Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Opinião



A Chance de Melhorar

As manchetes mais recentes dos grandes periódicos gaúchos enveredam para o terrorismo de um provável desmanche da equipe vencedora gremista, analisando o copo multicampeão pela metade vazia da água triunfante. Mas será que não dá para preencher esta metade com mais qualidade ainda ? Exemplos de trocas, reposições bem sucedidas existem aos montes:

Em 1983, o Grêmio da Libertadores perdeu o seu maestro, Tita; na dúvida, foi buscar dois jogadores renomados para o Mundial, a ideia era que pelo menos um "rebentasse" em Tóquio: Paulo Cesar Caju e Mário Sérgio. O segundo só não superou Renato naquele dia.

Às vezes, a solução está em casa; De Leon foi embora para o Corinthians, o menino Luiz Eduardo assumiu e foi titular por meia década e levantou muito caneco.

O Internacional perdeu Alisson e hoje sabemos que ele é um dos cinco maiores goleiros do mundo dito por feras com Buffon, Guardiola e Jurgen Klopp. Não deixou saudades porque Danilo Fernandes segurou a onda e seu reserva Marcelo Lomba jogou tanto que se tornou o melhor goleiro do Brasileiro. 

Lomba é o melhor em atividade no Rio Grande, atualmente.

A revolução promovida pelo Cruzeiro de Marcelo Oliveira em 2013 foi tão intensa e consequente que buscou o bicampeonato do Brasil, fácil, fácil. Reformulou o elenco em mais de 80 por cento.

Por tudo isso, acho que o Tricolor tem uma chance de ouro para qualificar o seu elenco a partir do pseudo desmanche, digo pseudo, porque Douglas, Leonardo Moura, Cícero não são exatamente efetivos indubitáveis. 

Além disso, Ramiro e outros, só farão falta se mal substituídos. Se os novos possuírem qualificação e resposta superiores, em breve, o torcedor deixará de chorar pelo antigo titular.

Fico imaginando um Dream Team: Gatito Fernandez ou Vanderlei; Buffarini, Geromel, Kannemann e Airton Lucas; Rodrigo Caio, Matheus Henrique, Soteldo e Thiago Neves ou Luan; Pedro ou Luan e Éverton; bem entrosados, com gana, pergunto: Não seria favorito em qualquer certame? Lógico, Luan seria certo, a interrogação é apenas pela possibilidade de Pedro ou Thiago Neves, um deles não vestir a camiseta gremista.

Encerrando: A Direção tem toda a chance de consagrar novos ídolos buscados no mercado e na base ou, errando, aumentar o número de descontentes.



31 comentários:

  1. Bruxo, acho que tem muito chute, em busca de "clics" nas matérias. Até Janeiro de 2019, teremos as prováveis barrigadas, tão normais nessa época. Hoje, esse tipo de publicação é corriqueira, O jornalista (?) que acerta uma determinada contratação tenta garantir um maior número de leitores.
    Não sei se tu acompanhaste, mas pelos lados da Pe Cacique já tivemos Luiz Adriano, Marcelo Moreno, Taison, Benedetto, Paulo Henrique Ganso, Angel Romero, Neílton, Castan, e Jhonny Lucas, Giuseppe Rossi, e outros que deverão surgir nos próximos dias.
    Meu amigo, não foi diferente para os lados da Arena e nem vai mudar. Dê-lhe barrigada.

    ResponderExcluir
  2. Alvirubro
    Quem é esse Giuseppe Rossi?
    De qualquer maneira, se confirmada todas essas saídas (Cícero, Leonardo Moura, Douglas e Ramiro), será muito boa para o Grêmio. Estão longe de ter aprovação maciça para 2019. É aquela coisa: Foi bom enquanto durou ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um jogador ítalo-americano, que surgiu na Itália, chegou a jogar pela Seleção, porém teve uma série de lesões. Praticamente, está com a carreira emperrada. No primeiro semestre, foi flagrado no exame antidoping, por uso de um colírio, que continha um fármaco proibido. Em Outubro foi liberado pelo tribunal italiano. Agora anda atrás de um clube.
      No Brasil, notícias dão informação que o Santos estaria interessado no gajo. Prá mim, barrigada. É casamento com departamento médico. E o jogador não vem por 100 mil por mês para o Brasil.
      Tái um atalho para a história de vida do atleta:
      https://www.transfermarkt.pt/giuseppe-rossi/profil/spieler/19104



