Páginas

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Opinião




Grêmio passa nos Tiros Livres

As partidas, ida e volta, foram iguais. Sorte que foi o Grêmio que passou. Isso, de certa forma é ruim, porque instituição por instituição, o Tricolor do sul é "muito mais" em vários pontos: tradição, elenco, torcida, "mais casca" em decisões; então, para mim, pelo menos, é uma surpresa negativa essa igualdade.  

Avançou, mas apresentou muitas deficiências, algumas reincidentes, seja de mecânica de jogo, seja de ordem individual. Quais são: falta compactação no meio com a defesa, os buracos às costas dos alas aparecem a cada jogo, isso provoca a rotina de sofrer gol em todas as partidas. O ataque perde gols demais também, Suárez está no sacrifício, Vina é um caso à parte na "arte" de perder gols, quando Bitello joga mal, aí a coisa desanda.

No plano individual: Grando, sem culpa no gol (uma pintura), passa uma intranquilidade para quem assiste e a impressão que ocorre o mesmo para a zaga. Bruno Uvini é muito pesado, compromete muito. Cristaldo e Carballo juntos, não funciona o meio. Hoje, o uruguaio foi bem. Cristaldo oscila muito durante as partidas. No pênalti, mérito do goleiro. 

Resumindo: Muito feliz por avançar de fase, mas isso pode retardar algumas mudanças que Renato deve/deveria fazer. O sorteio colocou o Bahia no caminho do Grêmio, fosse outro adversário mais ajustado, tenho dúvidas sobre essa classificação.

Usei mais de uma vez a palavra sorte, quem sabe ela continua e na janela o Grêmio consiga liberar alguns dos goleiros, Vina e trazer três ou quatro reforços para garantir uma das vagas para a Libertadores do ano que vem. 

9 comentários:

  1. O Grêmio consegue levar gol em todos jogos contra o Bahia, chega dos 3 zagueiros. Se jogarmos desta maneira contra o Flamengo é outra goleada.
    Cristaldo não é batedor de pênalti já "manjaram" a pancada no lado direito.
    Feliz pela classificação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive essa mesma conclusão; um goleiro atento, pegou o jeito do argentino bater.

      Excluir
  2. Foi sofrida a coisa! Com adendo do das condições meteorológicas que atrapalharam. Mas valeu a classificação. Que os pênaltis defendidos deem confiança pro Grando crescer, ele precisava dum momento de redenção desses.
    Como tu disse, o Grêmio precisa arrumar a defesa. Faz tempo que essa falta de compactação meio-defesa é um problema. Nosso ataque, apesar dos gols perdidos e de uma Súarez-dependência, melhorou muito dum tempo pra cá. Cristaldo teve um melhorada mas pra mim já anda merecendo um banco de novo, como tu disse ele oscila demais. Ainda bem que os árabes vão levar o Vina. Ontem ainda tivemos uma jornada bem ruim do Bitello, talvez tenha sentido a pressão de estar sob olhares de prováveis compradores. Se essa venda dele acontecer vai ser um senhor problema pro time.

    Não tem como não falar da incompetência da CBF em não ter adiado o jogo. Mas esperar algo de bom dessa entidade é pedir demais. Não era uma chuvinha, mas um ciclone. Tudo alagado em POA. E o gramado tava um potreiro e vai levar tempo pra recuperar ele do barro que virou.
    Mas no mais é isso, vamos comemorar essa classificação suada e botar o Suárez tratar o joelho que tem muito futebol pela frente ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CBF e muito principalmente, os "interésses", como diria Brizola, em especial, a televisão.

      Excluir
  3. Passamos, e é o que importa!

    Mas, né....sempre fica aquela impressão que se a defesa fosse um pouco mais ajustada, não sofreria tanto (era o Bahia...).

    O ataque precisa ser mais efetivo também.

    De qualquer forma, o Renato prometeu que o Grêmio não seria campeão....se continuar jogando assim, vai cumprir a promessa.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não pude assistir ao jogo. Mas o gramado daquele jeito nivela o confronto.

    Semifinal de Copa tudo pode acontecer. Flamengo favorito, sem dúvida, mas também tropeçam direto (estadual pro Fluminense, goleada sofrida contra o Bragantino, derrota no Beira-Rio pelo Brasileiro). Também não é um time imbatível.

    Com um pouco de sorte, podemos ter uma final sem o Palmeiras. Enfim, muita água pra rolar ainda. Dois atletas em nível de titularidade podem acrescentar muito nesse time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nivela, e eu aceitaria o argumento (caso fosse usado pelo time pra justificar) se o Grêmio não tivesse conseguido criar, mas criou. Da mesma forma que destruir é mais fácil, logo o Bahia também não deveria ter conseguido criar...

      Excluir
  5. Vinnie
    Se a Direção for competente nas contratações, "muda de patamar".

    ResponderExcluir