Fim de Ciclo (ou Não?)
Última partida do Brasileirão, o Tricolor ficou na primeira página da tabela, na verdade, no rodapé desta, o que demonstra a precariedade da campanha. Ficou com vaga na Sul-Americana e isso apenas demonstra que a grana, o faturamento, supera com sobras a qualidade das competições. Por um triz, não manteve as chances para conquistar vaga na Libertadores de 2026, imaginem!
Assisti ao jogo e, sinceramente, uma goleada que não dá base para nada. Grando não foi exigido, a defesa idem, o meio de campo jogou solto, sem oposição. De real, o oportunismo de Carlos Vinícius. Gols de centroavante. De resto, qual avaliação se faz de Alysson Edward, de Cristaldo ou até de Amuzu? O Sport Recife não fez sequer o papel reservado a "sparring" no boxe.
Amanhã, no clube, assumirá nova direção, que eu, depois que vi a decepção de Marcelo Marques, não ouso dizer que é um final de ciclo; basta botar o olho nos nomes ventilados ou já acertados para 2026. Não espero nada de novo ou ousado em 2026. O máximo será brigar pelo Gauchão; aliás, este Regional está muito à feição para a faixa ficar para um azarão.
Uma nota sobre a permanência do Coirmão na Série A; ela se deu na vitória sobre o Ceará, como escrevi recentemente. Um empate naquele confronto conjugado com a derrota diante do São Paulo e esta derradeira batalha de hoje seria apenas um amistoso.

Bruxo, há 02 ou 03 posts atrás comentei que achava que o Inter escaparia pois precisaria de 04 pts(contra São Paulo e Bragantino). Pois eles conseguiram a proeza de escapar ganhando somente 01 partida das 03 últimas disputadas.Torci muito pelo rebaixamento do rival mas falei p/ a minha esposa(que é colorada) que eu tinha uma pulga atrás da orelha e que minha intuição dizia que eles escapariam da degola e não deu outra. A lógica: Inter jogava em casa, com o apoio da torcida e enfrentava um adversário limitadíssimo p/ não dizer outra coisa. E dos 03 jogos que tinha que secar, 02 deles era quase impossível que os concorrentes fizessem a sua parte, pois o Ceará(palpérrimo) enfrentava o 2o. melhor time do Brasil e p/ Abel Ferreira não existe partida amistosa. E o Fortaleza enfrentava uma equipe, que se não é brilhante, é superior, tinha ainda pretenções na tabela e ainda jogava em casa. Ou seja, nada me causou espanto.
ResponderExcluirÉ uma lástima, pois a chance de ver o colorado rebaixado passou encilhada e não aconteceu. E para quem pensa que ano que vem pode acontecer, repito, a chance foi este ano, pois ano que vem, com o susto que tomaram e sob nova direção, dificilmente passarão pelo mesmo sufoco.
A minha esposa também é colorada, achava que a chance de rebaixamento estava no jogo de seis pontos, Inter x Ceará, aliás, se tem que dar uma estátua é para o Ramón Diaz. Sem essa vitória, o rebaixamento viria diante do São Paulo.
ExcluirAs derrotas de Ceará e Fortaleza estão dentro da normalidade. Até um empate entre Vitória e São Paulo não seria um absurdo.
O internacional continua com a mesma direção deste ano, com 1 bilhão de dívidas e sem grana para contratar. A vitória de ontem só aconteceu pois fizeram um empréstimo no Banrisul para quitar salários atrasados. Veremos mais episódios assim no ano que vem, inclusive no próprio Grêmio.
ExcluirRafael
ExcluirCoirmão a passos largos para virar SAF.
haha dito isso, é muito pior do que cair pra segundona. Clube é uma coisa, empresa é outra. Vender significa falência, e falência significa fim das atividades. E que se lasquem. hahaha
ExcluirO eixo adora os vermelhos Sr. Anonimo... e não adianta.
ExcluirBruxo,
Excluirambos vão virar SAF. Questão de pouquíssimo tempo.
Só não decidiram ainda, porque estão no "namoro antigo".
Esperando o pretendente mostrar interesse e se aproximar. Não tem saída!
