Páginas

terça-feira, 13 de junho de 2023

Opinião




Analítico 

Essa parada ajuda os clubes e até nós, torcedores gremistas, nas análises das potencialidades e futuro do time na Copa do Brasil e Brasileirão,  possibilidade de superar, corrigir e clarear o foco sobre o destino do Grêmio neste 2023. 

Vale para textos simples (até rasos) realizados no calor de um final de partida, como pode ter sido o meu de Domingo, aliás, este Flamengo 3 a 0, essa goleada, com certeza, seus lances principais ou o jogo inteiro, devem ser revistos detalhadamente. É uma partida elucidadora. Ela serviu para o Glaucio levantar um questionamento: - será que o Grêmio bateu no teto? Há boa chance de ser a realidade do Tricolor, ou seja, ser apenas, candidato a "quarta força" do futebol brasileiro, já que Palmeiras, Flamengo e o oscilante Atlético Mineiro formam um trio bem acima das demais agremiações da Série A.

Eu coloquei que acreditava em azar, que o desempenho do time foi muito bom; resumindo, uma injustiça. Será que eu estava certo? Começo a ver qualidades, muitas qualidades, no esquadrão carioca; vejam: quantas defesas difíceis fez o goleiro rubro-negro? Nos vacilos de Cuiabano e João Pedro, primeiro e segundo gols, não houve a pressão flamenguista, forçando o erro? a precisão de atacantes sabidamente vocacionados para o gol (Éverton, Pedro e Bruno Henrique) não tornam o Flamengo letal? Os 10 jogos de invencibilidade não indicam melhorias, após Sampaoli impor suas ideias? Em especial, a exploração das laterais do campo, fazendo os atacantes atuarem às costas de João Pedro e Cuiabano, expondo os zagueiros em confrontos "mano a mano"?

Então: Há progressos no Grêmio, porém, para um campeonato de turno e returno, só a distração deste trio favorito, envolvido em várias competições, pode dar uma luz no final do túnel para o Tricolor. Além disso, ele terá que ter 100% de acertos nas suas movimentações de idas e vindas na janela do mercado para qualificar time e grupo. Parada bem complicada.

Encerrando, como curiosidade, coloco um link de uma postagem de Dez/18 que trata de sugestão de time para o Grêmio; há nomes interessantes como Airton Lucas, Soteldo (ainda jogador da Universidad de Chile) e Pedro; isto é, de 4 anos e meio atrás. Vide Dream Team.


 


13 comentários:

  1. É complicado, a gente analisa, faz idas e voltas, e o final é quase sempre a mesma conclusão...mas melhor eu nem citar nomes pra não ressuscitar discussões antigas sobre as causas de o Grêmio ter passado o que passou de 2020 a 2022.

    Só torço pra que não repitam as gastanças sem critério de 19...20...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Esta Direção está ganhando credibilidade junto ao torcedor e não vai deixar a peteca cair. Espero, pelo menos.

      Excluir
  2. Pois é Bruxo, veja como as coisas são complicadas no futebol, no seu Dream Team de Dez/18 tem nomes interessantes como Pedro e Airton Lucas e outros que se tornaram verdadeiras furadas como Vanderlei, Thiago Neves e Luan. Claro que nós torcedores acompanhamos o futebol da arquibancada e por isso nosso direito de errar é bem maior do que dos dirigentes;
    Seu penúltimo paragrafo resume muito bem o que podemos esperar dessa temporada, e eu particularmente penso que chegando entre os 4 da Copa do Brasil e buscando uma vaga na LA/2024 via brasileiro já estará de bom tamanho para um clube que vem da segunda divisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu acho que dá com esse elenco, Carlos.

      Brigar entre G-6 e G-4 e chegar nas semis da Copa do Brasil. Talvez o Suárez faça mais diferença que eu imagino e com isso o Grêmio seja campeão, sofrido...

      Excluir
  3. Carlos
    Em 2018, Thiago Neves e Luan não eram "furadas". bruxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se algum clube tivesse contratado Luan e Thiago Neves no início de 2019 com contrato de 3 anos teria se dado muito mal, alias o Corinthians que o diga no caso Luan

      Excluir
  4. Desculpem a pergunta, mas o que os faz ou fez acreditar que o Pedro escolheria o Grêmio e não a Fiorentina anos atrás? Já vi pessoal comentando, inclusive, que o Grêmio tentou trazê-lo, antes dele desembarcar novamente no Rio de Janeiro. E eu não duvido dessa procura por parte do Grêmio, que infelizmente, sempre teve que se contentar com sobras ou refugos vindo da China, "escolhidos" pelo Renato. É claro que se não tem tu, vai tu mesmo... Porque dentro do clube haviam brigas internas e nenhum bom investidor apareceu para dar o ar da graça...

    É claro que o Grêmio chegou no seu limite técnico. E que também teve azar, Bruxo. Porque esses acontecimentos "sorte/azar" fazem parte do jogo. Aliás, qual gremista em sã consciência acredita que temos time para bater de frente com o Flamengo? Desde 2019 ninguém tem. Se tivermos sorte, muita imortalidade e SE chegarmos na semifinal pode ser que cheguemos novamente na final... Mesmo assim, acho bem improvável. E isso não é de modo algum um tipo de "vacina" da minha parte.

    E repararam em algo, no jogo de domingo passado? Os jogadores que foram até o banco de reservas do Grêmio cumprimentar o Renato? E teve quem disse quando ele saiu de lá que esses mesmos caras o derrubaram... Percebo que por onde passa o Renato faz amizades, e volto a dizer que a Libertadores de 2021 ele "perdeu" por um erro individual de um jogador.

    Hoje penso que coisa boa que o Renato não conquistou aquele titulo da L.A. pelo Flamengo. Do contrário, arrisco dizer que estaria no comando da C.B.F. e longe do Grêmio. E nós estaríamos até hoje no limbo e facilita o clube estaria em negociação para transformá-lo em S.A.F..



    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o custo do "não tem tu, vai tu mesmo...."

      Excluir
  5. Rodrigo
    Para quem trouxe o mais cobiçado jogador brasileiro na virada da década de 90, Dener, trazer Pedro, não seria um feito maior, mesmo que o super craque da Portuguesa tenha vindo por empréstimo.

    ResponderExcluir
  6. Bah Bruxo, sobre o post de 2018...Thiago Neves e Vanderlei?
    Sério? Tu já mudou de ideia com certeza né! Kkkk

    ResponderExcluir
  7. André
    Estávamos em 2018. Dá uma olhada no que essa dupla fazia nos seus times há meia década passada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só enganação Bruxo, eu nunca me enganei com eles, Thiago paneleiro fdp e Vanderlei um baita frangueiro. Só não via quem não queria...

      Excluir
  8. Seleção do Brasileirão de 2017: https://www.lance.com.br/brasileirao/veja-como-estao-jogadores-selecao-2017.html
    Tem Vanderlei, Geromel, Arthur, Thiago Neves...

    ResponderExcluir