Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Opinião


 



Nada (Algo) de Novo no Front


Dia 1º de Novembro, Segunda-feira, escrevi a crônica “Depois da Tempestade”, que é como chamei o período pós três confrontos em sequência, Palmeiras, Galo e Inter, quando imagino enfrentamentos menos “pesados”, enfim, mais suscetíveis de bons resultados para o Imortal.

 A esperança foi renovada a partir da bela atuação de ontem que atenuou um pouco, a derrota. Há muito que não via o Tricolor dominador, fato que se revestiu de maior relevância por ser fora de seus domínios contra o líder da competição. Ele poderia ter feito 2 a 0 tranquilamente, antes dos 15 minutos iniciais. Então, há novidade na forma do time atuar, apareceu um Grêmio mais ousado que poderá fazer frente ao Inter e, quem sabe, chegar até a trigésima oitava rodada ainda vivo na luta pela permanência na Série A. É difícil, porém, não é impossível.

 Sobre Vágner Mancini, ele lembra aquela historinha que diz: - tenho uma notícia boa e outra ruim. Qual tu queres ouvir primeiro? A boa é que o novo comandante gremista é arrojado; ser for preciso fazer trocas no primeiro tempo, ele faz. Renato, o melhor dos seus antecessores, jamais fez isso, nem nos intervalos das partidas. A ruim é que Mancini mexe mal. Foi assim em jornadas anteriores e ontem ao sacar Villasanti e deixar em campo dois volantes superpostos/sobrepostos.

De qualquer forma, a esperança da torcida recebeu um ânimo com a bela atuação da equipe, mesmo que a gozação venha com força com a frase: -Jogou como nunca, perdeu como sempre.

Agora tudo é Grenal.

24 comentários:

  1. Realmente eu não entendi a mudança dele. Vila fazia bom jogo. Eu não quero ser paranóico, mas foi depois que ele não acompanhou o DC num contra ataque... Mas isso é muito pouco. Nada comparado ao piti do DC no lance.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Acho que ficou com receio de abrir o meio, dos três, Villasanti é o menos "volante antigo".

    ResponderExcluir
  3. Pois é bruxo, mas quem enxerga o jogo vê facilmente que o Villasanti marca com eficiência, rouba bolas de forma limpa, tem intensidade pra acompanhar as jogadas até o fim. Thiago Santos não ajuda na saída de bola, está sempre atrasado no lance, é afoito e comete faltas bobas quando o lance está morto, etc...e ontem foi o último volante a sair. Eu não tiraria o Lucas Silva, fez grande partida. Bem posicionado, contribuiu nós lances ofensivos, arriscou chutes de fora da área e ainda foi voz de liderança no meio de campo. O Grêmio precisa de alguém que fale em campo, que oriente as movimentações, as melhores escolhas, etc.
    Lucas vem me agradando bastante nos últimos jogos, bem diferente do início do ano!
    E outra coisa: que diferença faz tirarem 3 pesos mortos do ataque...criamos boas e várias chances ontem!Depois que 2 pesos entraram em campo, o Atlético tomou conta do jogo nos últimos 20 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Bigode
      O Lucas Silva me surpreendeu positivamente, porque o arremate forte de longe, a gente já conhecia, mas os botes certos sem faltas e a saída rápida foram coisas novas para mim. Merece ficar.
      E o Villasanti é o único volante que entra na área adversária.

      Excluir
    2. Pois eu também ando surpreso com o Lucas Silva. Já cansei de pedir pra ele sair do Grêmio e vivia cornetando ele, dava como caso perdido já. Pois o homem começou a jogar bem e vem sendo importante. Sem dúvidas que a "ficha um" pra sair do time hoje é o Thiago Santos.

      Excluir
    3. E isso vem desde quando o Felipão o resgatou das sombras. Para ver que nem tudo foi perdido durante a passagem dele por aqui.

      Excluir
    4. A midia tenta incutir na cabeça do torcedor que o Felipão é o grande responsável pelo nosso futuro rebaixamento.
      O futebol foi feio, o time acabou se perdendo nos jogos finais...mas com o homem aqui fizemos 21 pontos...se o Grêmio se salvar, ele terá contribuído muito pra isso!

      Excluir
    5. Vou além, Bigode. Se tivessem dispensado o Diego Souza e o Rafinha ao invés de ter demitido o Felipão, acho que teríamos quatro pontos a mais hoje (vitoria em Goiania e empate contra o Palmeiras na Arena).

