Páginas

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Opinião




Técnico importa muito 


As postagens estão mais escassas, porque não gosto de tratar de especulações (vindas e partidas de atletas). Agora com a confirmação de Soltedo e Dodi, dá para emitir opinião: Achei ótimas contratações, uma ressalva, Dodi não pode ter vindo para substituir Villasanti. O ideal é tê-los juntos. Sobre o venezuelano, eu o indiquei em Dezembro de 2018.

No entanto, há um fato relevante e de muita preocupação, qual seja, a renovação do contrato do treinador. Infelizmente, eu penso que houve um divisor de águas na carreira dele no Grêmio, o 5 a 0 diante do Flamengo de Jorge Jesus em 2019, logo depois de afirmar que era fácil treinar um time de mais de 200 milhões de reais. Ali, o nosso 7 a 1. A presença de técnicos estrangeiros me mostrou que o nosso clube merece muito mais. Merece (e deve) buscar o melhor para a instituição de mais de 8 milhões de torcedores.

Para exemplificar o quanto é importante treinador, pego o caso de Abel Ferreira que em 3 anos de Palmeiras ganhou 2 Libertadores, 2 Brasileiros e 1 Copa do Brasil, além de outros títulos de menor relevância.

O Palmeiras campeão da LA de 2020: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Viña; Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Rony e Luiz Adriano.

O do Brasileiro de 2023: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Murilo e Piquerez; Mayke, Zé Rafael, Richard Rios e Raphael Veiga; Endrick e Breno.

Abel reformulou o time em 8 posições, não lembro de nenhuma entrevista chorando por problemas na formação do time.

Por tudo isso, ele ganha o que ganha. A cada crítica responde com conquistas.

Desse jeito, Alberto Guerra ao começar a campanha de 2024, apostando no mesmo treinador, põe em risco todo o "patrimônio afetivo" que ganhou junto a torcida com o lance Suárez e o vice campeonato do Brasileiro.

Um pena. A hora da virada seria agora.

15 comentários:

  1. https://www.espn.com.br/futebol/palmeiras/artigo/_/id/12309882/diretor-palmeiras-diz-abel-cobra-reforcos-tempo-inteiro-revela-prioridade-clube-busca-mercado

    https://www.espn.com.br/futebol/palmeiras/artigo/_/id/12749816/abel-ferreira-faz-milagre-ex-palmeiras-cobra-reforcos-e-ve-diretoria-entregando-elenco-abaixo-do-que-poderia

    https://www.terra.com.br/esportes/palmeiras/abel-ferreira-cobra-reforcos-no-palmeiras-apos-saidas-de-danilo-e-scarpa-temos-de-ir-atras,17586dc51c228c16fc1f0873a545da1cw36whkci.html

    https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/quero-jogadores-prontos-afirma-abel-ferreira-sobre-reforcos-do-palmeiras/

    https://www.lance.com.br/palmeiras/abel-volta-cobrar-diretoria-por-reforcos-muito-tempo-fiquei-sem-esperancas.html

    https://istoe.com.br/abel-volta-a-cobrar-diretoria-por-reforcos-ha-muito-tempo-fiquei-sem-esperancas/

    Os primeiros links, tratam-se de notícias deste ano, os dois últimos, de notícias do ano de 2021 Bruxo. Se são duvidosas, aí fica a critério de cada um avaliar.

    E me dei ao pequeno de digitar no Google “Abel cobra diretoria”. Se o amigo não viu, permita-se olhar as cobranças do treinador português, algumas delas, de forma bastante pública diga-se. Pode até não ter choramingado a respeito de problemas na formação do time, porém, deu o seu jeito. E volto a dizer e sempre irei dizer isso que dois desses títulos que o amigo cita aí Abel Ferreira não conquistou. Ele ganhou de bandeja. A L.A. de 2021 e o esse último Brasileiro.

