Páginas

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Opinião




Pavon comanda a goleada na Arena 

Um 6 a 2 que não refletiu as dificuldades do Grêmio no primeiro tempo, quando sofreu o empate, depois de um 2 a 0 com o Santa Cruz tendo maior posse de bola, algo irrelevante, mas também, raro numa briga de lanternas contra um dos grandes na Arena ou Beira-Rio.

Foi preocupante, porque, mais uma vez bastou encarar um adversário organizado, mesmo sem qualidade técnica para o Tricolor encontrar sérias dificuldades, só vivendo ofensivamente do talento do menino Gustavo Nunes. O meio e a zaga parecendo um queijo suíço, onde, infelizmente, Geromel acabou responsável pelos dois gols sofridos, o primeiro, uma "pintura", um chute forte em curva que bateu na trave, antes de entrar, porém, o lateral do Galo teve todo o tempo e espaço para desferir o tiro. O segundo, um desarranjo defensivo com um erro inicial do capitão.

O meu temor é o dia em que o Grêmio enfrentar uma equipe organizada repleta de bons jogadores. O Fantasma do enfrentamento diante do Flamengo de Jorge Jesus, ainda ronda o Grêmio de Renato.

Na segunda etapa apareceu a solução ofensiva e dos três pontos; jogadores talentosos e participativos. Du Queiroz entrou muito bem e Pavon teve uma estreia de luxo. Lutou, correu, deu ótimos passes e ainda marcou o tento que encaminhou a goleada. 

Penso que o Imortal ganhou três reforços para a temporada: Gustavo Nunes (se Renato não sacar do time para "lapidá-lo") + Pavon e Du Queiroz. É provável que esteja decretado o fim da "Era dos Trotadores" no meio de campo e da ruindade ofensiva. 

Se alguém tinha constrangimentos em criticar Galdino, "um batalhador", deve ter perdido esse sentimento ao ver Pavon atuar, chegando ontem a Porto Alegre. É um ânimo para a temporada. 

Aos poucos, a Direção vai ouvindo o recado que vem da torcida. Que não fique nestas primeiras medidas que são de dentro das quatro linhas. Tem mais ações que clamam por urgência no futebol gremista como um todo.

13 comentários:

  1. E o meu goleiro hoje vai fazer parte do prêmio bucha este ano. Haha

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. Bruxo, concordo em gênero, grau e número. Acrecentaria o seguinte, mesmo com grande empenho e dedicação da direção na aquisição dos reforços, mas infelizmente ainda temos carências e ao meu ver num total de 04 reforços. Um zagueiro pelo lado direito, novo, e de indiscutível qualidade, um lateral esquerdo, um meia armador, todos a nível de titularidade e um centroavante p/ a reserva de Diego Costa ou para disputar posição com o mesmo. O que achas? E a questão de fora das quatro linhas, discutida até a saciedade aqui neste blog, no meu modo de entender só será sanada quando tivermos uma comissão técnica superior a atual, com elevado conhecimento tático e que saiba tirar de cada profissional do campo, o máximo de seu rendimento e que cada um execute suas tarefas dentro de suas reais posições e características próprias, sem invencionices. Tua preocupação, ao meu ver, é a mesma de todo gremista sensato, quando enfrentarmos equipes qualificadas, mesmo com um plantel de respeito, teremos seríssimas dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, concordo. Só se aceita a troca, se for para melhorar. Não adianta tirar o atual técnico para trazer Tiago Nunes ou Vagner Mancini, por exemplo. Aí, o Renato cresce na foto.

    ResponderExcluir
  4. Bueno, o desempenho dos reforços e dos guris anima. Resolveram individualmente o que o coletivo não resolve. É aí que a porca torce o rabo...quero crer, de todo o meu coração, que a entrada do Du Queiroz como volante e do Pavón como ponteiro resolva, como num passe de mágica, todos os problemas táticos do Grêmio.
    Outra coisa a se debater é o ícone Geromel como titular da defesa...não podemos ter um zagueiro de 40 anos com a incumbência de sair à caça de atacantes. Não dá. Se jogasse bem protegido, show...ele tem a classe do Mauro Galvão que jogou muito bola aqui com 40 anos...mas se for pra deixar essa peneira no meio, então coloque o Gustavo Martins!

