Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2021

Opinião




Jovens oscilam e empate veio no sufoco 

O São José bateu muito na primeira etapa, contando com a incompetência do árbitro, mas não foi por isso que o zero não saiu do placar. Ninguém mereceu mexer nele.

O Tricolor (que é o que interessa nesse blog) esteve apático, sem inspiração, muitos nomes discretos com uma única exceção: Ferreira.

Na etapa final, após uma trapalhada gigante de Brenno, o Grêmio saiu atrás no marcador. Pelo que vi; gol contra de Rodrigues, mas todos falaram que foi de Luiz Eduardo, o agitado centro avante do Zequinha.

Aí, as individualidades apareceram; Ferreira seguiu sendo destaque e recebeu a companhia de Pedro Lucas e Fernando Henrique (que ingressou no lugar do imóvel Lucas Araújo). Mesmo sem ser arrasador o Tricolor encurralou o São José na sua defesa, porém, dois avantes estiveram abaixo da crítica, Ricardinho e Léo Chú, que sofreu a expulsão. Escrevo "sofreu", porque para lances mais graves, este soprador de apito preferiu advertência verbal. Como exemplo, o menino Ferreira foi vítima do famoso rodízio de faltas, ignorado olimpicamente pelo juiz.

O gol de empate surgiu de uma das grandes investidas pelo lado direito de Ferreira e uma batida "exemplar" de pé esquerdo na gaveta superior esquerda de Fábio por Pedro Lucas. Golaço indefensável.

Brenno merece crédito, sua falha grave serve para arrefecer o nosso entusiasmo, demonstrando que há um longo caminho até o atingimento da maturidade no arco, algo que alcançará jogando

Igualmente, o que escrevi que "antiguidade não deveria ser posto" é real e Fernando Henrique está melhor que Lucas Araújo, já merecendo "furar a fila". O time vai agradecer a troca.

Uma observação final: Victor Bobsin é um volante grande e ágil, algo que as suas fotos não revelavam. Precisa ser melhor observado.


11 comentários:

  1. Ontem a coisa foi menos empolgante. Que campo sintético ruim esse do Zequinha, era quase só aquela borrachina preta. Parecia essas quadras aleatórias que alugam pra futebol sete por aí.
    No lance do gol achei que quem fez a "cagada maior" foi o Rodrigues. Ele se perde, fica olhando pra bola e deixa o possante centroavante do São José chegar inteiro no lance. Mas o Brenno saiu mal também, todo estabanado. Inclusive caso não saísse gol teria sido pênalti do nosso goleiro. Ambos precisam trabalhar lances assim no treino pra isso não se repetir.
    Pedro Lucas tem tudo pra ser nossa nova estrela. O guri tem bola no pé, sabe o que fazer. Marcou um gol bonito. Ferreira muito bem novamente, é quem assume a responsabilidade nesse time quase sub-23. Darlan muito bem mais uma vez também. Ricardinho achei que apareceu um pouco mais mas não conseguiu converter. Também gostei muito do Fernando Henrique, tá merecendo ser titular. Acho que o Léo Chu ficou meio abalado depois que perdeu um gol feito num cruzamento do Pedro Lucas se não me engano, depois desse lance errou quase tudo que tentou. Ele realmente deu duas cavadas bem forçadas mas também achei exagerada a expulsão. Como tu disse, teve muitas faltas feitas pelo São Luiz que sairam barato e nesse lance mais disciplinar o juíz resolveu aparecer e bancar o rigoroso.
    E finalmente vimos o tal do Bobsin em campo. Só por uns segundos. Risos. Parece que quando se destacou ainda sub-20 ele ganhou um contrato com salário nível grupo principal mas aí teve sucessivas lesões. Agora pelo que ouvi ele está com o contrato acabando e existe um impasse na renovação devido a questão salarial, porque ele já teria salário alto pra quem ainda tá na transição. Seria interessante vermos ele ganhar mais minutos. Nesses poucos segundos em campo me lembrou um pouco o Wallace pelo jeitão mais grandalhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      O que me deixa muito irritado é a atitude desonesta e cômoda do juiz. lógico que se ele entendeu de simulação, fica muito tranquilo dar os dois amarelos, mas dar um cartão amarelo ou até vermelho em início de jogo, exige coragem.

