Páginas

domingo, 19 de outubro de 2014

Opinião



Sob nova direção

O Tricolor teve eleição para presidente ontem e ao contrário da anterior, a situação venceu.

Diante disso, fiz um trocadilho no título da crônica, ou seja; não se refere a novos nomes, mas sim um jeito de comandar o nosso clube.

Mesmo fazendo reparos aos nomes de Homero e Romildo, pois nenhum deles me entusiasmam,  isso, associado ao histórico ruim dos sucessores de Koff nas vezes anteriores, preocupa, vide crônica recente, no entanto, acredito que a continuidade, nesse caso, é salutar.

Koff permanece como uma "eminência parda", um presidente oficioso, porém, se restringir sua ação ao futebol tão somente, poderá reprisar com Luiz Felipe, a dobradinha vencedora de antigamente.

Sem as preocupações do problemaço "Arena/OAS", com uma comissão técnica competente, muito afinada com a torcida mais o acerto nas categorias de base, o Tricolor poderá enfim, voltar-se para o caminho das vitórias, a tal nova direção de aí acima.

Bolzan dificilmente conseguirá pacificar as correntes políticas com tato, diálogo, paciência, muitos querem ver o circo pegando fogo. O que realmente pacifica são vitórias, títulos.

Pode estar certo que numa era vitoriosa, os tapinhas nas costas, apertos de mão e sorrisos, virarão uma constante na vida de Bolzan Júnior. Sem as vitórias, talvez só com a intervenção  de Francisco I.


29 comentários:

  1. temos alguém que faz isso?

    http://www.youtube.com/watch?v=0QMp-i7CpdE

    ou isso ?
    http://www.youtube.com/watch?v=5G8nbLn5i_k

    chega indiada, cansei de ter paciência com nulidades, já são 10 JOGOS do inhosinhodoendersinhoedoruizinho, e NADA parecido com o que esse guri já fez por aqui, mesmo sem nunca ser titular absoluto, (e nem no Vasco é)

    esse piá é sem dúvida o melhor jogador tecnicamente (dane-se o Ruiz, só tem chute mais forte) do grupo

    dá raiva....a gente tendo que parir bigornas pra fazer gol, e não ter esse cara nem no banco como opção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Esta saída dele vai fazer bem.
      Veja que no Grêmio, dificilmente entrava na área, só se via os chutes de média distância.
      Ano que vem terá chances de provar.

      Excluir
    2. fazer bem pra quem meu? eu sei pra quem fez mal, e foi pra nós

      e que nessa porra de time chute? dudu, fernandinho, luan?

      alguém consegue entrar na área a dribles?

      em 2013 ele fez muito mais do que todos que estão aqui hoje che, tem que provar o que? pra quem? repito NO MÍNIMO pra banco serve, não vai ganhar jogo sozinho, mas é muito melhor do que os atuais

      só que os escolhidos não precisavam provar né? só esforço basta né? veja só....

      dane-se esforço, eu quero é bola na rede do adversário, e esse cara sabe os caminhos

      Excluir
  2. Glaucio!
    Renato, Luiz Felipe e Enderson; os três barraram Máxi, não pode ser só implicância.No Vasco, Adilson e Joel Santana, também.
    Na minha opinião, ele ainda é peladeiro, não tem sentido coletivo, mas deverá evoluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único que barrou Maxi foi o Enderson. Com os demais ele jogou/joga.

      Com Renato tinha a questão dos estrangeiros (Vargas, Barcos e Riveros);

      Felipão nem teve tempo de observá-lo, nada me tira da cabeça que "cantaram" pra ele apostar no guinho....

      No Vasco, Douglas é titular incontestável, vai jogar com dois que não marcam de que jeito?

      E mesmo assim, vou ter que repetir quantas vezes? PODE NÃO SER CONFIÁVEL PRA TITULAR, MAS É MAIS ÚTIL DO QUE OS QUE ESTÃO AÍ.

      Com 24 anos, já tem METADE dos gols de 77 inho na carreira inteira!

      EMPRESTAR FOI KHDA GRANDE, PERIGAMOS NEM PEGAR LIBERTADORES POR FALTA DE GOL!

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro20/10/2014, 08:04

      me passei nos números, só lembrava dos 17 gols do 77 pelo São Paulo, contra os 8 do Maxi (entre Grêmio e Vasco)

      se pegar o que consta na wiki, Maxi tem 35, 77inho 36....(deve ter mais)

      Excluir
    3. Guilherme Cé20/10/2014, 09:13

      O Rui Costa disse COM TODAS AS LETRAS, em entrevista escrita publicada, que o Maxi não era o tipo de jogador que o Felipão gostava.

