Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Opinião



O Thiago certo para apostar 

Há tempos que menciono meu sonho de ver o Grêmio formar treinadores, assim como consegue formar volantes, atacantes, etc... citei o nome de Thiago Gomes, vide Estamos chegando lá, portanto, não é de agora minha intenção de vê-lo ganhar uma chance.

Substituir Renato é extremamente difícil, ainda mais nesta última passagem, onde quebrou vários recordes (nem vou mencionar aqui), então, o treinador que for escolhido, deve sair de uma decisão bem pensada, seja no currículo, seja na filosofia que o clube quer adotar dentro de campo e, muito importante, a duração do tempo de contrato. Um nome inconfiável com contrato longo, implica jogar dinheiro pelo ralo.

É comum neste momento pipocarem nomes na imprensa, mas a Direção tem que estar focada e acima de tudo, convicta do que quer. Nomes conjecturáveis eternamente nessas situações, emergentes de um só trabalho, queridinhos da mídia, outros com empresários influentes, todos esses consistem em armadilhas que um clube do tamanho do Tricolor não pode embarcar.

Torço sinceramente, que a escolha do próximo técnico venha de um consenso entre as melhores cabeças pensantes dos dirigentes que comandam uma nação de quase 10 milhões de torcedores.

Boa sorte e muita reflexão.


17 comentários:

  1. Bom, primeiro vou pontuar sobre o Renato: Fica o ídolo e vai embora, merecidamente, o treinador. Segue como um dos maiores da nossa história, sempre estará no hall dos gingantes do Grêmio e fica o agradecimento pelas conquistas alcançadas. Mas seu fim de ciclo já vinha desde 2019, o último ano foi terrível e foi um erro duplo sua permanência até agora, dele por não entregar o boné e do Romildo por insistir nele, poderia ter tido uma saída "por cima". Mesmo sendo totalmente a favor da saída dele fica aquela sensação estranha, afinal existe a figura do ídolo apesar das amarguras recentes. Que o Renato se recupere bem da covid e que consiga se reciclar enquanto treinador caso siga no oficio.
    Fica também a corneta pro Romildo e demais envolvidos pelo fato de terem renovado pra demitir 40 dias depois. Já deviam ter buscado um novo técnico na virada da temporada, ou ainda antes, e evitado esse desgaste todo.
    Decisão acertada de promover o Thiago Gomes como interino. Conhece muito bem os garotos e espero que eles finalmente tenham mais chances e mais sequencia. Que o Thiago consiga fazer um bom trabalho. E vamos poder ver se certos jogadores, como o Pinares por exemplo, são fogo de palha mesmo ou se eram só mal aproveitados.
    Sobre a busca por um novo treinador: Eu preferiria que olhassem com carinho os mercados exteriores por aí, tomassem essa decisão com calma e muita analise. Já se precipitaram na renovação e deu no que deu, é hora de analisar com calma e dar respaldo pro Thiago Gomes nesse primeiro momento. Dos nomes especulados pra vir treinar nenhum é unanimidade. Os mais fortes pleo o que foi dito são Tiago Nunes e Lisca. Também citados os argentinos Becaccece e Schelotto, apesar de ter sido dito que a preferencia da direção é por um brasileiro por ter uma "adaptação mais rápida", segundo foi noticiado. Não é o meu nome preferido mas acho que o Romildo vai fechar com o Tiago Nunes... Não concordo com a ótica de preferir um brasileiro pela adaptação rápida, o Abel Ferreira se adaptou rapidinho no Palmeiras. Mas também não concordo com trazer o primeiro estrangeiro que aparecer só pela "grife". Tem vir um treinador competente, pronto e que goste de trabalhar com a base, independente da nacionalidade.
    E mais um adendo, que seja feita uma limpa no elenco. Não adianta manter certos jogadores no grupo, é hora de renovar. Até pensando no clima do vestiário, hora de dar adeus pros "bruxinhos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois chê, essa de renovar pra demitir eu compreendo muito bem. Claro que agora é facil falar, mas imagina trazer um treinador novo após perder a Copa do Brasil, e mesmo assim ser desclassificado na pré-LA. Seria uma pressão desnecessária.

