Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2024

Opinião

 




Problema sem Solução é problema resolvido


Este é uma adágio antigo, que às vezes cai como uma luva para promover a criatividade aos seus limites mais elevados. A pressão e a necessidade são dois combustíveis interessantes, se bem trabalhados.

 Antes de criticar o Grêmio pela imprevidência de não prover o grupo devidamente neste início de 2024, ficando impossibilitado pelo fechamento de prazos (janelas), prefiro pular esta parte e ver nesta dificuldade, a chance de olhar para dentro do clube e colocar jovens numa prova de fogo, tal qual aconteceu com Gustavo Nunes, hoje, uma realidade.

 E pensar que ele poderia estar sendo “lapidado” no time de transição ou treinando em Eldorado do Sul, porque “é jovem, precisa aprender mais coisas. Não está pronto”, como costumamos ouvir por aí nas coletivas de pós-jogo.

 Sem possibilidade de contratar, vejo aí risco zero para atrair insucessos, vide João Pedro Galvão, Rodrigo Ely e Bruno Uvini, por exemplo, quem sabe, não seria a hora de investir nos meninos da base?

Fico pensando o que poderia ser do Grêmio com um treinador mais afeito ao trabalho, mais estudioso, dedicado exclusivamente ao "métier" da função de comandante técnico. Será que estes jovens como Ronald, Gustavo Martins, Natã, não estariam noutro estágio, assim como ocorreu com Gustavo Nunes, que sabemos, sua titularidade foi a fórceps?

E Du Queiroz? Será que está sendo "lapidado"? Só falta virar banco para Pepê e/ou Cristaldo!

É de conferir e confiar na "Imortalidade".


31 comentários:

  1. Gustavo Martins já deveria estar sendo preparado pra substituir Geromel desde 2022....hoje estaria em outro estágio, talvez ainda não pronto pra ser titular numa libertadores, mas com certeza evitaria contratações como Bruno Uvini (e renovaram por 3 anos...)

    Se conhecessem a base, sabendo do potencial de Gustavo Nunes, teriam renovado por 3 anos com Galdino, ou ido atrás de Besozzi?

    Thomas Luciano (vendido em 2023) era pior do que Fabio?

    Está fazendo falta alguém pra, nos jogos da base, ficar comendo amendoim na arquibancada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comedor de amendoim tem demais por aí, basta ver o que temos na base... Pior que isso os caras são comedores de amendoim profissionais. Só pensam no amendoim, se é que me entende.

      O clube precisa mesmo é de olheiros de verdade, que gostem do futebol e não de apenas de dinheiro!

      E foi essa uma das promessas deste ano, colocar em cada jogo da Copinha um olheiro... Mas pelo visto... Não deu certo. Os caras acabaram só comento amendoim mesmo.

      Acredito que o caminho está além das nossas fronteiras. A começar pela Argentina, ou Uruguai. Basta ver o que tem feito o tal de Borassi no São Luiz de Ijuí. Não é craque, mas garanto que já fez muito mais do que o nosso Besozzi e poderá fazer mais. Só o tempo dirá o que pode acontecer amanhã.

      Acredito ainda, que a mudança feita pela C.B.F., através dos próprios clubes, mude um pouco de figura o nosso futebol. Será possível escalar mais estrangeiros, consequentemente, o clube poderá buscar material humano além das fronteiras. Vai que encontrem por aí um novo Messi. É difícil, com certeza é, mas nem precisa ser um Messi. Qualquer um que jogue um pouco mais do que estes que temos aí.

      Rodrigo

      Excluir
  2. Sê Du Queiroz virar banco, metade ou mais dos sócios devem sair do quadro social. Com certeza absoluta, com outro comandante, muitos meninos, talvez não todos, estariam noutro estágio, mas isto no prezado momento é uma coisa utópica. Até meados do ano, no andar da carruagem, já saberemos se o ano está perdido ou não.

    ResponderExcluir
  3. Fossem tão especiais, estes jovens talentos da nossa base, já teriam despertado interesse externo. E nem é preciso ser um comedor de amendoim para perceber isso. A copinha desse ano deixou claro o despreparo que há na base gremista. Nos últimos anos se viu falar de muitas joias que sequer saíram das fraldas e a a safra continua a mesma. Muito joio, pouco trigo. Ainda assim o clube consegue vender um que outro aí, e fatura algumas milhas de algum maluco qualquer do leste europeu, ou de alguma região vinícola da Itália.

