Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Opinião



Danilo Fernandes, Lucas Pratto e Jesús Dátolo para o Grêmio


Acertando com o comando técnico (Renato ou outro), logo, a Direção Tricolor terá de ser ágil e pensar alto para 2017, que será repleto de grandes jogos e desafios, desta forma, como todo torcedor, me senti à vontade para dar uns pitacos para a formação do elenco.

Inicialmente, o Tricolor deve fazer uma reflexão para ver as causas que levaram a vários fracassos e também, a exitosa participação na Copa do Brasil.

Deve lembrar que das quatro competições de peso: Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Mundial, a menos difícil e mais enganosa é a primeira, isto é, a CB, portanto, não é razoável que sua conquista sirva para balizar de forma definitiva os movimentos na formação do plantel. Resumindo: O elenco é mediano, aliás, bota mediano nisso.

Sugiro de cara, três nomes interessantes: Lucas Pratto, que é quase unanimidade ou alguém deste calibre (Fred, Luis Fabiano); Dátolo, que é bom jogador, faz múltiplas funções, tem experiência internacional e pode substituir ou até jogar junto com Douglas. Tem habilidade e excelente arremate de média distância, além de ótimo aproveitamento em cobranças de falta.

Por fim, precisamos de um goleiro completo e o melhor que há é Danilo Fernandes. O cara é fantástico, além de exercer uma liderança positiva no grupo. Sobrou na comparação com seus concorrentes. É extra-classe.

É muito superior a Weverton e Alex Muralha, com isso, estou afirmando que nas próximas convocações de Tite, seu nome constará na lista. É interessante o Grêmio correr na frente dos outros postulantes, pois o Inter não terá condições de segurá-lo na Série B.

Este fator que pode colaborar, ou seja, o fato do Coirmão estar disputando a Série B em 2017, pois, para um jogador de Seleção não é nada interessante, vide o exemplo de Jéferson do Botafogo, que teve também, o agravante de várias lesões. Deu adeus à Seleção.

Sei que muitos poderão dizer que goleiro não é prioridade, mas eu lembro que em 74, o Colorado tinha um grande goleiro formado na base, Schneider, cotado até para a Seleção, mesmo assim, os dirigentes buscaram Manga e, embora a contrariedade do treinador Minelli, Manguita Fenômeno desembarcou em Porto Alegre e foi fundamental, repito, fundamental para as conquistas de 75 e 76. Hoje, não conheço ninguém que diga que foi um erro buscá-lo, apesar de Schneider.

Acho que é inevitável a venda de Luan e/ou Walace, pois então, que seja feita uma limonada deste limão. Nada de empilhar “meia-boca”. A "neura" de não ganhar títulos importantes foi superada, desta forma, passemos para os próximos capítulos, ou melhor, mudar de patamar.

Os grandes dirigentes sempre tiveram entre as suas melhores características, o arrojo e antevisão, a antecipação dos fatos, a clarividência.

Espero que Bolzan Jr. e seus pares tenham a lucidez de que um grande time começa por duas posições: Goleiro e Centroavante.


21 comentários:

  1. Bruxo, que comentário!

    Para teres uma ideia, hoje, conversando com um amigo torcedor do Tricolor, eu falei a ele o seguinte: "o Grêmio cometerá um erro se descansar na conquista da Copa do Brasil, esquecendo de melhorar e muito!!! o time para 2017.

    Minha avaliação do futebol atual praticado no Brasil e na América do Sul é que somos medíocres. Basta ver que o time Campeão da Copa do Brasil ficou 27 pontos atrás do Campeão Brasileiro. 27 pontos!!!! Um time que numa rotina de jogos, mostrou muito pouco. Ganhou um torneio com seus méritos, mas ainda não é grande time. Precisa qualificar mais.

    Essa mesma Copa do Brasil deu a chance ao time medíocre do Internacional, rebaixado no Brasileiro, eliminar o vice campeão do Brasil, o Santos. Este é o atual quadro do futebol brasileiro.

    Tua visão do atual plantel gremista é importante e se alguém da direção te ler aqui, já poderá correr atrás de melhores valores para tentar buscar os títulos que em 2017 serão disputados.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, a sensação é que o Colorado está muito mais rápido do que o Tricolor, isso, levando em consideração que o Bolzan é reeleito e o Medeiros nem assumiu oficialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dizer onde está a preocupação, hoje!
      No vice de futebol.
      O Preis não vai continuar.
      Para achar outro desse nível vai ser difícil.

