Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Jogo

Com o treinador passado o Grêmio vivia um dilema: Uma defesa sólida – ainda que formada por jogadores medianos – e um ataque improdutivo. Com o Renato parece que a problemática será outra: Conseguir fazer mais gols do que tomar. O balanço do time com Luxemburgo sempre pendeu para a defesa, algo explicável até pela característica insegura do técnico. Doutro lado, Renato se lança ao ataque – como é do seu feitio – mas ainda peca e muito no balanço defensivo.
Do que eu vi no jogo:
  1. Houve evolução, os jogadores parecem começar a entender o que o Renato quer e a insistência com o Zé na ponta foi abandonada. O problema? O meio de campo contínua uma bagunça, o Adriano tem que fazer a de dois e o Souza não faz nem a dele e nem que o Renato pediu para fazer.
  2. O time chega com mais qualidade ao ataque, as opção são maiores do que com Wanderley, a ponto do Elano chegar a finalizar de dentro da pequena área, algo que ocorrera também com o Zé. Por outro lado o Telles – que calou minha boca bonitinho – tem problemas defensivos claros, não em razão de seu futebol, mas sim por orientação de posicionamento e num balanço mal feito com o Zé.
  3. A zaga é filme de terror, ambos são zagueiros ruins que, devido a precariedade do futebol brasileiro, se tornam medianos, comuns. Qualquer deles do lado de um jogador melhor (que não é o Rhodolfo) corre até o risco de se firmar, da forma que estamos temos apenas isso, uma zaga mediana que, com um meio de campo desarrumado e problemático em cumprir seu papel defensivo, vai ficar exposta e inevitavelmente falhará.
  4. Elano cumpriu a função com mais qualidade do que o Zé, o que não é o bastante, talvez o Maxi encaixe por ali – mais um talvez.
  5. O jogador que para mim – hoje – destoa do conjunto. Souza! Deste eu posso falar mal porque já defendi muito e quando disseram o preço da compra eu disse pra pagar e mandar mais 1k pra não ter perigo de desistir. Portanto, vamos aos fatos. A total ineficiência do Souza na defesa sobrecarrega o Adriano – que sempre vai ser o vilão – e desaguá na zaga que vai fazer água. A total ineficiência do Souza no ataque deixa o time penso e, como o Pará cumpre uma função defensiva, deixa aquela faixa de campo isolada, prejudicando ainda mais, se é possível, a débil saída de bola tricolor. Hoje a função do volante é outra, por isso carece de mais alguns jogos para entender a dinâmica de jogo, o problema é que vem fazendo mal esta função da mesma forma que fazia mal a função antiga e daí não há desconto a ser dado. Pra mim a solução é uma, a depender dos treinamentos e aproveitamento de Matheus e Riveiros é banco.
Sigo com minhas projeções iniciais, o time ganhou com aquilo que o Renato é bom – motivação – o que não pode mascarar que “achamos” o segundo gol. De qualquer forma, vamos torcendo e confiando que no próximo jogo haverá evolução.

13 comentários:

  1. Muito legal, Paulo Juliano!
    Também entendi que com o Renato o Grêmio ganhou poder ofensivo e se descuidou defensivamente; não os laterais, mas o miolo da zaga.
    É muito cedo para o novo técnico acertar a "mecânica" do time e torná-lo equilibrado. Sempre achei mais fácil ajeitar o time defensivamente, atacar exige qualidade e organização. Ontem valeu pela efetividade, Jeferson se fosse gaúcho, iria sentar, bolear a perna e cevar o mate que ninguém iria importuná-lo na segunda etapa.
    Sobre Rhodolfo; tomara que venha e seja o zagueiro que jogue e faça o parceiro jogar. Não tenho opinião formada sobre a "bola que joga". Vou dar crédito.
    Sobre Souza; tenho a mesma opinião,precisa encontrar seu futebol que é de imposição física e rápida passada da defesa para o ataque.
    De qualquer forma, entre avanços e retrocessos pontuais, Renato consegue 4 em 6 pontos. Tomara que siga assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o encaixe fosse tão fácil como eu falo qualquer blogueiro era técnico né bruxo, rs.
      Com o Luxemburgo era o marasmo, com o Renato emoção nos 90 minutos, eta vida sofrida essa tricolor.
      Pois deixa eu te dizer bruxo, acho q essa mecânica vai ser complicada, numa comparação entre os lados, na ala direita temos o lateral com melhor chegada no ataque, em compensação temos o volante/meia com a melhor chegada ao ataque também e pior recomposição defensiva. Já no lado direito temos o lateral com melhor composição defensiva e pior chegada ao ataque, mas também temos o volante que, em tese, tem melhor composição defensiva e pior chegada ao ataque. Agora eu entendo pq o Luxemburgo tentou o Zé na esquerda, ficaria mais equilibrado, não deu certo, fazer o que. Ainda confio no Souza e espero, em breve, ver retomar aquele futebol de arrancadas, mas se deixar toda a resposabilidade da marcação em cima do Adriano e Pará a barca afunda.