      https://www.transfermarkt.pt/giuseppe-rossi/profil/spieler/19104

      Excluir
    2. Sobre as saídas do Grêmio, Douglas e Ramiro creio que já estão definidas. Ontem deram a vinda de Joanderson, para o time B. É um atacante que começou no SP e depois veio para o Inter-B. Chegou a atuar no time principal, mas nem de longe repetiu o desempenho que teve no SUB 23.
      Não sei se o Grêmio não está cometendo um erro. Esse nível de jogador, o clube tem na base. É só ter paciência.

      Excluir
    3. São "os mistérios" do futebol; lembra do Vitinho, "craque" do glorioso Guarani de Palhoça, SC? Virou Vitor Rangel, mas a bola segue de sagu.

      Excluir
    4. Sim, lembro do grande Victor Rangel. A respeito do Joanderson: o cara pintou bonito no Inter B. Jogou a Copinha da FGF. Os dois times da Dupla foram os times B ou SUB 23. Os times do Interior do RS usaram os atletas os profissionais. O Joanderson participou de 30 jogos. Marcou 26 gols. Quando subiu para o time principal, não desencantou. Pode dar certo no Grêmio? Claro que pode! Resta saber se o jogador quer jogar. Um guri, aos 22 anos de idade, que mostrou ser um atacante que faz gol, se encarar a profissão com seriedade, pode fazer alguma diferença. O problema nem é esse. O problema é entender o que se passa na cabeça do guri, quando ele veste a camiseta do time principal.

      Excluir
    5. Leo Moura renovou até final de 2019.
      https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/12/14/leo-moura-aceita-proposta-e-renova-contrato-com-gremio-ate-o-fim-de-2019.htm

      Excluir
    6. Beleza; atualizando:
      Não contesto a exuberância do futebol de Léo Moura, tecnicamente, ele até é melhor do que Arce; porém, numa posição que exige qualificações de ala, a sua preservação em determinados jogos, pode comprometer o lado direito, a menos que Leonardo Gomes dê uma resposta muito superior daqui para frente.

      Excluir
  3. corrigindo o português ... serão muito boas para ...

    ResponderExcluir
  4. Acho que a perca do Ramiro é um pouco mais sentida no fato dele ser um coringa. Volante, meia e lateral direito. As últimas más jornadas deve-se pelo fato dele estar sobrecarregado. Jogava as vezes 60, 70 minutos na meia ajudando na marcação e na criação também, depois o colocavam na lateral para correr um pouco mais. Cansava. E mesmo assim foi um dos que mais jogou nos últimos 2 anos.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Joanderson; ele parece fisicamente com o Jô, ex-Corinthians e Inter.

      Excluir
  5. Michel
    Aí é que entra a postagem. Saiu Pedro Rocha, Fernandinho deu uma boa resposta, sai Fernandinho, melhora mais com Éverton; assim que deveria ser; sai o zagueiro Adilson, entra Mauro Galvão.
    Saiu Ramiro; ok!!! Se entrar Tetê e surpreender positivamente, ninguém terá saudade do camisa 17.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curioso para ver Luan e Everton, sem Ramiro. Na minha visão, Ramiro dava o suporte para os dois jogarem. Na falta de Ramiro, quem vai passar para a função dele, com o mesmo empenho, liberando Luan e Everton?

      Excluir
    2. Alisson pode aprender a marcar....pode-se também mudar um pouco o esquema. O time tem que se adaptar aos melhores jogadores.

      Até Matheus Henrique poderia entrar por ali, e eu creio que será ele, ao menos de início, com Michel e Maicon na volância.

      Excluir
    3. Maicon é instável, melhor não contar com ele.

      Excluir
    4. Num cenário ideal, sim. No atual....

      Excluir
  6. Num primeiro momento; Alisson.
    Gostaria de ver o venezuelano, mas parece que Renato é avesso ao aproveitamento de estrangeiros (o que eu acho uma bobagem, vide Kannemann).

    ResponderExcluir
  7. Se sou o Romildao buscaria Rodrigo Caio, Bruno Silva e Caleri, entregava pro Renato e falava: "o resto é com vc nego Véio "

    ResponderExcluir
  8. Bah! Bem lembrado, Carlos
    O Caleri é um baita atacante. O Rodrigo Caio como volante pode chegar à Seleção e vira alternativa para a zaga. Bruno Silva é um guerreiro e bom jogador.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Caio!?

