Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

Pequenas Histórias



Pequenas Histórias (71) - Ano: 1922-1954-2007

O dia em que Lara perdeu um pênalti

 

Esta postagem era para ter saído próxima da data do jogo contra o Figueirense, mas o velho problema chamado falta de tempo, postergou até o dia de hoje.

O Imortal não está entre os clubes cuja a história reserva o fato de possuir "goal-keepers" cobradores de penalidades, seja do tiro livre (penalidade máxima), seja de faltas ou com bola rolando. Busquei nos meus arquivos, havia tão somente dois gols; para confirmar, recorri ao meu amigo Alvirubro. Os meus dados estavam certos. Mas aí ele (o Alvirubro) tinha uma carta na manga, ou melhor uma fotocópia do lendário jornal gaúcho fundado por Júlio de Castilhos e outros republicanos, A Federação, que trazia uma notícia muito pouco conhecida, vivida por outra lenda dos pampas, o pênalti que Eurico Lara cobrara.

Antes de chegar até a história de Lara, trato dos dois únicos goleiros gremistas que fizeram gols, ambos de pênalti, o primeiro foi Nelson, terceiro arqueiro do grupo de 1954, ano em que o Tricolor foi convidado a inaugurar o estádio Euclides Aranha na cidade de Itaqui na fronteira gaúcha, enfrentando o E.C. 24 de Maio. O Grêmio venceu por 8 a 0 e o último gol foi marcado por Nelson que havia substituído Wilson, que por sua vez, atuava na vaga de Sérgio Moacir que sequer viajara. Ironicamente, as cores do adversário gremista eram vermelha e branca.

Passados 53 anos, o Olímpico como palco, o argentino Sebastián Saja (foto) marcou um gol de pênalti contra o Figueirense, sua única alegria naquele jogo, pois lesionou-se com certa gravidade, insistiu em ficar em campo e o o Imortal tomou uma virada, 2 a 1.

Mas e a história de Lara? Pois Lara em 26 de Novembro de 1922, na Baixada, num Grêmio versus Guarany de Alegrete, disputado sob um sol abrasador, teve a oportunidade de bater um pênalti no início da partida, quando o placar ainda estava em branco. O arqueiro Meirelles fez grande defesa.

A partida que colocava frente a frente o tetra campeão metropolitano e o campeão da região da Fronteira, terminou 2 a 2 com Ramão e Lagarto fazendo os tentos tricolores e Roque e Fagundes para o Guarany.

Eurico Lara, o goleiro de tantas façanhas, ficou devendo essa.

Segue o gol de Saja marcado em 03 de Novembro de 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário