Páginas

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Opinião




Goleiros e Atacadores 

Estava pronto para postar sobre os reforços do Tricolor, quando li que o clube acertou com Caíque, ex Vitória, titular do ...Ypiranga de Erechim. Pelo amor de Deus!!!

No dia seguinte ao estupendo jogo de Rochet, sugerido por mim para o Grêmio, juntamente com os nomes de Santos, atual Flamengo e Renan, ex Botafogo, hoje no Sport Recife, o Imortal poderá nos "brindar" com este atacador de bolas. É sério?

Os mais antigos, eu, Alvirubro, João Henrique, talvez o Arih, devem lembrar que na hora da pelada, vinha a pergunta: Quem que vai atacar no "golo"? Pois é, Rochet pode até falhar ali na frente, mas é goleiro de outro patamar. Eu via a imprensa e a torcida do Inter discutindo entre Daniel e Keiller para a titularidade. O que é isso? Nem John, vamos combinar. 

Mesmo cansando a beleza alheia, volto a lembrar a história do Victor, quando o presidente Kalil, indignado com as inconstâncias no arco do Galo, perguntou para os seus pares: Quem é o melhor goleiro do Brasil? - É o Victor, do Grêmio e parte da torcida e da imprensa não querem ele por lá. Então, vai e compra o cara, não interessa.

Na volta, o assessor traz a boa nova: - Consegui presidente e eles aceitaram o Werley. Sério, tá brincando! Cara! que santo protetor nós temos! São dois, presidente, são dois! "São Paulos".

Kalil se elegeu prefeito após os milagres de São Victor, deve ter um busto dele em cima de sua mesa de trabalho.

A chegada de Caíque será um erro colossal. Dos que lembram apenas das penalidades que defendeu nos tiros livres e não observaram o passado e o presente de sua biografia errática.

O Grêmio para substituir Adriel, Brenno ou Gabriel Grando, tem que procurar um GOLEIRO, não um atacador de bola, que vai atrasar a caminhada do Tricolor.

Ficarei muito feliz, se num futuro próximo, eu tenha que vir aqui me retratar, reconsiderar, enfim, reconhecer o equívoco desta postagem, mas estou com o mesmo pressentimento dos tempos dos Tiagos, Nunes e Santos. 

Caíque é bola fora, aliás, bola dentro.

PS: trecho retirado de ZH de hoje, 02/08:

...Baiano, o jogador iniciou a carreira no Vitória. Depois, passou por CSA, Ermis Aradippou, do Chipre, e Rochester NY, dos Estados Unidos, até chegar à equipe gaúcha, em 2023. Antes, ele disputou o Sul-Americano sub-20 pela seleção brasileira, em 2017...




14 comentários:

  1. Bruxo, o Victor chegou ao Grêmio com 25 anos e tendo no currículo Paulista e Ituano. O atleta agora vem como terceiro goleiro. Achei uma boa contratação.

    Nem Marcelo Grohe ganhava 800 mil/mês. Se o Inter for eliminado da Libertadores, acaba o ano. Depois terão de arcar com esse salário sem os prêmios da Conmebol. As defesas que ele fez ontem de chutes a gol rasteiro o Gabriel Grando, e qualquer goleiro de meio pra bom, faz. Onde ele mostrou mais segurança foi nas saídas de gol. Parece ser bom goleiro, sim. Mas o Gremio hoje tem outras prioridades - na minha opinião faltaram jogadores pro meio campo. Tão botando muitas fichas no Luan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Vinnie. Boa lembrança ao falar do Victor. Sobre o Rochet, o Grêmio tentou. E acertou em não trazê-lo pela bagatela que os vermelhos irão pagar por ele. Resta saber como irão fazer essa proeza...

      Rodrigo.

      Excluir
  2. Vinnie
    Permita-me discordar. Primeira suspensão ou falha do Grando, ele vira titular, considerando que Brenno deve sair. A impressão é que o fator qualidade foi sobrepujado por outros.

    ResponderExcluir
  3. Complementando: o fato de ter outras prioridades, não dá direito a trazer um goleiro deficiente; se fosse para trazer, bom e barato, traz da Série B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vc o considera deficiente? Pergunto de curiosidade. A meu ver, a amostra recente dele é boa. Fechou o gol nos confrontos com o Grêmio. Tem Seleção de base no currículo, experiencia no exterior, pega pênalti. Cara sofreu bastante na carreira. Pode encarar como a chance da vida.

      O titular é o Grando. Ele vem pra ocupar a vaga do Brenno de reserva imediato.

      Acho que tu parece estar mais chateado pelo Grêmio nao ter contratado o Rouchet. Entendo. Mas na minha visão não é tudo isso - acho o John um goleiro do mesmo nível, pra nao dizer melhor até, inclusive chegou numa final de Libertadores. Lembrando que o Rouchet so joga na seleção uruguaia de dois anos pra cá (ele ja tem 30). Antes so jogou num time desconhecido da Holanda e no Nacional.

      Excluir
  4. Vinnie
    Estou chateado pela oportunidade que o Grêmio perdeu de conseguir um goleiro que faz a diferença.
    Caíque é um goleiro atrapalhado, lembra um antigo do Corinthians, Felipe. O destaque no Gauchão é mais pela penalidade que pegou contra o Grêmio; lembro que o arqueiro do Caxias, Bruno Ferreira, foi o grande nome na posição no campeonato regional. Contratar para ser terceiro goleiro é um desperdício; na hipótese de perder 2 da base, já com convocações, melhor acabar com a dúvida e trazer um inquestionável.
    Rochet ou Santos seriam melhores opções. Goleiro é posição fundamental.