      Mas não estou descontente com o Mancini. Mudou o estilo do time e tem feito boas apresentações. Só continua tomando gol no atacado - algo que o Felipão alertou pra justificar não jogar tao ofensivamente.

      Sao escolas diferentes, eu sei. A questão é que o Grêmio agora joga como se não houvesse amanhã ao mesmo tempo que tem margem de erro praticamente zero.

      Se escapar vira documentação épico do Netflix.

      Excluir
  4. Marcelo Lopez04/11/2021, 23:58

    Essa substituição esta muito estranha mesmo, no 1° tempo e sem lesão aparente...a boleiragem não costuma gostar disso. Mas deixa assim...

    A questão agora é manter esse rendimento sempre. Vai fazer um bom enfrentamento ao rival se manter.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo
    Eis a grande questão: foi eventual ou o time está adquirindo novas qualidades?

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer coro na do Villasanti, tava muito bem no jogo e não merecia sair. Acho ele bom jogador, se seguir no Grêmio tem tudo pra se firmar ali no meio. Achei exageradas e precoces as criticas que vinham fazendo a ele por aí. Espero que comece jogando amanhã.
    Tomara que o Grêmio entre em campo com a mesma intensidade que apresentou contra o Galo. Se jogarmos assim temos boas chances de aprontar pra cima do Inter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao te ilude, Lipatin. Nao joga nada. Todo desengonçado pra chutar uma bola. Se eh só pra correr que ficasse o Bobsin, ou o Matheus Sarará, que inclusive joga mais do que ele.

      Gastaram $4,5 milhões e meia num jogador comum. Inacreditável isso.

      Por menos nao trouxeram o Pedro Rocha.

      Excluir
  7. Embora eu ache uma vitória no clássico algo pouco provável (Bolzan, que calado é um poeta, já saiu dizendo que um ponto estaria de bom tamanho!), vale aquela máxima: GREnal arruma e desarruma casa. No caso do Grêmio, não tem mais o que desarrumar, uma derrota seria só mais uma nas tantas que acumulamos no ano. Agora, uma improvável vitória pode trazer fôlego ao Grêmio na sangrenta luta contra o rebaixamento e respingar um pouco de crise para o lado de lá.

    ResponderExcluir
  8. Rafael
    Em 2003 a Vitória arrumou a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que os deuses do futebol nos salvem em mais essa, e que sirva de lição.

      Excluir
    2. É mesmo, Rafael. Que os deuses, nos ajudem. E isso me lembrou de uma canção dos Mutantes, Balada do Louco que diz:

      "Mas louco é quem me diz
      E não é feliz, não é feliz
      Eu juro que é melhor
      Não ser o normal
      Se eu posso pensar que Deus sou eu."

      Cara. O que é que nos resta, se não acreditar e torcer para que o melhor ocorra sempre? Os deuses podem ajudar, mas e se eu pensar como diz a letra, e se Deus sou eu? Como então, poderei ajudar da melhor forma?

      Tu podes acreditar, e isso é direito só teu de que a vitória amanhã é algo pouco provável. Porém, outros podem querer comprar o teu discurso e com isso, baixar a moral. E o momento não requer isso.

      Outro dia tu deste um exemplo de uma empresa que tem metas. Imagine então um sujeito que trabalha por metas todos os meses, quando recebe uma meta bem alta o que ele pensa? "Bah, não vou vender, não vou conseguir. Não tem jeito, são muitas vendas por dia... Essa loja de merda, não entra uma viva alma por dia, e tem esses meus colegas fura-olho aqui...é impossível". Este tipo de colaborador é o que mais tem por aí e é o desgosto de muitos gerentes.

      Se o cidadão aí pensar assim, notoriamente ele não irá conseguir atingir sua meta. E eu falo isso com propriedade porque eu já trabalhei por metas. E no último dia do mês, faltava 500 reais para que eu batesse a minha meta. A loja, fechava as 22 horas... Às 21 e 45, entra um cliente. Compra um celular de 700 pila. Feito. Bati a meta! Só que não. Não aprovou o cartão do cara... Mas restava uma cartada ainda. Eu mesmo poderia comprar alguma coisa e bater a minha própria meta. E foi o que eu fiz. Comprei uma guitarra que tenho até hoje. Fiz uma dívida, é verdade. Mas bati minha meta. Ganhei minha comissão e meu salário cheio. Porém, se eu fosse um perdedor nato, poderia não ter feito este "sacrifício" e nem batido a minha meta. Simplesmente ter dito: não deu. Mas se eu tivesse feito isso, eu saberia que eu não fiz tudo aquilo que era possível ter feito.

