Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Opinião





Grêmio empata e se distancia dos líderes
 
                                            Ficou difícil. Ao perder 5 pontos nos dois últimos jogos, sendo estes em casa, o Tricolor sinalizou que está se despedindo do título do Brasileirão. Apenas uma grande contribuição de Cruzeiro e Botafogo, não será suficiente para voltar à briga. O Tricolor terá que fazer bem mais do que realizou até aqui. 
                                    O time carece de equilíbrio e isso ficou evidente esta noite, quando Renato mexeu bem, incluindo Elano e Vargas o que deu ofensividade a equipe a ponto de chegar ao gol (Elano) e criar boas chances para ampliar.
                                  Essa mudança de postura, tal qual a história do cobertor curto, fragilizou a defesa e o treinador percebeu a ponto de promover a entrada de um volante, Matheus Biteco. Pois antes da modificação ser processada, William José ganhou um espaço privilegiado entre os zagueiros e mandou no canto de Dida. Um empate que castigou o bom desempenho do time gaúcho na etapa final.
                                      Os destaques foram Elano e Vargas, mais Souza. O grande perigo que vejo é o time perder o conjunto com as novas  (ou velhas) alternativas que Renato ganhou. As modificações que se fizerem necessárias, não poderão descaracterizar a pegada que levou o time a entrar no G-4.
                                       Neste momento, acaba o jogo do Cruzeiro e praticamente o campeonato. 
                                      

2 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: A mudança para o 4-2-3-1 (Pará-Gabriel-Rhodolfo-Alex Telles)(Riveros - Souza) (Elano-Kleber-Vargas)e(Barcos) melhorou muito o Grêmio ontem. Gostaria de ver o Renato dar sequencia a essa formação pelo menos para jogos em casa. Infelizmente o gol do Santos pode ter deixado o Renato em dúvida sobre a eficiencia desse esquema. No entanto, o gol do Santos foi resultado de uma combinação de falhas que nada tem de relação com o esquema: posiciomento errado dos volantes que deixaram a zaga no mano-a-mano com os atacantes e, claro, com a camera lenta do Dida. Se termina 1x0 acho que esse esquema se consagraria na cabeça do Renato.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Leonardo!
    Essa tua leitura é a que falta aos jornalistas da grande mídia, cujas análises estão atreladas aos resultados das partidas e o efeito rentável delas em seus "produtos". O (in)sucesso do segundo tempo, não pode confundir a cabeça do Renato, pois a desatenção da zaga e em especial, do Dida, não é todo dia que acontece, ou seja, o time melhorou, apesar do 1 a 1 e deve ser testada novamente esta formação.
    Como escrevi anteriormente, o Renato precisa se reinventar, sem perder a pegada. É por aí.

    ResponderExcluir