Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

Opinião




Nós e a Imprensa

O Grêmio foi mal ontem. Não foi só ele, a Imprensa também.

O time como um todo se houve mal. Tivemos problemas na zaga, a bola aérea foi um martírio, os laterais foram sofríveis, especialmente o menino Breno, não houve criatividade no meio-de-campo, Rodriguinho e Dudu não foram consequentes; o nosso goleiro falhou no único gol, Maxi Rodriguez se repetiu; seus lampejos até agora, são só lampejos de bom jogador. Barcos é um episódio à parte nesta crônica, porque foi bem, mas como já disseram sobre o biquini, mostra tudo, mas não mostra o essencial. Ele foi o "fabricante" dos lances perdidos, não recebeu nenhuma bola para empurrar para as redes; no entanto, no que mais interessa para o jogo e torcida, ou seja, o gol, ali, Barcos fracassou. Não se trata de um perna de pau, mas alguém que está em má fase ou ansioso; errando no último lance do confronto, cresceu a sua falha diante dos olhos de todos.

Como as críticas só tem sido para ele, Barcos funcionou como um pára-raios para o time e comissão técnica, porque Enderson também tem sua parcela de culpa ao não mexer cedo na equipe. Dava para sair com os três pontos do Morumbi.

Onde entra a Imprensa? Bom, a falta de profissionalismo de alguns está escancarada, resta saber se é despreparo ou outra coisa. 

Como escrevi ontem, "andei" pelas 3 maiores emissoras de rádio do RS no pós-jogo, li o MM e em todos estes canais de comunicação vi críticas a atuação de Barcos, nenhuma com a mesma intensidade para os demais jogadores do time. Concluí pelo óbvio, Barcos fora o responsável pela derrota. Tão somente ele na visão da Imprensa.

Um repórter babava a cada avanço do "Fora Barcos" no top 10 do tweeter, atitude que passa longe do profissionalismo. Sua última frase: "O Barcos não perdeu o ônibus, isso, ele não perde".

Esse é o papel nosso. Da torcida, do apaixonado. Agindo assim, tomando o lugar nosso, parte da Imprensa dá margem a um monte de conclusões.

É justo? É profissional a atitude desse .... vamos chamar de repórter, com a licença dos verdadeiros repórteres? Então vamos a outro episódio recente; o desaparecimento da Taça Lupicínio Rodrigues, alardeada pelo Inter, dando a entender que ela fora roubada. A notícia permaneceu por mais de um dia na mídia. O que aconteceu quando descobriram o destino do troféu? Todos, com uma única exceção, Mário Marcos de Souza, (Perguntar não ofende), repito, apenas o MM tratou o assunto com a devida seriedade, os demais,  aqui uma ressalva, não tenho como acompanhar todo mundo, trataram Rafael Moura, que levara a taça para fora do estado, como se ele fosse um pré-adolescente que fez uma peraltice, uma brincadeirinha, - nana nana nina não, menino mauzinho, devolve o brinquedinho que não é teu!

Todos muito sorridentes. A entrevista coletiva com ele? Um piquenique, um convescote, um festerê. Nenhum questionamento sério. Todos entraram no "clima".

Assim são tratados os assuntos por parte de nossa Imprensa. Ao sabor das preferências ou algo pior.


16 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: a maneira com que o André Silva (Radio Gaúcha) se deleitava sobre reação da torcida em relação ao gol perdido pelo Barcos foi de uma completa falta de ética. Ele ficou estimulando o achincalhe do Pirata pelos os torcedores (já de cabeça quente pela derrota). O azar do Barcos está tão grande que esse achincalhe foi facilitado, em parte, devido ao fato do gol perdido ter sido o ultimo lance do jogo. Isso facilitou para os mau-intencionados emendar e intensificar as criticas. Na verdade, o Barcos criou a duas oportunidades de gol em lances de total individualidade e, por uma lástima para nós gremistas, ele perdeu os dois gols. A culpa da derrota não pode ser jogada em cima do Barcos. O Grêmio atuou, novamente, como time pequeno e perdeu uma grande oportunidade de vencer.

