Páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Opinião




Goleiro Fábio salva o Cruzeiro

Pode uma derrota ser animadora? Pode; o Grêmio provou isso hoje.

Jogando fora contra o líder, o Tricolor controlou bem a partida, teve as melhores chances, as mais reais, que proporcionaram ao Fábio ser o melhor da partida e no detalhe, na saúde de Dedé, sua arrancada e um erro de posicionamento ( Dagoberto ficou livre ), acabou sendo penalizado pela derrota.

O Imortal apresentou um miolo de zaga eficiente, Zé Roberto quebrou o galho na lateral, Ramiro esteve bem, porém, os destaques foram Dudu, Fellipe Bastos e Luan. Grande atuação do menino. 

Destoaram, Ronan, sempre fora do lugar, o que é compreensível, Riveros descontado e Edinho que entrou mal. Marcelo, eficiente, Pará, uma falha decisiva.

Uma menção especial para Fellipe Bastos, um jogador que parece talhado para atuar no Tricolor. Guerreiro, técnico; uma contratação que lembra as de Nildo, o centro-avante e dos volantes Dinho e Sandro Goiano, isto é, chegadas discretas, mas, fazendo história no clube. 

Vi pela tevê e agora ouvindo a Rádio Guaíba no pós jogo, houve coincidência; o camisa 6 foi eleito o melhor do Grêmio. Aliás, a velha Guaíba de guerra está retornando, especialmente com as novas aquisições mais a decadência esportiva da Gaúcha. É animadora a realidade da Guaíba.

Contra o Corinthians, a grande prova que o Grêmio pode dar de sua recuperação.


18 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: Está ficando chato e monótono. As falhas cruciais vêm sempre da parte inicial da escalação: Marcelo Grohe, Pará e Werley agora coadjuvados pelo Edinho 'Bicanca'. Levar gol no finalzinho do Dagoberto é inaceitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo!
      Verdade; até o pessoal da defesa já está falando abertamente sobre isso. O Rhodolfo abriu o verbo. Há um rodízio de falhas por partida, mas os nomes são os mesmos.
      Acho que os atacantes fizeram certo hoje; bateram com convicção. Mérito do arqueiro.

      Excluir
    2. Leonardo

      Bruxo: A gente fica chateado, mas o jogo foi muito tático e muito bom de assistir! A gente fica chateado é com as reincidentes falhas "juvenis". Novamente boas atuações do Rhodolfo e do Fillipe Bastos. O Dudu e Luan ainda pecam nas conclusões, mas também jogaram taticamente muito bem. Ramiro e Riveros muito bem do ponto de vista tático. Espero o retorno do Wallace contra o Corinthians. Com um pouco mais de qualificação acho que o Grêmio disputa a Copa do Brasil e luta pelo G-4.

      Excluir
    3. Guilherme Cé22/08/2014, 08:50

      Desculpa Leonardo, mas acho injusto colocar algo na conta do Grohe. É verdade que falhou 1 ou 2 vezes no nacional, algo que todo goleiro falha (inclusive o Fábio...) mas o problema não é ele. Comparar ele com o Pará ou Werley é uma injustiça com o belo brasileiro que vem fazendo.

      Excluir
  2. Leonardo
    Também fiquei animado para a Copa do Brasil. Achei que o Wallace poderia ter entrado no lugar do Riveros; Luiz Felipe optou pela experiência de Edinho, mas o que se vê é mais uma esperança que ele jogue bem do que a realidade. Edinho, até o momento, está devendo.

    ResponderExcluir
  3. Complementando, Leonardo: No gol, aconteceu aquilo que o Arih chamou de "fazer o pêndulo"; o Zé estava no ataque, o quarto zagueiro veio para lateral, o beque central veio para a esquerda e o Pará fechou no meio da zaga; só que ele, por cima, compromete. Acho que era indefensável para o goleiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro22/08/2014, 08:32

      O brabo é que o Dagoberto deve ter no máximo a mesma altura do Pará.

      Perdemos uma grande chance de ver "qual é" a do Matias.

      Excluir
  4. Glaucio Missioneiro22/08/2014, 08:30

    Dudu tem que jogar pela direita, e Luan pela esquerda. Quando mudaram, na metade do primeiro tempo, tomamos conta do jogo. Só que o Luan não pode jogar buscando a bola na defesa, por vezes se enrola com a bola, temo que isso possa queimá-lo.

    E o Marcelo, hoje, pelo alto, ganhou todas.

    O Zé foi bem, até os 15º do segundo tempo.

    Foi um baita jogo, cada time com sua proposta, o resultado foi um crime. 1x1 ou 2x2 seria mais justo.

    Detalhe para os desfalques, em ambos, do centroavante.