    O problema é supervalorização desses prodígios craques e a desvalorização, cotidiana, de quem está lá dentro todos os dias vendo de perto isso tudo, e do mesmo modo, de alguma maneira querendo vencer. Falta para esses jovens comprometimento com a profissão. Mais futebol, menos internet e dancinhas em redes sociais. Menos horas em estúdios de tatuagem, mais treinos de faltas, chutes fora do horário... Menos tinta no cabelo. Mais vontade no corpo.

    E não é preciso ser um estudioso, um grande entendido para ver que tem jogadores que estão lá fazendo hora apenas, e perdendo tempo, pois deveriam estar metidos em algum curso preparatório do Senac, ou terminando o Ensino Médio para ali na frente tentear uma faculdade.

    Se são piores ou melhores que os "cascudos", isso não importa. São ruins do mesmo jeito. Concordo que Fábio, Uvini, Nathan são jogadores insuficientes, e daqui a pouco nem deveriam ter vindo, ou terem seus contratos renovados, mas, quando os jovens entram em campo, nos fazem sentir falta dos que saíram do time... é brabo. Mas a bengala de defesa de todos é porque não treinam direito porque o treinador é insuficiente...

    Vale lembrar ainda, que o clube vai atrás desses jogadores de futebol duvidoso, por não ter dinheiro suficiente para procurar jogadores de quilate. E outra: não é todo jogador de quilate que deseja parar no sul do mundo. Não é todo dia que se acha um "Suárez" de bem com a vida, pai de família bem sucedido e estabilizado querendo morar em Porto Alegre pra jogar o "Gaúchão Raiz".

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Sigo com o mesmo pensamento: entre apostar num Jardiel, bem mais em conta e trazer JP Galvão por R$ 1.300,00 mensais, fico com o primeiro, mesmo que não vingue.

      Excluir
    2. Rodrigo, nenhum clube do mundo só revela craques. Nem o Real Madrid Castilla, nem La Masia em Barcelona, nem o Manchester City da Inglaterra. Nem o Santos, nem o Flamengo... De vinte ou trinta jogadores da base talvez um ou dois no máximo vão acabar tendo sucesso do time principal. Mas todos eles acabam sendo vendidos, mesmo que por preços baixos, mas geram algum lucro pro clube. O Zinho que é podre vai gerar uns trocados, já o Nathan Pescador (que foi um pedido do Renato, é bom lembrar) é um rombo financeiro, ambos ocupam o mesmo espaço de reserva que não rende e nunca vai render, mas um ao menos tem salário baixo e gera lucro. Mil vezes um podre da base que um podre cascudo, até porque o salário de um Pescador e de um Uvini paga uns dois ou três salários da base. A questão não é supervalorizar nem passar a mão na cabeça mas saber aproveitar, dar um pouco de espaço porque isso gera lucro pro clube e ainda pode ser que surja algum jogador.

      Excluir
  4. Continuação... (já que hoje resolvi tirar a poeira dos dedos e do teclado e porque é sexta-feira mesmo, final de expediente).

    E sobre dinheiro, fiz uma conta considerando o número de sócios ativos do Grêmio que hoje beiram os 112 mil; outro dia, eram mais (quase 116), mas né, basta dar uma marolinha qualquer para muitos saltarem fora. Pois bem, voltando a continha, supondo que cada um desses 112 mil ali estejam em dia; temos aí uma R.B. de 7 milhões/mês... Claro que é uma conta singela e talvez até idiota, pois há várias categorias de associação com valores variados. Mas, imaginemos, se todos os torcedores do Grêmio, algo perto dos 10 milhões, fossem sócios por apenas um ano e pagassem aqueles 65 mensais que o clube cobra hoje na modalidade Sócio Torcedor, o quanto de dinheiro o clube teria... Aqueles 7 milhões se transformariam em 7 bilhões, quase 8.

    Vejam só. E mesmo assim, tem torcedor que nem sócio é, mas enche a boca com gosto até, para dizer que a única saída do clube é se transformar em S.A.F..

