Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Opinião



A Travessia

Escrevi que o Grêmio precisava se superar, necessitava chegar a esta etapa onde apenas quatro clubes chegaram e sendo Libertadores, sabemos o que isso significa. Muitos clubes de tradição na América por diversos motivos ficaram para trás, alguns, sequer disputaram a fase anterior, a que chamamos de "Pré-Libertadores"; então, não foi pouca coisa o que o Tricolor conquistou.

Essa ponte que o Tricolor transpôs não é apenas importante pela chance de conquistar o tri, nem porque vai ganhar uma boa grana, nem a visibilidade que vai alcançar;inclusive, talvez até chegue novamente ao Mundial de Clubes; tudo isto é uma obviedade, que quando os amigos lerem, poderão dizer, escreveu de pileque. Explico:

Quando tratei da necessidade imperiosa de passar de fase era porque fracassando, o ano gremista terminaria no 20 de Setembro. A crise seria grandiosa, porque era grave mesmo, também, pelo sufoco que o Coirmão está passando em 2017, necessitando de refresco e a reação da imprensa fardada, pronta para detonar o Imortal.

Se caísse ontem, mas com a realidade de estar disputando "pau a pau" com o Corinthians o mais importante campeonato nacional das Américas, surgiria até uma corrente da imprensa e da torcida, saudando a queda na LA, pois assim poderia brigar por um título de relevância que o Rio Grande do Sul já não conquista há mais de 20 anos, além do ineditismo dentro desta modalidade de pontos corridos; haveria um consolo na desclassificação.

Por tudo isso, passar de fase era visceralmente fundamental, seja pelo avanço na Libertadores e preenchimento do calendário pelo menos por mais um mês, seja pela inviabilização de uma crise mastodôntica de encerrar as atividades do futebol em pleno Setembro, porque só brigar por vaga em G6 num campeonato de 20 clubes é uma grande humilhação e atestado de incompetência.

Vencendo, o Grêmio ganhou nova chance ontem. Renasceu no dia do Gaúcho.


2 comentários:

  1. 20 de setembro,o precursor da liberdade. Libertaremos a América!

    ResponderExcluir
  2. Ainda nessa de estrangeirismo, Alvirubro, em 1917 o Grêmio fez só amistosos, por motivo da contratação de estrangeiros. Tens os jogos e quem fez os gols em 1917? Carlos-SC.

    ResponderExcluir