Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2020

Opinião



Vitória sofrida era previsível 

O 2 a 1 com direito a sufoco de final de jogo está dentro do esperado, porque o Goianense é um time organizado, vinha de duas vitórias, mas principalmente pelos 10 jogadores (exceção do goleiro) reservas,  que apresentaram duas características adversas: desentrosamento e falta de preparo físico para 90 minutos.

Além da vitória, outro fato positivo apareceu nesta noite; o menino Vanderson. Embora tenha falhado no gol dos goianos, o primeiro tempo dele foi de luxo. Mostrou técnica, velocidade, precisão nos cruzamentos, bom sentido de marcação. Natural, ele é de Seleção de base. Já dá para pensar em não investir grana na aquisição de Orejuela.

Com a grande atuação de Vanderson, a boa estreia (desde o início) de Ruan ficou escondida. Zagueiro alto e de ótima velocidade. É outra boa notícia. Paulo Miranda e Cortez não comprometeram. Vanderlei, uma grande defesa, sem culpa no gol do Atlético.

No meio, Lucas Silva pode ser aproveitado na Quarta-feira, o melhor do setor, aliás, quando saiu (para ser preservado), a defesa sentiu, pois ficou mais exposta. Darlan, um bom coadjuvante e Pinares, uma decepção. Precisará de muita paciência da torcida.

Alisson, bem no primeiro tempo, discretíssimo na etapa final; deve ter sentido a longa parada. Ferreira jogou no lado esquerdo, mas fez menos do que quando pela direita. Uma surpresa, porque parecia ficar mais à vontade pela esquerda.

Churín, muito esforço, muita transpiração, pareceu atrapalhado, porém, teve participação decisiva nos dois gols gremistas. 

Os que entraram, Pepê, Thaciano, Matheus Henrique, Éverton Cardoso e Rodrigues, destaco Thaciano por ter entrado na fogueira, improvisado na lateral direita, apesar das dificuldades, conseguir dar conta do recado.

Imaginando o que se passa na cabeça do treinador e o que apresentaram hoje, desconfio que dois jogadores estão cotados para iniciar contra o São Paulo, Alisson e Lucas Silva.




18 comentários:

  1. Titulares ou reservas, os jogadores de meio campo do Grêmio não armam e não defendem. Não existe compactação. Não existe triangulação.

    Não pode tomar sufoco do Atlético GO. O time só funciona através de lampejos individuais.

    Bruxo, não consigo enxergar futebol no Lucas Silva. É um volante pata dura. Muito pouco para as pretensões do Grêmio.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    Já escrevi anteriormente, que preferia um outro volante, mas analisando ontem, acho que Lucas Silva se escalou para Quarta-feira; talvez, porque os demais foram menos do que ele diante do Goianense. Sua saída (provavelmente,preservação) trouxe dificuldades defensivas.

    ResponderExcluir
  3. A entrada de Lucas Silva melhorou o time na quarta e sua saída ontem piorou o time, certamente jogará em SP.
    Alisson ficou sem gás no segundo tempo, não sei se é uma boa sair jogando.
    Falei para um amigo a alguns dias que o Grêmio não deveria gastar com Orejuela, temos Vitor Ferraz, Leonardo e Vanderson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A entrada de Lucas Silva melhorou o time na quarta e sua saída ontem piorou o time"

      Bingo.

      Se a questão é merecimento, Matheus Henrique vem jogando pouco a horas...

      Excluir
    2. Pode até parecer antiquado, mas eu realmente gosto de um volante que saiba desarmar e marcar, o resto é a perfumaria que torna o jogador craque.
      LS não é craque, mas desarmou, marcou e ainda teve o maior número de passes certos no jogo.

      Excluir
    3. Pessoal, o Grêmio tomou sufoco nos dois jogos, com e sem o Lucas Silva. Se o SPFC tivesse feito 2x0, não teria sido nenhuma anomalia.

      Olhem a ficha técnica do jogo. Ele entrou aos 16 min do 2º na quarta. Portanto estava em campo no momento daquelas duas triangulações de ataque dos paulistas. O gol do Grêmio saiu logo depois, perto dos 30 min.

      Ontem esteve em campo praticamente o jogo todo. O Grêmio foi amassado pelo Atlético Goianiense desde o início do segundo tempo. Como todo time brasileiro, fizeram o gol e pararam de atacar. Logo depois veio o castigo (gol do Churin). Depois voltaram a pressionar pelo empate, e de novo, deram sufoco até o fim. Nesse momento o Lucas Silva já não estava mais.

      Lógico que a apatia é sistêmica. Não é culpa do L. Silva, mas ele também não faz muita diferença.

      Excluir
    4. Está errado Vinnie.
      A triangulação do gol perdido do Brenner foi aos 2m do 2º tempo e do Luciano foi aos 11 min.
      LS entrou 16m.
      A partir daí o SP perdeu o meio e começou a atacar pelas laterais.

      Excluir
    5. Quem tu tiraria pra entrada do Lucas Silva, PJ ?

      Excluir
    6. Valeu, Paulo. Eu achava que ele estava em campo. Obrigado pela correção.

      Excluir
  4. Carlos
    E acredito que em outras posições ocorra o mesmo; exemplificando; Elias e Pedro Lucas (base), Rodrigues e Ruan, zagueiros.

    ResponderExcluir
  5. Ontem Renato acertou na escalação, era dia de poupar mesmo. E muito bom ver Ruan e Vanderson em campo, boa partida dos dois. Churin é o nosso novo Jael, sempre bom ter um trombador-brigador carismatico no elenco. Não sei, Lucas Silva é o único volante-volante que nós temos mas ainda acho ele longe do ideal. Alisson fora de ritmo, aos poucos vai melhorar. Pinares não sei, dá pra ver que ele tem qualidade mas ainda não encaixou aqui.
    O Grêmio precisa investigar e investir numa coisa: DM e preparação física. Já vem de anos esse problema mas nessa temporada tá demais, todo jogo os caras morrem no segundo tempo. Sempre tem alguém com cãibras e são muitas lesões, quando vão pro DM sempre ficam meses. Tem coisa errada aí, não é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano, eu dou um desconto, porque é atípico. Muitas cãibras, realmente.

      Excluir
  6. Joao Hollerbach28/12/2020, 09:48

    Pepê está com medo de fazer gol, fez arrancadas sensacionais mas não chuta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferentemente do que vinha fazendo. Quem sabe, ele não guarda um no Morumbi?

      Excluir
  7. Entrar com Alisson e deixar Ferreira no banco é comprovar nossos temores de meses atrás, quando o time vinha bem...era obra do acaso e das lesões.

    No mais, que cavadinha do Piñares pro gol do Churin hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não parece ser mal jogador, só não é da posição, sobre pra ser o organizador do time.

      Excluir