Páginas

domingo, 24 de setembro de 2017

Opinião



Irritante

Num final de semana que foi muito legal para mim (comemoração dos 15 anos da filha), ele encerra me promovendo uma irritação que há tempos não me acometia.

Ver este Bahia 1 a 0 sobre o Imortal foi para tirar a paciência de qualquer um que gosta de bom futebol.

Neste momento, eu estou ouvindo a entrevista do treinador gremista, que igualmente é irritante, porque me lembrou as do Celso Roth em 2010, quando o Inter ganhou a Libertadores e passou o resto do semestre ignorando os eventos que sinalizavam para um possível fracasso pela má condução do time no Brasileiro, sempre sendo utilizado o argumento que o bom vinha no final do ano no Mundial; aí veio o Mazembaço. Essa entrevista de hoje, reforço, está muito parecida com  aquelas.

Não seria mais honesto dizer para a torcida que o Brasileiro não interessa? Porque o erro gigantesco da arbitragem marcando uma penalidade inexistente que determinou a derrota gremista, é o ápice de uma jornada infeliz. É a cereja do prato ruim que foi servido em solo baiano.

A tal jornada infeliz começa pela irritante (olha a palavra aí, novamente) insistência com Jael. O atacante não tem condições de jogar no Grêmio ou em clubes da primeira divisão. Ele é inferior ao júnior Batista. Se tem que insistir com alguém, que seja com  o menino da base. É um equívoco caríssimo para o clube e time, financeiro e técnico, respectivamente. A frase mais repetida na transmissão do Sportv; "Jael não conseguiu dominar ..." é lapidar. Claro! Um dia ele fará um gol e vai ter algum dirigente ou da comissão técnica alertando - Viram! O cara é goleador. O Grêmio vive muito desses salvo-condutos infelizmente, uma única partida de destaque, às vezes, garante um largo tempo de atuações comprometedoras.

Entrar com Arroyo e Jael em detrimento do nome de Éverton é outra barbaridade perpetrada pelo treinador tricolor. O equatoriano não está jogando nada; fica apenas a interrogação: Ele é só isso ou ainda está se adaptando?

No mais, Paulo Victor novamente foi bem, nada de fantástico, mas não comprometeu. Edílson é um caso para análise; é bom jogador, mas supervalorizado no Grêmio. Está inexplicavelmente entre os intocáveis do time. Bressan não acrescenta nada que justifique ser a primeira opção para o lugar de Geromel. Kannemann se ressente de um bom parceiro na zaga, mas esteve bem. O melhor foi Bruno Cortez que destoou ao lado de Arthur da ruindade que tomou conta do time hoje. Ruindade ou desinteresse, fica a dúvida. Ambos foram as andorinhas que não fizeram o verão.

Michel foi bem, já Ramiro precisa curtir um tempo fora da equipe; minha indicação, Patric; alguém poderá dizer que tem característica diferente de Ramiro, mas há dentro de campo, posições que comportam variações de estilos, terceiro ou quarto jogador de meio de campo, aceita isso. É hora de Patric ganhar uma sequência no lugar de Ramiro. Ramiro não é Giuliano e ocupou o lugar do paranaense, por que não experimentar Patric ali?

Fernandinho é uma história intrigante, ouço as pessoas e eu mesmo escrevo por aqui: "Ele foi bem, esteve entre os melhores", isso, em várias jornadas, mas e a consequência de seus movimentos? Pouco, muito pouco resultado positivo. Ele domina, avança, dribla, ultrapassa, sofre a falta ou então, dribla, enquadra o corpo, chuta e ... Nada acontece. Pode melhorar a sua performance, claro que sim, mas aí entra o treinador, que deve avaliar onde está o furo de "bons desempenhos", mas de resultados pífios.

Deixo por último, o grande nome da tarde gremista, Arthur, este não está assustado ou desinteressado; dá para incluir também Kannemann e Bruno Cortez + os que entraram no decorrer da partida; Éverton e Patric.

Leonardo Moura não teve tempo para mostrar nada.

Resumindo: Proponho que o primeiro mandatário do clube faça um pronunciamento esclarecedor para a massa gremista, tirando a dúvida que crescerá nos próximos dias, qual seja: Qual é a do Grêmio no Brasileirão? 

