Páginas

sábado, 2 de março de 2024

Opinião




Grêmio bate o Guarany, naturalmente 

Uma vitória tranquila com os mesmos defeitos e virtudes. Não evolui e isso preocupa num ano em que o único potencial rival está mais organizado, está com mais "sangue nos olhos". Se isso vai ser suficiente para botar faixa, não se sabe, mas o desenho da caminhada ao sétimo título se apresenta mais complicado.

Onde está a preocupação pelo lado azul? Vejam que o treinador teve uma semana para ajustar o time e o que se viu foi um meio de campo frouxo, lados/laterais mal cuidados, zaga exposta e a rotina de levar gols em todos os jogos, indiferente de quem esteja embaixo do arco. Além disso, uma hora, falha Geromel, noutra, Bruno Uvini, no clássico, Kannemann e Rodrigo Ely, a criação vive de individualidades como no ano anterior iluminado por Suárez. Desta vez, a válvula de escape são Gustavo Nunes e Pavón. Quando muitos jogadores estão mal, o problema não está na nominata dos 11.

O receio é que todos sabem como jogam Fábio, João Pedro e Reinaldo, todos eles, em tese, apoiam bem. O primeiro gol do Tricolor é um primor de lançamento do camisa 6, como se fosse um grande armador. Já o limitado Wilson Júnior "pintou e bordou" em cima dele no tento único do clube da fronteira. E isso é usual nas apresentações do time. Não se veem medidas salutares, eficazes, eficientes. 

Também, é difícil acreditar que Cristaldo, Pepê e até Carballo (ano passado) apresentem tão pouco em tantas oportunidades. Será que são ruins mesmos? 

Sorte que o campeonato não é de pontos corridos e o Coirmão, mesmo em franco progresso, tem suas recaídas. Pode haver um tropeço fora do "script".

De momento, não vejo um enfrentamento equilibrado em dois clássicos decisivos, por exemplo, porque o Grêmio é um  time em irritante estágio de frouxidão na marcação do meio de campo, uma desconfortável e quase sempre fatal exposição dos beques, apresenta avenidas laterais, ou seja, sempre o mesmo roteiro, independente da qualidade do adversário.

O que o treinador minimamente tem que fazer é fechar o meio com Villasanti, Du Queiroz e outro de marcação (Dodi?) até o retorno de Soteldo, pois ele e Pavón por características e Gustavo Nunes, pela juventude, podem dar sustentação ao setor defensivo.

Encerrando: os melhores foram Geromel, Gustavo Nunes e Pavón, este último, o grande responsável pela construção da goleada. Mike entrou bem e Diego Costa, uma surpresa positiva, muita presença de área, mostrando que conhece a "rotina do lugar" como cunhou a expressão o mago Otto Martins Glória.

Tomara que haja evolução na hora mais complicada do campeonato. Só camisa não ganha mais títulos.


36 comentários:

  1. Se Soteldo (ou até mesmo Villassanti) conseguir render na posição do Cristaldo o Grêmio se torna uma boa equipe do meio pra frente. Gustavo Nunes com 18 anos já oferece mais do que Ferreira. Pra completar o ataque, nada espetacular, mas Pavon e Diego Costa já elevaram o nível absurdamente em relação a Galdino e Galvão.

    O Dodi, pelo estilo e movimentação, lembra o Arthur. Queiroz parece bom jogador tb, acho que logo conquista uma vaga nesse time. Resta saber como Carballo retornará, mas é outro que deve ser titular.

    Pepê, se não fosse bruxo, nem banco pegaria. Hoje atuou como zagueiro - estão tentando encaixá-lo no time de qualquer jeito.

    Já não acho que caia na primeira fase da Libertadores mais (tava brabo antes dos reforços). Mas difícil ser campeão com esses problemas defensivos - parte é desorganização, parte são as peças.

    xxxx
    Como previsto, Internacional venceu o Juventude ao natural. O Grenal da semana passada era muito importante. Mas em futebol tudo é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie. Acho que o certo seria sacar o Pepe do time pra entrada de um volante "de verdade", provavelmente o Du Queiroz. Pepe não cria o suficiente e marca muito mal, mais de um ano no clube e nem no Gauchão consegue convencer. Talvez pudesse render mais adiantado como um meia mais solto, mas aí já temos o Cristaldo que é da função(e devia ser escalado nela mais vezes, risos).