      Excluir
  2. Bom dia, Bruxo. Discordo no ponto. Brenno sai mal do gol, mas na minha ideia, de longe foi uma trapalhada só dele. Muito mais do Rodrigues, que não soube o que fazer. Não sabia se ia na bola, se marcava ou se esperava pelo goleiro. Este sim, cada vez mais atrapalhado. Antes ainda, há de ser dito da falha de Darlan no meio de campo... A saída de Brenno, foi a cereja do bolo. Bom que isso serve de alerta para ele mesmo. Não será sempre que sairá de campo como milagreiro. Um fato é que Brenno não confia na zaga.

    No mais insisto no Ferreira. Foi o destaque, é verdade. Mas poderia ter sido mais efetivo quando possível. Pode notar, ele sempre dá um toquinho a mais, uma ajeitadinha, antes de chutar. Isso está virando cacoete. Além do mais, é bastante fominha. Ainda assim, foi dele o passe que originou o gol (baita gol) do Pedro Lucas. Léo Chu perdeu uma boa chance, se deixou levar pela malandragem e pagou caro. Ele leva um coice, é verdade, mas não forte o suficiente para derrubá-lo da maneira que ele caiu. Este foi o fator que levou o "juizão" a dar o segundo amarelo.

    Sobre apatia, até existiu. Mas gostei do time em si pelo "poder" de reação. Tiveram forças para empatar o jogo e poderiam ter vencido. Mas deu pro gasto.

    Um que pouco apareceu foi o tal de Araújo...esse sucumbiu de vez. Fernando Henrique novamente e fez nos esquecer do seu companheiro.

    Sobre o último volante...seus dois minutos em campo me impedem de dizer alguma coisa. Mal tocou na bola.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo
    Um fator que fugiu a minha análise, mas é relevante, o campo sintético como lembrou o Lipatin.
    Pelo que vi, os meninos fizeram mais bonito do que os titulares em vezes anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive quase toda turma lá da rbs/globo desceu a lenha na baixíssima qualidade desse "gramado" sintético do Zequinha, teve um já pedindo banimento. Ou eles reformam aquilo ou vão ter que mandar os jogos em outro lugar daqui uns dias, é um perigo do jeito que tá.

      Excluir
    2. Teve uma hora, que achei que era uma tatuagem na testa do Darlan; mas, na verdade, borrachas pretas.

      Excluir
  4. Joao Hollerbach23/03/2021, 11:24

    O Brenno falhou mas o Tonhão também. E o problema é que o Tonhão(cada vez mais justificando o apelido) errou em outras situações. Penso que o Ruan é mais confiável. Ferreira e Darlan são titulares indiscutíveis, já o Leo Chu não tem mostrado o futebol apresentado no Ceará(e por isso mesmo não deveria ter atitudes imaturas como as simulações do pênalti). Ricardinho ainda não convenceu. Pedro Lucas e Fernando Henrique foram muito bem e devem ser aproveitados no time principal como opções(segundo tempo, lesões, cartões amarelos). Em tempo: ainda bem que o tal Rafinha não vem, teria tudo para ser "Thiago Neves 2, a Missão Fracassada".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que estou com ficando essa impressão sobre Ruan e Rodrigues também, João. Ainda acho que dá pra corrigir esses erros do Rodrigues mas começo a ficar preocupado com o seu futuro. Enquanto o Ruan com muito menos experiencia no profissional tem atuado no mesmo nível dele ou até melhor. Dado que os dois tem um estilo de jogo muito parecido não vou me surpreender se o Ruan passar na frente do Tonhão com o decorrer dos jogos.

      Excluir
  5. João
    Acho que no caso do Rafinha, a notícia era plantada para pressionar o Flamengo.
    Lembra do Vilson Cereja, Vilson Cavalo, lateral? O Lauro Quadros dizia que quando ele cansasse com o passar dos anos, iria melhorar, porque reduziria a afoiteza; o Tonhão me fez lembrar dele. Tem futuro, mas como diz o Renato, precisa ser "lapidado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo e João. Nos escapamos de mais um forte candidato a Tardelli ou Thiago Neves. Pior que não era noticia plantada, o Romildo falou em entrevista ontem que o Renato pediu sim o Rafinha mas o próprio presidente vetou a contratação. Ainda bem.

      Excluir
  6. Lipatin
    Será? Mas estão de gozação com Rafinha, tendo Vanderson, Léo Gomes, talvez esse Felipe, se fosse para contratar, então era melhor investir no Orejuela.

    ResponderExcluir