    Uma pena que campanhas deste tipo não vemos por aí. O que não falta são críticas e mais críticas ano após ano, pedidos insanos de desassociação em massa, e a grande maioria, feitas por pessoas que estão nem aí para o clube.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, com todo o respeito mestre...mas que matemática é essa? 65 x 10.000.000 daria 650.000.000, não 7 bilhões. Mais de 10 vezes menos dinheiro, isso sem considerar torcedores do clube que ganham pouco e não podem pagar um plano de associação, tem os que torcem pelo clube mas não ligam muito pra futebol, enfim...vários "ses".

      Outro problema é acharem que tudo no futebol se resume a dinheiro...o PSG, Manchester United, Barcelona, dentre outros, são podres de ricos e não ganham Champions há um bom tempo.

      Teu discurso tá alinhadinho demais com o de Renato "se me der 200 milhões eu faço uma Seleção". Ele ganhou o que com o Flamengo de 200 milhões? Nada! Até o Rogério Ceni ganhou um título com o Flamengo...se a gente resumir o futebol apenas ao dinheiro, bom aí então acabou a graça do negócio pra mim...

      Sobre os garotos: qual diferença faz ter Thomas Luciano ou Fábio no plantel? Mais ou menos 400 mil a menos na folha.
      Qual diferença faz ter o Rodrigo Ely ou o Natã? 450 mil na folha.
      Qual diferença faz ter JP Galvão ou André Henrique? 400 mil na folha.
      Soma tudo isso e vê se tu não consegue, ao fim de tudo, trazer uns 2 caras indiscutíveis com salário de 1,5 milhão...assim se faz time, e não precisa de 200 milhões...precisa critério!

      Ah, e outra coisa: Grêmio agora tem time, não é um coitado. Quero ver se vai ter unha pra beliscar alguém ou se vai continuar tomando 2 gols todo jogo...até do Santa Cruz!

      Excluir
    2. Desculpe, agora li melhor e entendi sua conta...você contou um ano inteiro. Ok.
      Mesmo assim continua sendo utópico...kkkk.
      Peço perdão pela falha!

      Excluir
    3. Em uma coisa eu concordo com você: sou contra SAF, por motivos que já elenquei por aqui.

      Excluir
    4. No mínimo curiosa tua opinião de quem não se preocupa com dinheiro. Se fosse de fato preocupado, por que razão ou circunstância economizar aqueles 400 mil ali? O Fabio é mais uma entre tantas apostas que não deram certo. E cá pra nós jogador quer dinheiro. Quem ganha pouco vai querer sempre mais, e assim a vida segue. Além do mais, não sei o que tanto o tal de Thomas tem de especial, lembrando que esse craque de bola perdeu a vaga para o João Pedro que era o reserva do Fábio.

      Além do mais futebol e dinheiro sempre andaram juntos. Alguém por favor converta os salários de Paulo Nunes, Jardel e toda a trupe dos anos 90 e vamos ver se não dá no mesmo. Ah, mas eles se pagavam, ok, então o dinheiro não importa mais. Não importa? Por que será que Arce, Paulo Nunes foram para o Palmeiras? Amor? Só pode. Enquanto muitos jogadores aceitam ganhar menos no eixo em virtude do que o lugar oferece aos boleiros, o daqui precisa cobrir tais propostas para que se torne um clube "atrativo" é mesmo cobrindo os caras não vem... aí resta apostar nos refugia e orar muito para que ninguém.

      Por fim, sobre os tais 200 milhões...ainda... aí eu noto, já que o amigo acredita que estou alinhado com o Renato, pelo meu discurso sobre dinheiro, quando o amigo fala que "até o Ceni" ganhou por lá, percebo certo rancor no texto. Ceni é o fracasso em forma de treinador. Só ganhou porque o colorado aqui entregou de bandeja, ainda bem. Além do mais fez força para não ganhar. Aquele cara sim, não sabe por que é que ganhou aquele modorrão. O problema aí torna-se pessoal contra a pessoa Renato Portaluppi.

      Rodrigo

      Excluir
    5. Acabei de comentar nessa mesma linha de raciocínio Anderson, é muito melhor aproveitar a base pra compor o elenco do que gastar nesses cascudos ruins.
      E sobre a SAF, também sou meio contra. Uma coisa é uma SAF bem administrada com um dono competente. Mas uma SAF falida pode enterrar o clube de vez, fazer o que bem entender, vendê-lo pra qualquer um... É um modelo perigoso.

