Páginas

domingo, 8 de outubro de 2017

Opinião



" Migué?"

Esse elevado número de lesionados do Grêmio chama a atenção; alguns como Douglas e Michel, realmente, é inquestionável a condição física deles, outros como Kannemann, me parece tranquila a situação. O zagueiro se doa demais em campo, se expõe e ao se lesionar, não deu chances para qualquer ilação, isto ocorre pelo seu histórico no clube, mas também, porque se recuperou rapidamente.

Entretanto, há casos estranhos de difícil compreensão; fica a interrogação: É real? Pois, o Tricolor pode estar poupando além da conta e para não ser merecedor de críticas, resolve a situação, poupando oficialmente por lesões.

Os casos mais curiosos são os de Luan, que não joga há muito tempo e o de Arroyo, vide Arroyo, que jogou pela Seleção de seu país na semana passada e agora será "reavaliado" para ver se poderá enfrentar o Cruzeiro na quarta-feira.

Tomara que o departamento médico e demais profissionais do clube consigam ser diligentes a tempo de colocar um bom número de atletas do DM na mão do treinador.

25 comentários:

  1. Repriso, aqui, um comentário que fiz na crônica anterior:

    "Bruxo,

    os "mistérios" é que destroem o futebol, "minam" um título, acabam com o ambiente, desmobilizam os grupos, e por aí vai...

    Cara, não canso de afirmar que nós, "torcedores" gostamos de sofrer. Somos passionais demais. Se fôssemos "mais espertos" veríamos que o futebol é uma grande "sacanagem", que beneficia poucos, muito poucos."

    ResponderExcluir
  2. Alvirubro
    A gente sabe, mas como isso vem desde o berço, vejo pelo meu filho que é torcedor fanático; na idade dele é difícil entender esses mistérios, depois que descobre, a coisa já está colada na vida da gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tu sabes que as coisa eram mais aceitáveis quando éramos ingênuos? Rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
  3. Alvirubro, uma dúvida que me surgiu agora: se fala tanto em poupar jogadores, sequência de jogos, Alvirubro tens quem são o jogadores da dupla Grenal que disputaram mais jogos seguidos? Deve ter sido dos ano 50/60/70? Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      tenho as escalações, mas não tenho uma "rotina" que dê como resultado da pesquisa o número de jogos seguidos. Teria que pesquisar nome a nome. Demoraria muito para chegar a uma conclusão.

      Certamente, até os anos 80, encontraremos atletas que jogaram sequências grandes de jogos. Os goleiros, creio, foram os que mais jogaram, sem sair do time.

      Com a chegada das "punições" com cartões amarelos, dificilmente um atleta consegue atuar seguidamente em muitos jogos.

      Nos anos 60 e 70 era comum vermos temporadas inteiras com quase a mesma escalação. Isso era favorecido porque não havia substituição em jogos oficiais.

      Essa resposta, da forma que queres, vou ficar te devendo.

      Individualmente, se quiseres saber um nome, dá até para pesquisar rápido, mas ordenar por número de jogos seguidos, com todos os atletas, já é mais difícil. Não tenho essa facilidade para pesquisa nos meus arquivos.

      Excluir
    2. Então sobre o Eurico Lara, sei que em sua época não dava chances ao outros goleiros do time. Podes me dizer quais jogos ele não foi titular ou saiu antes de acabar o jogo? E quanto aos outros goleiros, quais foram seus reservas? Carlos.

      Excluir
  4. Entao sobre o Eurico Lara, sei que em sua época ele não dava chances aos outros goleiros. Quais.jogos ele não foi titular ou saiu antes do jogo acabar? E os outros pobres goleiros, quem foram seus reservas enquanto esteve no Grêmio? Agradeço, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara foi o goleiro do time principal, do primeiro quadro gremista e isso explica o motivo dos demais goleiros não aparecerem. Foi titular, porém teve seus problemas com lesões e convocações para a Seleção Gaúcha, o que impedia, muitas vezes, dele atuar durante toda a temporada pelo time do Grêmio.

      A estreia no Grêmio, em 15.06.1920, colocou Lara como titular até o final daquele ano, sendo que não atuou em um jogo, justamente por ter se lesionado, em 16.11.1920, contra o Guarany, de Bagé, cedendo seu lugar para Lycério, que jogou a partida seguinte.

      Em 1921, Cavedini, Alípio Cabral e Lycério, atuaram em um ou outro jogo. Lara esteve à frente da meta em quase todos os jogos.

      Em 1922 e em 1923, Lycério e Lara atuaram durante as temporadas. Em 1924, não tenho registro de atuação de outro goleiro, além de Lara. Em 1925 e 1926, Lara atuou quase sempre, mas ainda houve espaço para a participação do goleiro Pavin, no primeiro quadro tricolor. Em 1927, além de Lara, aparece Luís Quintal na meta Tricolor. Em 1928 Lara não estava no Grêmio.

