Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Opinião



A mediocridade grassando na Mídia

Desculpem-me, mas é difícil ouvir essa turma da imprensa gaúcha. Onde foram parar os grandes repórteres? 

Barcos ao confirmar a sua ida para a China, ouve uma jornalista esportiva perguntar se não era estranho a troca do Brasil pelo futebol da China; surpreso, ele responde que já jogara na China. O despreparo da repórter ficou evidente. Não conhecia a biografia do Pirata.

Hoje, Anderson passou a entrevista inteira pronunciando Manchester com a sílaba tônica em "ches". Os entrevistadores forçando em Mânchester.

Caramba! Ninguém é obrigado a saber inglês, mas quem está nesse ramo, pode ouvir no Google a pronúncia certa. O Google não é confiável, tudo bem! Há outras formas de buscar a pronúncia certa, afinal, temos vários jornalistas/repórteres que se dizem roqueiros. A música nos ensina muito.

Que tal ouvir Smiths que é uma banda de Manchester em Suffer Little Children, onde se ouve Morrissey pronunciar o nome de sua cidade? É tão simples. 



Há poucos anos, uma onda de Defênsor para a pronúncia de Defensor, clube uruguaio, terceiro em grandeza por lá; até que um dia, um jornalista hermano ao ouvir esta pronúncia esdrúxula, disse que em espanhol era defensor, isto é, com a sílaba tônica em "sor". 

Errar é da vida, persistir no erro é burrice.




6 comentários:

  1. Pegando carona na tua crítica, pela manhã, em um programa que a Gaúcha faz contato com alguns jornalistas em Brasília, é duro ouvir uma comentarista de política, que não costuma empregar os verbos no infinitivo. Ela "come" todos os "R". Fala todo tempo, fazê, pagá, mudá, tirá, trocá...Eu vou à loucura.

    Velho, um jornalista tem que ter, no mínimo, capacidade de elaborar frases, usando a forma correta das palavras. Por favor...já chega o assassinato da nossa língua por uma juventude que acostumou-se com as mensagens via twitter. Agora, até os comentaristas de rádio e TV conseguem enforcar as palavras?

    Que saudade da minha professora de Língua Portuguesa no velho Colégio Coração de Maria. Essa gente, com a Prof Edith, repetiria ano após ano.

    ResponderExcluir
  2. Coração de Maria, aliás, que é o colégio da minha filha. Segue sendo referência na arte de educar.

    ResponderExcluir
  3. Glaucio Missioneiro04/02/2015, 09:03

    Confesso que mesmo sabendo a pronúncia correta, é difícil falar o nome desses dois times. É a tal da "memória auditiva" kkk, de tanto ouvir errado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      A mídia é formadora de opinião; se um ícone da comunicação começar a falar uma palavra de forma errada, a meninada começa a questionar o professor na escola; pior, fica duvidando a capacidade do "profe".

      Excluir
    2. E pior é que quando eu era criança e jogava vídeo game, falava "mantchéster"

      Excluir
    3. Glaucio
      Essa coisa de pronunciar mânchester é nova; os jornalistas e repórteres antigos, não incorriam nesse erro.

      Excluir