o número de lesões? A coisa perdeu o controle; imagina se perdermos o Bitello...

    ResponderExcluir
  3. "já foi treinado por Oscar Tabarez, Ronald Koeman, Tata Martino, Diego Simeone. Meu Deus, muita vergonha." - pois é, Bruxo. Tenho pena do Suárez.

    Mas se esta comparação dos treinadores que já o treinaram cabe aqui, cabe também dizer quem eram os companheiros do Suárez nos times daqueles respectivos treinadores. Melhor, portanto, nem falar neles... aí sim me dá vergonha.

    O Grêmio é um time carente de bons jogadores, em praticamente, todas as posições. Não tem um único lateral decente que possa se dizer "este é o títular". Os que temos aí se fossem reservas já seriam contestados como reservas... Não temos um camisa 10 que coloque a bola no chão, que pense o jogo (um Douglas) e possamos dizer "esse é titular"... logo, como é que o Suárez vai receber a bola em condições de marcar?

    O Grêmio hoje é este arremedo que tu diz porque só tem 3 jogadores dignos e aptos de vestir o manto: Suárez, Kannemann e Bitello. Geromel quando voltar, pela história que tem, é outro.

    De resto, o que é que sobra? Um bando! De jogadores que não seriam titulares em outros times do Brasil. Da segundona, talvez. Ou times que brigariam para não cair. O Vina, que teve um começo razoavelmente bom, caminha em campo. Cristaldo, da mesma forma. Ou os jogadores são isso aí mesmo, ou a nossa preparação física inexistente porque os caras chegam aqui e gradualmente vão perdendo força física. A patroa, que quase nunca vê os jogos comigo me disse ontem: "mas os jogadores do Grêmio parecem cansados"... Meu Deus, se deu pra minha esposa perceber isso, justo ela, que nem de Educação Física nunca gostou... O que foi o Pepe nesta partida de ontem? O cara estourou aos 12 minutos iniciais... no aquecimento, não constataram que poderia estourar?

    Quanto ao mais recente amarelo do Kannemann, reparaste que mais uma vez perderam a bola e armaram os caras... O zagueiro não teve escolha...

    Ps: e o Fortaleza, hein? - não resisti. Poupou jogadores contra nós, foi lá e tomou 3... Vojvoda, mais uma vez, se apequenando em jogos cascudos...

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Pois é, o Vojvoda deve cair, imagina, não ganhar do Palmeiras em São Paulo. É crise.

      Excluir
    2. Hahaha. É, vero. É vero. Gostei da ironia, Bruxo. Acontece muito por aqui esse tipo de coisa. Principalmente com o Grêmio.

      Rodrigo.

      Excluir
    3. Rodrigo
      O Vojvoda vai cumprir a trajetória do uruguaio Pezzolano. Sai daqui para um clube médio da Espanha, depois fará história como outros argentinos. Não deve assinar com outro brasileiro.

      Excluir
  4. Continua a mesma bagunça, bruxo.....

    É volante dando combate em zagueiro na saída de bola adversária, deixando um buraco atrás.....um Saara entre a defesa e o meio....os meias longe uns dos outros deixando o miolo do campo um queijo suíço....

    A defesa tá se superando, Kaneman e Bruno Alves, com todas suas limitações, e Grando, exceto num lance, evitaram uma goleada no primeiro tempo.

    É lateral tendo sair jogando por baixo mesmo perdendo e com jogo nervoso, em vez de simplificar e dar balão pra espantar o perigo (e isso é orientação do treinador, que não gosta de balão...)
    É bem verdade que o Grêmio teve chances de empate, com Suarez duas vezes, mas se basear nessa estatística é desconsiderar o que foi o jogo.

    Enfim, de bom, o empenho no segundo tempo, e até que enfim Suárez "chegou"...metade da minha esperança em ser campeão do Copa residia na diferença que ele pode fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Um aspecto positivo no jogo de ontem: Renato mexeu bem.

      Excluir
  5. Joao Henrique Hollerbach18/05/2023, 09:45

    Há vários pontos a analisar, mas vou enfatizar apenas três: como já afirmei anteriormente os laterais contratados servem para ser "banco"(Reinaldo está horrível). E um time em que a armação fica por conta do Kannemann(e sempre ele que carrega a bola da defesa até o meio campo e daí lança ao ataque) mostra que tem sérios problemas. E finalmente, Vina e Cristaldo não aguentam 90 minutos(o Suárez aguenta!).

    ResponderExcluir
  6. João
    Ontem, o comentarista da Guaíba, cedo, mostrou que o Cruzeiro pressionava o meio e laterais e liberava o Kannemann para sair jogando. Aí, a bola saía quadrada. É coisa de quem estuda o adversário.

    ResponderExcluir
  7. Me atrasei pra vir comentar, mas aí vai:
    1) Grêmio mal organizado em campo e jogando mal novamente, o Cruzeiro não é grande coisa. Vina e Cristaldo parecem não funcionar juntos. Nossos laterais seguem sendo problema, especialmente Reinaldo. Fomos "salvos" pelo golaço do Suárez, e que golaço!
    2) O que é feito no nosso DM e no preparo físico? Lesões e mais lesões. Se o Pepe não tava 100% porque botaram jogar duas seguidas em 5 dias? Agora já tá fora longo tempo novamente... E que péssimo preparo físico, como quase todos comentaram é nítido que o time tá pesado fisicamente, metade dos jogadores morrem no segundo tempo, tem algo muito errado aí.
    3) Vamos pro Grenal da má fase. A do Inter é pior porque o Mano já parece ter perdido as rédeas do time, a coisa tá feia lá no rival, só não demitiram ele com medo de rolar um efeito goleada novamente. Resta saber se vamos pro clássico pra ressuscitar o Inter ou se vamos aproveitar pra vencer e amenizar o nosso ambiente. O retrospecto do Renato em grenais pende pra nossa vitória mas sabemos que "grenal é grenal e vice e versa".

    ResponderExcluir
  8. Sabe a diferença do grêmio pro cruzeiro...a Saf, no cruzeiro o Ronaldo comprou o clube, no grêmio foi entregue de graça pro Renato e com alto salário pro mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Lipatin
    Grenal imprevisível, sorte que é na Arena.

    ResponderExcluir