      Em 1929 e 1930, Lara aparece em quase todos os jogos, porém, Waldemar e Armênio também atuam pelo time do Grêmio. Em 1931 e 1932, Lara joga a maioria dos enfrentamentos. Armênio também atua no primeiro quadro. Em 1933, Lara e Leal atuam pelo Tricolor. Em 1934, Lara, Armênio e Salamoni atuam no Grêmio. E finalmente, o ano de 1935, em que Lara joga poucas partidas. Aparecem nesse ano Salamoni, Borsatto e Chico.
      Breve resumo de Eurico Lara, o “craque imortal” do Tricolor.
      É isso! Espero não ter me enganado em algum detalhe.

      Excluir
  5. Lara defendeu um pênalti contra a Seleção Paulista, e pelo Grêmio, defendeu muitos? E quem é o maior pegador de pênaltis do Grêmio? Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      há algum tempo tu perguntaste sobre os pênaltis. Estou contabilizando ainda. Já encontrei 7 (sete) pênaltis defendidos pelo Lara.
      Como tenho que ler as crônicas para achar esses detalhes, isso leva tempo. Mesmo assim, posso adiantar prá ti que entre 1920 e 1927, já encontrei o número que referi acima, defendidos pelo goleiro Tricolor. Deve aparecer mais algum entre 1929 e 1935.
      Em 1928, Lara atuou pelo FBC Porto Alegre. Nesse ano de 1928, o goleiro do Grêmio foi Moeller, que tinha atuado pelo Internacional, em 1927.

      Sobre os demais goleiros, quando eu concluir os dados, certamente haverá um momento para que possamos publicar os números.

      Excluir
    2. Poderias postar em quais jogos ele defendeu estes pênaltis? Carlos.

      Excluir
    3. Tenho registro de dois: um em 1922 e outro em 1925. Carlos.

      Excluir
  6. Uma dúvida colorada agora, hehehe. Os 8 gols que o Nilson Aragão fez pelo Inter em 1990 contra o GE Taquariense, foi pelo time principal ou o Rolinho? E pelo Grêmio alguém alcançou esta marca? Tenho que o Guilherme Geyer fez 7 e o Rudimar fez 6. Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o Nílson Aragão, de fato marcou 8 (oito) gols em um amistoso contra o Taquariense. O time era reserva, comandado pelo técnico Orlando Bianchini. Ano de 1990.

      Também tenho o registro de 7 (sete) gols para Geyer e 6 (seis) para Rudimar. Sendo que o maior artilheiro em um único jogo é Sisson, com 14 gols.

      Ainda estou averiguando a possibilidade de Sisson ter marcado vários gols em um outro jogo. Preciso confirmar com mais uma fonte.

      Excluir
    2. Tenho que o Nenê (anos 20), Scalco, Lagarto e Foguinho também teriam feito 6. E outros 14 jogadores com 5 gols num único jogo. Carlos.

      Excluir
    3. Alvirubro, estive vendo algumas pesquisas e achei estes números:

      19/05/1912 - 8x0 SC Nacional - Booth (2), Sisson (4) e Geyer (2).
      13/09/1914 - 10x2 Americano - Sisson (6), Cidade (4).
      25/04/1915 - 13x1 Spotivo - Gertum (4), Willy Teichmann (3) e falta os outros.
      08/07/1917 - 9x0 Globo - Gertum (5) e falta os outros.
      15/07/1917 - 9x1 Cruz de Malta - Gertum (3), Scalco (3), Garibotti e Hanssen II (2).

      Estes dados batem com os que tu tens? Agradeço, Carlos.

      Excluir
    4. Alvirubro, achei mais estes dados:

      10/09/1919 - 11x0 Tabajara - Lagarto (6) e falta os outros.
      28/03/1920 - 9x3 Concórdia - Maximo (4), Lagarto (4) e Bruno.
      11/09/1921 - 8x0 Montenegro - falta quem fez.
      03/09/1922 - 8x0 Liége - falta quem fez.
      11/10/1931 - 9x2 Marechal - Foguinho (6).

      Estes números batem com os que tens em teus dados? Agradeço, Carlos.

      Excluir
  7. Nilson Aragão não jogou no Grêmio. Quem atuou por ambas as equipes foi Nilson Ezídio. É provável que esses 8 gols não sejam do Aragão, centro-avante que o Inter trouxe do Caxias.

    ResponderExcluir
  8. Alvirubro, no Grenal em 30/07/1916, Chico Vares teria feito 6 gols, mas há fontes que indicam que os goleadores da partida foram Oswaldo 3', 32'/1T, Vares (4) em 15 no segundo tempo. Alvirubro, qual é a marca de gols certa? Carlos.

