Páginas

domingo, 14 de abril de 2024

Opinião




Grêmio perde em São Januário


Nas últimas cinco partidas, o Grêmio ganhou uma apenas, sorte que valeu o Hepta. Convenhamos! é muito preocupante e não dá para creditar ao elenco limitado, porque ele é suficiente para vencer Juventude (2 vezes), The Strongest, Huachipato e Vasco da Gama, portanto, esse desempenho não é pela limitação do grupo. Não enfrentou Palmeiras ou Flamengo. 

Para ajustar as críticas, eu substituo o atleta por outro, exemplificando: se fosse Victor e não Marchesin, eu consideraria falha? e assim, eu vou fazendo. O mesmo serve para treinadores e aí vem a minha pergunta para os Diretores e a parcela gremista que apoia incondicionalmente o atual treinador: E se fosse Mancini ou Enderson Moreira que deixasse o menino Gustavo Nunes no banco para escalar o sem ritmo de jogo, Soteldo. Mais; e o Gustavo Martins atrás de Rodrigo Ely na preferência? Alguém poderá dizer, Gustavo Nunes foi mal. Sim, é verdade, porém, será que não houve um nó na cabeça do guri por ser sacado, sendo um dos melhores do time? É o risco de mexer naquilo que está funcionando sem uma razão plausível.

Eu não tenho dúvidas, quanto à necessidade de trocar o técnico, só não sei se será agora. É mais fácil Renato demitir o presidente.

Muitos apoiadores do treinador elegeram como prioridade a Copa do Brasil, alguns por convicção, mas existe uma parcela que tem esse discurso, porque é aquela competição, que o Grêmio ainda não disputou, então, é maneira de protelar, de espichar a hora de ver a tese de manter Renato  "esboroar". Ficam esperando por um milagre. Pensam: os fracassos da Libertadores e do Brasileirão não são relevantes, porque tem que "focar" na Copa do Brasil. É interessante esse comportamento, mas é agonizante.

Qualquer treinador que encarou o Tricolor mostrou o seu time melhor organizado, independente da mão-de-obra disponível. É fato. É sintomático.

 No Grêmio podem mudar os jogadores que o excesso de gols sofridos permanece, é uma rotina. Triste rotina de onze meses no mínimo, sem providências eficazes no campo e com a Direção inerte.

Fica muito difícil creditar o insucesso de hoje aos atletas, porque me parecerá uma injustiça pelo enrosco, pela maçaroca que se observa dentro dos gramados. Muitos jogadores serão taxados de ruins, de peladeiros e até de descompromissados, só que há a velha máxima que diz que quando num time de clube grande  muitos vão mal, o furo é fora de campo.

Nem vale a pena tratar do que se viu no gramado. Pior que o Grêmio, só mesmo esse péssimo árbitro que deu pênalti, quando não foi e se "acovardou" e sonegou dois outros claríssimos, mão de Piton e chute de Rodrigo Ely no adversário.

É dose!

40 comentários:

  1. O Renato tem muita responsabilidade pelo péssimo futebol que o time vem apresentando e tbm pelas contratações de jogadores como Marchesini, Rodrigo Eli e Du Queiroz. A coisa é preocupante.

    ResponderExcluir
  2. Há risco do Grêmio tomar uma tunda do Athletico em casa, colocar reservas contra o Cuiabá em casa de novo e não vencer, ir a La Plata e perder pro Estudiantes, sendo virtualmente eliminado da Libertadores no 3° jogo.
    Se isso acontecer (espero que não, pois quero muito o Grêmio vivo na Libertadores), TALVEZ, TALVEZ (BEM TALVEZ), a pressão se torne insustentável e o Grêmio troque o comando técnico.
    Mas aí, na minha opinião, já não adiantaria mais nada, porque o mais importante é a Libertadores...e um fiasco de queda na 1ª fase não se apaga da história do clube.
    Então, tá difícil...estou desanimado.
    Com Renato nada teremos...mas Renato só sairia com um vexame na Libertadores seguida de fracasso no Brasileirão...também não quero isso!
    Terei que me contentar com um 15° lugar e ver Renato desfilando sua incompetência 2024 inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria surgir uma nova classe de dirigentes, que eu esperava que fosse o Guerra e infelizmente não o foi, que possuam a mentalidade de saber separar o ídolo do profissional e que verdadeiramente inovem. Mas que também, quando o próximo profissional a ser contratado não der certo, que não recorram sempre a mesma fórmula mágica chamada Renato Portaluppi. Ou seja, não deu certo, vamos mudar melhorando ainda mais. Mas que haja uma mudança de ares, de vida nova, de novas perspectivas. Se não, ficaremos que nem uma água parada em um poço, estanques. E essa perspectiva, ao meu ver, somente p/ 2026 e olhe lá.

