Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Opinião



Os Primeiros Passos de 2017

As primeiras movimentações do Tricolor neste início de ano se não são para a euforia; são animadoras.

Considerando que as notícias que circulam na mídia tenham uma boa dose de veracidade, o Grêmio está mudando a fotografia do elenco para melhor (em tese) sem inchar a folha de pagamentos; senão vejamos:

Saíram ou estão a caminho da ida: Wallace Oliveira, Fred, Wallace Reis e Marcelo Hermes, este se auto demitiu, além de  Henrique Almeida, Negueba. Pergunto: Quem deixou saudades?

Tontini e Lincoln são jovens e se o clube cedê-los por empréstimo sem cláusula de compra, isto é, garantindo o retorno deles, será bom para a dupla e especialmente para o clube que verá o amadurecimento de seus ex-juniores em instituições tradicionais do futebol nacional.

Há, ainda, o que fazer com Fernandinho e Maxi Rodriguez, que vivem de breves momentos de  inspiração, cada vez mais escassos em suas carreiras. Acredito que se houver oferta razoável por eles, o Imortal manda adiante. Pelo histórico, não sentiremos saudades, também.

Agora vem o outro lado, o das contratações. Li que Gabriel Férnandez ganha o equivalente a 30 mil reais, pois bem, que venha ganhando quatro vezes mais, ainda assim, receberá menos do que Henrique Almeida. Michel, nem se fala, seu salário é bem inferior ao de Negueba, por exemplo.

Se o Tricolor buscar Klaus, zagueiro do Juventude e Leonardo Moura, que está livre no mercado, estará recebendo dois defensores com custos inferiores aos de Wallace Oliveira e Fred.

Pelo que ganha Wallace Reis, dá para trazer alguém mais caro e de melhor expectativa de resposta.

Resumindo: A folha não está inchando até o momento e a lição do ano passado, quando não buscou Danilo Fernandes, muito melhor e com salário equivalente a 1/3 do titular gremista, parece que foi aprendida, isto é, estar efetivamente atento ao mercado. 




12 comentários:

  1. Bate com o que eu penso da sua contratação:
    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/Futebol/Gremio/2017/01/607404/Gremio-define-acordo-e-deve-apresentar-Leo-Moura-nesta-semana

    ResponderExcluir
  2. Dos que saíram, acho que Fred poderia ter ficado. Teremos que contratar zagueiros. Um de imediato, outro antes da metade do ano e mais um antes de encerrar 2017.

    ResponderExcluir
  3. Victor
    Infelizmente, nem Fred, nem Wallace Reis corresponderam, especialmente, porque são lentos e para banco, ambos ficaram caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não sei quanto o Fred ganha. Fáceis não vão ser estas contratações.

      Excluir
    2. Victor
      Há ainda, juniores e Gabriel que é uma incógnita.

      Excluir
  4. Bruxo, acredito que o time tem lastro para crescer em relação ao ano passado, principalmente pela expectativa que ainda guardo em relação ao Bolanos.
    Espero alguém para a lateral esquerda que, para mim, é o maior furo do time.
    Por fim, gostaria muito que o tiro certeiro da direção fosse no goleador; tirar PR ou Everton do time vai provocar chiadeira então, tem de ser "o cara".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu tinha esquecido do Bolaños...

      Excluir
    2. Exatamente, Glaucio
      Bolaños é de Seleção; pode efetivamente "acontecer" em 2017; se Férnandez confirmar, o ataque vai virar o melhor setor do time.

      Excluir
  5. PJ
    Concordo plenamente:
    - O grupo estará melhor do que o de 2016
    - A lateral esquerda é um dos maiores furos; precisa de um TITULAR
    - O goleador tem que vir, botar a camiseta e convencer

    ResponderExcluir
  6. Olha o currículo dele:
    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/Futebol/Gremio/2017/01/607444/Gremio-confirma-oficialmente-contratacao-de-Leo-Moura-

    ResponderExcluir
  7. Grêmio já está trazendo outro lateral-direito. É Leonardo que atuou pelo Boa Esporte. O nome para o ataque gremista deve ser Gabriel Fernández. Não sei se chega outro atacante agora, mas antes da metade do ano com certeza chega pelo menos mais um.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo e Lucas Lovatt devem ser boas promessas, que podem vir a ser no ano seguinte, 2018, os titulares e neste ano, boas alternativas de grupo.

    ResponderExcluir