      Excluir
  2. Exatamente, PJ!
    O "segredo" está no meio de campo; acertar dois volantes de contenção e mais a "ponta do losango". Nem falo em nomes, pois as soluções estão no grupo. De Adriano, Riveros, Mateus Biteco, Souza, repito, deles sairá a solução defensiva, resta o "enganche" que já tratamos em post anterior.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Flavio15/07/2013, 13:14

    Considerando o resultado, excelente. Afinal o que vale são os pontos conquistados sobre um adversário que joga bem.
    É difícil fazer uma análise sobre o desempenho da equipe nessa fase de transição, de treinador, de esquema tático, de motivação, da volta do apoio da torcida. Ainda, vai levar um tempinho pra que o pessoal entenda esse novo ambiente. Ambiente, esse, que vai dar frutos logo ali na frente.
    Mas, como torcedor entende 'tudo' de futebol, hehehe; prefiro q troca do Zé e do Elano pelos guris. Dar cancha pra eles, pois ano que vem será o nosso ano.
    2013 é ano perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente acho que o problema não é o Elano. Acho que num meio bem ajustado ele seria fundamental e poderia dar a qualidade e a objetividade necessária. É o único dos nossos meias que tem a característica de arriscar de fora da área e isto é fundamental hoje em dia.

      Excluir
  4. - Acho que como o campeonato é longo, vamos ter oportunidade de ter o time com os garotos no meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Flavio15/07/2013, 19:36

      Até mesmo por que os guris, além de pratas da casa, são do Grêmio. Em uma futura venda, espero que isso demore a ocorrer, quem sai ganhando é o clube.
      Outro ponto que corrobora para a entrada dos guris é que os que estão aí, tem rendido pouco, digo alguns, não todos.
      Então, por que não tentar com gente nova que quer mostrar trabalho?
      Mas, concordo com campeonato longo, todos poderão mostrar seu valor.

      Excluir
    2. Acho que as oportunidade vão vir antes do esperado. Souza sentiu e deve desfalcar o time sábado. Como o Adriano está suspenso, deve entrar um dos guris junto com o Riveros (se este tiver condições legais).

      E agora surgiu a informação que o Zé pode ser denunciado por um lance faltoso e pegar até 6 jogos. Caso se confirme, novamente a alternativa passa pelos jovens.

      Excluir
  5. Amigos!
    Para o Riveros entrar só se o Barcos continuar fora ou abrir mão do Máxi.
    Essa do Zé Roberto é palhaçada, principalmente pelo histórico do cara. Foi uma entrada forte, mas não desleal.
    Bressan pode estar saindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que, inicialmente, o Riveros vai entrar e o Maxi esperar surgir novas oportunidades. Ao menos no jogo em Criciúma.

      A não ser que o Maxi vire titular, o que eu acho que não vai acontecer no curto prazo (não porque falte qualidade, mas por uma questão de adaptação).

      Excluir
    2. Guilherme!
      O Riveros já tem condições legais?

      Excluir
    3. Ainda não, mas parece que será regularizado esta semana. Ao menos é a nova promessa...

      Excluir
  6. GRÊMIO TV: GRÊMIO 2 X 1 BOTAFOGO
    http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=16335&language=0&news_type_id=4

    ResponderExcluir