Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Opinião






Uma Inadiável Reflexão

                                                   Estou acompanhando com tristeza a discussão (e até agora, decisão) de termos um Grenal com uma única torcida.
                                          Assisti Grenais no Beira-Rio e, lógico, no Olímpico com os estádios divididos quase 50 a 50 por cento. Se havia confusões, elas eram tão pequenas nos anos 70 e 80 que dificilmente viravam notícia. Precisamos descobrir o que houve. Buscar onde está a encruzilhada que levou a este impasse.
                                                Li que é um mal necessário. Tudo bem, desde que seja absolutamente uma medida consequente para ajudar a curar o paciente; isto é, algo com perspectiva de ser momentâneo.
                                           Antes de ser celebrada ou condenada, a situação deve ser explicada e compreendida;tem-se que tirar do episódio, lições para os próximos clássicos. Mesmo que a medida seja revertida e tenhamos um Grenal de torcidas diversas (até de outros times que não os da Dupla), é imperioso buscar as causas, os porquês de termos um comportamento nos Grenais do interior ou Rivera, de termos histórias boas de rivalidade de antigas peleias da bola de anos e esta incapacidade que consagra a falência da sociedade numa de suas mais belas manifestações de civilidade.
                                   É uma grande oportunidade para a reflexão. A busca das causas não pode ser adiada. O futebol já sofre dentro de campo pela redução do talento dos jogadores, pela elitização que grassa o acesso aos estádios, pela pobreza técnica de alguns "professores" à beira do gramado, pela "mudança de fotografia" de nossa imprensa gaúcha que se mostra cada vez mais repleta de profissionais incapazes de ter autonomia e conhecimento do esporte bretão, substituindo uma geração histórica do RS; reforçando; se for brindado pelo (justo) medo de se frequentar os estádios e tudo que gira  em torno deles; bom, aí, ele (o futebol) virará um programa semelhante às novelas.
                                  A isso, chamem de qualquer coisa, menos futebol.

8 comentários:

  1. A distância e a brevidade com que acompanho com mais afinco o esporte me impedem de traçar qualquer panorama com pretensão de ser global, mas me parece e muito me parece, que a noção de "torcedor profissional" é a origem de muito dos males.

    ResponderExcluir
  2. É uma das possibilidades, PJ.
    O que eu eu não espero é após o Clássico, tudo volte ao normal sem que haja uma busca para a solução deste problema.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Flavio31/07/2013, 17:59

    O curioso nisso é com o aumento do preço dos ingressos teria-se uma condição melhor de segurança nos estádios, se for esse o problema.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo!
    É uma questão delicada, pois aparentemente todos ganharam melhores condições seja financeira ou de conforto e segurança; apenas a BM ficou na mesma e isso pode ter influenciado na postura dela.

    ResponderExcluir
  5. Bom, liberados 1.500 ingressos para a torcida colorada. Sinceramente fico feliz, prevaleceu o bom senso e a "defesa" do espetáculo Grenal.

    Quem ambas as torcidas voltem a conviver de forma DECENTE nos dias de jogos, que os vândalos sejam combatidos (e punidos!) e que ninguém faça provocações desnecessárias (como se tem visto na imprensa, inclusive).

    Esperamos que este seja o primeiro de muitos grenais com 2 torcidas na Arena e que pouco a pouco, quem sabe, voltemos a ter 10 mil, 15 mil, rivais indo tranquilamente aos clássicos.

    Já frequentei a Geral, bem como já fui em mais de 10 clássicos no Beira Rio desde 2007 e as torcidas organizadas de ambos os clubes tem papel fundamental nisto. Não considero a Geral o problema, quem já frequentou ou conhece mais a fundo sabe que a grande maioria esta lá pelo Grêmio. As más lideranças devem ser combatidas. E isto vale pra Geral, pra qualquer outra torcida do Grêmio e até para os nossos conselheiros, dirigentes e etc.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme!
    a) Felizmente foi preservado o nosso maior clássico. Essa situação anterior, iria acirrar mais os ânimos
    b) Infelizmente tenho o sentimento que alguns segmentos gaúchos que participam da organização do clássico ficarão secando o espetáculo para o famoso "eu não disse"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo,
      Acho que as duas torcidas terão cuidado especial neste clássico... A própria Geral e a Popular entraram em contato entre si para evitar problemas.

      Se acontecer algo, creio que serão confusões "naturais", algo que dificilmente acabará... Coisa de problemas causados por pessoas, seja na Geral, social ou onde quer que seja. Sempre gosto de repetir, a briga mais grave que vi no Olímpico foi nas cadeiras (social). Isto que frequentei a Geral por mais de 3 anos...

      Excluir
  7. Guilherme!
    O problema de qualquer impunidade é a sensação que o infrator tem de ser inatingível e aí vem a coisa em sequência. Veja que não estou nominando os "bois".

    ResponderExcluir