    Edinho e Fernandinho....é muito inho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio!
      Só espero que ninguém queime o menino. O Ronan pode até ser um "pereba", mas, posto na fogueira como ontem, é precipitado,
      Não foi ninguém aqui do blog, mas já andei lendo na ZH que era um "novo Adão".

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro22/08/2014, 13:36

      Não tem fundamento, bruxo. Eu também li a pérola...E tem gente criticando o Felipão por ter colocado NO LUGAR DO LUCAS !

      Sendo que o Lucas não jogou por lesão.

      Excluir
    3. Guilherme Cé22/08/2014, 13:40

      Quanto ao Ronan estou de acordo. É muito cedo para qualquer tipo de avaliação!

      Excluir
  5. Guilherme Cé22/08/2014, 08:49

    É uma pena, o resultado "mererecido" seria o empate, o quem sabe até uma vitória tricolor. Mas é do jogo, merecimento não ganha jogo. No entanto é bom ver o time acertado em campo, jogando de igual pra igual.

    Sobre o gol, nada justifica a falha do Pará. Se continuar no time ele não pode ser responsável por bola aérea alguma, não tem estatura e muito menos capacidade pra fazer isto. Só que vale frisar o início do lance, Dedé arrancou, teve liberdade pra correr livre uns 60 metros e cruzar. Em um time com 3 volantes isto não pode acontecer, mesmo que em um contra-ataque. Ainda mais no fim de um jogo como de ontem.

    Isto não alivia o erro do Pará, mas é preciso sempre rever o lance todo, muitas vezes é possível evitar bolas alçadas na área lá na intermediária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Comentei com os meus colegas de trabalho, hoje de manhã. Nada redime a falha ou limitação (existe diferença) do Pará, mas com 3 volantes, o Dedé atravessar o campo todo ...

      Excluir
    2. Guilherme Cé22/08/2014, 13:51

      Pois é. Outra coisa que me chama atenção. Quando é o cruzamento pelo lado direito, é culpa do Pará. Quando é do lado esquerdo e sobra pro Pará a marcação do atacante (não seria papel dos zagueiros e, na impossibilidade de um, primeiramente de um volante?) a culpa é dele também. Eu, sinceramente, não lembro de nossos laterais esquerdos este ano (Wendell, Breno, ZR...) ter a incumbência da marcação dos atacantes na área... Isto não quer dizer que se tu tem o lateral alto e bom cabeceador não possa usá-lo pra isto, mas não é o caso. E também não dá ao direito do Pará, mesmo que fora de "função", cometa um erro destes.

      E vi respingos da responsabilidade caírem no Werley (e eu concordo), porque, apesar do cara não ser o dele, podia ter tentado intervir, me pareceu perdido. Agora comparem com lance do Grenal, onde o Rodolpho nem citado foi... Ele também abandona o lance e nem vai na bola... É preciso ser justo e coerente nas críticas.

      De qualquer forma, acho que deu de Pará, que se dê chance pro Matias 2 ou 3 jogos. Se for pior, paciência, vamos ter a certeza que de fato o Pará está aí há 3 anos porque é o "menos ruim". O mesmo vale pra Geromel e Werley.

      Excluir
  6. Guilherme Cé22/08/2014, 09:35

    Outra coisa. Estou "cansado" desse esquema com 1 atacante fixo e 2 "meias" atacantes (Luan e Dudu) abertos. Não vejo grandes resultados, parece que tá fácil de marcá-los, salvo um que outro lance individual. Talvez porque falte parceria pra tabelar e fazer jogadas.

    Acho que é hora de voltar ao tradicional esquema com 2 atacantes (e aqui pode ser o 4-4-2 ou 3-5-2), deixando um centroavante e o atacante com liberdade de se movimentar ao redor.

    ResponderExcluir
  7. Não vi o jogo, depois posto algo com as minhas impressões, só vi mesmo o lance do gol, claro que o Para deveria ter subido com o Dagoberto, mas as vezes parece que a "ânsia" do lateral não o ajuda, afinal, o que ele tava fazendo ali, entrando na área com o Dagoberto - que pela televisão entrou pelo meio. Acho que se tivesse ficado quietinho lá na lateral dele nem seria mencionado no erro que, na minha opinião, foi muito mais do Werley, esse na bola aérea tem se superado no mal posicionamento.
    De qualquer forma o Rodolfo cansou da parceria.
    Só vejo um motivo pra manutenção de alguns e vou explicar depois com mais vagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      O Rhodolfo cansou da parceria (2).
      Aguardamos o teu post, amigo.

      Excluir
    2. Guilherme Cé22/08/2014, 13:54

      Tenho a impressão que o Werley estava marcando outro jogador no Cruzeiro, mas é fato que estava perdido ali (no fim não marcou o dele nem o outro) e poderia ter ido na bola.

      Excluir