Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2021

Opinião




Indícios 

Primeiramente, desejo que o Natal esteja sendo maravilhoso para todos, uma data de reflexão, cercada de paz, harmonia e solidariedade, onde não há espaço para frustrações.

Agora, olhando a movimentação da direção gremista, seus mandatários, fico com a impressão, quase certeza, que o elenco gremista que se forma, é a terceira força do Estado. O clube também encolheu rapidamente, apresentando indícios que a situação financeira não era assim "um mar de rosas', pois os direitos de imagem não foram pagos em dia, o time feminino desmantelou-se, algumas figuras proeminentes da periferia do grupo como Marcelo Oliveira e Thiago Gomes fazem parte do passado, 25 atletas da base  e alguns treinadores destas categorias receberam o bilhete azul, jogadores do plantel principal, igualmente, estão de malas prontas (neste caso, com a aprovação, talvez unânime da torcida). Esclarecendo: algumas observações não são críticas, apenas apontamentos que corroboram o encolhimento ultra rápido da entidade.

Para reforçar a expressão terceira força; o Grêmio não consegue competir com o Ceará na contratação do lateral direito Michel Macedo do Juventude, este, que vai atrás de Darlan. Não questiono a qualidade do atleta, mas constato o fato, isto é, no valor de mercado, o lateral direito esmeraldino e o volante gremista estão na mesma faixa.

Seguindo as pistas deixadas pelos primeiros movimentos dos comandantes tricolores: os reforços são 3 reservas: Orejuela, Bruno Alves e Nicolas. Os demais "sonhados" são uma versão corinthiana de Léo Pereira ou de um Guilherme Azevedo com mais rodagem; Janderson (Goianense) e um centro avante em franca decadência, Mauro Zárate, que ficou mais tempo no banco para Rodolfo no América Mineiro. Pode dar certo? Pode, mas não é a lógica.

É natural que isso ocorra, embora inaceitável, natural, porque vem das cabeças de um vice que prometeu tirar o Grêmio do rebaixamento e não ficou uma única rodada fora do Z4 e de um treinador que fechará 18 anos de carreira em 2022 , sem ter um trabalho relevante nas 12 mais tradicionais instituições de futebol do Brasil, 2 gaúchos, 2 mineiros, 4 cariocas e 4 paulistas; inaceitável, porque, pela grandeza do Tricolor, as ambições e ações obrigatoriamente teriam que ser de mais arrojo e qualidade. Impossível acreditar que não tenha jogador promissor, sonhando em atuar no Imortal.

Deixar para Mancini sugerir reforços vai colocar o Grêmio num buraco maior do que este de final de 2021, ainda que até Abril, o calendário aceite resultados enganadores. Virão muitas indicações medíocres que atuaram com ele e alguns jogos de invencibilidade como ocorreu com Tiago Nunes de triste e arrasadora passagem pelo clube.

De qualquer forma, um Feliz Natal para os dirigentes, torcendo para que esta postagem seja um erro gigantesco e eu seja ironizado lá na frente.


11 comentários:

  1. Em primeiro lugar, Feliz Natal Bruxo. E que 2022 seja para nós gremistas um ano melhor.

    Está difícil encontrar uma maneira, algum bom motivo, para falar do Grêmio e das coisas que estão acontecendo lá dentro.

    Fiquei dias ausente do mundo esportivo. Achei ótima a tua postagem anterior, bem como a manifestação de alguns comentaristas sobre as tais SAF.

    A palavra encolhimento, a meu ver, é um tanto dramática. O Grêmio sempre será grande. Caiu. É verdade. Mas isso nao diminui o tamanho da entidade. Mas eu entendi o teu ponto de vista. Porém, a segundona,não permite exageros. Eu te confesso que não esperava algo muito diferente disso. Já é sabido que não há no clube um bom departamento de futebol, capaz de contratar nomes impactantes, ou que sirvam para a causa. Novamente, pelo jeito, largaram na mão do treinador. E como tu apontaste, lá em abril é que vamos começar a ter uma ideia melhor do elenco.

    Sobre ter jogadores a fim de jogarem pelo Grêmio, o Vinnie outro dia foi preciso ao falar algo do tipo. Se na primeira divisão já é difícil encontrar bons jogadores devido a pouca visibilidade, imagine agora na segundona?

    Para fechar: outra vez se não me engano foi aqui que eu li você comentar algo a respeito do Robinho quando este atuou pelo Coritiba. Jogador e clube se equiparavam. Pois bem. O mais novo SAF do Brasil, subiu com Robinho em campo.

    De repente, estes novos reforços aí, ou refugos para alguns, dêem certo, do mesmo modo que Robinho deu certo no Coritiba.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Um abraço, inicialmente, mas eu acho equivocada a visão de "se preparar para fazer uma Série B"; eu pensaria logo em algo a médio prazo que, obviamente, incluiria a volta à Série A, por isso, se pensei num treinador com capacidade de pensar um projeto maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Bruxo. Eu ainda estou bastante cabreiro quanto ao Mancini. Mas mesmo assim, um estrangeiro na casa mata seria o mesmo risco.

      Excluir
  3. esquece o "se" da frase acima. Saiu a mais.

    ResponderExcluir
  4. Até aqui tenho gostado das mudanças no Grêmio, das saídas incluindo jogadores e integrantes da comissão técnica penso que apenas Diego Souza fará falta, bem motivado o Diegão garantiria fácil uns 30 gols na temporada, onde achar alguém que possa chegar perto disso?
    Das contratações, Orejuela, Bruno Alves e Nicolas chegam e saem jogando, falta um armador e um centroavante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Carlos! Muito embora eu não conheça o futebol dos últimos dois, assino em baixo!

      Excluir
  5. Carlos
    Importante a tua opinião, porque é diferente do que penso. Pode ser que eu seja da minoria.

    ResponderExcluir
  6. Do que foi feito até agora, só não gostei da saída do Diego Souza. O restante é aceitável. (Falo isso porque desconheço a base, vai saber se não tem jogador do nível dos que estão vindo lá...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Acho que era muito risco apostar no Diego Souza mais um ano. A gente ficou com uma boa impressão nesta arrancada final, mas...

      Excluir
  7. Orejuela e Bruno Alves acho bons reforços...Nicolas não conheço,mas pelo que li é um Juninho Capixaba defensivo!Tomara que prove o contrário.

    ResponderExcluir
  8. Bigode
    Nicolas é um completo desconhecido para mim. Se der certo, muito mérito de quem indicou.

    ResponderExcluir