      Excluir
  2. Vinnie
    E os resultados (5º) mostram a fragilidade do trabalho do Roger no Juventude. Pegou o time pronto e está fazendo isso. Aliás, não é a primeira vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço pelo Roger, mas desconfio que o discurso diante dos jogadores seja enfadonho, cheio de termos inovadores, intelectualmente fora do momento.
      E, aqui prá nós, não tem coisa que mais encha o saco dos boleiros do que treinador que não fale o idioma do boleiro.
      Roger é intelectual, lê muito, tem opiniões diferentes do jogador de futebol comum, embora tenha feito uma carreira dentro dos gramados.
      Já recebeu um carimbo que não será possível limpar.
      Lamento, mas acho que a carreira está se esvaindo.

      PS: Falcão foi assim. Sabia muito de futebol, mas não conseguia desenvolver as suas ideias porque os jogadores não aguentavam o discurso. Sucumbiu!



      Excluir
    2. Exato, Alvirubro, porém, é o argumento (questionável) que sustenta o Renato. A linguagem do boleiro.

      Excluir
    3. O Roger deve entrar para a politica. É lá o lugar dele e não no meio de boleiros que não entender o seu linguajar. Nos campos, mostra-se um grande fanfarrão transbordando soberba com seu tatiquês. Está cada vez mais cristalino de que nunca foi ele, como diziam, nem Espinosa.

      Rodrigo

      Excluir
    4. É, bom mesmo é teu treineiro né Rodrigo!! O único fanfarrão é o Renato que não treina, só dá rachão e depois de todo esse tempo não vimos um esquema definido, somente ataca a imprensa e fala m....em todas as entrevistas, mas é teu ídolo né!

      Excluir
    5. Ele é um dos ídolos da instituição Grêmio, André. Por isso, tem uma estátua na esplanada pelos feitos ao clube como jogador e treinador. Na mesma, por eu ter caráter, não tenho uma mísera foto em virtude de todas as merdas que já disse em relação à pessoa (que nunca conheci, diga-se). Também no dia que eu o vi frente a frente, não tirei foto com ele, apenas a mãe tirou foto.

      Muitos gremistas e jornalistas atacam a pessoa. E ele foi feliz em dizer o que disse na última coletiva, pois é uma verdade! É algo pessoal contra o cara. Ele (Renato) começou a se defender e com razão das merdas e fanfarronices que a imprensa e torcida falam. Mas poucos conseguem reconhecer os erros da própria crítica e eu acredito ter sido feliz em ter visto o momento em que passei do ponto anos atrás. O maior erro de uma pessoa é persistir no erro que comete apenas para manter-se firme na suposta verdade em que acredita.

      O Renato, assim como tantos, não é perfeito e comete erros, sim, mas está muito longe, mas muito longe de ser o mau do Grêmio que muitos propagam por aí. E o amigo, por mais que não queira admitir, sabe disso também.

      Rodrigo

      Excluir
  3. Bruxo, todos sabemos que o clube, como instituição, tem uma série de atribuições, fora das quatro linhas e que são de fundamental importância também. Assim como sabemos também, que o carro chefe é e sempre será o futebol dentro de campo com apoio de sua maçissa gama de torcedores. Um não sobrevive sem o outro. Pois bem, neste momento atual(que não é tão atual assim) em que o time vive uma crise técnica profunda eu me pergunto: O torcedor que vai a Arena é o mesmo que acompanha o clube através de outros meios? Porque nas redes sociais, por exemplo, é indiscutivel o descontentamento com os rumos que o futebol está tomando, mas no estádio parece que isto não se reflete.
    Outra coisa, Em São Paulo e Rio, sempre a o bafo da torcida em cima dos dirigentes quando a coisa não está andando bem. Por aqui a uma passividade insuportável. Não estaria na hora da torcida se mobilizar, organizadas ou não e reinvidicar mudanças no futebol? Claro, de forma ordeira e pacífica, como manda a cartilha. Por incrível que pareça, não vemos nenhuma mobilização neste sentido!!!

    ResponderExcluir
  4. Um adendo, o conselho de administração é escolhido pelo presidente, é isso? Isso os deixa engessados para eventuais cobranças quando a coisa está saindo dos trilhos? E o conselho consultivo, foi eleito nas urnas com que objetivo? Como objeto de decoração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim. Mas no Grêmio, essa particularidade, a de ser treinada pelo maior ídolo, divide a torcida que ainda está amortecida e não vê o lado ruim de se ter um técnico intocável na casamata.
      Por isso, o bafo na nuca não existe.