    Semana que vem teremos o desafio verdadeiro, enfrentando um time bom e encaixado. Agora não se pode falar em falta de opções e plantel fraco. Grêmio deu uma equilibrada na coisa agora...falta fazer time!

    Anderson

    ResponderExcluir
  5. E o que eu penso, Anderson.
    Se Geromel ficar exposto, o Grêmio fica frágil defensivamente e o capitão "queima o filme dele".
    Ou será Gustavo Martins ou Natã, ou o clube vai ter que ir ao mercado. Rodrigo Ely e Bruno Uvini, eles funcionam pontualmente, não tem futebol para a titularidade.

    ResponderExcluir
  6. Ely e Uvini sofrem do mesmo mal do Geromel. São lentos para coberturas longas, como é o princípio de funcionamento do sistema defensivo do Grêmio. Os encaixes de marcação são todos individuais, se um adversário se desprende do meio (bem fácil fazer isso nos últimos 15 meses) já bota superioridade numérica na linha defensiva, aí o zagueiro lento precisa sair e dar o bote (2º gol do Santa Cruz), não chega a tempo e a coisa evolui pro ataque adversário...vira uma sucessão de saídas do lugar pra atacar o cara com a bola.
    O Kannemann tem sido muito questionado pelos cartões que leva, mas é reflexo exatamente disso...precisa matar o lance pra evitar essa sucessão de desencaixes defensivos. A dupla de zaga é mais vítima do que culpada nesse caso.
    Um meio de campo mais protegido, um zagueiro mais veloz ou um sistema de marcação por zona (ideal) resolveria o problema.

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema é que o Villa sobe demais....talvez o Queiroz resolva isso. Pepe e Cristaldo, e a agora que tem o Pavón, até o Gustavo Nunes...que briguem pela ultima vaga do meio/ataque.

      Excluir
  7. Meu comentário vai linha das tuas observações, Bruxo, e nas do amigo Anderson. O Grêmio apresenta os mesmo problemas. Time espaçado, um buraco no meio e zaga muito exposta. Como o Anderson observou essa marcação individual abre muitos furos e força a zaga a sair. Esse é um erro que o Renato precisa corrigir, tem que rever o sistema defensivo pra ontem. Não tem zagueiro que "sobreviva" a tanta exposição. E não dá pra ir pro Brasileiro e Libertadores com essa marcação furada.
    Na fase ofensiva segue sendo muito pautada por individualidades. O recém chegado Pavón teve estrela e entrou muito bem. O lado bom é que ele e Soteldo parecem oferecer muito mais pelos lados, o que foi um problema ano passado. Gustavo Nunes é outro que tá mostrando estrela e aproveitando as chances. A primeira impressão do Du Queiroz também foi boa, volante mordedor e participativo, achei interessante. Mas claro: É recém o começo, tem muito jogo pela frente e muito trabalho pro Renato também.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, Lipatin, o time encorpa com esses que chegaram. É a lógica. Antes, os reforços não conseguiam tomar os lugares dos titulares, isso, com preço de extra-classes.

    ResponderExcluir
  9. Não precisa ser repleto de bons jogadores....deixa um Alan Patrick com essa liberdade do meio, e o limitado porém forte Enner Valencia....mais o Bustos jogando em cima do Reinaldo, e tá feito o cenário.....

    A gente passa por pessimista e corneteiro....mas alguns nao enxergam que o Grêmio tem sofrido contra adversário frágeis, e muito pela idéia equivocada do treinador.

    ResponderExcluir
  10. Os reforços chegaram, e ao que tudo indica, vão somar. Só não dá pra jogar tão aberto....

    Galdino sai naturalmente pra entrar o Pavón....a vaga do Queiroz fica entre Cristaldo e Gustavo Nunes (manter o mesmo esquema, tendo villa e Pepe, é suicídio).

    Minha idéia de time, com esses jogadores, seria mais drástica.....mas não é momento pra tanta mudança.

    ResponderExcluir
  11. Glaucio
    Exatamente! e mais grave, isso não é pontual, ano passado, a presença de Suárez mascarou a realidade gremista, onde muitos de nós (eu, inclusive), metíamos pau em jogadores que estavam mal escalados taticamente. Estourou na defesa.

    ResponderExcluir