Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Opinião



A teoria na prática é outra

Há muito acompanho futebol; quase 50 anos. Neste tempo não vi, ouvi, li, algum torcedor gremista ou até de outros clubes, ser contra o aproveitamento de atletas da base, os antigos "pratas-da-casa"; chega ser um mantra, especialmente, quando o time vai mal ou passa por um jejum forçado; sem títulos. Logo se diz que o time não tem raça, que é composto por um bando de mercenários, que não tem identificação com o clube, a sugestão está na ponta da língua: Colocar a gurizada de "baixo".

Pois bem, eu fico bem à vontade, porque sempre fui a favor do grande jogador, seja da base, seja um "estrangeiro", porém, se tivermos dois semelhantes, aposto no da base.

Neste momento, o Tricolor através de seu presidente e do retorno de Luiz Felipe, repito, o Tricolor, acena com a volta do olhar para os garotos da base, anseio de todos os torcedores, isto é, ver a gurizada subindo para o grupo principal, buscando seu espaço entre os 11 titulares. Ótimo? Parece que não. Vou exemplificar:

Lucas Coelho quase na hora do jogo, sentiu um desconforto e ficou de fora, em cima da hora. Ronan, um garoto de apenas 19 anos, terceiro na hierarquia da camisa 9, é surpreendido com uma chance inesperada, entretanto, um carne de pescoço, ou seja, praticamente estrear contra o Cruzeiro no Mineirão.

Lá foi Ronan, um menino da base em sua primeira aventura no time "de cima" com menos de 14 dias integrando o grupo principal, pois não é que um blog "gremista" de importante órgão de comunicação gaúcho, "esculhambou" como o menino, já o rotulando como um novo Adão (para quem não sabe, centro-avante campeão gaúcho pelo Caxias de Tite em 2000), que infelizmente não deu certo no Grêmio. Baita força!!!

Então fica assim: A teoria na prática é vista com outro olhar; aí, eu apelo para a frase emblemática de Celso Roth: "É difícil, é complicado".

Pobres garotos da base com um "apoio" desses.

10 comentários:

  1. Queres o que Bruxo,gritaram a morrir,fica profexoxo,e fica zero, zero eu te amo, e a ba,bem a base,fica para depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heraldo!
      O problema não a base pela base; o Ronan pode até ser um perna de pau, mas não será em 45 minutos de sua estreia que a gente ficará sabendo. É a incoerência de pedir a base e sequer dar tempo para uma avaliação.

      Excluir
    2. Nãote critiquei,pois criticam somente por criticar,um exemplo é o luan,que uns ja o comparam com o bruno soneca,e o futebol dos 2 é muito diferente.A base do GREMIOé muito boa,e revela muitos bons jogadores, cassio,jorgelucas,polga,wendel,lucas leiva,anderso,carlos eduardo,douglas costa,e tantos outros que daria um bom time,somente com a base,o grande problema é o aproveitamento desta piazada,e uma politica de esquema de jogo do time do GREMIO,acredito,que achado o esquema que o time vai jogar,ex: 442,então do sub espermatozoide,até a melhor idade,teriamos este esquema,trazendo treinadores que mostrem um bom trabalho neste esquema adotado,e a busca de reforços que sabem jogar neste esquema.

      Excluir
    3. Heraldo!
      Eu tinha compreendido.
      Essa gestão (do Koff) tem histórico de aproveitamento, é só ver o time de LA de 83 e também de 95.
      O problema é o "esquemão" com os empresários; aí, realmente, aparecem bruxos que sequer servem para amarrar as chuteiras dos da base.
      A torcida entra na pilha deles e já começa a queimar botando apelidos pejorativos ou fazendo comparações indevidas.

      Excluir
    4. Paulo Juliano23/08/2014, 12:58

      O negócio é que há uma enorme diferença entre aproveitar a base e jogar os garotos no fogo. O ideal, não tenho dúvidas, é que a molecada entre aos poucos, num time ajustado, com confiança para desenvolver o seu futebol. Sem sempre isso é possível, nem sempre temos um time ajustado, daí, na minha opinião, faz o correto Felipão, coloca os garotos aos poucos, sem compromisso e dá tempo, permite que o jovem erre, se o veterano sente a pressão que dirá o garoto.
      Problema é, a torcida espera que o prata da casa entre e resolva, cobra atuação de gala SEMPRE, daí já sabe, o que "apoiava" a base é o primeiro a vaticinar que o jogador não serve.

      Excluir
    5. Concordo, PJ!
      Inclusive a entrada aos poucos (vide Wallace), pode ser estratégia do treinador nesta fase de inconstância do time. Não identifica apenas o garoto com os insucessos.

