Páginas

domingo, 17 de maio de 2015

Só um cidadão comum.

Chegando em casa, conversando com a Grazi durante o banho, contava pra ela minha conclusão, quase uma epifania, dizia assim:

- Não é engraçado amor? Perdemos tanto tempo da nossa vida, passamos dias em blogs, rede social, qualquer meio de comunicação discutindo com amigos, colegas, desconhecidos, narrador, comentarista, mostrando que entendemos mais (ou menos) de futebol, opinando pelo esquema tático, manifestando o desejo de um 4x1x4x1 moderno, analisando a viabilidade do 4x4x2 clássico ou nos conformando com um 3x5x2 à moda brasileira e, no final das contas, eles estão lá, enchendo os bolsos. 

Xingamos os árbitros, amaldiçoamos a imprensa, debochamos dos cronistas, angariamos inimigos figadais em pessoa que nem conhecemos e, ao fim e ao cabo, eles continuam sempre lá.
Minha mãe já dizia em tempos idos que o esporte não a encantava, pois nem o nosso sofrimento era ao menos conhecido, era frase decantada afirmar que eles nem sabiam da nossa existência e eu, encolerizado, suspenso do colégio depois de brigar "pelo time" mais uma vez vociferava que ela não entendia nada de futebol. Pois é, de futebol ela realmente nunca entendeu, mas da vida...

No fim, a patroa afirma e questiona:

- Há, mas isso há muito eu sabia, vai parar agora?

A resposta é autômata: - É claro que não!

Sigamos nós, então, ainda que inexplicavelmente; quem sabe algum dia consiga o telefone e possa dar conselhos ao Felipão.

30 comentários:

  1. De certa forma ele ouviu parcela da torcida. Tirou Douglas e colocou Walace. Em termos de escalação, hoje, não há muito o que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Muito, PJ
    Ontem à noite, eu demorei para começar o texto, recém havíamos jantado e ela notou que, diferentemente, das outras vezes, eu não saí martelando o teclado e o texto surgindo à frente.
    Dali a pouco, a frase fatal dela: É só futebol.

    ResponderExcluir
  3. Hoje, 17/05, 2 anos de blog. Parabéns a todos que acessam e/ou comentam por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu sinceramente duvido que o gringo faz treino fechado em cima de treino fechado e não ensaie uma única jogada, nada. Acho mesmo é que não estão executando o que me leva a uma questão, estão os jogadores tentando derrubar o gringo?

    ResponderExcluir
  5. PJ
    Não, não estão, A questão é de confiança, de confiar no taco, medo de ser feliz.
    Um lance emblemático; Giuliano na cara do gol resolve passar para Mamute.
    O único destemido em campo foi Pedro Rocha. Luan, o melhor, mas também está com receio da jogada individual vertical.
    O problema é de cabeça, é o psicológico em associação com o perfil de determinados jogadores, que não tem a noção exata do tamanho do clube. Vide o jogo contra a Ponte; um encolhimento incompreensível para quem joga na Arena contra a Ponte e esta com 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E será que eles tem confiança no técnico bruxo? Porque, convenhamos, a gente pega leva só por conta de ser o gringo. Fosse outro, com essa história de "estou fazendo um favor", "estou cheio de propostas", desancar os guris e lamber os medalhões, sempre de mal humor somado aos resultados já tinha pegado o boné a tempos.

      Excluir
  6. PJ
    Concordo, 9 meses, sendo que 5 com início de temporada, tranquilidade para trabalhar no quesito estabilidade, a comissão técnica que pediu, tudo isso, era para ter resultados mais consistentes.
    Renato por duas vezes, 2010 e 2013, fez mágica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sobre isso que falo:
      http://jbfilhoreporter.final.com.br/2015/05/17/algumas-informacoes-sobre-o-ambiente-interno-do-gremio/

      Excluir
    2. Bota Jonas ou Barcos nesse time de hoje...

      Excluir
    3. Chega uma hora Glaucio que a gente tem de parar de tapar o sol com a peneira...

      Excluir
    4. Saiu metade do time titular de 2014. Walace estava fora até pouco tempo, Ramiro se lesionou, as contratações foram ruins, o físico está ruim, e vocês querem cobrar o quê?

      O que pode ser cobrado, no meu ponto de vista, são as indicações de Douglas e Braian.

      Excluir
    5. Essa do "ambiente interno" era tão quente que já está até fora do ar...

      Excluir
    6. Acho que ainda é cedo para se falar em mudança de técnico.

      Mas convém lembrar que a parte física é também culpa do treinador, neste caso. Afinal, foi ele que indicou seu sobrinho pra preparação física e isto não pode ser esquecido. Sim, também é culpa de quem aprovou isto, porém todos sabemos da "força" do gringo lá dentro. Não deveria nem ter indicado.

