Páginas

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Opinião



Empate traz Novidades 

Esperava menos dessa partida. Foi uma partida melhor de se ver do que a anterior, a do empate contra o São Luiz, pois o time jogava fora de casa e completamente reserva ou quase isso (Fábio é titular?). Esperava pelo pior.

O Tricolor apresentou muitas novidades, a maior delas, a mais rutilante, a confirmação que temos um representante da linhagem de "ponta esquerdas": Gustavo Nunes é muito bom e vai progredir, se tiver melhores companhias, quero dizer, os titulares.

Tratando pontualmente da exibição desta noite tivemos Caíque com uma grande defesa, mas com uma reposição de bola irritante, equivocada. Balões com a perna esquerda que invariavelmente pegaram a zaga do Canarinho de frente. Uma exceção foi o lançamento com a mão para o avante gremista (Gustavo Nunes) que fez bela jogada, proporcionando uma grande intervenção do arqueiro adversário.

No setor defensivo, Bruno Uvini apresentou uma objetividade, simplificando os lances, já o lateral esquerdo Wesley sofreu muito com as incursões do Ypiranga pelo seu lado. Fábio e Gustavo Martins muito modestos, mas sem comprometer.

No meio, o ponto alto do time: Dodi com muita luta, uma entrega elogiável; Ronald, discreto, mas eficiente e Nathan mais ativo, participativo, porém, na relação custo-benefício, ele é um dos candidatos a "saltar da barca" numa possível reformulação do elenco. Pedro Lucas não fez menos do que ele em menor tempo.

Galdino e André Henrique, constrangedores. Uma noite ruim para eles.

Saindo da partida: Acho interessante a contratação de Pavon. Ele e Marchesin vão dar experiência de jogadores de Seleção Argentina.

Por fim, eu recebi de um amigo a informação que jornalistas flagraram a saída de Renato do treino para dar continuidade nas negociações. Ele foi buscado para ajudar a Direção nos contatos com futuras contratações. Isso dá a dimensão da dependência dos gestores com relação à influência do técnico. 

Renato parece não ser o maior furo deste processo. Tem a sua parcela neste desarranjo no futebol Tricolor, no entanto, a Direção dá sinais que é parte vacilante no dia-a-dia do clube. 

Interromper o treino para que o treinador faça o que deve ser obrigação dos dirigentes, não pega bem.

11 comentários:

  1. Sobre as reposições do goleiro, repito o que disse em outro blog: eu isento o Caique da maioria dos balões que deu, pois ele não tem culpa da zagueirada ou pessoal do meio campo recuar a bola pra ele balãoziar... mas quando teve noção, tempo e espaço, além da pifada com as mãos que deu pro Gustavo, acertou outro passe com os pés, no pé do Galdino... pode ser pouco, mas é muito mais do que já visto por outros.


    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Mesmo recebendo a bola recuada (e nem sempre foi assim, veja os tiros de meta), dá para observar que é uma das características do Caíque, às vezes, bastava rolar para os laterais livres.
      Posso estar enganado, mas parte da torcida gremista está naquela fase que a do Inter passou, quando achou que Daniel e Keiller eram suficientes e deviam ser titulares. Não estou me referindo especificamente a alguém. É uma sensação que tenho: de boa vontade com ele e ranço com o recém chegado Marchesin. Na Guaíba, diante do São Luiz, isso ficou escancarado. Foram 3 comentários, todos bem críticos, o último, o Cristiano Silva entrevistou o cara que fez o gol, logo no segundo toque, o repórter perguntou se o goleiro não tinha dado uma ajudinha. Quem viu o lance, sabe que ele teve a visão encoberta e a bola foi fazendo uma curva, passando rente à trave.

      Excluir
    2. Não acho que Marchesin falhou no gol do São Luiz. Acho bom goleiro, pelo que vi até o momento. Mas é evidente que ganhou a titularidade no carteiraço.

      O problema dos goleiros é esse rodízio, aí neste ponto, não concordo.

      Goleiro precisa muito mais do que qualquer outro jogador, ritmo de jogo. E eu já não concordava quando fizeram isso com Brenno e Grando.

      Rodrigo

      Excluir
    3. Rodrigo
      Eu vi muito rodízio de ótimos goleiros em décadas anteriores e não vejo problema, até porque os jogos são muitos, até de 3 em 3 dias, então, uma partida sim, outra não, dá espaço de uma semana. Ninguém perde ritmo neste calendário.

      Excluir
    4. Carteiraço, Rodrigo?
      Respeito, mas não posso concordar. Tenho comigo que uma maneira de ser injusto é tratar desiguais de forma igual.
      Imagina a seguinte situação (hipotética), Diego Souza retorna ao Grêmio e está jogando o fino, o Grêmio consegue trazer Suárez e aí avisa. Suárez tu és o cara, mas não vais entrar, espera no banco, porque o Tanque está muito bem. Ou Rochet , depois de um baita esforço do clube, vir para ser banco do John. Não existe, não é?
      O que os goleiros do Grêmio fizeram de tão espetacular, que justificaria colocar o Marchesin na reserva?
      A lógica recomenda colocar os caras de maior biografia e maior investimento para jogar, se não confirmarem, aí sim, não tem porque mantê-los.

      Excluir
    5. Carteiraço porque veio como reforço e para ser o 1, Bruxo. Neste sentido que usei a palavra e isso aí me lembrou um outro ocorrido no Grêmio (Dida/Marcelo Grohe).

      A questão não é eles (goleiros) terem feito algo de espetacular. A meu ver essa contratação se deu muito mais pelo gritedo da torcida do que qualquer outra coisa. E viram em Grando o maior culpado pela assombrosa quantidade de gols que o Grêmio tomou. Coisa que nisso, eu não concordo, pois faltou a Grando, também, melhor companhia na zaga.

      Repito: o que não pode haver no meu entendimento é rodízio de goleiros. Isso já se mostrou ineficiente.

      Rodrigo

      Excluir
  2. Joao Henrique Hollerbach15/02/2024, 09:46

    Boa análise. Claro que não dá para fazer uma conclusão apenas olhando um jogo. Entretanto fiquei decepcionado com as atuações do Gustavo Martins e do Wesley Costa. Mas quanto ao Nathan Pescador dá para concluir que não serve para o Grêmio(nem para banco). A boa notícia é a confirmação de que o Gustavo Nunes tem ótimo potencial e merece oportunidades. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nathan pescador não pode fardar.

    ResponderExcluir
  4. João
    Exatamente, eu até sugeri a vinda do Nathan, que tem boa técnica, mas é ou parece ser desleixado, descompromissado. Não serve. Tocar em frente, vida que segue. Já Pavon, acredito que seja uma boa.
    Gustavo Nunes, o medo é a tal "lapidação" que o Renato tem por hábito, enquanto isso, joga Galdino.

    ResponderExcluir
  5. Bruxo! Sabe o apelido do Diego Costa no Chelsea? "The Beast". Pode dar certo.

    ResponderExcluir
  6. Pode dar certo. Diego Souza deu, quem sabe?

    ResponderExcluir