17 comentários:

  1. Daison Sant Anna24/09/2017, 23:51

    Presidente Romildo Bolzan fez uma previsão após a eliminação da Copa do Brasil (23/08/2017) e acertou: "Grêmio vai perder posições no Brasileirão". Observe no tempo 1:53 - 2:23 = https://www.youtube.com/watch?v=fh6W9QsdsTY

    ResponderExcluir
  2. Daison
    Mas tem gente dentro do Grêmio que fala diferente; acho que o Romildo deve enfatizar isso numa coletiva e acaba de vez com as esperanças dos torcedores; além disso, este discurso contaminou as demais disputas, porque não é apenas no brasileiro que o Tricolor vem mal, ganhou do Botafogo, mas não dá para tapar o sol com a peneira. Um gol importante em quantos jogos? Os 5 no Sport poderiam ser rateados nos demais jogos que teriam maior importância.

    ResponderExcluir
  3. Não houve pênalti. Mais uma vez somos garfados (e o Jô deve estar rindo agora: fui esperto! Todos são éticos, inclusive o "cai cai do Bahia", o Jô segurou o emprego). Mas não justifica a queda de rendimento que não acontece desde a saída de Luan ou Pedro Rocha, jé vem de antes.
    Está na hora de uma análise em grupo.
    Todos as teorias neste momento estão certas, mas a verdade é outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      Falta Diretoria; deixaram na mão do treinador,então ...

      Excluir
  4. Glaucio
    Braço curto? Foi o peixe ou o acompanhamento? (rs,rs,rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava zuando. Mas um tantinho a mais de braço e de repente ele pegasse kkkk

      Foi água demais kkkk

      Excluir
  5. Precisa recuperar logo o Luan e ver se com ele em campo a coisa muda. Sinceramente, eu não acredito que mude muito. A velocidade, o drible fácil e o feeling para infiltrações que o Pedro Rocha tinha, não vemos em nenhum outro jogador do elenco.

    Luan irá devolver a inteligência e o improviso ao meio campo, mas quem irá se desmarcar e aparecer para receber seus passes ou assistências? Arroyo me parece desembocado. Fernandinho é homem de uma jogada só: puxa pra dentro e bate. Aliás, jogada mais do que manjada pelos adversários. E Éverton é uma incógnita absoluta. Ontem entrou bem e fez várias e boas jogadas pelos flancos. Mas, quando recebe a chance de sair jogando, não confirma o seu talento.

    Enfim, com essas peças não voltaremos a jogar aquele bom futebol que vimos até agosto. Isso é liquido e certo! Resta saber se é possível melhorar o suficiente para ganhar essa Libertadores. Eu tô duvidando muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esperança era manter o nivel, nem isso o amador conseguiu, sob a omissão da diretoria que lava as mãos para o futebol, por ser frouxa e por entender tanto quanto o amador: nada! Montar time o amador nunca montou. Resta os benefícios do DM e preparação física. Taticamente nada evoluirá ao que era.

      O grupo do Grêmio está num bom nível individual, especialmente quando tinha Rocha, e ainda é forte. O problema do Grêmio é, antes de tudo, a destruição do time coletivo com as sucessivas pretemporadas e preservações. Jogadores médios num time arrumado parecem melhores que são, jogadores bons num time desarrumado parecem piores do que realmente são. É assim do Veranópolis ao Real Madrid. A arrumação do Grêmio nos últimos três anos se deve, mais ou menos, a 10% a Felipão, 60% a Roger e, neste ano, essenciais 20% às lesões e 10% pelas modificações graduais no elenco de ano a ano (continuidade).

      Sem as lesões, Arthur ainda estaria no time alternativo e Barrios nem seria contratado (foi uma das "loucuras" do Bolzan devido às lesões). Seria o mesmo time limitado do ano passado com Michel no lugar de Wallace, uma piorada. Nem o 4-2-3-1 que encaixou de forma excelente seria formado, Luan estaria no ataque com Rocha, ataque que nunca jogou muito, exceto em 2015 com Roger. A lesão de Douglas num treino poupado de viagem a Brasilia colocou Bolaños no Gauchão: melhorou; a lesão de Bolaños no 4x1 contra o Guarany colocou Barrios nos titulares e Pipoca-Lu na de Miller, melhorou mais ainda. Lesões diversas na volância anteciparam em uns 7 ou 8 meses a titularidade de Arthur.