      Excluir
  5. Nosso coirmão se mobilizou este ano, fora e dentro de campo. Com ótimas políticas. Parece que Medeiros aprendeu com os erros do passado e se reinventou. Um exemplo disso é que, quando viu que a barca estava afundando com Mano Menezes e sua trup, agiu, fez uma mudança de rumos, trouxe uma comissão técnica mais competente, reforçou e ainda está reforçando o elenco e parece que colherá frutos ali adiante. Do lado de cá, o que se vê é imcompetência e passividade com o clube de uma forma geral. É realmente LAMENTÁVEL o que estamos acompanhando.

    ResponderExcluir
  6. Verdade. Se será suficiente, não se sabe, mas o caminho vermelho deste momento é bem melhor do que o de temporadas passadas e se o Grêmio der uma mãozinha...

    ResponderExcluir
  7. Boa vitória, partidaça do Pavón e bonito gol de falta do Diego Costa. Bom, desde que chegaram os últimos contratados eu achei nosso elenco bom, tirando a zaga e a lateral esquerda que seguem fracas. Du Queiroz e Dodi encorparam nossas opções do meio. Soteldo, Pavón e mais a ascensão do Gustavo Nunes parecem nos garantir força nas pontas. Diego Costa estreou bem, tomara que consiga ser nosso novo "tanque" lá na frente, porque não dá pra depender dos outros noves como titulares.
    Maaaaas, seguem os mesmo problemas como diz no post e nos comentários. O time sempre toma gol, os laterais sempre vazando, a zaga sempre muito exposta e furando, sempre dependendo das subidas do Villasanti ou da individualidade dos atacantes pra criar... O lance do gol é bem didático, o cara passa pelo Reinaldo(pra variar, risos) e vai tranquilo pra cima do gol. Mais de um ano assim, não dá. A gente sabe que contra adversários melhores isso vai custar caro, porque já custou ano passado.
    Uma opinião meio polemica: Seria bom pro Grêmio perder o Gauchão. Pra ter crise mesmo e acabar com o oba-oba. Porque tem sido assim: O time ganha o gauchão, se cria uma expectativa falsa que "agora vai", chega no Brasileiro e bate a realidade, aí quando resolvem tentar se mobilizar e pensar em corrigir os problemas já é tarde demais. E vem o clássico "Ah, mas pelo menos ganhamos o Gauchão, tá tudo bem". Inclusive em 2016 e 2017 perdemos o Gauchão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se perder, vai ser culpa da IVI...ICCA....FGF....mas jamais do treinador e direção...

      Excluir
    2. É meu amigo...

      E se perder também não vai ser culpa dos jogadores que erram gols na boca da goleira, escalados ou não, que entram no decorrer do jogo, não vai ser dos goleiros que vazam em lances bisonhos... muitos outros não levarão a culpa.

      Mas a imprensa, com certeza, será uma das maiores culpadas, sempre é porque é ela quem fomenta o efeito manada na grande maioria da torcida que os consome e que acredita saber muito do riscado. Bá.

      Não à toa, tem uns aí espumando de raiva, bravos, putos da vida porque os portões estarão fechados daqui para frente... Ué, mas se ele não treina e só dá rachão, que diferença isso faz? Todo mundo já sabe o que ele faz no C.T. ... Sabem mesmo?

      Rodrigo

      Excluir
    3. É...quem contrata, treina e escala "jogadores que erram gols na boca da goleira, escalados ou não, que entram no decorrer do jogo, ......... goleiros que vazam em lances bisonhos"

      sou eu.......

      Excluir
  8. Lipatin
    É polêmica e não sei se surtiria efeito com uma Direção composta de fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é polêmica hahahah. Mas falo num sentido de mexer com o "brio" time mesmo. Considerando esse contexto que vivemos com a direção e com o Renato. Sem Gauchão não teria o oba-oba inicial que bem conhecemos.
      Mas com certeza nossos problemas são muito mais profundos que vencer ou perder esse Gauchão.