      Excluir
    6. O mais engraçado ainda sobre dinheiro, se fosse o Grêmio pagando 1.3 mi por um goleiro, mais 1.5 mi por um Borré da vida, quase 2 mi por Valência, aí tava bom. Uma glória!

      Hahaha

      Isso, os que não são cegos não querem ver.

      Se essas tranqueiras aí ganham tudo isso, não sei qual tipo de jogador o amigo vai encontrar no mercado por aquele teu 1.5 milhão ali.


      Rodrigo

      Excluir
    7. Sobre dinheiro: na minha opinião futebol não se resume APENAS a dinheiro. Foi exatamente a frase que usei...dinheiro é bom? É. Mas não é tudo...não adianta ter um elenco absurdo se tu não tiver gestão competente, se não tiver um bom jóquei, se tu não tiver um bom preparador físico, preparador de goleiros.
      O Grêmio não tem um Presidente dono de financeira ou construtora, não tem a maior torcida do Brasil, precisa aprender a compensar o que lhe falta em outras coisas.
      E não dá pra reclamar que falta dinheiro se a gente tem o 2° treinador mais bem pago do país e um centroavante com futebol de 3° reserva que ganha 1,5 milhão por mês. Onde tá o problema? Na gestão. O Grêmio está atirado às traças, não tem comando, refletido na atitude porca de não receber as medalhas de vice da Recopa e ainda querer justificar isso.

      Sobre Ceni: é fraquíssimo, mas até ele ganhou algo com o Flamengo. Moro no Rio e sei muito bem que os flamenguistas preferem ver o Ceni do que o Renato na casamata deles...por que será?

      Renato é fraquíssimo como treinador...um monstro como jogador e ídolo do clube, mas o treinador não chega na unha do dedão do pé do Renato Gaúcho jogador. Isso é uma opinião minha.

      Sobre os jovens: já tem tanto comentário concordando comigo que me abstenho de explicar novamente!

      Excluir
    8. Rodrigo, o Thomas Luciano foi vendido .... difícil manter uma troca de idéias assim...quando é jovem tu sempre escreve em tom pejorativo...

      Excluir
    9. O Grêmio historicamente sempre teve menos dinheiro, e mesmo assim conseguiu seus títulos.....o clube se perde é quando tem sobrando....aí acha que só pagar caro ou salário alto vai resolver.

      Excluir
    10. E agora vamos relevar erros do Grêmio porque o inter erra também?

      Sério isso? Isso é apequenar o clube.... Grêmio é muito maior do que rivalidade Grenal.

      Excluir
  5. Perfeita réplica Anderson, temos que alertar sobre coisas importantes pois a cegueira é grande. Por isso faço das suas palavras também as minhas.

    ResponderExcluir
  6. Joao Henrique Hollerbach09/03/2024, 09:50

    Não gosto da frase "veja pelo lado positivo" pois está implícito que o lado negativo já aconteceu. No entanto o fato do Grêmio não ter contratado um zagueiro às pressas é positivo pois poderia estar vindo mais um Uvini por aí ou seja, se for para contratar tem que ser bom mesmo. Acho que mais oportunidade para os jogadores da base é uma alternativa, vide o caso do "Gustavinho". Imagino o que está pensando o Jardiel que pode ter deixado "o cavalo encilhado passar" por culpa da ganância do empresário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, João. Ganância. E esta é uma das razões de muitas "joias" não deslancharem na carreira, pois pensam primeiro nas cifras, nos carrões de luxo, festas e afins e deixam o clube sempre em segundo plano. Não são nada diferente, neste ponto, dos mais cascudos.

      Não basta apenas "tem que botá pra jogá, pra nóis vê se é bão". Alguns, podem até ter um trato mais fino cá pelota, mas se deixam levar pela mente maquiavélica dos empresários e aí, quando precisam comprovar peidam na farofa.

      Rodrigo

      Excluir
    2. João
      Vale sempre para mim: é melhor do que temos no elenco, na base? sim. então contrata. Não parece ser o caso da maioria da janela do ano passado.