      Se ele mentiu, duvido que o Felipão deixaria assim.

      Acho estranho que por aqui uma declaração pública, que em momento algum foi desmentida, valha menos do que meras "suposições". A mesma suposição de que o Rui Costa tinha sido escanteado com a chegada do Felipão (e daí isto é esquecido quando se afirma que a saída do Maxi não é culpa do Felipão).

      Além do mais, concordo com o Bruxo e isto já foi discutido aqui, inclusive com a citação de diversos exemplos: o empréstimo poderá (e deverá) fazer bem ao Maxi.

      Tu trabalha com a hipótese de que podemos ficar fora da LA por causa da ausência do Maxi e que com ele a história poderia ser diferente. Pois bem, isto me dá o direito de trabalhar com a hipótese que mesmo com ele aqui, ele não seria opção do treinador (como não foi nos primeiros jogos), não nos levaria a LA alguma e ainda estaria menos maduro e rodado em 2015...

      E não entendo, como ele teve chances com o Renato? Teve a mesma meia dúzia que com o Énderson.... Daí tu cita a questão dos estrangeiros, afirmando que haviam 3 na frente dele... O que leva a supor que de "imprescindível" ele não tinha nada para o antigo treinador, já que era sempre o preterido dos estrangeiros...

      Não dá pra sair afirmando coisas com visão seletiva das coisas.

      Excluir
    4. Glaucio, tu seria a favor da contratação do Douglas?

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro20/10/2014, 10:47

      Não PJ, caro e velho, se nem o Corinthians quis mais, porque o Grêmio teria que querer.

      Guilherme, eu critico, sim, as opções dos treinadores. Se o Felipão "descartou" ele sem nem analisar direito, ERROU também. E olha, se não der vice, que garante vaga direta, melhor nem ir pra LA mesmo.

      E como assim meu, tu vai deixar de fora Barcos, Vargas e Riveros, sendo os dois últimos jogadores de seleção, em detrimento de um guri, promessa uruguaia? E não foi só meia dúzia de chances. Só que lá em 2013, ninguém conhecia ele.

      Che, vocês parecem não ler, ou se fazem de desentendidos, mas a verdade é que não admitem (ou não enxergam) que ele é, sim, melhor do que os demais que estão aqui hoje, e é nisso que eu venho brigando desde o início do ano, desde que o Enderson escolheu Zé e Dudu em vez dele.

      Dane-se que faça bem pra ele, isso não garante nada, nem que ele volte, nem que ele mude. SÓ QUE MESMO SEM MUDAR, ELE É MELHOR DO QUE OS OUTROS.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro20/10/2014, 10:53

      Oh, Guilherme, na boa, vai defender o Werlei vai...tu se sai melhor

      Que visão seletiva ?

      Com Renato, quando um dos estrangeiros estava fora, Maxi ao menos no banco ficava. Com Enderson MESMO PODENDO ESCALAR 5, ele sobrava até do banco.

      Tu está INVENTANDO coisas que eu não disse, me mostre onde escrevi que ele era imprescindível.

      Eu nunca disse que ele garantiria algo, até porque futebol é coletivo, mas que ele tem mais a acrescentar, tem sim.

      Só que dele, é exigido que leve o time aos feitos, já outros, é aceitável que passem jogos seguidos sem fazer porcaria nenhuma.

      Excluir
    7. Guilherme Cé20/10/2014, 10:59

      Os dados da Wikipedia ignoram carreira do Fernandinho pré 2008 (2004 a 2008) ou estou enganado? E carreira do Maxi começou em 2009 (e já tem os dados desde o início ao que parece)...

      Sem falar que o Maxi fez carreira até vir ao Grêmio no futebol uruguaio que é incomparável ao nível do futebol brasileiro, na minha opinião...

      Mas enfim, se é pra comparar, sem ter todos os dados fica complicado...

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro20/10/2014, 11:50

      sobre os gols do 77inho, eu coloquei os parenteses.

      mas não precisa comparar passado, compare ambos por aqui mesmo, como foram as 10 primeiras participações do maxi X o 77inho até agora, por exemplo.

      Excluir
    9. Guilherme Cé20/10/2014, 11:56

      Mas afinal, com Renato ele ficava no banco ou jogava? Ou jogava eventualmente??

      E com a chegada do Felipão, ele jogou? Teve duas chances? E o Felipão não tinha escanteado o RC?

      Salvo engano o Maxi SEMPRE esteve no banco com o Énderson... Ao menos em TODOS os jogos que fui na Arena, lá estava ele.. "Ah, mas o que adianta estar no banco e não jogar?"... Pois bem, eu é que te pergunto, afinal foi tu que argumentou que com o Renato ao menos no banco ele estava...