    ResponderExcluir
  5. Saudações, Bruxo. Sobre o Caique: É que ele veio pra ser reserva, Bruxo. Se fosse pra titular aí seria um absurdo mesmo. Pra mim, sinceramente, erro seria pagar uma nota pelo Rochet tendo o Grando como titular, o uruguaio é um goleiro normal que tem a grife da seleção uruguaia (porque é o menos pior), fosse fora de série jamais teria ficado esse tempo todo no Nacional e viria pro Inter. E já tem 30 anos.
    O histórico do Caique é errático, dizem que por sua "atitude ruim" no vestiário não conseguiu decolar na carreira. Um ponto negativo que deve ser considerado. Porém o Renato é o "Senhor vestiário", outro ponto é que foi o próprio Caique que procurou o Grêmio se oferecendo, talvez seja a ultima grande oportunidade da carreira dele. E é aquilo, vem como reserva, salário baixo, se não der certo dezembro é logo ali e ele toma outro rumo. Achei uma aposta ok pra não nos apertarmos com a saída do Brenno.
    A questão é que o Grando é visto como o titular, caso não fosse certamente o Grêmio teria buscado um. Então faz todo sentido trazer um reserva-aposta num oportunidade de baixo custo como essa.
    Sobre os outros reforços já dei meu panorama: Ely e João Pedro são potenciais titulares, gostei dessas contratações. O Bessozi é uma aposta, tomara que dê resultado. Luan é outra aposta, gostei de ver ele treinando "normal" já, mas é uma aposta a recuperação dele. Iturbe também é aposta, um cara bem rodado, espero que engrene.
    Das saídas devemos ver Brenno sair, é o movimento certo pra ele seguir a carreira, talvez numa outra sucessão da fatos do passado ele seria o titular hoje, mas as coisas aconteceram de outro modo. Me preocupa as possíveis saídas do Bitello e agora do Kannemann. O primeiro vem jogando muito mal desde que começaram as especulações sobre sair, mas é um jogador importante, vai precisar que alguém do grupo assuma essa lacuna. E o Kannemann apesar das expulsões é o Kannemann, seria uma perda terrível, o lado bom é que parece que nenhum clube argentino interessado consegue pagar o salário dele.

    ResponderExcluir
  6. Lipatin
    Aí que está minha desconfiança; ele não vem para ser o terceiro goleiro. Posso estar errado, mas é como mingau, estão comendo pelas beiradas. Sai Adriel, sai Brenno, o Gabriel não é unanimidade, daqui a pouco, o técnico olha para o lado; "só tem tu, vai tu mesmo".
    O Grêmio precisa de um grande goleiro, porque Geromel e Kannemann, provavelmente, sairão no final do ano.
    Que tal trio final: Caíque; Bruno Alves e Bruno Uvini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, goleiro é sempre uma incógnita. O Lucas Perri do Botafogo tinha apenas o Náutico e a reserva do São Paulo no currículo. Já tem time oferecendo 8 milhões de Euros pra leva-lo pra Europa.

      O Caique é no mesmo molde. Pode vir a ser um protagonista no Grêmio. Tem muito cara bom sem grife. Lembrando que nos confrontos entre Grêmio e Ipiranga ele demonstrou ser muito mais seguro do que o Adriel. Lembro que comentamos a respeito disso aqui. Tu é admirador do Adriel, e esse goleiro, tecnicamente, já parece ser melhor do que ele.

      Na historia do Grêmio grandes goleiros começaram desacreditados, Mazaropi e Victor são belos exemplos.

      Concordo com o Lipatin, o trem do Brenno passou. Também acreditei que seria um titular indiscutível. Sao coisas do futebol.
      O Gabriel Grando tem evoluído. Pode vir a ser um goleiro interessante ainda.

      Pra mudar de patamar, jogador precisa de grandes títulos. Marcelo Grohe só mudou de status quando o Gremio conquistou a Copa do Brasil 2016. Danrlei ja começou ganhando no segundo ano de profissional. Victor foi escorraçado, injustamente, porque não ganhou títulos. Então tudo é o contexto.

      Em suma, não acho que um time ganhe títulos por ter um grande goleiro apenas, acho que um grande goleiro se torna grande porque conquista títulos primeiro. Daí vem a confiança pra continuar sendo protagonista. Foi assim com o Danrlei e com o Mazaropi (eterno reserva do Vasco ate fazer historia no Grêmio).

      Excluir
    2. Vinnie
      Pode não ser imprescindível ter um goleiraço, mas, sem um, isso vira exceção no "por a faixa no peito."

      Excluir
  7. Eu gostei da contratação, Bruxo. O Caique pode ver isso como a chance da vida dele, assim como fez o Victor em 2008. E ao contrário do Rochet, não vai desbancar no grito o Gabriel. Vai ter que trabalhar pra isso, e isso consequentemente, vai respingar no Gabriel que terá agora um possível concorrente.

    E outra: daqui a pouco, pode sobrar até para o Felipe, hein?

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo
    Os concorrentes do Chapecó são/foram Adriel e Brenno. Todos do trio são melhores do que o Caíque, arrisco dizer que até os arqueiros de Juventude e Caxias, hoje, 03/08, são melhores.

    ResponderExcluir
  9. Achei desnecessário, bruxo. Mas, tu que gosta de citar o Victor, é o mesmo caso. Caíque vem "jovem", sem nunca ter passado por grandes times...Victor veio do "grande" Paulista, indicado por Mancini.

    ResponderExcluir
  10. Glaucio
    Eu não acho que seja fundamental vir de um grande clube; mas o Victor, por exemplo, só teve mudanças positivas, ascendentes. Começou no Paulista e foi subindo.
    Caíque não tem biografia que justifique contratar, ele é (até agora) menos goleiro do que Adriel, Brenno e Grando.

    ResponderExcluir