      Um time pronto, portanto, caiu no colo do treineiro medíocre, pronto a ganhar umas duas competições grandes, e este, sem saber o que tinha na mão e porque jogava bem, o desmontou. O amador não tem capacidade nem para manter um time. E agora querem que ele refaça ataque... Esse motivador sem pilhas NUNCA MONTOU TIME NEM SETOR DE TIME!

      Excluir
    2. Perfeito, Marcelo!
      Existe um pensamento mágico que aponta a solução de todos os problemas com o retorno de Luan; não será assim; falta a agudez e a evolução técnica de Pedro Rocha, falta Ramiro dos seus melhores dias e por essas faltas, o conjunto decresce também.

      Excluir
  6. Vi parte do jogo e perdi 45 preciosos minutos das minhas férias. Voltarei a caverna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu tentava me alienar do Grêmio, exceto nos dias de jogos de LA, a competição escolhida para não ser jogada na lata do lixo, nesses dias aproveitava e me atualizava sobre notícias diversas. E até consigo me alienar do Grêmio, entre os jogos, é até fácil morando longe de PoA. Mas, nessa queda criminosa iniciada pela implantação de um planejamento covarde de preservações sucessivas que remete o time a sucessivas condições molóides pós prétemporada (a quebra da parte coletiva, da casca do time, detonou as individualidades), uma simples olhadela nos placares da rodada acaba com minha paz, e não consigo deixar de escrever textos furiosos sobre o Grêmio, simplesmente para desabafar. O Bruxo até censurou dois deles, e acho que fez certo. Política brasileira e Grêmio: um mundo melhor é possível se eu for lobotomizado a esquecer dessas coisas. Esse ano será inesquecível, o melhor time do Grêmio da década, o melhor time do Brasil no ano, sabotado por burrice e covardia, vai perder tudo! Falo tanto da década passada apequenadora não superada! Este era o ano para enterrá-la. E se perder tudo e se desmanchar? Se desmanchar é uma consequência de time que se apequenou na década passada, é sempre uma possibilidade. Muitos aqui não viverão para ver outro time igual ou superior, este Grêmio tem três anos. Se tiver de passar por novo processo de formação, a década passada não será enterrada e superada na década seguinte, esta! Teremos um Grêmio apequenado atravessando uma segunda década em 2020. O sentimento de revolta com essa possibilidade é grande a ponto de você querer que o circo pegue fogo de uma vez, torcendo apenas pelo sucesso de alguns jogadores, como Arthur e Geromel, em outros lugares.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Antes do Renato, os problemas do time começam pela omissão da Diretoria. A atual, a gente nunca sabe o que é mérito o que é acaso, lembra como chegaram ao nome de Roger?

      Excluir
    3. Bruxo, a culpa é sempre do chefe, concordo. Mas o problema é que tornaram o amador um "chefe"? Mas esse espaço os dirigentes deram...

      Falta no Grêmio gente sanguínia que entenda de futebol o suficiente para mesmo estando errado questionar o treineiro, e que discuta, discorde e se intrometa nas decisões, peça satisfações, etc, lembre da hierarquia. Se rancores surgirem que se resolva pagando um churrasco e uma passagem para o Rio. Se houvesse isso esse gordo orelhudo seria invisível. Mas sobrou alguém assim no Grêmio? Nos anos 90 até os broncos Cassiá e Felipão eram peitados.

      Faltam Cacalos e Pelaipes (que não entendem nada de futebol, mas isso é irrelevante, trato da falta da presença de gente assim), que tire o treinador da zona de conforto, chatos mesmo. Koff nos anos 90 também se metia, Carvalho na década seguinte no inter também, e entendiam, mas nem cobro isso, cobro patrulhamento sobre o técnico.

      A década apequenadora passada serviu para esvaziar o conselho decorativo. Talvez potenciais figuras desse tipo tenham sido perdidas, estão fora, talvez nem sócios sejam. Só o enterramento da década passada, com grandes títulos e retorno de prestígio, pode (entre uma infinidade de benefícios) trazer gente útil que renove o quadro político e executivo do clube.

      Mas esse ano, talvez a última oportunidade na década se o time for desmanchado, tende a ser o ano mais fracassado do clube, exceto 1991 e 2004. O ano da pior quebra de expectativas, a piada do ano junto com o Palmeiras.

      Excluir
    4. Recém escrevi sobre isso; dá uma olhada.

      Excluir
  7. Escrevi antes de ler o teu comentário, apesar dos horários.

    ResponderExcluir