Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013



Opinião



                          
 
    Encarando o Brasileirão

 
            Neste final de semana, o Imortal começa uma nova busca a tão sonhada conquista de um título de expressão; as esperanças estão renovadas, principalmente na fala dos jogadores, após a intervenção do primeiro mandatário do clube que injetou ânimo ao grupo combalido, após o insucesso da LA. Analisando o elenco, “nós como bons torcedores...” como diz o hino de Lupicínio, damos pitacos com a melhor das intenções ( eu sei! O inferno está cheio de bem-intencionados). Faz parte do universo do esporte bretão e da paixão do ser humano. O que pensamos sobre o atual elenco; ele é suficiente? A proposta de sugestões está aberta, para isso, vou “iniciar os trabalhos” dizendo que de goleiros estamos muito bem servidos para encarar 8 meses de disputa; laterais ??? Bom, aí começam as dúvidas. Se André Santos sair, Alex Telles assume naturalmente a lateral esquerda, fica faltando o reserva. Pará e Tony ou Tinga, por mim tudo bem. Chegamos a zaga e aí vai depender da resposta de Bressan, Saimon e Gabriel, Cris deverá ser dispensado, Werley, acredito que será vendido para a Europa, portanto, torna-se indispensável trazer um zagueiro experiente. Chegamos ao meio de campo; com a iminente saída de Fernando, Adriano entra naturalmente em seu lugar e por mais absurdo que possa parecer, o setor poderá ficar mais fortalecido, pelo menos, defensivamente. Adriano é valente e tem bom passe. É uma espécie de Jeovânio, sem a fortaleza física deste, mas aguerrido e irresignado como nosso antigo volante. Com a manutenção dos demais, resta sabermos como será o aproveitamento de Max Rodriguez e se Cícero virá. Há promessas que poderão se tornar realidade; Jean Deretti, Wrangler. Na frente, Lucas Coelho e Yuri Mamute serão  aproveitados, Vargas, o Tricolor deverá revirar mundos para mantê-lo, Welliton, penso que deve ficar; ao contrário de alguns torcedores, acho que não é mau jogador. Kléber, bom sobre ele me manifestei em postagem anterior; deve ser bem avaliada a balança do custo-benefício. É excelente jogador, mas caro para ficar como “alternativa de banco”. Para encerrar, aqui vão algumas sugestões: Paulão, ex-Grêmio que está na reserva no Cruzeiro, o já citado Cícero e para o ataque, na hipótese de ficar sem Vargas e Welliton, creio que se for para investir sem fazer loucuras, vejo dois atletas: Walter, ex-Coirmão, no momento no Goiás e por mais esquisito que possa ser este nome, não vou me “encolher” de sugerir; trata-se de Lins, ele mesmo! Lins foi o segundo melhor jogador do campeonato catarinense. Tá certo!! É o catarinense, mas talvez mais experiente, possa dar uma resposta mais positiva. É veloz e joga pelos lados do ataque. O que vocês acham?

5 comentários:

  1. Minha visão:

    Goleiro: estamos bem servidos. Qualquer um dos 2 que fardar tem condições de dar conta do recado.

    Lateral direita: acho que o que temos é suficiente. Não há alternativas viáveis no mercado. Só acho que o Tinga deveria ganhar algumas chances no banco do Pará.

    Lateral esquerda: Se o André sair, precisamos de alguém para brigar pela titularidade (apesar de achar que o Alex pode dar conta, precisamos de um reserva do mesmo nível).

    Zagueiro: Se o Werley ficar, acho que o atual elenco é suficiente. Era a favor da saída do Cris, mas se ficar no BANCO, pode ser útil ao longo do ano. Se sair o Werley precisamos de alguém pra chegar e jogar, com um pouco de experiência.

    Volantes: saindo o Fernando, precisamos de um reserva para o Adriano. Tenho a mesma impressão que o Adriano pode assumir a titularidade, sem problemas. Acho que esse reserva pode vir da base.

    Meias: Mesmo que o Maxi vingue, precisamos de mais um jogador para disputar posição.

    Ataque: Por mim manteria Kléber e Welliton. Se fosse pra liberar um, liberaria o segundo, que pelo que consta ganha o mesmo que o Kléber. Lucas Coelho e Yuri merecem chances, tem futebol pra serem úteis.

    Comparando com o time de 2012 (já com Elano e Zé) acho o time atual um pouco melhor. Ainda falta um meia armador, que para mim é o maior problema desde o ano passado. A grande diferença de qualidade, na minha opinião, está nas opções no banco. Este ano temos mais jogadores qualificados, incluindo jovens da base mais maduros.

    ResponderExcluir
  2. Ah, concordo com o Bruxo na questão do Lins. Poderia ser útil. Ele é do Grêmio ainda?

    Já com relação ao Walter, apesar de bom jogador, contra ele pesa a questão disciplinar. Seria uma aposta de risco...

    ResponderExcluir
  3. Por não ser um campeonato que não apresente jogos decisivos logo de início, acredito que alguns jogadores da base poderiam ser experimentados, já que não haverá muita pressão sobre eles nesse momento. Temos opções interessantes para várias posições, como os já citados pelo Bruxo.

    Particularmente, eu gostaria da contratação de um zagueiro, pois não quero Cris nem como reserva. Além desse, um volante será necessário diante da iminente saída do Fernando. Talvez um lateral esquerdo fosse útil, visto que André Santos não vem dando resposta a altura do investimento. No mais, é ir jogando e ver as carências que dever ser supridas, para não onerar mais a folha.

    ResponderExcluir
  4. De goleiro e lateral direito estamos bem.
    Pra lateral esquerda vejo um bom futuro no alex telles, porém caso o andré santos não continue no clube tem que buscar um jogador pra essa função, mais pra grupo eu acho.
    Se o fernando sair, tem que trazer alguém. Também acho que o adriano pode resolver por ali, mas não podemos ficar sem opções no banco.
    No meio, tem que ver a situação do deretti e do wangler. se ambos não estiverem "prontos", uma contratação pro setor seria bem vinda.
    No ataque tem que avaliar o custo/beneficio de kleber e welliton, e ainda dependemos da (in)definição da permanecia do vargas. Então teremos que ver o desfecho do caso do chileno antes de liberar ou contratar alguém.
    Bom, e pra zaga é pra ontem que precisamos de reforço. Ainda mais com essa provável saída do werley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo!
      Concordo, apenas para esclarecer. Tiveste dificuldade em acessar o blog com um nome?

      Excluir