      Excluir
    7. Metade do time titular não servia pra você ano passado Glaucio, esqueceu disso? Ou vai passar a defender a falta que faz Dudu, Zé, Pará...?

      Concordo com o Guilherme que ainda não é hora de mudar, mas é hora de projetar, não se é rebaixado na última rodada e até agora o Grêmio enfrentou postulantes ao rebaixamento.

      Excluir
    8. Não, PJ. Continuo com a mesma opinião sobre tais jogadores. Mas usei esse fato para demonstrar o motivo de, talvez, faltar a tal "forma de jogar" ou "padrão de jogo". Não estou avaliando os jogadores, mas rebatendo a opinião de que são 9 meses de trabalho e não se tem uma forma de jogar.

      Pra mim existia uma forma de jogar (que a gente pode questionar, e questionou, mas existia) até as finais do gauchão. E também havia, sim, um time titular definido pelo gringo (questionável, mas existia).
      Assim como em 2014 também existia, a diferença é que lá o grupo já estava praticamente formado quando ele chegou.

      A Ponte Preta venceu o São Paulo, pois é...

      Excluir
    9. Bruxo, o mágico Renato levou 4x0 do coxa em 2013...com um grupo um pouco melhor....

      E o Cajá fez mais uma bucha...

      Excluir
    10. Verdade, mas também é verdade que com um elenco bem inferior ao Cruzeiro, quase encostou no clube mineiro e foi vice campeão do Brasil.

      Excluir
    11. Dependendo das alternativas, pode ser feita a mudança de técnico.

      Excluir
    12. Renato foi demitido em 2011 na 13ª colocação, Roth terminou em 12º.

      Excluir
    13. bruxo, (de repente o Alvirrubro ajude), com quantas rodadas de antecedência o cruzeiro sagrou-se campeão em 2013 e 2014?

      qual a maior diferença de qualidade entre os elencos de Grêmio e Cruzeiro, 2013 ou 2014?

      Renato, nas duas vezes, pegou elencos praticamente definidos, em 2010 trouxe Gabriel e Paulão, Clementino era banco. Em 2013 veio só Rodolfo. Mesmo caso do gringo ano passado.

      2015 está sendo um ano de reformulação, erros quanto ao time aconteceram, e pelo que vejo estão sendo corrigidos. No fundo, em termos de time, o grande problema foi ter vendido Barcos e Moreno, tivesse ficado um dos dois, creio que a situação seria diferente. Perdemos o estadual por não ter efetividade no ataque, as primeiras chances no primeiro grenal foram nossas. Estamos vivos na Copa do Brasil. No brasileiro, primeiro jogo o time vinha bem, se abateu com o gol sofrido, o segundo jogo, apesar do fiasco, a história mostra que geralmente nos damos mal no Couto Pereira.

      Excluir
    14. O Renato em 2010 trouxe Gabriel Vilson, Paulão, Diego Clementino, transformou o Lúcio em meio de campo, recuperou Douglas e dexou Borges e André Lima brigando para ser o companheiro de Jonas.
      Até Rafael Marques jogou com ele. Só o Gilson dos indicados não vingou.
      O time estava na zona de rebaixamento.
      Em 2013, incrivelmente armou um time maluco com 3 blocos aparentemente distintos, zaga, 3 volantes e Kléber, Vargas e Barcos na frente.

      Excluir
    15. Não estou desmerecendo o Renato, tu deves lembrar minha opinião ao fim de 2013. Só acho que esse trabalho que começou em 2015 é mais árduo, não sei ele teria capacidade e/ou toparia.

      Mas é meu ficha 1, em caso de "desastre".

      Excluir
    16. Quando citei a colocação do time quando da saída dele, e ao final de 2011, foi pra dar um exemplo. Tinha-se medo de rebaixamento com ele, e no final acabamos apenas uma posição à frente.

      Excluir
    17. O Renato não se assusta com pouca coisa. Se o Luiz Felipe não reverter o quadro, eu indicaria o Renato ou Clemer.

      Excluir
  7. Por essas e por outras é que não dá para ser estressar com futebol, especialmente Seleção Brasileira:
    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/556600/Com-aval-da-CBF,-empresas-controlam-convocacoes-da-Selecao,-revela-jornal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quis dizer, se estressar com futebol

      Excluir
    2. PJ
      O André Silva não é digno de crédito. Se a fonte do Jbfilho é o André Silva, então é canoa furada.
      Luiz Felipe poderá cair, porém, não é por esse motivo,mas, certamente, usarão isso como argumento.
      Veja que o JB escreve que não conseguiu detectar isso.
      André Silva é um dos motivadores por eu ter desistido da Rádio Gaúcha. É uma versão caricata do Farid Germano Filho.

      Excluir