      Excluir
    3. A diferença prós cascudos é o custo....Rodrigo...nenhum guri refém saído da base exige salário igual a dos trintões que vem da Europa....

      Excluir
  7. Uma coisa boa que o Grêmio fez foi acabar com o time de transição e começar a puxar os da base mais cedo. O Gustavo Nunes tá indo muito bem nesse incio, Nathan Fernandes fez parecido antes, e quem sabe isso ajude a pavimentar a estrada pra essas situações serem mais frequentes. E é muito mais lucrativo pro clube ir usando a base pra compor o elenco, um jovem da base mesmo que seja meia boca tem salário mais baixo e ainda sempre gera uns trocados pro clube, antes eles do que gastar com jogadores "cascudos" meia boca que só geram despesas. Mas claro, não pra ter só garotos também, tem que ter um elenco equilibrado e ir lançando os jovens de modo que não tenham que ficar entrando pra ser a solução sempre e se queimarem cedo. É fato, isso em todos os clubes, que a maioria acaba sendo meia boca e não dando certo, mas podem surgir uns destaques. E como disse antes, até os ruins acabam gerando um pouco de lucro depois.

    Sobre a questão zaga e lateral esquerda eu venho criticando isso faz tempo. Até achei as contratações do Grêmio boas e pontuais, todos que chegaram vieram pra acrescentar. Mas fecharam os olhos pra defesa, como falei antes, foi um erro grosseiro não buscar soluções definitivas, titulares mesmo, pra lateral esquerda e um zagueiro. E dando mais uma cornetada, se o Diego Costa se machucar ficamos curtos de centroavante também.

    Sobre a "bruxaria", espero que o Renato não fique nessas. Com exceção do batido tema da zaga e da lateral esquerda ele tem material pra trabalhar nas outras posições. Gostei da ideia dele no Grenal de povoar o meio pra proteger mais a defesa, indo de encontro como o outro amigo comentou na postagem anterior sobre a montagem do time, acho que dá pra tirar algo bom desse elenco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina e economia que teria tido se tivesse apostado em Nathan F. e Gustavo Nunes em vez de ir atrás de Iturbe e Besozi.....isso é política de gestão.....o resultado de campo seria o mesmo...mas o caixa agradeceria

      Excluir
    2. Glaucio
      Algumas contratações são impostas por empresários por "carnavais passados", por isso, essas nabas , umas vindas incompreensíveis para nós, torcedores de fé.

      Excluir
  8. Lipatin
    Elenco tem ou então, estão contratando mal. Não dá para dizer que não tem grupo com uma folha de 13 milhões.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda desconfio porque é muito bom demais pra ser verdade. Mas não lembro de o Grêmo ter tido no seu plantel um jogador de 18 anos titular que entrou com essa naturalidade do Gustavo Nunes - Bruxo ou Alvirubro, tem algum registro que vcs lembrem, ao menos dos anos 80 pra cá?

    Inclusive achava de bom tamanho ele se tornar uma boa opção de grupo este ano, já que é o seu primeiro como profissional - lembrando que nem o Ronaldo Assis foi titular com 18, assumiu de vez em 1999, portanto com 19 anos.

    Acho que o Bruxo acertou na mosca. Na impossibilidade de contratar, Renato foi obrigado a jogar alguns guris aos leões. E este último não precisou de lapidação.

    Acho ironico o Renato pregar isso inclusive. No Youtube temos vários jogos do Grêmio completos entre 82 e 83. Quem tiver a paciência de ver perceberá que ele mesmo estava longe de ser um jogador maduro nesse estágio. Mas estava jogando e contribuindo bastante.

    A preferência por medalhões é um marco do trabalho do Renato. As vezes funciona, em outras ele comete injustiças e acaba prejudicando o clube por essa teimosia.

    ResponderExcluir
  10. Vinnie
    Vou deixar para o Alvirubro; lembro do Carlos Eduardo em 2007, mas com 19 para 20 anos e o Assis, nascido em 1971, titular do Grêmio em 1989 (campeão gaúcho e Copa do Brasil), portanto, com 18 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cebolinha surgiu com 17 em 2014....mas perdeu espaço com a chegada do Dudu e depois com o surgimento do Pedro Rocha

      Excluir
    2. Teve o Anderson em 2004

      Excluir
    3. Anderson em 2004

      Excluir