Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Opinião



A Decadência do Futebol 

Dinossauro, decadente, romântico, saudosista, ultrapassado. Qualquer dessas adjetivações podem estar corretas para rotular torcedores antigos e apaixonados, quando observam e criticam o que vem ocorrendo com o futebol nestas últimas décadas.

Poderão dizer: perguntem aos torcedores do Atlético Mineiro se acham decadente ou quem sabe, que o blogueiro está nessa deprê, porque o seu clube caiu pela terceira vez para a Série B. Pode ser, mas quando os clubes se tornam menores do que empresários, não dá para chamar de avançado ou moderno, o momento do esporte surgido na Grã-Bretanha.

Como pode um empresário (André Cury) ter a receber mais de 100 milhões de reais de vários clubes e pelo que se sabe, ele não quebrou. Imaginem a conta bancária deste senhor. Quais clubes ultrapassaram metade dessa cifra em lucro? Tudo bem, ele lida com jogadores, muitos, é verdade, mas quem é a célula desse esporte, senão torcida e clube? São os famosos "atravessadores", algo tão corriqueiro na economia das sociedades. Pode ser.

Quando a racionalidade vai para o ralo, para o esgoto, não dá para dizer que o futebol andou para frente. Quantos clubes viraram ou virarão S.A.? Certos estão os torcedores do Belenenses de Portugal, que viram o seu clube ser vendido e eles partiram para outra situação, fundando um novo Belenenses. O da S.A. faliu ou quase isso.

Há indícios claros de que o futebol está morrendo, o último exemplo vem das informações sobre uma provável aquisição do Coirmão, vide Nikão. São 600 paus por mês para um atleta nada mais do que esforçado que completará 30 anos em 2022 e um contrato de QUATRO temporadas. Novamente, eu pergunto: É racional? Estes dirigentes não são pessoas bem sucedidas em seus ofícios pessoais? Não sabem mensurar o que representam  48 meses vezes 600 mil? Por baixo, sem bichos por vitória, prêmios por títulos, isso dá quase 30 milhões.

Prefiro ser chamado de saudosista.


11 comentários:

  1. Bruxo, primeiramente um feliz 2022 para você e todos os leitores do blog.

    Se formos realmente viver as entranhas dos clubes de futebol, a gente desiste de torcer, independente do grau de paixão que temos pelo clube. Sei de conselheiro do Grêmio que desistiu inclusive de assistir jogos depois que se deu conta da podridão que acontece nos bastidores.

    O padrinho da minha filha foi jogador profissional e por conta disso, além de conhecer as entranhas dos clubes, tem contato com ex-jogadores. Certa feita, numa resenha com um ex-jogador do Santos e que reside aqui em Cascavel, foi relatado que um treinador, popularmente conhecido como "pofexô", exigia um percentual do salário dos jogadores para escalá-los. Já o presidente de um clube profissional aqui de Cascavel, exige dos país de jovens promessas o pagamento para que esses jogadores possam atuar na equipe principal (hoje esse clube disputa a segunda divisão do paranaense).

    O futebol atual é algo sujo, cercado de atos de corrupção por todas as partes, e a pá de cal é a entrada dos sites de apostas no meio, eu tenho perdido o interesse cada vez mais em acompanhar futebol.

    ResponderExcluir
  2. Rafael
    E o mais grave, as falcatruas estão se tornando algo institucional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já começa pela entidade máxima do futebol nacional, salvo engano, todos os últimos presidentes da instituição ou estão presos ou estão enrolados com a justiça...

      Excluir
  3. É um mecanismo....

    ResponderExcluir
  4. Glaucio
    Mecanismo que vai matar o futebol autêntico; nossos filhos vão passar para outro esporte.

    ResponderExcluir
  5. Negócio é assistir a base, ao menos não cria expectativa nem decepciona

    ResponderExcluir
  6. Outra: tá tendo aquele cursinho para treinador na CBF, um dos palestrantes é Osmar Loss. Não preciso dizer mais nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pertinente o teu comentário, Rafael. Logo, não é de de surpreender que o Renato tenha cagado pra esse cursinho idiota.

      Excluir
  7. Bruxo... realmente foste bruxo nesta postagem. Miou a contratação do Nikao. Que pena. Eles iam se lascar. Como é que iam pagar? Se safaram. Vai ver andam lendo o blog hehe.

    ResponderExcluir