      Vale o mesmo para o nosso caso. Mesmo sabendo que a missão é muito complicada, difícil ao extremo, vou seguir acreditando que SIM, é possível vencermos amanhã. Isso é tudo o que eu posso fazer como torcedor. Se eu pensar o contrário, serei feito aquele vendedor que se contentou em não bater a sua meta, mesmo sabendo que poderia ter feito um algo a mais para o feito.

      Excluir
    3. Rodrigo, compreendo o teu otimismo e tua força de vontade, só que há um pequeno detalhe que diferencia o que tu, e o que os meus vendedores por vezes passam no mês: o atingimento das metas depende muito do esforço pessoal de cada um. Por exemplo, aqui tem um vendedor que todo o mês que eu entrego a meta pra ele, ele bufa, reclama, diz que é inatingível. Todo mês ele bate a meta! Porque? Porque o controle está nas mãos dele, depende dele exclusivamente ir atrás dos números necessários...

      Infelizmente, vencer um jogo da qual não temos o domínio das ações e não depende de nós o esforço necessário para conquistar os três pontos não me permite analisar isso de forma emocional, aí eu parto para a coisa lógica, para os números, é o meu perfil para quase tudo que eu faço. E hoje, na frieza dos números, penso ser pouco provável uma vitória no GREnal. Não critico quem, assim como tu, coloca o emocional a frente do racional, é do perfil de cada um, mas infelizmente eu não consigo agir sim.

      Excluir
    4. Marcelo Lopez05/11/2021, 13:48

      Bah Rodrigão.
      Esse teu chefe, se é quem eu penso que é...
      Esta cheio de dividas e pendências pela cabeça agora.

      Kkkk

      Bem feito, quem manda querer colocar metas absurdas em gremistao.

      Excluir
    5. A meta pode até estar nas mãos dos teus vendedores... Mas numa hipótese que tua equipe esteja atrás da meta a poucos dias para o final do mês, o que tu diria a eles? Diria a eles que você acha impossível a meta ser batida? Que de fato é improvável? Mesmo sabendo que tu também depende dos teus vendedores para bater a tua cota, caso tenha uma?

      Vale o mesmo para nós torcedores. O time agora precisa que os seus torcedores incentivem. Apoiem. Acima de qualquer razão ou número. Não somente nas boas safras que é o mais comum.

      Do contrário, se nós jogarmos a toalha agora, o que impede que eles lá façam o mesmo?

      Se tu jogasse a toalha diante de uma meta, o que diriam os teus vendedores?

      Um abraço, Rafael! E parafraseando o teu blog: com o Grêmio onde estiver o Grêmio!

      Excluir
    6. Hahaha sim, Marcelo. Este mesmo. Que agora está tentando dar nós lá de dentro da Casa Bandida.

      Excluir
    7. Mas Rodrigo, o fato de achar provável perder (e aí cada um busca analisar conforme lhe convém) por motivos lógicos, baseado no histórico recente do time, não faz a gente deixar de torcer pra que vença.

      A gente tá agarrado no imponderável faz tempo....

      Excluir
    8. É isso Gláucio, exatamente. Não quer dizer que na minha lógica de analisar as coisas acho pouco provável uma vitória, que irei torcer contra. Óbvio que não, se ganhar, será fantástico e começaria a aparecer uma luz no final do túnel.

      E Rodrigo, o blog citado não é meu, aliás, acho que nem está mais sendo alimentado. Pode parafrasear o hino do Grêmio... Abraço.

      Excluir
    9. A probabilidade é 33%. Não existem outros números.

      Excluir
    10. Sim Gláucio e Rafael. Até porque não faria sentido torcer contra. Ninguém aqui e nem em outro lugar é menos ou mais gremista por pensar de forma diferente. Eu também sei que racionalmente falando é bem difícil. Mas o futebol nem sempre é racional e lógico. Por isso é fantástico e apaixonante. Com meu otimismo quero apenas dizer que a luz do túnel não depende necessariamente de uma vitória amanhã.

      Sobre o blog Rafael, quis dizer que és (ou era) um dos moderadores, responsáveis. Enfim. Segue o baile!

      Torceremos!

      Excluir