    Não tiro em parte alguma o mérito deste treinador. E sei que o que vale é faixa no peito. Mas pesquise, por favor, se tempo tiver, as inúmeras vezes que o treinador foi posto em xeque pela mídia especializada do centro do país. Mas foi só levantar o caneco que tais bobagens cessaram. Ele é bom, tão bom quanto é o Renato. Afinal, ambos, estão nas cabeças (como diria o finado pai) há muito tempo e com elencos, digamos, de procedência duvidosa. E a exemplo de Abel, Renato também deu o seu jeito. E engraçado né, ninguém percebeu, que Renato com o que deram pra ele, conseguiu formar um grupo “competitivo”. Coisa que muitos cobraram. Reformulação? Não houve isso no Grêmio em comparação ao ano passado?

    E procurando notícias sobre o gajo, um dos títulos dizia: Abel faz milagre... pois é. Também acho que fez, pois me recordo plenamente da enxurrada de críticas que o treinador recebeu ainda na metade do ano, após ser eliminado da Copa do Brasil pelo rival São Paulo. Ali, o gajo, não prestava mais. E isso me lembra por demais o que aconteceu com o Renato. Sofreu o mesmo tanto se não mais até. E se, um GRANDE SE, o Renato tivesse “ganho” o ponteiro de velocidade que solicitou lá no começo do ano, nossa sorte, poderia ter sido melhor. Mas né, não era para ser. Porque é tudo e tão somente culpa do homem da casamata. Bá!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcedor não tem problema, o problema é a diretoria acreditar que o resultado de 2023 se deu pelo trabalho do treinador, e não pela diferença absurda que o Suárez fez.

      Imagina o Abel com um Suárez....

      Excluir
    2. Glaucio
      Isso é que eu tenho dificuldade de entender: Como um clube do tamanho do Grêmio (história, títulos, torcedores, etc...) fica refém de um treinador que dá demonstrações que estacionou na carreira. Mais grave; com salário de técnico europeu. Como entender?

      Excluir
    3. Rodrigo
      Não consigo ver Abel e Renato em mesmo patamar.
      Renato teve o Flamengo na mão e saiu abanando de lá.

      Excluir
    4. Gláucio... não que eu goste daquele goleiro do Palmeiras, mas imagine o Renato com o Weverton esse ano... Um Gustavo Gomes ao lado do Kannemann, já que Geromel pouco jogou... Aliás, qualquer goleiro que fosse, qualquer zagueiro pouco melhor que os reservas... E não me fale em Adriel, ou outros piás da base, por favor... E mais: comparar o elenco do Grêmio com o do Palmeiras é até piada...

      O que eu vejo é certa má vontade nos convivas em reconhecer o feito do homem. Meu Deus... Me desculpem.

      Mediante isso, e não se ofendam, eu darei um tempo ao blog. Pois cheguei no meu limite, e qualquer coisa que eu venha a ler será sempre contraditório ao que penso e vice-versa. Sempre haverá embates e "perda" de tempo.

      Mas antes, gostaria de dizer que vejo colorados inclusive, dizendo que Suárez jogou o que jogou porque tinha como comandante o Renato, que soube como lidar com o jogador, tendo em vista, as tranqueiras limitadíssimas que tinha do lado. Fez lateral virar meia, fez zagueiro virar lateral... Meu Deus. E concordo com isso também porque no pior momento do clube esse ano, quando deu toda aquela papagaiada sobre o joelho do Suárez, Renato como nenhum outro soube conter os cães da imprensa, e parte da torcida mais raivosa pós Grenal. Pegue um exemplo do próprio Botafogo que perdeu o campeonato tão logo o craque Diego Costa desembarcou por lá. Não souberam controlar o vestiário.

      O centro do país, a mídia especializada, também reconhece os feitos de Renato, apenas, alguns torcedores daqui e boa parte da mídia gaúcha acham pelo em ovo e qualquer motivo para avacalhar com o treinador como que se ele de fato fosse o único culpado pelo "insucesso" do time neste ano, e bota insucesso nisso. Vice campeão... Bá. É que foi só o Suárez... Sei...