      Tu não disse que ele era imprescindível, mas sim que seria mais útil do que qualquer um que esteja aqui... Portanto, pela lógica, se ele é mais útil que qualquer um que está aqui ele é o que?

      Seja razoável e assuma que se ele foi emprestado, com 1 dia, 1 semana ou 1 mês, teve o aval do Felipão.... Agora se tu acha que o Felipão é incapaz de decidir algo com base no conhecimento passado que tem, por mais que tenham tentado "enganar" ele, paciência, porque eu NÃO ACHO.

      E tu discorda que o empréstimo possa fazer um jogador evoluir mais??? Os exemplos históricos não servem???

      Excluir
    10. Sinceramente eu esperava mais do Fernandinho, acho que se enrolou muito com a bola neste último jogo, parece meio pesadão, quando passava pelo marcador era meio aos trancos e barrancos, enfim..
      De qualquer forma, como eu já disse, jogando do jeito que estão não adianta, nenhum jogador vai dar certo, o cara fica isolado na ponta de campo, não tem opção de passe.

      Excluir
    11. Glaucio Missioneiro20/10/2014, 13:46

      Não discordo sobre o empréstimo, PODE fazer ele evoluir, e se foi com aval do Felipão, pra mim foi erro, ele tem muita capacidade, mas ainda é humano. O que acho equívoco, é dispensar um jogador com a qualidade dele, sendo que não temos nenhum outro parecido, hoje.

      Onde que eu falei sobre o Felipão ter escanteado o Rui?
      Sobre estar no banco, e não entrar, depende do jogo, da situação, o que não dá é abrir mão de uma opção como ele.

      Tenho que repetir, de novo, que com Renato, estávamos recém conhecendo ele, (chegou em maio de 2013), esse ano, 2014, não. Já sabíamos do que era capaz. E com o Enderson, mesmo no banco, ele passou muitos jogos sem nem entrar, no início do brasileiro, por exemplo.

      Excluir
    12. Guilherme Cé20/10/2014, 21:28

      Pra mim a leitura que fizeram é que era melhor ter uma perda de um potencial (jogador imaturo, sem ritmo) agora, para ter um potencial maior (jogador mais maduro, com ritmo e confiança) no ano que vem.

      Se vai dar certo é uma incógnita. Como também seria uma incógnita ele ficar aqui, pois poderia não receber chance alguma por, talvez, não ter atributos básicos que o atual comandante exige.

      Acredito que tenham ponderado os prós e os contras antes de o emprestarem..

      Excluir
    13. Penso que a polêmica do aproveitamento dele ou não, prejudicou; então, melhor emprestar para outra região, chegar de mansinho, sem cobranças e fãs incondicionais.

      Excluir
    14. Glaucio Missioneiro21/10/2014, 09:31

      Guilherme, já haviam cogitado emprestar antes.

      Pois Guilherme, pensando assim, pra mim, Felipão errou. Trago comigo a premissa básica do Tite, que se forma um time de acordo com os melhores do grupo. Ele avaliou por muito pouco tempo, tanto que logo ali na frente, dispensou o escolhido guinho.

      Bruxo, cobrança de quem? Dos treinadores ou da torcida? Então com ele, tinha que ter cobrança, os demais, não precisava né? Sabe o que era? É que vocês aplaudiam o trabalho do Enderson, e eu e mais gente criticávamos, e dentro dessa crítica estava o não aproveitamento dele.

      O clube investiu nesse cara.

      Excluir
    15. Glaucio Missioneiro21/10/2014, 09:31

      Com Maxi sempre tinha um porém, um mas, um todavia.

      Excluir
    16. Guilherme Cé21/10/2014, 15:35

      Aplaudíamos o trabalho do Énderson enquanto mereceu, na nossa leitura, ser aplaudido.

      Excluir
    17. Glaucio Missioneiro21/10/2014, 17:56

      Então ele tava certo em deixar Dudu e Zé no time, em detrimento do Maxi? Só botou o vivente no mato, depois de levar gol lá na Argentina.

      Excluir
    18. Guilherme Cé22/10/2014, 09:24

      Mas e hoje quem é que tá no time? E o Maxi joga?

      Repito, até o primeiro Grenal o trabalho do Énderson era bom. E seguiria sendo se tivesse superado o Grenal com uma classificação na LA. Parecem esquecer que fomos eliminados nos penaltis, pro campeão. Se era bom ou ruim, podemos passar a vida discutindo. Mas eliminou o virtual campeão brasileiro com a bola rolando, na rodada seguinte!

