Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Opinião

 


Isso é do Grêmio

 

Uma (indesejada) característica gremista é pagar salários altíssimos, incompatíveis com a biografia do atleta no momento de sua contratação. Há tempos, eu escrevi, que muitos profissionais fazem “o contrato de suas vidas”, quando vestem a camiseta Tricolor.

Para exemplificar:

- Em 2010, um volante vindo de Santa Catarina acertou por 80 mil reais mensais, valor superior ao de Victor, o goleiro, que era o teto do clube. Jogou pouco, quase nada, saindo do Imortal para a Portuguesa de Desportos

- Thiago Neves, arrisco, foi com salário menor para o Sport Recife (não estou incluindo a diferença que o Grêmio teve que por)

- Tardelli no Galo e Santos, também

- David Braz no Fluminense, idem

- Robinho, Coritiba, desconfio que foi nesta mesma “batida”

 Resumindo; ninguém paga mais do que o Grêmio. Aí, nós temos a seguinte situação:

- Santos e São Paulo assustados com o salário destinado a Alisson; tendência é desistirem de negociar

- Sport Recife e Vasco da Gama, apavorados com os (noticia-se) 500 mil mensais por Diego Souza. O clube carioca tem em Nenê, o seu teto, 300 mil.

 Historicamente, o Tricolor é um grande “mão aberta”; disso resulta a dificuldade de se livrar de atletas insuficientes.

11 comentários:

  1. Bruxo, e é justamente nesse tipo de situação que está sendo embasado o pedido de impedimento de Romildo Bolzan e seus pares no conselho de administração. Além da omissão do presidente, a total falta de comprometimento financeiro são questões que encontram embasamento no estatuto social do clube. O Grêmio vendeu quase 1 bilhão de reais e esse valor foi jogado na lata de lixo em salários astronômicos para Diego Souza, Alisson, Tardelli, Thiago Neves, Paulo Miranda, Douglas Costa, André, entre outros. Aliás, as rescisões de Tardelli, André, Thiago Neves, Vanderlei, David Braz e Paulo Victor, custaram aos cofres do clube a bagatela de 27 milhões de reais! Alguém precisa ser responsabilizado por isso, não tem como ficar na conta do somente "ah, mas futebol é isso aí, os números de erros acabam sendo maior que os acertos". Esse tipo de coisa, na repartição pública, daria processo por improbidade administrativa, inclusive Bolzan estava enrolado num processo assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Lopez21/12/2021, 10:01

      Rafael...
      Tens razão: Alguém precisa ser responsabilizado por isso!!!
      1. Ou são incompetentes.
      2. Ou são ingênuos.
      3. Ou "espertos" demais.

      Na opção 3 não quero acreditar. A 1 e 2 acho que pessoas, que são bem sucedidas em suas vidas profissionais, não iriam cair nessa.

      Mas....

      Só quem esta lá dentro para saber.

      Excluir
    2. Marcelo, a número 1 em alguns casos, e a número 3 na maioria de outros casos...

      Excluir
  2. Mais grave é o histórico do clube. Sempre é assim.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo
    Qualquer hipótese, não serve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Lopez21/12/2021, 12:51

      Sim Bruxo...
      Esse "modus operandi" não há a opção correta.

      Excluir
  4. Não invalidando as observações do Bruxo, mas quando o jogador não dá resultado em campo, qualquer salário é relativamente caro.

    Outro fator que é preciso ser relevado é que tanto Grêmio quanto Internacional precisam pagar mais pra compensar a menor vitrine em relação ao centro do país. Isso sempre foi histórico.

    Em geral, é evidente, pagar salário nababesco pra jogador regular é um erro abissal. Mas é preciso algumas ponderações e entender o contexto. Imagino, por exemplo, se o Tardelli tivesse sido tudo aquilo que se esperava dele, ninguém iria falar do gasto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Lopez21/12/2021, 21:00

      Douglas Costa, Tardelli e André Balada, são contrações que nao se pode criticar.
      André achei q iria cair no time como uma luva. Foi decepção.

      Everton Fake, os 2 goleiros anteriores, Alisson e outros, são (foram) salários muito altos.

      Thiago Neves por pouco nao renova por salario mais alto ainda.

      Excluir
    2. Vinnie, ok, até posso concordar que, como Porto Alegre não tem atrativos que despertem os interesses dos boleiros, a proposta salarial em muitos casos acaba sendo maior para que não perca a negociação para times do eixo Rio-São Paulo. Porém, eu não acredito que seria inteligente pagar salário alto para jogadores que foram reprovados pelo Centro de Dados Digitais, como foram os casos de Tardelli, Thiago Neves, André e vários outros. Se faz proposta irrecusável para jogador que vá entregar alguma coisa para o clube e não para jogador em fim de carreira que todo mundo sabe que não deixará nenhum benefício para o clube.

      Excluir
  5. Ratificando, Rafael
    Especialmente, os vindos de lesões graves como Sorondo, Kelly e Amoroso, obra e graça de Pelaipe mais os casos recentes desta gestão.

    ResponderExcluir