    ******************
    Gosto do futebol do Barcos e ele é sim um dos melhores atacantes disponíveis no mercado brasileiro. Quem é melhor que ele: Wellington Paulista, Rafael Moura, Marcelo Moreno, Borges, Guerreiro, Hernane Brocador, Jô, Zé Love, Waltão? Deixem o Pirata trabalhar em paz que ele responde. O objetivo dessa turma é expulsar o cara do Grêmio, que por sua vez, não vai achar um substituto a altura. Um cara que faz gols com a categoria que ele fez contra o Corinthians no Brasileirão 2013 e de cabeça contra o Inter no primeiro Grenal da decisão é, sim, um cara diferenciado.

    *****************
    A impressa vermelha fica, de maneira sistemática usando técnicas de guerrilha, com o intuito de desestabilizar a instituição Grêmio. No meu entender a conduta do referido 'reporter' mereceria uma nota de repúdio do clube e um convite para que não apareça mais para fazer a cobertura do futebol do Grêmio. Eliminar esse tipo de X-9 do ambiente gremista é possível ou é cercear a liberdade de impressa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reforçando, Leonardo!
      Ninguém conferiu a veracidade da notícia paulista da vinda do Sóbis.
      Só trataram de perturbar o ambiente.

      Excluir
  2. Leonardo!
    Concordo plenamente. Nos deem um centroavante melhor que qualquer um de nós aplaudirá e dará força. Serve para o Barcos, serve para o Marcelo Grohe. Enquanto eles forem melhores que os demais, devem continuar.
    Desses que tu citaste, realmente não tem nenhum melhor que o Pirata.
    Não sei se é só falta de profissionalismo do André Silva. É muito estranho o comportamento dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo

      Bruxo: Ninguém da imprensa comentou, por exemplo, que a mão dentro da área (ao meu ver penalti claro, pois corta a trajetória da bola) do zagueiro do SP foi para evitar um gol do... Barcos!!! A má intenção é evidente!

      Excluir
  3. Leonardo!
    A má vontade é tão grande e é notada, especialmente, quando o Pirata recua em certas jogadas, sempre, mas sempre é citado isso.
    Outros jogadores de outros clubes, centro-avantes também, fazem isso, mas nada é comentado.

    ResponderExcluir
  4. Certamente ha interesses por de tras desta manifestacao. Nenhum profissional, por mais torcedor que seja, chega a um ponto mediocre destes.
    Voces conhecem a patrulha ideologica do partido que esta no poder? Pois e. Faco aqui uma comparacao muito valida. Alguns torcedores do Inter se especializaram em fazer uma patrulha pro time, similar. Qualquer noticia que saia denegrindo seu clube, jogadores e demais questoes envolvendo o colorado, partem para o contra ataque, contra informacao, etc, mesmo as mais inocentes.
    Nos gremistas nunca fizemos algo assim. Esta na hora de imitarmos o que deu certo no partido e no outro clube. E isto nao se restringe ao radio e a televisao, mas sim em todas as midias.
    Todos sabemos que a cupula da RBS e gremista e a primeira vista beneficiaria o tricolor, como a Globo faz com o Flamengo. Grande engano. Olhem com atencao as reportagens. Devido aquela patrulha ideologica que mencionei, o esmero com as noticias do co-irmao sao muito maiores. Este e o resultado de anos de protestos contra o pseudo beneficiamento ao Gremio, que na realidade nao ocorre.
    Querem um exemplo? Quando o Inter foi disputar seu mundial um torcedor reclamou muito devido a empresa nao estar fazendo uma cobertura a altura do evento e que beneficiou ao Gremio em sua ultima disputa. O jornalista simplesmente respondeu que nunca na historia da empresa haviam feito uma cobertura daquela magnitude, deslocando tantos profissionais para um evento esportivo.
    Quanto ao Barcos, todo o centro avante perde gols, todos, sem excecao. Ha inumeros exemplos.
    A questao reside na quantidade e na qualidade de bolas que chegam para o sujeito finalizar. Barcos tem recebido muitissimo pouco em quantidade e menos ainda em qualidade para finalizar.
    Os gols perdidos contra o Sao Paulo refletem a pressao que esta sofrendo. Tivesse chegado mais bolas e ele teria feito um, com certeza.
    Se analisarmos melhor creio que os 16 gols do Pirata sao 50% dos gols do time no ano (ou muito proximo disto). Na pratica isto nos diz que e ele quem resolve, quem decide.
    Continuo confiando na qualidade do Barcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      Na RBS a cúpula é ligada ao Grêmio, mas "o baixo clero", aquela turma que tem diariamente o microfone e o teclado na mão, este em sua maioria é vermelha. E não adianta dizer que é profissional, basta ver o Brito e o Saraiva cobrindo jogo do Tricolor. São papos orquestrados, diálogos combinados previamente, escada para um e outro, tudo com objetivos bem conhecidos.