      Isto é opinião pessoal minha, eu mantenho e não mudarei porque é passado e depois ele fracassou. Não sou daqueles que elogiam o Werley (já que tu citou), dizem que esse Werley serve, pra depois dizer que nunca serviu e nem mesmo reconhecerem quando esteve bem.

      Excluir
    19. Glaucio Missioneiro22/10/2014, 11:21

      O Dudu tá no time, e o ataque segue mal. E o Zé não tá mais no meio.
      A diferença em relação ao Maxi, é que eu achava (e ainda acho) superior, o Dudu tá aí, estamos em outubro. Mudou o futebol dele?

      Eu já disse também, que pra mim o Felipão tá errando, não tá usando o melhor dos jogadores que tem. Dá funções erradas pro Luan, não dá sequencia ao Ruiz nem ao Matias.

      Sempre fui pontual no trabalho do Enderson, só que dois erros dele (Werley e Maxi), na minha visão, foram determinantes pra balisar todo o resto. Não via nada de especial no trabalho, era no máximo comum, mediano. E as entrevistas....a falta de noção de onde estava, isso não foi só após o Grenal.

      Eu comentei do Werley porque sempre que eu falava algo, tu vinha com as médias de gols desde 2012, e mesmo com o Alvirrubro tendo postado uma tabela comparado gols sofridos com e sem ele, tu continuou. Eu brigava e brigo, a gente já conhecia tanto quanto o Pará, não dava pra arriscar, Por mais que fizessem bons jogos, eu não conseguia ter confiança. No mínimo ele teria que ter testado alguma alternativa no gaúchão, quanto ao Werley nem precisava, a zaga que terminou 2013 tava bem, tanto que foi só sair ele que estabilizou o negócio.

      Já que ele mereceu ser aplaudido, então qual foi o grande trunfo dele? A grande opção que ninguém imaginava? A tática diferenciada? Não teve. O desempenho dele na LA foi nas costas de Luan, Wendel e Grohe, é só rever os jogos da primeira fase.

      Tu assistiu os demais jogos do San Lorenzo? Não acha que com o grupo que tínhamos daria pra ter ido mais longe? Se o Cruzeiro também perdeu, problema é deles.

      Excluir
  3. Guilherme Cé20/10/2014, 14:24

    Referente a gestão Arena, passadas as eleições, novidades que serão estudadas (informação de um usuário do Skyscrapercity da Arena):

    "Hoje à noite iniciamos o Data mining em uma série de banco de dados disponíveis para iniciarmos os estudos quanto à(s):
    1) Implantação do check-out, com recompensa financeira.
    2) Novo modelo de precificação aos migrados.
    3) Novo modelo de venda aos Sócios-Torcedores e demais torcedores.

    Após será implementada uma pesquisa com todos os sócios, em dia, e ex-sócios para identificar o quê (além é claro (da falta) dos resultados em campo) é mais relevante na hora de associação."

    Fonte:
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=448668&page=3830

    ResponderExcluir
  4. Guilherme!
    Daqui para frente, principalmente se garantir vaga, a tendência é a torcida apoiar mais o clube, por mais uma razão: Boa parte dos torcedores não fechavam com Odone e Pelaipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé20/10/2014, 21:30

      Não acho que alguma birra com Odone/Pelaipe (que acho que no geral não é tão amplo assim) influencia a maioria dos jogadores em irem/não irem pro estádio.

      Público no estádio, pra mim, é influenciado mais por estes fatores (não necessariamente nesta ordem):
      - fase do time
      - preço dos ingressos (e de ser sócio)
      - comodidade do estádio
      - facilidade de acesso
      - horário

      Alguns o clube consegue administrar, como preços e comodidade. Os 2 últimos já dependem mais de pressão política...

      Excluir
  5. Guilherme!
    Concordo parcialmente, para a massa torcedora (o povão), se o time está embalado, torce até de pé, vendo metade do campo.
    Sobre Odone e Pelaipe, acredito que a identificação com aquela gestão é menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro21/10/2014, 09:16

      Não sei como é na Arena, mas nas vezes em que fui no Olímpico (2 vezes arquibancada e 1 cadeira), nem se compara.

      Aí tem duas coisas: se vai pra trocer, é de pé, se vai pra ver o jogo por lazer, é cadeira. Pra mim futebol sem estar lá no meio da bagunça não tem graça.

      Excluir
    2. Guilherme Cé21/10/2014, 15:36

      Não me refiro apenas a comodidade para assistir ao jogos, mas a serviços (bar e etc.) e banheiros.

      Excluir