      No final das contas, mesmo sem querer ficou melhor pra direção e pro treinador novo.

      Excluir
    2. Glaucio. Claro que podia ocorrer sim e novo já começar "queimado". No caso minha crítica foi mais no sentido que já era óbvio que esse ciclo do Renato já tinha acabado e a renovação foi um equívoco.

      Excluir
    3. Sim. Ciclo acabou, sendo ponderado, no final de 2019.

      Problema é que se passasse pelo Del Valle, continuaria.

      Excluir
    4. Vai saber, meu bom amigo. Vai saber. Aos trancos e barrancos esse time aí que caiu na LA, foi finalista da Copa do Brasil. Pergunto: outro treinador, qualquer um que seja fará o mesmo este ano com o mesmo time?

      Excluir
  2. Lipatin
    Esta tarefa não será do treinador; essa limpa deve ser capitaneada pelo presidente. Deixar para o T. Gomes ou Lisca fazer é por um fardo no início dos trabalhos deles.

    ResponderExcluir
  3. Não é que eu queira, mas só pra constar minha constatação de hoje à tarde, Tiago Nunes tem currículo melhor o que Roger. Se escolherem este, não acharei absurdo.

    ResponderExcluir
  4. Glaucio
    Tenho minhas preferências, até citei o Maurício Barbieri que faria dobradinha novamente com o atual preparador físico do Grêmio, mas o que vier terá a minha torcida. Pode ser até o Abel Braga que é um ótimo caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, eu falei brincando no nome do Abel, mas como profissional, se nao fosse toda a historia dele no inter, eu aprovaria, pelo recente trabalho.

      Excluir
    2. Gláucio e Bruxo. Abel não dá, aquela arrancada com Inter tem muito mais a ver com a irregularidade geral que 2020 trouxe e a boa colocação que o Coudet tinha deixado. Foi um "canto do cisne" do Abelao.
      O Tiago Nunes, apesar de ter minha restrições com ele, é o nome mais forte. Ele tem taças no currículo, é gaúcho e conhece as coisas aqui e principalmente: sabe trabalhar com jovens. O problema é que no vestiário com senadores do Corinthians ele se deu mal. E aqui temos Maicon e cia de senadores, esse é meu medo.

      Excluir
    3. Lipatin
      Aí entra a Direção. Tem que dar respaldo ao novo técnico.

      Excluir
    4. "tem taças no currículo, é gaúcho e conhece as coisas aqui e principalmente: sabe trabalhar com jovens. "

      POis, de ontem pra cá dei uma "estudada" nele, achei bom. É um nome "novo" mas com estofo.

      Excluir
  5. Lista de dispensas: Maicon, Alisson, LF, Everton Fake, PM, Diogo Barbosa, PV...se alguém lembrar de mais gente pode completar a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André
      Dos velhos, acho que dá para segurar o Cortez, por enquanto.

      Excluir
  6. Cortez tb...ja vai tarde

    ResponderExcluir
  7. Abel? Apaguem que da tempo. HAHAHA

    ResponderExcluir
  8. Bruxo. Pra ver né. Na realidade, na hora do "vamo vê", ninguém sabe apontar um substituto. Vejo isso como algo normal porque somos apenas torcedores. Resta mesmo apenas desejar sorte à direção.

    Thiago Nunes desde 2019, antes de ser campeão pelo CAP já era visto como um possível sucessor. Muitos falavam nele. Era o nome da boca do povo. Mas depois do fracasso no Corinthians perdeu o brilho. Se vier, é possível que dê certo. Mas será uma grande interrogação. Qual dos Thiagos irá chegar?

    Logo resta a nós apontar para o outro Thiago. Uma solução caseira e barata. Sem sombra de dúvida a "mais fácil" porque ele já está ali e em caso de dar "ruim" o investimento não arrebenta com o clube.

    Agora, como todo respeito, antes eu brinquei no comentário,mas falar em Abel Braga no Grêmio? Pelo amor de Deus. Não! Jamais! Nem de brincadeira.

    ResponderExcluir