      Excluir
  3. Minha maior preocupação é a continuidade do Renato; eu lembro do Fica, Luxa, que era a lógica; assim como a lógica de agora é ficar com o Renato, mas eu tenho as minhas dúvidas.
    A boleirada, a tal meia-boca que eu referi, vai entrar numa zona de conforto como o mesmo comandante.

    ResponderExcluir
  4. Kkkk, Kelly,amoroso e maxi xuxa Lopes.kkkk.
    O goleiro depois que ele veio 13 derrotas seguidas.kkkk
    Lucas só faço em baba, datolo,datolo. Febril só pode.

    ResponderExcluir
  5. Virei visitante assíduo ávido por opiniões e histórias sobre o Grêmio. Aqui vejo pensamentos que saem do senso comum, apesar de mesmo assim divergir em vários momentos, mas é do futebol.

    Sou um dos administradores da Gremiopédia. Inclusive já citei Bruxo e Alvirubro na página http://www.gremiopedia.com/wiki/Quem_somos.

    O Diego que é o criador do site quer saber se vocês preferem mudar os apelidos para os nomes reais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. A permanência do Renato tem o ponto positivo de já conhecer o time e com a chegada de uns 3 ou 4 reforços pode ajudar. Esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  7. Micheiev
    Em tese, a continuidade de treinadores é boa. Em tese, ultimamente, não funcionou no Tricolor,caso de Roger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma pequena diferença: Renato tem caneco, os outros não.

      Não tenho convicção de que Renato dará certo no longo prazo, mas é merecido que continue.

      Excluir
  8. Eu sou da ideia que a diretoria deveria tentar identificar um técnico que conseguiria ficar aqui por um longo período e que traga bons resultados. Certamente Renato não é o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Victor, na minha concepção e escrevi isso há 3 anos, o cara era o Roger para um longo período, mas não deu certo.

      Excluir
    2. Roger não falhou, Roger desistiu, é diferente...

      A diretoria também não deu um elenco a altura.

      Excluir
    3. Victor
      O Roger cometeu erros de principiante, algo que eu não imaginava que faria.

      Excluir
  9. Glaucio
    Isso é muito relevante; é outra situação, mas a Direção e Renato não podem achar,por exemplo, que Marcelo Oliveira e a falta de um atacante goleador é "pouca coisa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu medo é, com a permanência de Luan, não achar onde colocar esse goleador.

      Excluir
    2. Glaucio
      Estou escrevendo sempre com a hipótese da venda de Luan; tenho convicção que não jogará a LA.

      Excluir
  10. Renato não é o técnico dos sonhos, porém - para ser coerente com aquilo que escrevi - algo me parece importante: o perfil/temperamento do grupo não indicava capacidade para ser campeão, principalmente pelos espelhos de resultado em competições de mata-mata nestes dois anos.

    Ainda assim, Renato conseguiu transformar - em pouco tempo - na Copa do Brasil a postura em campo. E mais do que isso: mostrando futebol muito convincente, principalmente fora de casa. Ou seja, não foi apenas na base da motivação. Assim como também já havia sido no segundo semestre de 2010 (vale a pena assistir a alguns gols no youtube da época).

    Se isso será suficiente para a Libertadores? Provavelmente não. No entanto, minha preocupação é maior hoje com a perda de qualidade em um grupo que já é deficitário (Luan e Walace devem sair em breve, e a demora em reposição pode complicar a obtenção de qualidade no mercado) do que com a eventual permanência do técnico. Aliás, concordo com as sugestões de Bruxo, embora Lucas Pratto me pareça distante pela concorrência - não custa tentar - e Danilo Fernandes pela rivalidade.

    Aliás, acho que a manutenção de um trabalho vencedor de um ano para o outro - bem como a de boa parte do grupo - não deve ser encarada como ponto negativo. Talvez os problemas anteriores não estejam necessariamente vinculados a isso. Lembro rapidamente que de 2010 para 2011 Odone sonhou com Ronaldo Assis, perdeu Jonas e acordou com Vinícius Pacheco. Aí fica difícil.

    A direção parece lenta nos movimentos hoje. Espero que seja apenas impressão.

    ResponderExcluir
  11. Rafael
    Utilizando tua frase: "Se isso será suficiente para a Libertadores?..." Com certeza, não e não postagem de hoje vou comprovar.
    A Direção me parece lenta, concordo.

    ResponderExcluir