Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Opinião



Grêmio Pós-Barcos segue sem vencer na Arena

Pelo estágio atual do Tricolor e a ascensão do Juventude eram previsíveis as dificuldades no jogo desta noite, mas mesmo assim, a vitória azul era quase obrigação. 0 a 0 frustrante.

Acho que o treinador gremista contribuiu para isso, quando escalou um lateral esquerdo reserva para jogar no meio de campo. Para nós, que estamos à quilômetros dos treinos, pareceu inexplicável. O desempenho pífio de Marcelo Hermes e a diferença de produção do segundo tempo, quando Giuliano elevou a qualidade do time, comprovam isso.

Se o paranaense não tinha condições de sair jogando, ainda assim, a lógica era colocar alguém do "ramo" jogando na Arena na primeira etapa.

Houve algumas fatos positivos; a regularidade de Júnior, a boa fase de Marcelo Grohe, importante em momentos cruciais, Fellipe Bastos muito ativo, o sassarico de Pedro Rocha, mostrando que é jogador de movimentação, rápido e com apetite para buscar o arco adversário. Douglas, que não me entusiasma, jogou bem e a melhor notícia: Giuliano parece estar curado da lesão. É um acréscimo, sem dúvida.

O que houve de preocupante? Bom! Erazo deixa os gremistas com o coração na mão, Galhardo defensivamente é inconfiável e principalmente, a falta de presença de um atacante na área. Aquele que preocupa os beques.

O jogo contra o Avenida mostrou que Everaldo não fazia cócegas na zaga esmeraldina; quando entrou Marcelo Moreno (que não é nenhuma brastemp) e em menos de 10 minutos, já havia concluído 4 vezes, duas com endereço certo.

A carência nesta posição me leva a sugerir a mudança de perfil dos atacantes para o Grenal. Nada de Everaldo, nada de Lucas Coelho. A formação deve passar pela escolha de 1 ou 2 destes meninos: Pedro Rocha e/ou Éverton. 

Agindo assim, dá para fazer uma formação com 3 volantes + Douglas e Giuliano no meio e um destes garotos na frente, também não dá para descartar Giuliano com a 9 e rechear o meio com Lincoln, Douglas e + 3 volantes.

O certo é que sem novos valores, o Grêmio vai penar muito para fazer gols. Sem Barcos, a Arena não viu mais as redes balançarem a favor do Tricolor.

Está ruim, mas tem solução. A bola está com a Direção e Comissão Técnica.

15 comentários:

  1. E com galhardo e bastos errando todos os chutes, a coisa complica mais ainda. Mas ao menos no segundo tempo já tivemos algumas tentativas de jogadas próximas à área, e no finalzinho se não fosse o Éverton errar em bola, poderia ter saído o gol no cruzamento do galhardo.

    Pelo menos, creio eu, o time pra iniciar o grenal deve ser bem diferente, com os ingressos de Giuliano, Walace, Marcelo Oliveira e Coelho, que considero melhor do que Everaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo porque o Walace não tem jogado. O Coelho também, parece que o gringo definiu-se pelo Everaldo. Quanto ao Polivalente Oliveira, bom, nada a falar.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro24/02/2015, 11:52

      Tem sim, que foi mal na zaga, e bem de volante e lateral.

      Excluir
    3. Depende do teu conceito de bem.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro24/02/2015, 18:58

      Em relação à atuação dele na zaga, e os demais volantes que tem jogado, não foi o pior. Na lateral foi um pouco abaixo do Júnior.

      Excluir
  2. Glaucio!
    Já estou achando Coelho por Everaldo e vice-versa, 6 por 1/2 dúzia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos jogos que vi, ele mostrou mais futebol e força.

      Excluir
    2. A área parece causar urticária nos centro-avantes gremistas, já podem avisar lá pela Arena que nem todo mundo precisa ser Barcos.

      Excluir
    3. É pouco relevante, eu sei.

      Não quer dizer nada, até que se mude a estatística, mas é interessante como fato: pela primeira vez na história do Grêmio, em Campeonatos Gaúchos, o time deixou de marcar gol, dentro de casa, em 3 partidas seguidas.

      Fato semelhante já havia acontecido em duas partidas seguidas. Porém em 3...Começa a contagem para saber se na próxima partida na Arena, pelo Gauchão, o Grêmio vai marcar.

      Na História do Gauchão, desde 1919, o Grêmio só não marcou gol em 92 partidas dentro de seus domínios.

      A primeira vez em 1921, em um 0x2 contra o EC Juventude.

      Em casa, foram 711 partidas, com 518 vitórias, 122 empates e 71 derrotas.

      No total, pelo Gauchão, desde 1919, são 1440 jogos, com 895 vitórias, 339 empates e 206 derrotas.

      Considerando Gauchão nos moldes atuais, desde 1961, foram 1386 jogos, 856 vitórias, 334 empates e 196 derrotas do Grêmio.

      No Olímpico e na Arena houve 690 jogos, com 503 vitórias, 119 empates e 68 derrotas do Tricolor.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro24/02/2015, 11:53

      Acho que eles querem mostrar serviço, aparecer pro jogo, participar. Mesmo assim falta qualidade, velocidade, altura, chute de longe, drible.

      Excluir
    5. Alvirubro
      Acho interessante ver estes dados, mas como tu colocaste é mais para a estatística, veja que o Grêmio de Renato ficou 6 jogos sem fazer gols e ainda chegou em segundo.
      Esses números mostram onde estão as maiores (não as únicas) carências do time.
      E só no mercado para encontrar soluções ou então mudar o esquema.

      Excluir
  3. Glaucio
    No caso do Everaldo, exatamente isso; falta qualidade. Lucas Coelho ainda não foi totalmente testado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Além da falta de qualidade, falta confiança, aí aparece a "urticária".

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro24/02/2015, 13:57

      Eu vou esperar pra ver se a mecânica de jogo melhora, se mais chances são criadas, pra depois ser definitivo sobre eles.

      Ontem quem perdeu o gol na cara do goleiro foi o Éverton, furando em bola.

      Excluir
    3. Glaucio!
      O Lucas Coelho ainda não teve sequência, mas o Everaldo não emplacou no Figueirense. O Grêmio não aprende; ele empresta para o cara estourar e voltar bem, quando isso não acontece, libera de vez.

      Excluir