Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Opinião



Grêmio surpreende o Botafogo 

O clube carioca não leva cinco facilmente, pelo menos nestes dois últimos anos, então, esse placar deve ter causado imensa surpresa aos representantes alvinegros.

Mesmo que o treinador gremista tenha achado o resultado parcial do primeiro tempo injusto, quem assistiu viu que as falhas defensivas gremistas não dão razão ao treinador português.

Foram erros por falta de entrosamento, em especial, dos dois beques e dos primeiros homens do meio. Nem foi pela compleição (física) de Weverton no primeiro gol. A bola muito bem chutada por Arthur Cabral pegou o arqueiro no contrapé, aliás, não vi falha dele em nenhum dos três tentos sofridos, neles os jogadores envolvidos são praticamente os mesmos. Repito, muito menos individuais, muito mais, falta de entrosamento.

Foi a vitória da intensidade, da energia e da qualidade, esta última presente em todos os movimentos de Carlos Vinícius, por exemplo.

Desta vez, os que entraram mudaram o panorama do jogo: Willian, Amuzu, André Henrique e Edenílson jogaram muito. Dodi não comprometeu.

Apareceram as virtudes dos times de Luís Castro, ele mesmo falou que prefere vencer por 5 a 3 do que por 2 a 0.

Agora, a expectativa é pela evolução, pois sempre que se comenta que um time oscila dentro de campo, geralmente, é para justificar queda de rendimento. Ontem, ele oscilou para cima. 

Num dado momento, virá a estabilidade "por cima".

Espero.

13 comentários:

  1. Virá sim, com tempo. Mas a vitória não esconde que precisamos contratar e prá ontem.

    ResponderExcluir
  2. Faltam muitos ajustes ainda, principalmente do meio para trás. Parece que Cuellar, Cristaldo e Aravena finalmente estão fora dos planos. Agora precisamos dispensar Pavon, Edenílson, Dodi e André Henrique. Luís Castro quer trabalhar com 27/28 jogadores no máximo, ou seja, a faxina tem que continuar.

    ResponderExcluir
  3. Quarta que vem, temos um jogo difissílimo, eu colocaria time totalmente reserva e recheado de garotos. Se for eliminado, paciência. Precisamos chegar descansados contra o São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode haver preservação, mas de forma balanceada. Time misto, titulares no banco. Se precisar, usa.

      Excluir
  4. Precisamos de um grande nome para a quarta zaga, Balbuena e Noriega são bons tecnicamente mas muito lentos e também, assim como outros, passam longe da titularidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai muito da mecânica do time. Exemplificando, Gustavo Gomez é lento, mas ótimo zagueiro.

      Excluir
  5. Até não digo injusto, 1x2 é um placar apertado. Mas achei equilibrado o primeiro tempo. O Grêmio não criou chances claras, mas ocupou o campo ofensivo, chegou na área deles, e não sofreu tantas chances. Botafogo pode não ser o mesmo de 2024, mas é um bom time.

    Pode ser devaneio, mas analisando os 3 jogos contra times da série A, parecer estar havendo uma tímida evolução, do Grenal até ontem. Não por placares nem resultados, mas pela forma como foram os jogos.

    Uma pena a lesão do Monsalve.

    ResponderExcluir
  6. O primeiro tempo horroroso me mandou pra cama mais cedo. Não vi o segundo tempo. Ando pouco otimista mesmo, porém, mesmo com essa vitória eu sigo com os pés no chão. Engraçado que, logo cedo da manhã, antes das sete, vi um gremista na rua e calculei que o Grêmio havia vencido... Nesta hora fiquei curioso para ver o resultado do jogo e não acho que apenas o Botafogo e os botafoguenses foram surpreendidos, mas toda a massa gremista.

    Vitória boa para dar paz ao técnico e ao time. As vaias no final da primeira etapa podem ter ajudado na recuperação do time, porém, sou e sempre serei contra este tipo de atitude da torcida.

    ResponderExcluir
  7. Vi parte do jogo do nosso maior rival ontem. Poucos times irão tirar pontos do Flamengo, principalmente no Rio e eles tiraram. Estamos bem atrás deles atualmente no que se refere ao quesito ordem tática. Afora isso, que a direção não se engane e vá ao mercado, caso contrário não brigaremos na parte de cima da tabela.

    ResponderExcluir
  8. Achei o Flamengo bem frouxo. Só girando a bola , sem contundência.
    O Inter esteve mais próximo da vitória com Carbonero.
    Lambança do lateral no pênalti.

    ResponderExcluir
  9. Contente com a vitória, o Botafogo no momento é mais difícil que o Flamengo - neste momento. Mas o Grêmio precisa entender o futebol brasileiro, precisa parar com essa comparação medíocre com o Inter. Melhor se comparar com os cariocas que com o Inter.
    Contente também porque Castro tem muito secadores, fazem parte daquela seita daninha que bem se conhece, de culto a um boa-vida folclórico de Ipanema, que rebaixou o Grêmio alguns anos atrás. Se perdesse do Botafogo o estariam pedindo de volta. Coisa mesquinha, o atraso mágico e derrotado como ideologia.
    Ano passado, o Inter chegou mais forte contra o Flamengo, empatou, depois se viu os rumos dos dois. Até o Grêmio empatou no Rio com gol de goleiro....
    Coisa triste esses tempos do RS, comemorar ou invejar o título empatar no Maracanã... Caminhão de bombeiros para comemorar isso. O Flamengo está de barriga cheia, não é referência do que pode fazer. Nessa época de "férias", quem poderia ser referência?

    ResponderExcluir
  10. Vitória muito bem vinda e necessária. O placar de 5x3 já mostra que foi um jogo caótico. Lapsos e buracos na defesa, boas jogadas mais agudas no ataque. É impressionante a letalidade do Carlos Vinícius.
    Foi um jogo bom pra dar uma elevada na moral pro time tava precisando. É azarado o Monsalve, agora a pressão por buscar um 10 vai aumentar ainda mais, espero que não façam cagada contratado alguém só pelo barulho.

    ResponderExcluir