      Excluir
  9. Boa tarde! Costumo ler, mas não comentar neste blog.
    Desde 2010, quando Renato tirou o Grêmio da rabeira do Brasileiro e levou para a quarta colocação, passaram diversos treinadores pelo Grêmio. Alguém teve um desempenho melhor do que o do Renato?
    Ele tem falhas, pois é humano, mas se tirarem ele, quem vocês acham que deveria assumir no lugar dele, pois obteria melhores resultados? Não esqueçam do que ocorreu em 2021…
    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei um pouco frustrado por ninguém ter dado um nome como sugestão para substituir o Renato, em resposta a minha pergunta. Se não há sugestão, melhor ficar com ele, último treinador de clube gaúcho a gastar títulos grandes, do que se meter numa aventura que pode resultar em queda para a segunda divisão.

      Excluir
    2. Eu sugeri Juan Pablo Vojvoda.

      Excluir
  10. Nelson
    Na minha modesta opinião, o Renato estacionou na profissão, não apenas ele, mas os treinadores brasileiros. O fosso é tão grande que não se encontra um, minimamente aceitável para o lugar do Tite na Seleção. Como ele já fez bons trabalhos no Grêmio e toda a história única dele com o clube, isso torna difícil (mas que deve ser tentada) a busca por novos nomes, o problema é a falta de inspiração ou conhecimento dos dirigentes que erram na substituição, aí, a lembrança de Renato é inevitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí o seguinte, Bruxo. Não se trata apenas dos erros dos mandatários que erram nas escolhas. Por que vários treinadores que treinaram o Grêmio naquele período que citou o Nelson, não foram tratados como "erros" e sim, convicção a diretoria!

      Alguns deles: Silas (começo de 2010), depois o falecido Caio Júnior, em seguida Vanderlei Luxemburgo, Enderson Moreira... Roger, Tiago Nunes. Nesse ganho, a exemplo do Nelson, eu faço outra pergunta: somente a diretoria errou durante esses períodos? Os "caras" da casamata aí não erravam?

      Os únicos que demonstraram efetividade ao longo deste tempo foram Luiz Felipe e Renato. Curiosamente, os "tapa-furos" de todas as gestões do Grêmio neste período, e como sempre apagando incêndios. De quebra, Renato foi (queiram ou não) quem nos tirou daquela amarga fila de títulos expressivos.

      Qualquer outro que chegue aqui será facilmente engolido pela imprensa (os cornetinhas de ar condicionado) e caíra em seguida, deixando o Grêmio no limbo como já fizeram os demais. Seja estrangeiro ou não.

      Rodrigo


      Excluir
    2. O Roger, que pra mim tem muitos defeitos, e quem critiquei muito em 2016, botou o time na libertadores 2016 com um elenco barato (lembra do teto de 150mil do Romilgo).....repleto de jogares da base e com o Bobo de centroavante....aí de reforço ganhou o zagueiro Fred e o Wiliam Schuster...dar resultado é muito relativo se for medir capacidade por isso...tem que considerar contexto.

      Excluir
    3. Rodrigo
      Nunca neguei a importância do Renato, acho que o fim da linha dele se deu na goleada por 5 a 0 para o Flamengo. Nunca mais se recuperou. Apenas trabalhos médios recheados de Gauchões.
      Quanto a qualquer outro que chegue... bom, se for um T. Nunes , Roger ou Mancini, aí, ele dá de relho nestes.

      Excluir
    4. Sim, muitos rurais. Dos seis, 4 são dele. E pode ser que ganhe o 5º se não fazerem mutretas fora das quatro linhas.

      Vejamos, depois daquela goleada de 5 a 0, que foi um dos principais motivos na época, que fez com que eu me deixasse levar por aquela onda de críticas direcionadas a ele, o que aconteceu:

      * vaga direta para a Libertadores 2020, onde novamente, foi eliminado, nas quartas de final, novamente sendo goleado, depois de ter apostado nos craques da base que nunca decolaram;

      * mesmo assim, depois daquela acachapante goleada, aos trancos e barrancos levou o time novamente à Libertadores 2021 (ou pré, para alguns), num campeonato novamente cheio de erros de arbitragem a favor de vocês sabem quem, levando o clube à outra final de Copa, a do Brasil. E aqui, neste corte, eu vi que ele era um dos que menos culpa tinha no cartório. Mas isso é opinião minha, é claro e sei que muitos vão discordar.

      * manteve uma sequência nunca antes vista, de 11 clássicos sem derrota, um deles, valendo pela Copa Libertadores. Digo isso, porque aqui na província sabemos que o clássico é e SEMPRE vai ser um campeonato à parte.