Clube grande, exceto Flamengo, que não tiver dinheiro para investir no futebol cada vez mais caro, vai disputar vaga para a Sul-americana ou para permanecer na Série A.
Alvirubro
Alvirubro
ExcluirÉ uma das modificações inevitáveis (pelo menos, é o que parece) que vai me afastando do futebol.
Torceremos para um Sr. "dono do time".
A costura tem que ser muito bem feita para não excluir a massa da vida do clube.
Bruxo, prefiro acreditar no Paulo Pelaipe ainda que não seja o supra sumo dos executivos de futebol brasileiro à acreditar no Sr. Mano Menezes, ou seja, saindo o Mano e havendo uma limpa no plantel já me dou por satisfeito.
ResponderExcluirAgora não é hora de criar ransos antecipados c/ a nova gestão e sim apoiar. Pois acredito que tenha pessoas técnicas e qualificadas p/ as suas funções. Lá na frente se a coisa não estiver funcionando, que critiquemos.
Ainda prefiro acreditar que a partir de 3a. Feira entraremos numa caminhada p/ deixar o clube no patamar merecido, ainda que o processo seja longo, pois temos uma instituição combalida e c/ vários problemas a serem resolvidos.
E vamos olhar p/ frente e para cima. Vamos nos tornar grandes e fortes por méritos e não ficarmos nos contentando c/ fracassos do maior rival, pois Flamengo e Palmeiras não atingiram o patamar que estão olhando e contentando-se com o fracasso de seus maiores adversários, como Vasco, Fluminense, Santos, São Paulo e etc.
Estou pessimista com relação ao Pelaipe. Acho (tomara que esteja errado) que essa história de técnico estrangeiro é só "mise en scéne". Até o final de 2025, eles confirmam o Mano.
ResponderExcluirAproveito para desejar um Feliz Natal e Próspero 2026 para os gremistas e especialmente ao meu grande amigo Bruxo Tricolor.
ResponderExcluirObrigado, João. Feliz Natal e ótimo 2026 para todos nós.
ExcluirNão caíram porque foram beneficiados com pênaltis inexistentes a seu favor e pênaltis contra si não marcados.
ResponderExcluirTivemos muitos " isentos" rasgando a fantasia após a permanência.
ExcluirSaltou aos olhos. Querem estátua para o bruxo Abel. Rasgaram a fantasia.
ExcluirSerá tema da próxima postagem nossa.
E tem aquela expulsão ridícula aos 4 minutos no confronto direto com o Ceará que custou o rebaixamento do clube nordestino.
ResponderExcluirDizem (uns já até confirmam) que estão acertando a contratação do português Luiz Castro. Não tenho opinião formada sobre o treinador, me parece que foi um que largou o Botafogo no meio do trabalho há umas duas temporadas.
ResponderExcluirSobre o jogo, olhei, mas não com a devida atenção. De proveitoso o estilo matador de Carlos Vinícius. Se na próxima temporada continuar com essa média de gols, é uma posição a menos que precisaremos nos preocupar.
Em relação ao quase rebaixamento do rival (e seu consequente fechamento de portas), o Grêmio tem muita culpa nisso. A campanha medíocre que fizemos e a briga até poucas rodadas para não cair, impediu que entrássemos de sangue doce contra o Fortaleza. Em 2021, no fatídico ano da terceira queda, os rubros entregaram todos os jogos possíveis, e o Grêmio, quando tem a oportunidade de retribuir o favor, faz campanha tão medíocre quanto os quase rebaixados...
O Grêmio não tem nada a ver com a permanência dos
Excluirmorangos 🍓. E sim a força política do rival.
Hoje Odorico Roman assume a presidência do Grêmio, e amanhã ele precisa anunciar a seguinte lista de dispensa:
ResponderExcluirVolpi
Jorge
Lucas Esteves
Enzo
João Lucas
Jemerson
Gustavo Martins (achar proposta financeira)
Kannemann
Rodrigo Ely
Alex Santana
Camilo
Cuellar (que não jogou nada esse ano)
Edenilson
Cristaldo
Pavon
André Henrique
Aravena (achar proposta financeira)
Cristian Oliveira
Mano Menezes
A lista é grande, mas acho que haverá pouquíssima divergência entre os torcedores em relação a esses nomes.