      Por fim, deixo um abraço à todos! E o desejo de um próspero ano novo de muito sucesso e muita luz para todos os participantes do blog! E que o Grêmio nos proporcione um bom ano novo, a exemplo de 2023. E o que vier de melhor será lucro e muito lucro eu diria!

      Rodrigo

      Excluir
    5. Rodrigo, imagina estes mesmos citados e mais o Suárez no Botafogo, no Bragantino, no CAM, no Fortaleza....até no inter......

      O feito do Renato foi montar um time que levava gols de todo mundo e se salvava com um extraterrestre na frente....

      Mas já que tu gosta tanto de elogiar o trabalho, nos diga o que fica para 2024 do trabalho de 2023, em termos táticos e técnicos, base de time, esquema, modo de jogar.

      Excluir
    6. Rodrigo, o Renato pediu a demissão do Rogério Godoy, preparador de goleiros...depois disso ele foi pra onde? Palmeiras!E depois do Rogerião o Weverton virou esse monstro no gol, ganhando as Olimpíadas pegando penalti na decisão e empilhando taças com o Palmeiras. Aí agora tu vem choramingar que o Renato não tem o Weverton no gol...não tem porque insistiu em bancar goleiros insuficientes como Vanderlei, Paulo Victor, dentre outros. E pior...mandou o preparador de goleiros embora, o MELHOR PROFISSIONAL DA ÁREA DO BRASIL!
      Como diz o ditado: Para o mau fodedor até as bolas atrapalham!

      Anderson

      Excluir
    7. Ato falho: Weverton venceu as Olimpíadas antes de ir pro Palmeiras.
      Quando chegou ao Palmeiras é que ganhou todo o resto e foi pra Seleção principal!

      Excluir
    8. Anderson
      Não invalida o raciocínio.

      Excluir
    9. Choramingar? Quem está choramingando são vocês, com o devido respeito. O que fiz ali foi um contraponto usando o grande SE... o SE não existe. Ponto. E SE o amigo não reparou ali, eu disse, qualquer goleiro que fosse um pouco melhor que Grando. Tínhamos o Adriel, mas esse, provou-se incapaz de obedecer ordens, cumprir horários num time que TINHA (aqui não existe o SE) o SUÁREZ dando o maior exemplo de compromisso! E em tempo: Weverton, para mim, é horroroso. Mas né, pelo visto, o que vale é ter faixa no peito para ser bom.


      Rodrigo.

      Excluir
    10. Sobre o Rogério, eu não vi, em lugar nenhum, aonde está escrito que foi o Renato que demitiu o até então melhor preparador de goleiros do Brasil. Quem demitiu foi o Grêmio, através da sua diretoria. Vamos lidar com os fatos, e não com achismos ou disse e me disse de torcedores ou de jornalistas não identificados com o Grêmio.

      Sobre demissões, isso acontece e muito em todos os lugares. E nem sempre, os melhores, ficam. Eu mesmo já vi muita gente boa sendo demitida das empresas por onde passei, e por não ser o mandatário, cabia a mim apenas aceitar as decisões de quem tem o poder e a caneta!

      Rodrigo

      Excluir
    11. As demissões de funcionários do clube a pedido do Renato foram confirmadas pelo Romildo.

      Excluir
  2. Rodrigo
    Valeu a contribuição e esclarecimento, resta saber se os reforços desejados pelo Abel foram atendidos. O que eu sei é que botou faixa no peito.
    Sobre o atacante de velocidade, certamente fez menos falta do que uma organização tática, pois o ataque foi bem e a defesa vazou demais.
    Bruxo.

    ResponderExcluir
  3. Minha ressalva a esse Dodi é que dizem que não marca bem....

    Soteldo, em tese, é melhor do que qualquer ponta do elenco de 2023, mas....por que era reserva no Santos ? Só extra-campo?

    ResponderExcluir
  4. Pode ser. Às vezes, o extra-campo pesa muito.

    ResponderExcluir