      Mas estava muito ruim, e aí, num outro jogo suspeito, o Grêmio foi eliminado ainda na "pré" Libertadores 2021, jogo que contou com erros de arbitragem e de jogadores até então ditos como craques pela mídia especializada e muitos blogueiros e comentaristas de blog (um mea culpa aqui de minha parte), o que culminou com a saída do cara que mais venceu na história deste clube secular, e aí, finalmente os caras do C.A. venceram a batalha com muito "fogo amigo" e acharam o maior culpado por todas aquelas eliminações "precoces".

      Em tempo: bem lembrado pelo Gláucio no comentário anterior que, em 2016, com um time precário Roger não passou das oitavas daquela L.A.. e com times bastante semelhantes, Renato não venceu, mas foi muito além mantendo o clube sempre no páreo e honrando a grande do clube que por muitos anos sequer passava das oitavas da maior Copa do continente.

      Rodrigo.

      Excluir
    5. Mais uns "craques" que estavam à disposição do Roger "que não foi efetivo" em 2015: Braian Rodrigues, Galhardo (lateral), Vitinho (atacante)...

      Queria o quê além de levar pra libertadores com vaga direta? Ser campeão brasileiro?

      Excluir
    6. O "ultrapassado" Mano Menezes pegou o inter destroçado em 2022 e foi vice brasileiro....

      é incrível como todos os anos temos no mínimo 2 treinadores que dão o mesmo resultado que Renato, em outros times (sem considerar Palmeiras e Flamengo)...mas só ele serve pro Grêmio...

      Excluir
    7. E sim, Bruxo, eu sei que tu sempre falou e reconheceu os bons trabalhos do Renato ao longo do tempo.

      Rodrigo

      Excluir
    8. Nossa senhora! Tu colocar o Mano Menezes na mesma linha que o Renato, Gláucio, com todo o respeito ao amigo... é esquisito até. Eu, hein...

      E se vice agora vale, fomos vice em 2023, ou tu já esqueceu? Ah, mas é que foi o Suárez, né? Só o Suárez. Mas também fomos vice, em 2022 na segundona, sem Suárez. Acho que aí vale. (sim, aqui tem bastante ironia).

      hahaha

      Rodrigo

      Excluir
    9. Tô só comparando resultados dos últimos anos, Rodrigo.

      Excluir
    10. Com todo o respeito, tua interpretação de texto tá meio esquisita...

      Excluir
    11. ano passado se não fosse o suárez o grêmio pegava no máximo uma sulamericana. 2016-2017 foi sete anos atrás, vamos acordar pra vida, renato é ídolo máximo mas é um treinador limitado. mas acho que se ele sair o guerra não vai saber o que fazer igual foi com o romildo. por isso o eles deixam o grêmio nas mãos do renato. o problema do grêmio é de presidente, diretor e executivo, enquanto seguir esse conchavo de amadores o clube não vai evoluir.

      Excluir
  11. Corroboro com o último comentário(réplica) bruxo!!! Perfeito e na veia!!!

    ResponderExcluir
  12. E pq ele sendo tão bom treinador não conseguiu fazer chover no milionário Flamengo ? Pq teve que engolir suas presepadas tipo
    "eles tem 200 milhões" ? Ele teve os tais 200 milhões na mão e acho(não tenho certeza) nem o Cariocão conseguiu ganhar? A lingua é o chicote da b@@@? Ele só funciona no Grêmio pq aqui ele faz o que quer literalmente. Ele faz um conchavo com o tipo de jogador que o Grémio contrata(a maioria indicada por ele obviamente) todos caros, preguiçosos, vagabundos, tipo TN, Robinho, PV, Vanderlei, o Maicon que foi um dos jogadores mais desonestos que eu vi jogar aqui, que ficou uns dois anos vigaristiando(expressão do mestre Cristiano Silva) jogando uns 30 minutos por jogo isso 2x por mês, recebendo uma fortuna, se recusando a fazer a cirurgia necessária e ainda se dando a pachorra de sair se dizendo "injustiçado" !!! E tudo sob as barbas do presidente que diga-se de passagem era um palerma tipo o Guerra. E falando nos 5x0 naquele dia foi a última vez que eu ouvi uma entrevista ou qq coisa dita pela estátua! Escutei pq queria ouvir uma explicação para aquele atropelamento e obviamente foi só abobrinhas.Depois dali, nada mais eu quero saber ! Enquanto a direção não reassumir o controle sobre o clube, deixando de ser refém de um treinador manipulador, arrogante, vaidoso e mal educado tô fora!

    ResponderExcluir