    ResponderExcluir
  9. Carlos, esse é um caso interessante. Eu uso o que tanto Internacional, quanto Grêmio utilizam no histórico do Clássico GRENAL: seis gols de Francisco Vares.
    Nas observações sobre o clássico, indico que outra fonte publica que Oswaldo teria marcado dois gols.
    Como essa informação já vem de longa data e fontes diferentes dão informação diversa, vale aquela que a história do clássico consagrou.

    http://www.internacional.com.br/conteudo?modulo=1&setor=&secao=270&codigo=61

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Grenais existem vários fatos com dados diferentes:

      Grenal 20 - 24/05/1925, um dos gols do Grêmio foi de Luiz Carvalho e outras fontes dão o gol para Nenê.

      Grenal 95 - 20/07/1947 - um dos gols do Inter foi contra de Sanghinetti e outras fontes dão o gol pra Carlitos.

      Grenal 103 - 22/08/1948, um dos gols do Grêmio foi de Teotônio e outras fontes foi de Geada.

      Grenal 109 - 07/09/1949, os gols do Inter foram de Vilalba e Adãozinho e outras fontes dizem que houve um gol de Carlitos.

      Grenal 147 - 05/02/1959, um dos gols do Inter foi de Brito e outras fontes dão o gol a Tati.

      Grenal 170 - 23/04/1964, primeiro Grenal do Alcindo e 3 gols dele e outras fontes dão 1 gol a Joãozinho Severiano. Pode ter semelhança do Grenal 173, 01/11/1964, 2 gols de Alcindo e 1 gol de Joãozinho Severiano.

      Grenal 218 - 23/07/1975, 3 gols de Zequinha e outras fontes dão 1 gol contra de Vacaria.

      Alvirubro, tu considera em seus números quais dados? Agradeço, Carlos.

      Excluir
    2. Grenal 20 - 24/05/1925, um dos gols do Grêmio foi de Luiz Carvalho e outras fontes dão o gol para Nenê.
      Luiz Carvalho

      Grenal 95 - 20/07/1947 - um dos gols do Inter foi contra de Sanghinetti e outras fontes dão o gol pra Carlitos.
      Carlitos

      Grenal 103 - 22/08/1948, um dos gols do Grêmio foi de Teotônio e outras fontes foi de Geada.
      Geada (algumas fontes dão gol contra de Nena).

      Grenal 109 - 07/09/1949, os gols do Inter foram de Vilalba e Adãozinho e outras fontes dizem que houve um gol de Carlitos.
      Villalba e Adãozinho [bicicleta]

      Grenal 147 - 05/02/1959, um dos gols do Inter foi de Brito e outras fontes dão o gol a Tati.
      Brito e Canhotinho

      Grenal 170 - 23/04/1964, primeiro Grenal do Alcindo e 3 gols dele e outras fontes dão 1 gol a Joãozinho Severiano.
      Alcindo [3]

      Grenal 173 - 01/11/1964, 2 gols de Alcindo e 1 gol de Joãozinho Severiano.
      Correto!

      Grenal 218 - 23/07/1975, 3 gols de Zequinha e outras fontes dão 1 gol contra de Vacaria.
      Zequinha [3]

      Excluir
    3. Quem for ver os gols do Grenal 1975, verá que foram 3 do Zequinha, naquela época, se o cara chutasse e pegasse num único fio de cabelo do último jogador a tocar na bola, o juiz dava para ele. A bola que resvalou no Vacaria (ou seria Hermínio?) sequer desviou a trajetória.

      Excluir
    4. Exatamente! Nunca tive dúvidas sobre os gols dele, Bruxo. Aliás, inesquecível para um bom colorado como eu aquele GRENAL. Uma noite chuvosa e fria de Julho de 1975. Lembro como se fosse hoje.

      Excluir
  10. Retirei parte da crônica do Correio do Povo, que é mais confiável, devido ao jornal já ter conhecimento do esporte praticado na época.

    Edição do dia 1º de Agosto de 1916:

    - ..."os alvi-rubros registraram o primeiro goal a seu favor, por meio de Vares, recebendo essa occasião vários applausos."
    - ..."iniciando um ataque pela ala direita os alvi-rubros levaram a bola ao campo contrario: Vares achando-se bem colocado, aproveitou a occasião a enviou dentro das redes do goal adversário."
    - ..."o jogo foi interrompido por 8 minutos depois de seguidas fortes cargas por parte do quintetto azul e repelidos pelo ágil goal-keeper Silva. Recomeçado o jogo após aquella interrupção e tendo Assumpção se retirado do campo, o Internacional fez em seguida o terceiro goal por intermédio de Vares. Continuando com sua offensiva, O Internacional marcou mais três goals feitos todos feitos todos por Vares."...

    ResponderExcluir