Páginas

sábado, 29 de agosto de 2020

Pequenas Histórias


Pequenas Histórias (239) - Ano - 1972


Oriundo ou Nativo?

Fonte: Correio do Povo
Grêmio e Caxias decidem o campeonato gaúcho deste ano e eu tenho muitas lembranças do clube da Serra, desde quando ele se chamava Flamengo e o seu estádio era a Baixada Rubra, mais tarde, transformado em Centenário.

Uma dessas recordações remete ao distante ano de 1972, mês de Fevereiro, dia 20, um Domingo, quando a Festa da Uva, tradicional evento de Caxias do Sul, à época, só perdendo em importância para o Carnaval carioca no turismo brasileiro, foi escolhida não por acaso por Higino Corsetti, ministro de telecomunicações, um caxiense, para ser a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.

Dentro deste evento, um jogo; Grêmio versus Associação Caxias, esta, uma fusão entre o Flamengo e Juventude que durou alguns anos. Como se sabe, após a dissolução, um voltou a ser Juventude, o outro, Flamengo virou Caxias. Assim, esta partida tornou-se a pioneira em jogos coloridos via tevê no país. Um zero a zero muito chato. 

Naquele início de ano, o Tricolor andava em busca de mais sangue platino para o time que tinha o uruguaio Anchetta desde Outubro do ano anterior, então, veio o argentino  Alfredo Oberti, mas ele queria mais. Acontece que a legislação só permitia dois estrangeiros nos clubes. Pensa daqui, pensa dali, o Grêmio descobriu um "hermano" nascido no Rio de Janeiro: o volante Dacunto (vide a foto, o da esquerda), filho de um craque argentino, também com o nome de guerra de Dacunto que brilhou no Vasco da Gama, Palmeiras e Santos, isso, nos anos 40.

A proposta, hoje, soa jocosa, isto é, ele teria 20 dias para demonstrar suas qualidades; na prática, dois ou três jogos, no máximo. A primeira, um 3 a 1 contra o Newell's Old Boys (estreia dele mais Oberti e Mazinho, desconfio que de Deca, também, os da foto acima), ele saiu jogando. A segunda seria essa da Festa da Uva, quando iniciou no banco de reservas.

Otto Glória, mítico treinador luso mandou a campo: Deca; Espinosa, Anchetta, Beto Bacamarte e Everaldo; Jadir e Torino; Flecha, Oberti, Mazinho e Loivo. Entraram Dacunto e Caio (Cabeça).

Pedro Ário Figueiró utilizou:Nadir; Luis Alberto, Roberto, Antônio Carlos e Paulinho; Zangão e Ênio Chaves; Sídnei, Osmar, Fernando e Tecchio.

Como disse; foi uma partida sonolenta que não agradou a ninguém que gosta de bom futebol. Pior para Dacunto que entrou numa roubada. Verdade que não jogava nada.

Mesmo assim, esse episódio me rendeu algo positivo, porque, lá em casa, a gente comprava toda a semana a revista Placar que fez uma reportagem sobre a vinda de Dacunto, onde "mancheteava": Dacunto: oriundo ou nativo? Olhei a manchete e eu, um guri de 12 para 13 anos, não sabia o que era "oriundo", nem o porquê da sua confrontação com o significado "nativo". Lógico, recorri ao dicionário e aprendi. 

Na reportagem, Dacunto se explicava: - Yo soy carioca. Nací en la Zona Sur. Estoy emocionado por jugar por la primera vez en mi tierra.

No primeiro treino, ele foi péssimo, dizia a reportagem assinada pelo jornalista Divino Fonseca. Seu clube, o Los Andes, pedia Cem mil cruzeiros, um valor considerável, portanto, suas chances de atuar no Brasil eram remotas.

Não ficou. Acrescentou seu nome à extensa lista de platinos e sul-americanos em geral, que não vingaram no Grêmio.

Fonte: Correio do Povo
            Revista Placar
            Arquivo pessoal do amigo Alvirubro

PS: Pois, o amigo Alvirubro localizou a reportagem da Placar; note o erro da nacionalidade de Anchetta (ele é uruguaio)









11 comentários:

  1. EM BUSCA DO TRICAMPEONATO

    Na história de títulos da Dupla GRENAL, no Campeonato Gaúcho, sempre que um clube foi tricampeão estadual, as conquistas não pararam no TRI.

    Anos em que o Grêmio foi Tricampeão Estadual:

    1956/57/58 - O Grêmio conquistou o pentacampeonato em 1960.
    1962/63/64 - O Grêmio conquistou o heptacampeonato em 1968.
    1985/86/87 - O Grêmio conquistou o hexacampeonato em 1990.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato Portaluppi poderá igualar Osvaldo Azzarini Rolla, vencendo pela terceira vez o Gauchão.
      Foguinho foi o técnico dos três títulos estaduais de 1956/57/58.

      Excluir
    2. Embora seja muito difícil, o Caxias não está morto.

      Excluir
  2. 11.02.1972 - 3 x 1 CA Newell's Old Boys - estreias de Deca, Dacunto, Obberti e Mazinho.

    ResponderExcluir
  3. Três gols de Mazinho, que estreia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Veio Mazinho, do Santos FC, e foi Alcindo fazer dupla com o Rei.

      Excluir
  4. Mazinho era ótimo jogador. Teve uma lesão que o deixou parado por 60 dias, no final de 1973, num jogo contra o Corinthians. Acabou voltando contra o Guarani, de Campinas, em janeiro de 1974, no primeiro jogo do ano, com o Grêmio já sem Obberti.

    ResponderExcluir
  5. Interessante é que Mazinho veio na troca por Alcindo e era para ser o camisa 9, enquanto Oberti, o 8. Aos poucos, mudaram as posições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Um detalhe que tu deves lembrar: o Mazinho veio para o Grêmio e no Brasileiro de 1973 o Santos teve outro Mazinho. Um ponta direita baixinho e cabeludo, que era rápido.

      Excluir
  6. Sim, veio do interior paulista para o Peixe, se não me engano.

    ResponderExcluir
  7. Não que Santos seja capital, hehehe.

    ResponderExcluir