Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Opinião





A Ponta do Losango

                           Lembro do Zé Roberto jogando na lateral esquerda da Portuguesa lá por 1994, quando Cassiá era o treinador da Lusa. Dois anos depois, já no meio de campo, decidiria com o Imortal o Brasileirão. Era craque para ficar num lado restrito do campo, há menos que fosse um Marinho Chagas ou Júnior. Não era o caso.
                             Hoje, atuando pelo Grêmio não o vejo como o homem destacado para ser o mais avançado do meio de campo, a ponta do losango. Acredito que Zé é muito mais um meia-esquerda ou um segundo volante, que de vez em quando, chega à frente como um fator surpresa. Renato percebeu isso, após a experiência ruim na Vila Capanema, sábado passado. Eu imaginava que ele "soltaria" mais o Guilherme Biteco e não o veterano jogador; enfim, serviu para análise e revisão de conceitos.
                   Para amanhã, o treinador gremista repete o desenho tático de Luxemburgo, aproximando de Barcos e Vargas, justamente Elano. 
                              Elano tem bom passe, é mais vertical que Zé Roberto, mas a principal qualidade é seu arremate. Acredito que deve ter recebido orientação para arriscar chutes de fora da área. 
                              Se o técnico precisar mexer na ponta do losango, deverá escolher entre Máxi Rodriguez ou Kléber, aí numa formação mais ousada; diria, um 4-3-3.
                              Encerrando, tenho grande expectativa para o desempenho dos laterais; é necessário buscar o fundo do campo com mais assiduidade, sem esquecer de botar um "tempero" nos cruzamentos.

3 comentários:

  1. Acho que o Zé Roberto cairia como uma "luva" ao lado de uma meio campo mais objetivo, com ao menos outros 2 jogadores que dessem velocidade ao time. Infelizmente não é o nosso caso atualmente.

    De qualquer forma, mais encostado ao lateral, quem sabe até revezando com o Telles em alguns momentos, ele pode ser um pouco mais objetivo e acrescentar qualidade e infiltração no lado esquerdo. No região central, infelizmente, ele não consegue ser agudo como deveria...

    ResponderExcluir
  2. Guilherme!
    Se o Souza recuperar o seu futebol, acho que não precisam dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O Souza de 2012 está nos fazendo muita falta...

      Excluir