Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2025

Opinião



Vitória sofrida passou pelos goleiros

Valeu pelos três pontos e por "embolar" no meio da tabela, onde se buscar duas vitórias poderá encostar no grupo que postula vaga na LA, mas o time apresentou deficiências históricas deste 2025, a maior delas, o meio desarmônico e uma pobreza ofensiva, que os dois pênaltis mascararam à primeira vista. No resumo, o Tricolor chutou quatro bolas no arco.

Mano segue devendo, porém, a flutuação dos três avantes funcionou na primeira metade do tempo inicial, é um avanço, de resto, o resultado só veio pela jornada infeliz do segundo reserva, ou seja, o terceiro goleiro do Fortaleza e as duas defesas notáveis do "Milavolpi", uma delas numa cabeçada de cima para baixo, desafiadora, onde ela só não foi mais tranquila pela intervenção afoita de Marlon, que atrapalhou o complemento da ação do arqueiro.

Os melhores foram Kannemann, Dodi e Volpi. Marlon fez uma boa partida, no entanto, em dois lances capitais, o gol de Deiverson e a citada grande defesa do goleiro gremista, ele falhou. 

Aliás, desde a saída de Bruno Cortez, o Grêmio não tem um lateral esquerdo que, quando a jogada vem da esquerda do ataque, "feche" como um zagueiro.

Os jovens foram bem: Gustavo Martins, Alysson Edward e Riquelme não comprometeram e isso numa equipe que vinha sem vencer é um acréscimo.

Renato Paiva recém-ingressou no "Láion" e, com um elenco modesto, ele mostra uma organização surpreendente. Os pênaltis prejudicaram muito a sua proposta.

Agora, o Fluminense que deve poupar jogadores no sábado. 

8 comentários:

  1. AvéiaQuaker30/07/2025, 09:04

    Faltam 15 ponto. Bom dia a todos, ontem consegui assistir o jogo. Fraco, momentos de pelada. Valeu pelos 3 pontos e também pelos pontos que o adversário não marcou, considerando que presumo ser um dos postulantes às 4 vagas à série B. O time tem que melhorar muito para não termos um fim de ano emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só 15 pontos seremos rebaixados. Faltam 25 na realidade...

      Excluir
    2. AvéiaQuaker30/07/2025, 10:35

      obrigado Rafael, minha matemática está tão ruim quanto o time do Grêmio.

      Excluir
  2. Mais um jogo sofrível! O Grêmio de Mano Menezes e Alberto Guerra é um negócio a ser estudado pelos maiores cientistas da humanidade, um case de aberrações jamais vistas no futebol.
    O terceiro goleiro do adversário cometeu dois pênaltis infantis em seis minutos de jogo. O dinamarquês converteu as duas. O mental de qualquer goleiro vai lá no tornozelo, o cara não tem mais segurança para nada, fica com medo de ter outro falha. O que o Grêmio fez? Não chutou mais NENHUMA bola em gol durante todo o primeiro tempo!!! Não se aproveitou do pânico que naturalmente tomou conta do goleiro adversário, um negócio inacreditável.

    Marlon defensivamente foi um desastre ontem, só não foi pior pois o fraquíssimo Volpi salvou a pele do lateral após uma falta desnecessária na entrada da área, além de já ter falhado ao permitir a cabeçada que origina o lance do gol do abobado Deyverson.

    Por falar em Volpi, cada jogo que passa a gente conclui o quão fraco é esse rapaz. A cabeçada no lance do gol do Fortaleza não é uma conclusão forte, como um "chute" de cabeça, é uma bola lenta que não necessitava daquela ponte espalhafatosa. Depois, no lance citado em que Marlon atrapalha a continuidade da defesa, aquela bola é para o goleiro sair debaixo dos paus e buscar ela no ar, sem deixar que ela chegue no adversário para conclusão.

    Gustavo Martins também tem parcela de responsabilidade no gol dos cearenses. Na escolinha tu aprende a tirar o pé bom do adversário, ou seja, fecha a linha de cruzamento de pé esquerdo do lateral e deixa ele se virar com a perna direita. Martins da o fundo do campo para um lateral canhoto, que só faltou agradecer a ingenuidade do defensor Gremista.

    De resto, a mesma porcaria de sempre, falta de combatividade no meio campo, falta de criatividade no ataque (que se agravou com a saída de Riquelme) e um sufoco desnecessário para ganhar do fraquíssimo Fortaleza.

    ResponderExcluir
  3. O Volpi é um goleiro mediano, daqueles "uma no cravo, outra na ferradura", como muitos que tivemos, mas ontem, ele evitou o empate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo que evitou o empate no lance da falta estabanada do Marlon. Na cabeçada do Deyverson, no segundo tempo, ele não intercepta a bola aérea pois está mal posicionado no lance. A bola, que parte do lado esquerdo de ataque, já está próximo a marca penal e o Volpi ainda está mais próximo do primeiro pau do que posicionado para sair no alto e dar fim ao lance.
      E olhando o lance da falta com mais calma, a bola não foi tão no canto assim, o Volpi é baixo, não tem envergadura, se a bola é alguns centímetros mais alta, ele não tinha alcançado.

      Excluir
    2. Essa é minha principal crítica ao Volpi. Ele tem reflexos bons, por isso às vezes faz defesas difíceis em bolas rápidas.
      Mas faltam a ele posicionamento, elasticidade e envergadura, aí ele não pega bolas que as vezes vem lentas e de longe...toma gols bem defensáveis.
      O de ontem ele foi na bola com um "delay" de 3 segundos, quando partiu pra bola ela já tinha dado na trave tava voltando por cima dele! Não é goleiro pra ser titular do Grêmio se temos aspirações maiores no futuro!

      O lance da falta pareceu uma defesa extraordinária, mas foi motivada porque ele deixou um espaço enorme no canto da barreira (posicionamento), não precisava deixar tanto espaço aberto, a falta foi até bem batida, mas nao foi tão no ângulo...e ele fez um esforço enorme pra chegar!

      Anderson

      Excluir
  4. Anderson
    No atual estágio do time, acho que a prioridade não deve ser a troca do goleiro, mas para o ano que vem é de se pensar numa reposição a menos que Volpi engrene e reverta a expectativa que se tem dele.

    ResponderExcluir