Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Opinião




Bruxos Adotados

         
             Renato mostra-se prudente, conservador ou tem as mesmas ideias que seu antecessor. Como não são coisas excludentes, podem ser as três coisas  juntas.
            Ao mexer o mínimo possível, assim mesmo por suspensão ou lesões, Renato enumera como titulares o mesmo time de Luxemburgo e põe por terra, pelo menos nesta arrancada, a vontade de parte da torcida de fazer uma revolução, tirando atletas que vieram pela indicação do “pofexô”.
            Acerta na mosca, agindo assim, ou seja, mantendo os bruxos de Luxa, porque considero estes, jogadores aglutinadores, experientes, vencedores em sua maioria, que poderão abrir os caminhos, apresentar os atalhos do campo, revelar os segredos da bola para os meninos que estão subindo da base ou sendo agregados de clubes menores. E o mais relevante: ainda dão um bom "caldo".
            Certamente, essa manutenção inicial não impedirá o novo treinador de buscar o aperfeiçoamento da equipe com outros nomes, pois em postagem anterior referi que as trocas de comandantes, geralmente, provocam uma mexida no ânimo e na atitude de todo o elenco.
            Renato já provou no próprio Imortal e em outras agremiações que sabe conduzir grupos recheados de estrelas, caso do Flu ou de jogadores modestos como foi sua última passagem aqui.
            Felizmente, ele não partiu para o “terra arrasada”, desta forma, evita cavar o seu próprio buraco e deixar o Grêmio no desvio nas duas competições que restam nesta temporada. 

            

4 comentários:

  1. Venho repetindo que a base do Grêmio é boa, há jogadores experientes (e qualificados) e jovens promessas.

    O negócio é saber trabalhar com esta mescla, dar oportunidade aos jovens, sem antecipar isto (o Elano falou sobre isto hoje).

    Se o Renato conseguir trabalhar bem esta questão, fazer cada um desempenhar o seu papel fora de campo, os experientes sendo "líderes" e os jovens "alunos", temos tudo para começar 2014 com uma base sólida e qualificada, mesmo com algumas eventuais saídas ou aposentadorias.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que o trabalho seja olhando para 2014, não descarto ganhar um título este ano. Tenho fé nisso desde o começo de 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho o título possível, e acho que o foco tem que ser este.

      Se cobraríamos isto do Luxemburgo, a cobrança tem que ser parecida com o Renato, pois o time é o mesmo e tem condições de brigar. A única ressalva é que o Renato pegou o barco andando e precisará de tempo pra resolver alguns problemas, então tem isto a seu favor caso não consiga. Esta 'desculpa' o Luxemburgo não teria..

      Excluir
  3. Sobre título já deixei minha perspectiva, é disputa de vaga no brasileiro e talvez, parindo uma bigorna, venha uma copa do Brasil. Quando eu disse que era contra a saída do Luxemburgo foi no sentido de que não tinha a garantia de outro treinador que pudesse dar uma resposta melhor e na época não havia me esquecido de Renato.
    Torco muito pelo Renato, demais mesmo, mais até pela condição de ídolo do que pela convicção no trabalho.
    Como eu disse, a maior contribuição do novo treinador é i) o ambiente dos jogadores onde se trava uma nova disputa, com a maioria querendo mostrar serviço e ii) a motivação, no que ele é exímio.
    Na parte técnica é que reside meu medo, e o meu medo é de ver o meio campo do Silas, do Liquinho Camargo, do Mancini...o tradicional esquema padaria, ataca em bolo, defende em massa...

    ResponderExcluir