Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Painéis na Arena



Painéis na Arena Tricolor

                             Mais uma contribuição do nosso colega Guilherme. Ele localizou nas redes sociais estas imagens de painéis que ilustram a nossa nova casa; a Arena.
                                      É definitivo; irremediável a troca de estádio, sem esquecermos do Olímpico Monumental, precisamos olhar com carinho para a Arena.
                                      Obrigado, Guilherme; tenho certeza que muitos gremistas estão tomando conhecimento deles neste momento. 




8 comentários:

  1. Eduardo - SCS16/07/2013, 08:51

    E ai pessoal.. já venho acompanhando o blog de vocês, porém sem me manifestar.
    Sobre esses painéis segue abaixo texto do autor.

    Referente a 1a. foto:
    Erico Santos, autor do Painel instalado na entrada Leste da Arena do Grêmio, em homenagem à Torcida Gremista, fala sobre sua obra:

    Quando fui solicitado a pintar os dois painéis para as duas principais entradas da Arena, tive o cuidado de evitar temas que se referissem a pessoas ilustres do time. Ao longo da história do clube, tantas e tantas pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, deixaram a sua marca e se tornaram ídolos da torcida. Seria impossível homenagear a todas. O painel se transformaria num álbum de figurinhas e perderia o seu valor plástico. Então, busquei um tema que enaltecesse a torcida do Grêmio, razão de ser e causa principal de todas as glórias do clube.

    Assim, nada mais apropriado que passear pela poesia maior do nosso grande Lupicínio Rodrigues e em trechos da letra do belíssimo hino gremista, que tão apropriadamente engloba a síntese do gremismo, achei o tema para os dois painéis. O primeiro, instalado na Entrada Oeste, representei o "com o Grêmio onde o Grêmio estiver", com a torcida emanando dos velhos Estádio da Baixada e do Olímpico para a moderníssima Arena. Pensei, aqui, no pesar de milhares de gremistas em ter que deixar o velho Olímpico Monumental, de tantas glórias. Traduzi em otimismo, orgulho e alegria de mudar para o primeiro estádio padrão FIFA construído na América Latina. Chamei o painel de "Estaremos onde o Grêmio estiver".

    Agora, neste painel, fiz uma alegoria visual do "Até a pé nós iremos", onde pensei na Família Gremista e nos principais títulos oficiais do Grêmio. A Família, indo ao estádio. Um momento de confraternização e união. Um dia de ver o seu clube ser mais uma vez vitorioso, num ambiente saudável, ordeiro e de extrema alegria. Assim é o ideal deste novo Grêmio da era Arena, onde 60 mil gremistas estarão lá, sempre apoiando o Imortal Tricolor. E esta família, caminha em direção à Arena e em direção ao sol, desfilando pelos troféus reluzentes... e o sol é o troféu de Campeão do Mundo, a luz que ilumina todo o quadro.

    Na foto, este Painel pintado em óleo sobre tela e mede 2 metros de altura por 5 de comprimento.

    Referente a 2a. foto:
    O dia 08 de dezembro de 2012 ficará para sempre na memória dos gremistas, pois foi a data da inauguração da magnífica Arena do Grêmio.

    Estive lá com a minha família e tive a alegria de ver o Painel que pintei para a entrada Oeste do Estádio.

    É o primeiro dos dois painéis que ficarão nas duas principais entradas da Arena. Mede dois metros de altura por cinco de comprimento e foi pintado a óleo sobre tela.

    Eu quis representar nesta pintura, as casas do "Imortal Tricolor", ou seja: o Estádio da Baixada, o Olímpico e a moderníssima e atual Arena. Mas, sobretudo, esta pintura busca homenagear o Torcedor Gremista que com suas bandeiras e faixas tricolores, avança em vibrante multidão em direção ao novo Estádio à partir da Baixada e do Olímpico. Batizei a obra de "Estaremos Onde o Grêmio Estiver", aludindo ao Hino do Grêmio, composto por Lupicínio Rodrigues. Estaremos, agora, na Arena.

    Por Erico Santos (autor da obra)

    Saudações tricolores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de emocionar Edu. Obrigado pela contribuição e espero que te manifesta sempre, o bom debate reclama a maior diversidade de opiniões companheiro.

      Excluir
    2. Valeu pelo complemento Eduardo. Quando passei as imagens pro Bruxo acabei esquecendo de enviar estes detalhes importantes.

      Excluir
  2. Grande contribuição, Eduardo, Obrigado!
    Isso é que eu espero de um blog. Veja! O Guilherme proporcionou este contato com a obra. Você nos traz o autor e o histórico dela.
    É muito legal a gente conhecer a motivação e outros detalhes destes painéis.
    Parabéns ao Erico.

    ResponderExcluir
  3. Belos paineis, carregados de simbolismos. Num vemos a Arena recebendo a historia tricolor (os trofeus), os torcedores, a familia. Familia em duplo sentido: a familia tricolor (toda esta nacao azul, preta e branca) e a familia propriamente dita (se contrapondo ao que ate entao eram os torcedores de futebol - esmagadora maioria de homens). Esta ultima, e um convite ao moderno, ao espetaculo, ao lazer. Uma nova filosofia, uma nova visao. Noutro, vemos a saga construida por esta massa de gente que se identifica como "gremistas", desde a Baixada, passando pelo Olimpico e chegando a Arena.
    O Gremio esta de parabens por fazer historia e ajudar a desenvolver Porto Alegra. Se na Baixada estava numa area nobre, na Azenha, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da regiao e agora no Humaita, ira, atraves dos anos, contribuir decisivamente para as melhorias desta area pobre e esquecida de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  4. Fiz o meu comentario sem ter algum outro. Quando publiquei, vi os comentarios anteriores. Creio que nao invalida o meu, ja que o que expressei e a visao de um torcedor vendo estas belas obras (e creio ate que se complementam sem fugir da intencao do autor). Concordo com o Bruxo. Muito bom ter contato com a obra, as palavras do autor da obra e os comentarios dos amigos. Parabens ao Guilherme e ao Eduardo por nos proporcionar isto. Esta e a nossa saga. Para o futuro gremistas.

    ResponderExcluir
  5. Legal, Arih!
    Foi importante o que tu salientaste quanto ao aspecto social da Arena. Claro que infelizmente alguns serão forçados a sair dali pela exclusão social, porém, muitos de camadas mais sensíveis vão se beneficiar das melhorias do entorno.

    ResponderExcluir
  6. Ja estao Bruxo. O primeiro efeito foi uma grande valorizacao imobiliaria que beneficia a todos da area. Permite que alguns de poucos recursos, vendam seus imoveis, antes quase sem valor, por quantias que podem significar, se bem empregados, uma melhoria significativa na vida apertada que levavam. Na outra ponta, o crescimento de estabelecimentos comercias propricia a varios um aumento na renda que antes nao era possivel. Por outro lado, mesma com as demoras politiqueiras, havera melhorias nas condicoes de transito, lazer (pracas, etc...), transportes, reformas de postos de saude, escolas, ... . A propria "Estrada do Parque" em Canoas, ganha um apelo de peso com a Arena e com isto mais uma ponte sobre o Gravatai, melhorando o transito e a acessibilidade de Porto Alegre e regiao. Se para nos gremistas a Arena significa o futuro, um salto de qualidade, novos tempos e ares, nao e diferente para toda aquela area.

    ResponderExcluir