Páginas

domingo, 25 de junho de 2023

Opinião




Grêmio avança na Tabela 

O Tricolor está fazendo algo que a torcida sempre exigiu dele: vencer os clubes do rodapé da tabela, isto é, não tropeçar em jogos que fazem a diferença lá no final. Bateu o América MG e Coritiba nestas últimas rodadas. Hoje, um 5 a 1 sem questionamentos (quase).

Já que Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras se revezam no "dar mole", o Grêmio e Botafogo que não tem culpa disso, vão galgando postos na classificação. Verdade que o Inter, tão criticado, sua diferença para o Imortal é tão somente o resultado do Clássico: 3 pontos.

O time apresentou fragilidades defensivas a começar pelas indecisões de Gabriel Grando na bola aérea. Fez intervenções decisivas no primeiro tempo, porém, se o adversário fosse mais qualificado como ocorreu contra o Flamengo, seus vacilos poderiam ser irreversíveis naquela altura do jogo. O Tricolor pela sua grandeza, pelas competições que participa, precisa ver esses meninos da base amadurecer ou, então, negociá-los e trazer um arqueiro com mais rodagem. Repito, Adriel, Grando e Brenno serão arqueiros ótimos, mas ainda precisam percorrer uma estrada que o nosso clube talvez não possa esperar. 

Por outro lado, a parte ofensiva funcionou muito bem. Gols em belas jogadas com os segundo, terceiro e quarto. Ótimas trocas de passes e arremates consequentes. O primeiro e quinto tiveram um "quê" de  acidental. 

A janela de Julho será muito importante, porque o retrato da equipe poderá ser alterado para o "bem" (Michael e um novo 9) ou para o "mal" (a saída de Bitello, sem uma reposição a altura).

Parece incrível que o clube que saiu desacreditado da Série B, hoje, meio ano passado, está na vice liderança do campeonato mais difícil do planeta. Mérito da Direção que revolucionou o elenco e injetou um ânimo inimaginável no torcedor a partir da contratação de Luizito Suárez.

Aliás, nos últimos anos, eu não vi o Grêmio tão dependente de um único atleta, quanto nessa temporada. Com as devidas proporções, o Tricolor lembra o Santos dos anos 60. Sem o camisa 10 era outro papo. Sem El Pistolero ...

Fechar o primeiro turno no bolo de cima é sinalização (mediante acertos na janela) que o clube pode ter um 2024 sólido financeiramente e com chances de botar faixa nos grandes torneios.




13 comentários:

  1. Bom demais estar de vice líder. Fragilidades do adversário a parte como disse o Pfeiffer da Guaiba "Lanterna é pra atropelar" e o Grêmio fez o que tinha que fazer. E como tu disse Bruxo, se os outros vão tropeçando melhor pro Grêmio (e pro Botafogo). Mas sigo com os pés no chão, pra mim se manter na zona de Libertadores já está excelente, se der pra brincar de brigar pelo titulo vai ser melhor ainda.
    Sobre o time eu desconfio que o melhor caminho é manter os três zagueiros. Achei o time muito convidativo as investidas adversárias, voltando aquele velho buraco no meio deixando o Coritiba a dois toques da nossa area. Legal o André marcar, mas precisamos de um reserva mais qualificado pro Luisito.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Lipatin. Tomara que o André desencabule, me pareceu mais um gol acidental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei gol acidental , o Vina nem gol acidental consegue é outro " quase gol ".

      Excluir
    2. Vina que pintou bem neste quesito arremate, ultimamente virou um "quase gol". Pode ser apenas uma fase.

      Excluir
  3. Realmente na vitória fica fácil comentar. Por outro lado, ficamos até constrangidos de dar palpites em função do bom momento. Tudo não passa de ilusão. O bom momento é efêmero.
    Os rumores são fortes o suficiente para provocar um hecatombe.
    Elogiamos Bolzan e caímos do cavalo.
    Estamos elogiando Guerra e podemos cair novamente.
    Se de um lado ocorreu uma reconstrução como pouco visto, por outro lado o desmanche levará à desilusão. No início do ano comentei que uma possível saída de Bitello seria uma perda irreparável. Está mais do que provado que um atleta como ele hoje em dia é raro. Ataca, arma, defende, concluí com a mesma desenvoltura. Mas os “entendidos” entendem que vale míseros dez milhões de euros. Uma ninharia. Realmente somos uma republiqueta das (ou dos) bananas. Um atleta como ele na Europa vale no mínimo cinco vezes mais. Outro dia vi um atleta tupiniquim sendo negociado por nove milhões de euros, por cinquenta por cento do seus direitos (Pedro do Corinthians). Será que estamos tão desesperados por “troco”, ou não sabemos fazer negócios? Alguns podem falar que Bitello está no limite de idade para um bom negócio. Scarpa saiu com 29. Willian voltou para a Europa com 34. Mas esses saíram de graça. Ótimo. A pedida por Harry Kane, 30 anos , é de cem milhões. O que não percebemos ainda que os de lá estão interessados em bons negócios e não em idade. Ahh, mas tem a vontade do atleta também. O principal motivo de eles quererem ir embora é a grana, depois é que entram outros pormenores.
    Infelizmente não para por aí. Suárez, Villasanti, …
    Arih

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Arih, O Bitello me surpreendeu positivamente, defende, arma e ataca. Jogador que afeito aos desejos do Velho Continente.

    ResponderExcluir
  5. Acidental?
    Pênalti é pênalti.
    Sim, foi um gol "meio acidental" do André e um golaço inteligente do Nathan. Tirou toda a reação do goleiro adversário para uma defesa, com um simples movimento. Além de ter dado início a jogada.

    ResponderExcluir
  6. Bem, olhando só o bom momento.
    Saímos da fase de reconstrução e estamos na de evolução.
    2022 acabou. Estamos em 2023.

    ResponderExcluir
  7. Vale a pena dar uma olhada.
    1-O jornalismo gaúcho:
    https://www.youtube.com/watch?v=f49PjjvzFJw
    2-Como anda o Grêmio 1:
    https://www.youtube.com/watch?v=1Iqp6Vc7-Mk
    3-Como anda o Grêmio 2:
    https://www.youtube.com/watch?v=_P02onsJJa8

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, eu vou dar uma olhada. Até estava ensaiando um texto nesta direção, mas ando num sufoco no serviço, que me faz chegar no bagaço em casa. bruxo

    ResponderExcluir
  9. Bruxo! Tem como acabar com as teses no blog? Dá sua opinião e pronto.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Não sei quem é, mas o espaço é assim. Preferencialmente é de "opinião", mas acho legal a exposição minha e dos demais participantes. São várias visões. É o que fascina o futebol. Essa dinamicidade que, às vezes, derruba teses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Só que ninguém vai ler... Tb não sei quem vc é...e nome por nome fica Nicola Tesla pra ti.

      Excluir