Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2026

Opinião



A volta de Tetê

A contratação de Tetê é, das viáveis, a melhor possível. Excelente jogador na base, é da grande Porto Alegre, portanto, sem problemas de adaptação, está mais experiente e com idade até para pensar em Seleção Brasileira (não me refiro a esta Copa de 2026).

Um golaço da nova direção, que já acertara antes com Luís Castro e com a ideia de reformulação do elenco tão inchado e tão mal escolhido; porém, não posso deixar de registrar a minha surpresa (negativa) com a vinda de Caio Paulista, que nunca vi jogar bem, com uma única exceção (Avaí) há quase uma década.

É aguardar e torcer para que encontre ou reencontre o futebol que chamou a atenção de Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Atlético Mineiro.


11 comentários:

  1. O treinador Fernando Garcia do Sub 20 é muito bom, já o Ruimar da sub 17, eu tenho minhas desconfianças. Se o Cortez se der bem na sub 14, poderia, se for o caso, ser promovido a sub 17, que é, sem dúvida, mais importante.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, estes treinadores tem ambições. Bom para o clube.

    ResponderExcluir
  3. A contratação de Caio Paulista, salvo engano, foi o primeiro erro desta nova diretoria.

    ResponderExcluir
  4. Exato, ela contraria o que a Direção parece pensar sobre futebol. Aguardaremos.

    ResponderExcluir
  5. 40 milhões? Bom, agora eu vou ver de perto se é tudo aquilo que sempre falaram deste "guri véio".

    Tomara e, muito que dê certo e que isso não reflita negativamente nos demais piás da base... porque o ego de boleiro é coisa de louco...

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo
    Há tempos, eu escrevi e não retiro: Tetê potencialmente, perde apenas para Ronaldinho Moreira dos formados na base.
    Tem que confirmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil concordar com isso, Bruxo. Mesmo eu tendo meus ranços com o pilantra, eu não nego o fato dele ter sido um dos maiores e melhores jogadores da história do futebol. Está com toda a certeza entre os 10 maiores.

      Este Tetê aí, com 25 anos, ganhou o quê na vida? Com toda essa idade não era para ter se consagrado nos solos europeus e estar hoje num Barcelona da vida? Bah.

      A única conquista deste jovem até aqui foi "só" dinheiro. Futebolisticamente falando Tetê está mais para Bruno Ferraz das Neves com "grife" do leste europeu.

      Excluir
    2. Relendo o teu comentário, Bruxo, percebo que não há nele uma comparação. E sim, a tua opinião sobre o surgimento de novos craques. Vez e outra me foge o saber. Antes tarde do que mais mais tarde, corrijo meu erro. Porém, entendido o assunto, acho eu que teve outros nomes além deste mencionado que também tinham o mesmo potencial do ex-craque e que não decolaram em suas carreiras.

      Excluir
    3. Rodrigo, nenhum destes outros nomes foi vendido por tanta grana ANTES DE SER RELACIONADO no time profissional. Essa é a principal diferença para o Tetê.

      Excluir
    4. E é por isso que o futebol ficou em segundo plano e faz tempo, meu amigo. Tudo é bu$ine$$.

      Quando RP10 apareceu Guerreiro estendeu faixas dizendo que não vendia craques (quando deveria ter forrado o cofre do clube ainda em 99, logo depois daquele golaço dele contra a Venezuela) esse sim, foi presidente mais burro de toda a nossa história e então, tão logo, já em 2001 RP10 saiu de graça para o PSG da França e não nada pelo Grêmio antes disso. Somente o rural.

      Até o final dos anos 90, início dos anos 2000, era preciso que o piá da base "comesse" a bola. Lembro-me ainda que R10 era banco do Itaqui, por exemplo, e teve que gastar e muito a pelota para que de fato provasse por A mais B pro Burroth que era um craque.

      Depois veio o Bruno e toda a badalação da mídia, titularidade e tudo mais, e aí o que foi que aconteceu? O piá peidou na farofa...

      Ano passado, os jogos da base na copinha revelaram o tal de Gabriel MEC, o outro novo Ronaldinho... todo ano é essa conversa... e aí os caras sobem pro profissional e peidam de novo na farofa... e por isso que vendem imediatamente para fazer caixa. Quantos outros subiram para o profissional e peidaram? Outros subiram e se mostraram jogadores médios, se comparados aos realmente bons... todo ano é a mesma ladaia. Anteontem o Grêmio tocou 7 a 0 no primeiro jogo da copinha e os novos craques já estão na boca do povo. Bah. Amanhã tem mais. Dia 08/01 às 21 e 30.

      *

      Agora, o nosso promissor jogador revelado volta ao clube de origem e eu quero muito que ele jogue todo o futebol que já "ouvi falar" que joga porque se eu for pelos números que li dele é só mais um como tantos outros comuns que vieram. E minha "crítica" se é que pode ser chamada de crítica foi quanto ao valor que pagaram pelo rapaz...

      Oremos!

      Excluir
  7. Rodrigo
    Perfeito. Não comparei Tetê com o RT 10, mas com todos que surgiram depois dele.

    ResponderExcluir