      Excluir
  2. Paulo Juliano23/08/2014, 13:13

    Diria meu velho, "transmimento de pensação" Bruxo. Era um dos pontos que eu queria abordar, mas por outro enfoque: Me apego a comentários e fico matutando neles e um que me chamou a atenção foi do Glaucio quando destacou que teve nego descendo o cacete no Gringo porque não deu sequencia ao Lucas Coelho, ignorando o desimportante detalhe que estava machucado...
    Enfim, não é a primeira vez que vemos torcedor se antecipar aos eventos e dar pitaco quando pouco sabe sobre a realidade, como bem detectou a propaganda, é o palpiteiro.FC, ou o tudólogo, que sobre tudo tem opinião.
    Não que eu veja qualquer problema quando isso vem da torcida, afinal, é passional e não tem compromisso com qualquer profissionalismo, fora a vergonha (que nem todos tem) pouco influencia no clube o comentário do "torcenauta"
    O que pega mesmo é quando não se admite o erro e daí começam a serem criadas as teses, as lesões passam a ser suspeitas, os jogadores que entram são taxados de bruxos e, ao fim e ao cabo, todo mundo vira vagabundo.
    É emblemática a frase "é difícil, é complicado"..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      A principal causa é o jejum de títulos, mas tem outras; quando os dirigentes usam o clube; isto é, o Grêmio é o meio, não o fim de suas ações, empresários e torcedores "remunerados" + jornalistas desavisados.
      Leio na ZH de hoje, edição impressa, que Barcos tem 19 gols na temporada. Os caras não se preocupam nem em conferir os dados: 13 no Gauchão, 2 LA, 5 Brasileiro; total 20.
      Pior é que tem blogueiro profissional pegando carona nos dados errados da RBS.

      Excluir
  3. Bruxo, eles ganham para publicar esses erros que encontramos todos os dias.

    A lista dos 20 gols de BARCOS:

    26.01.2014 - Grêmio 4 x 0 Aimoré (São Leopoldo) - Gols: BARCOS 13, Bressan 22, Edinho 27 do 1º tempo, Kléber (pênalti) 33 do 2º tempo
    05.02.2014 - Grêmio 1 x 0 Veranópolis (Veranópolis) - Gols: BARCOS 29 do 2º tempo
    09.02.2014 - Grêmio 1 x 1 Internacional (Porto Alegre) - Gols: Fabrício 44 do 1º tempo, BARCOS (pênalti) 34 do 2º tempo
    19.02.2014 - Grêmio 3 x 2 Caxias (Caxias do Sul) - Gols: Zé Roberto 18, Júlio Madureira 21, Baiano 24, BARCOS 33 do 1º tempo, BARCOS 3 do 2º tempo
    22.02.2014 - Grêmio 3 x 0 Novo Hamburgo (Novo Hamburgo) - Gols: BARCOS (pênalti) 7, Dudú 10 do 1º tempo, BARCOS 9 do 2º tempo
    09.03.2014 - Grêmio 3 x 1 Passo Fundo (Passo Fundo) - Gols: Bruninho 2, BARCOS 6 do 1º tempo, BARCOS 1, Luan 24 do 2º tempo
    23.03.2014 - Grêmio 3 x 0 Juventude (Caxias do Sul) - Gols: BARCOS 9 do 1º tempo, BARCOS (pênalti) 12, BARCOS 27 do 2º tempo
    30.03.2014 - Grêmio 1 x 2 Internacional (Porto Alegre) - Gols: BARCOS 14 do 1º tempo, Rafael Moura 7, Rafael Moura 27 do 2º tempo
    02.04.2014 - Grêmio 2 x 0 Atlético Nacional (Colômbia) - Gols: Dudú 7, BARCOS 23 do 2º tempo
    10.04.2014 - Grêmio 1 x 0 C Nacional (Uruguai) - Gols: BARCOS (pênalti) 12 do 1º tempo
    11.05.2014 - Grêmio 2 x 1 Chapecoense (Chapecó) - Gols: BARCOS 30 do 1º tempo, BARCOS 19, Tiago Luís 46 do 2º tempo
    27.07.2014 - Grêmio 2 x 3 Coritiba Gols: Zé Love 3, BARCOS 11, BARCOS 19, Zé Love 27, Alex 48 do 2º tempo
    02.08.2014 - Grêmio 1 x 2 Vitória Gols: BARCOS 10 do 1º tempo; Caio 13, Caio 31 do 2º tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro!
      No caso deles, errar é grave, mas afinal, ninguém é perfeito; o problema está na condição de comunicadores e repetirem o erro.

      Excluir