    O que esse cara joga mais do que Michel?

    ResponderExcluir
  10. Vem cá Bruxo, tu já olhou os frangos que esse Alisson andou tomando dia desses? Marcelo Lomba é o melhor goleiro do RS atualmente? Cara tua implicância com Groehe já virou case de estudo pra psiquiatra! Pelo amor de Deus! Fala aí o que o Marcelo andou fazendo pra ti ter essa implicância com ele...porque só assim explica, e não vem com a história de preferência porque não cola meu velho! Teu problema com ele deve ser outro.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!
      a)Quem diz que Alisson é ótimo goleiro não sou eu, são autoridades mundiais
      b) Lomba atualmente é o melhor do goleiro do RS, não sou eu quem o elegeu
      c) Onde citei Grohe neste texto
      d) Se você acha que eu tenho algo CONTRA o Grohe, você me dá o direito de perguntar o que você tem COM o Grohe. Virou fixação defendê-lo, mesmo quando ele sequer é citado. Nunca vi paixão igual.

      Excluir
    2. A) quais autoridades mundiais? FIFA? UEFA? nunca vi ou li nada sobre isso!
      B) sim, quem elegeu deve ter sido a IVI;
      C) não precisa citar Bruxo, só um idiota não percebe suas críticas veladas nas entrelinhas, para bom entendedor meia palavra basta;
      D) eu não tenho nada com o Groehe, só que sei distinguir o joio do trigo! E quem tem fixação em críticar o cara é tu Bruxo, que volta e meia posta algo direta ou indiretamente contra ele, de quem é a fixação afinal?
      Ah, tenho paixão por MULHER;
      Abraço!

      Excluir
    3. André
      a) Citei as "autoridades mundiais" que me referi são os que manifestaram publicamente a admiração pelo futebol dele: Buffon, Guardiola, Klopp e posso incluir Tite que disse que ele é seu titular na Seleção. Você tem dúvidas quanto a qualidade do cara?
      b) Lomba ganhou em todas as eleições para goleiro, Rádio Guaíba, RBS, a maioria da imprensa nacional que votou na eleição para a Bola de Prata; ainda tive o cuidado de colocar o termo "atualmente" estabelecer limites no seu desempenho
      d) A postagem foi clara no sentido de transformar dificuldades em algo superável: Mário Sérgio por Tite, Alisson por Danilo ou Lomba sem entrar na comparação individual, mas a consequência para o time. Passou longe pelo goleiro gremista que foi bem substituído por Paulo Victor; para mim iguais nas virtudes e nos defeitos
      d) Observa as tuas participações aqui no blog; elas se resumem em defender intransigentemente o arqueiro gremista. Critico vários atletas; aqueles que eu não acho suficientes para o Grêmio, mas o único que merece as tuas intervenções apaixonadas e geralmente insinuosas, encerrando quase sempre com frases como por exemplo "teu problema com ele deve ser outro", é o arqueiro tricolor. Aliás, frase que tanto pode servir para o meu posicionamento (crítica), quanto para o teu (escancaradamente apaixonada)

      Excluir
    4. corrigindo: Tita por Mário Segio; Alisson por Danilo ou Lomba ...(essa, a ordem correta no texto).

      Excluir
    5. ... Tita por Mário Sérgio...

      Excluir
  11. Glaucio
    Michel iria para o Cruzeiro na negociação do T.Neves. Rodrigo é reforço para duas posições e tem mercado internacional .

    ResponderExcluir
  12. Glaucio
    Eu toparia; acho que futuramente, Rodrigo Caio tem mais mercado do que Michel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me refiro a mandar o Michel pro Cruzeiro pra trazer o Tiago Neves, sendo que o Cruzeiro queria o Maicon, e daí ter que ir atrás de reposição, que no caso seria o Rodrigo Caio....pólvora gasta em capincho magro....

      Pra meia temos Luan, Jean Pierre, Licon voltando....mas no ataque continuamos com André, Jael, Marinho...

      Excluir
  13. Que falta atacante eu não tenho dúvida, mas tem que vir top de linha como dizia o Roth.

    ResponderExcluir