Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Opinião



  Razões Óbvias para a Melhora

Alguém pode "cornetear": Antes, queria a demissão do Renato e agora vem com esse papo de que a coisa mudou.

Esclarecendo: sempre deixei uma "brecha", uma possibilidade de ver o treinador reconsiderar em alguns pontos; usei até a expressão "repaginar-se", apenas, levou um bom tempo para isso ocorrer e fica sempre o perigo de uma recaída do técnico e a volta dos bruxos ser um fato nefasto, devastador para a "decolagem" gremista. Se se tem que deixar uma chance para a repaginada, também, há de se considerar a hipótese da retomada do bruxismo ou retrocesso. Perigo real e imediato.

Como a minha formação de torcedor vem dos áureos tempos de João Saldanha criando as sua feras a partir da singela conclusão que os melhores devem jogar (antes de 1970, houve 1969, as eliminatórias para o México); lá estavam Gérson, Jairzinho, Tostão e Pelé juntos, quando nem se pensava na troca do treinador da Seleção; então, uma das conclusões pela repentina melhora do Tricolor se baseia no aproveitamento dos melhores em cada posição; igualmente, porque os mais aptos são os jovens, a maioria vinda da base (mais algumas joias garimpadas como Rodrigues e Luiz Fernando), com isso, outra obviedade: a queda da média de idade do time. Resultado: desse somatório (melhores + melhores jovens), o time se tornou mais sólido defensivamente, mais ágil no meio de campo e mais veloz no ataque.

Ah! As lesões diminuíram e nem ouvimos mais frases que dão calafrios nos torcedores como "trocar o pneu do avião (sic) em movimento". Vencendo, essas bobagens passarão da condição de diatribes para chistes, como se dizia no tempo que se amarrava cachorro com linguiça. 

Conclusão: A soma de todos esses "mais" impulsionou o Tricolor para cima, para a busca do topo no Brasileiro e Copa do Brasil, isto deverá ser confirmado de forma idêntica na Libertadores.

Meu time está escalado: Vanderlei, Orijuela, Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes; Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Ferreira, Churín e Pepê. Fica a dúvida se Pinares terá espaço e bola para uma das vagas.

Pode não ser esse time de imediato, mas o meu sentimento é que mais dia, menos dia, se a sobriedade se sobrepor à soberba, será inevitável o torcedor memorizar os 11 titulares como se dizia antigamente: Do goleiro ao ponta esquerda.

Renato: Basta apenas rezar pela cartilha do bom senso. Nela estão escritas obviedades. O be a bá do futebol, desde a sua pré-história.

12 comentários:

  1. Joao Hollerbach24/11/2020, 10:35

    Escalação perfeita. Assino embaixo! Infelizmente acho que o Renato vai "inventar" outras coisas. Abraço

    ResponderExcluir
  2. João! Você imagina quantos clubes sonham em ter um "Pepê" no time; nós temos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até ano passado tínhamos dois "Cebolinha"...só Renato não sabia.

      Excluir
    2. Pois é. Poderiamos ter tido Cebolinha e Pepê nas pontas ano passado.
      A favor do Alisson tem a parte tática, sem a bola, porque ele vira um meia/volante que corre por todo campo e ajuda na marcação. Todo treinador ama isso. Mas na parte ofensiva/com a bola nos pés deu pra notar que até o Luiz Fernando trouxe mais profundidade por ali que ele. E na parte tática o Ferreira mostrou nos jogos contra o Juventude que ele também sabe voltar pra marcar, além de oferecer a oportunidade de trocar de lado com o Pepê durante os jogos pra enganar a marcação.
      Com esse meio de Darlan, Matheus e JP seria um erro por o Alisson, iria engessar o time. Na ausência do JP eu até entenderia porque ele centraliza bastante e tenta criar algo.

      Excluir
    3. Lipatin
      Não acho o Alisson um jogador ruim; até é muito útil, mas é qualidade de Ferreira que não pode ser desprezada. Num jogo "enferruscado", ele tira da cartola uma jogada que pode ser decisiva.

      Excluir
  3. Acredito que na cabeça do Renato Alisson e Diego Souza são titulares, sinceramente não sei se ele está errado.
    Alisson é bom jogador, taticamente muito disciplinado, tem velocidade e drible, peca nas finalizações, Já ferreirinha é mais driblador e melhor finalizador.
    Diego Souza na parte técnica é muito melhor que Churin, o que pesa é a parte física onde o gringo sobra.