      Excluir
    2. O jogo era Inter x Cruzeiro; adivinhem que repórter lembrou do Barcos, quando Moreno fez o terceiro?
      Não satisfeito, mentiu, dizendo que o Grêmio pagava parte do salário do atacante mineiro.
      Logo foi desmascarado pelo próprio jogador.
      Êta profissionalzinho de quinta categoria.

      Excluir
    3. Leonardo

      Bruxo: É brabo! Estou escutando o pós-jogo da Gaúcha e, até o presente momento, nenhum destaque para o fato do Grêmio ter permanecido no G4. Falaram até do Goiás lá em cima, mas estão pianinho com o Grêmio. Ontem o prognóstico era o Grêmio cair para sétimo. A boa noticia é que o secador ferrou a coluna!

      Excluir
    4. Pois é, Leonardo!
      Assisti quase na íntegra, Galo x Criciúma em Ipatinga. Tá tudo japonês neste primeiro momento.
      Não tá bom, mas não é esse caos que pintaram ontem.

      Excluir
  5. Nao sou de utilizar este tipo de dado como referencia, pois considero que ha muita parcialidade, muita manipulacao dos dados, mas ... .
    Repararam que Marcelo Grohe e Werley lideram em suas posicoes a Bola de Prata?

    ResponderExcluir
  6. Estao falando muito do Barcos mas esquecem que, por exemplo, ele deu a assistencia ao gol do Rodriguinho. Ate eu lembrei do Moreno, no entanto Moreno fez 9 no ano e Barcos 16. Pequena diferenca.
    A solucao perfeita seria contratar nao o Messi e sim o CR7, porem seria muito bom vir acompanhado do Di Maria.
    Detalhe. Detalhe. So isso.

    ResponderExcluir
  7. Estou fora do RG a muito tempo. Uma pergunta: Ha algum movimento para derrubar o Gremio?
    Se nao, onde andam os gremistas que nao protestam contra estes jornalistas "imparciais"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      Passada toda a rodada, começamos a ver que a derrota doeu, mas estamos no G-4. Tem time que teve uma ajudinha nas papinhas das primeiras rodadas e não embalou.
      O repórter fofoqueiro já tomou uma bola nas costas, quando um colega de emissora entrevistou o Moreno e o centro-avante desmentiu no ato a mentira plantada por ele que o Grêmio pagava parte dos salários do atacante.
      Os torcedores começam a abrir os olhos.

      Excluir
  8. O Rafael Moura devolveu o Trofeu surrupiado "inocentemente"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O He-Man deve ter recebido até tapinhas nas costas dos setoristas do Colorado.
      Que palhaçada!!

      Excluir