    ResponderExcluir
  4. Carlos
    Eu também acredito que ele opte por esses dois. Diego Souza merece seguir titular até o momento que Churín provar o contrário (o que eu acredito se concretizar).
    Ferreira não pode ser reserva, assim como Ronaldinho não podia ser reserva de Itaqui, Éverton de Fernandinho e aconteceria o mesmo com Diego Rosa e Tetê se ficassem.
    Os melhores tem que jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o certo era o Renato ir revezando. Até porque o Diego Souza tem parecido desgastado nos jogos. Mas ele insiste em começar com o "Showza" todos os jogos e ainda deixa ele os 90 minutos... Eu gostei muito do Churín pelo que vi até agora mas queria ver mais dele em campo, principalmente como titular, pra poder ter uma avaliação melhor.

      Excluir
    2. Churín precisa de sequência. Na hora que o Showza der mole, ele pode tê-la.

      Excluir
    3. Também penso assim, Lipatin. Renato vai ter que revezar, por necessidade.

      Churin só iniciou um jogo com o time "ideal", e foi bem.

      Excluir
  5. Saudações, Bruxo! Torcer é cornetar e ser cornetado. Eu também critiquei bastante o Renato e vejo que as tuas criticas, as minhas e de muitos outros eram baseadas na visão de que o Grêmio tinha plantel pra jogar muito mais do que vinha jogando, a fase ruim era fruto de escalações erradas, favorecimento de determinados jogadores em detrimento de outros e uma cartilha de jogo viciada e infrutífera. Bastaram umas mudanças seja por lesão ou pela mão do Renato e a coisa foi mudando, hoje temos um Grêmio que nos permite sonhar, ou iludir, que alguma taça de respeito ainda possa vir nessa temporada pandêmica. Criticamos porque os erros eram óbvios, porque queremos ver o Grêmio triunfante e elogiamos também essa guinada positiva e o que tem que ser elogiado.
    Hoje em dia tem muito torcedor "fã", que não pode ouvir uma critica que já chama de "amargo", de "secador" e eu tenho pavor disso pois cria uma cultura de fanatismo burro, sem visão critica das coisas. O torcedor tem voz e tem que usar, cornetar as vezes é necessário. Não é porque tu amas um clube que não pode ter uma visão critica sobre ele e sobre as coisas que acontecem nele. E nesse nosso episódio recente as criticas ao Renato e ao Romildo surtiram efeito e o time melhorou. E olha que nós gremistas estamos vivendo numa ilha de paz e tranquilidade em termos gestão é só olhar pro arquirrival, pro Santos e pra outros: Minha nossa, que filme de terror. E mais um adendo: Curiosamente, observando o desmanche do rival, se vê que esse pessoal do "fanatismo burro" são os primeiros a comprar as ideias furadas dos baldassos e pedros ernestos da vida...
    Agora falando do time: Concordo com a tua escalação com exceção do Guedes, quero muito que ele vire nosso titular mas no momento ele ainda precisa de mais jogo, tomara que ganhe minutos no decorrer da temporada. Tem a questão dos retornos de Alisson e Maicon e como o time vai ficar. Pelo "jogo jogado" ambos vão ter que começar no banco e brigar pelo espaço, mas conhecendo as preferencias do Renato não duvido que voltem como titulares já, principalmente o Alisson que como foi colocado aqui nos comentários parece ser um jogador essencial pro Renato. Já o Maicon eu não sei não, acho que ele devia repensar a carreira porque o físico parece não aguentar mais e uma insistência nele por parte do Renato pode gerar um desgaste desnecessário.
    E não posso deixar de falar sobre a implosão do Inter. Nessas horas meu "eu corneteiro" fica com vergonha das reclamações com Romildo e Renato porque o que estão fazendo com o Inter é pra matar os colorados de desgosto. É um absurdo. Até o D'alessandro os caras conseguiram tirar do clube, são de uma incompetência impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Cheguei a rascunhar uma postagem sobre o que está ocorrendo com o Coirmão, ia se chamar "post para não ler", porque achei que não ia interessar ao pessoal, pois tratava do nosso adversário, mas, pensando, acho que não teria nada de mal.

      Excluir