      Excluir
  3. Existe uma desmobilização coletiva no campeonato brasileiro nos jogos fora de POA onde é permitido perder e justificar com as desculpas de sempre. Há anos é assim. No campeonato brasileiro, o Grêmio só joga em casa.

    No frigir dos ovos, pontos corridos é relativamente fácil. Com 60 gols tomados e aproveitamento pífio fora em 2023, não fomos campeões por dois pontos. Mas institucionalmente, essa crença limítrofe de que um menor orçamento só comporta conquista de Copas vem arrebentando com o Grêmio.

    Me questiono se um dia isso vai mudar.

    ResponderExcluir
  4. É desanimador esse começo, Bruxo. Tu vê, se o Grêmio tivesse ido com força e foco máximos pra vencer o Huachipato essa derrota pro Vasco teria passado tranquila. Mas tiveram a genialidade de poupar...
    O Grêmio já sofreu 22 gols em 20 jogos em 2024. A peneira continua. Quatro desses gols sofridos nos dois últimos jogos contra o poderoso Huachipato e agora contra essa seleção de craques do Vasco, com uma zaga de Léo Pelé e Medel, que tem 1,70 e 36 anos, e no ataque os possantes Rossi e David.
    É difícil de engolir, não tem desculpa que sirva. É óbvio que temos furos no elenco, que existe sim o desgaste físico, mas não justifica o péssimo futebol apresentado nos dois últimos jogos contra esses adversários aí. Não tem desculpa a não ser despreparo e incompetência. Pra coroar o estado de pessimismo gremista surge a noticia que o Renato pediu o possante Edenílson pra coordenar o nosso meio. É complicado...

    ResponderExcluir
  5. O Grêmio e parte de sua torcida conseguiram implantar a filosofia de que o maior campeonato do Brasil não vale nada, que o que vale são copas, ainda que de menor expressão, como a do Brasil (não falo pelo aspecto financeiro, mas pelo valor esportivo e histórico).
    Na Europa, se um time grande privilegiasse a Copa nacional em detrimento do campeonato, seria motivo de demissão de toda a comissão técnica, impedimento do presidente e diretoria e chacota de todas as outras torcidas, mas aqui não temos nem seriedade quando jogamos fora de casa, sentimento evidentemente repassado aos jogadores e devidamente correspondido.
    Nosso treinador, então, que não é adepto do trabalho duro ao longo de todo o ano exigido pelo campeonato nacional, nunca jogou o brasileiro pra valer, poupando na terceira rodada e já trazendo as desculpas prontas.
    Se algo este ano trará de bom à torcida gremista, espero que seja enterrar o mito de que Renato é treinador e encerrar de vez sua carreira como técnico de futebol, já que se não o contratarmos sua carreira morrerá de inanição, pois nenhum outro clube sequer cogita sua contratação depois do fiasco com o elenco bilionário do Flamengo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERFEITO. Corroboro e assino embaixo.

      Excluir
    2. Meu medo é que na menor turbulência com um futuro técnico, tragam novamente o distribuidor de camisetas e gestor de vestiário, pela quinquagésima nona vez, para estar a frente da instituição!!!
      A FRENTE literalmente!!!

      Excluir
  6. Relaxem pessoal....ele tá botando os caras em campo pra rodar o grupo (em que ele confia). Ele é inventivo, ano passado reinventou o time 4 vezes ( de repente porque nenhuma funcionou, mas isso é
    mero detalhe).

    Levar gols é normal (tem que avisar o Nova Iguaçu), só fazer mais.
    Ontem o jogo começou dia e terminou noite, desconcentrou os jogadores...logo logo o time decola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio, concordo. Vamos preparar o Boing então!!!

      Excluir
  7. Nosso goleiro pula para a fotografia.
    Nosso vice critica a arbitragem para desviar o foco de suas contratações.
    Nosso técnico diz que jogadores tem que comemorar, mas já fala em 2 dias de concentração.
    E Nosso Presidente????
    Já vi esse filme...sabemos no que vai dar.

    ResponderExcluir
  8. O elenco é limitado, mas é difícil de aceitar isso como desculpa quando o Grêmio é superado taticamente por equipes com elencos piores. Ontem o Vasco foi claramente a equipe melhor treinada, o Huachipato foi mais organizado e eu diria que até o Juventude tava dando um nó no Grêmio naquele primeiro tempo, mas a qualidade do Grêmio fez a diferença pra conseguir a virada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso time não tem tática para ser superado taticamente.

      Excluir
  9. Como valorizar um campeonato que corrobora com erros grotescos de arbitragem ao longo do tempo?
    O Grêmio tem mesmo é que cagar pra essa merda de “principal campeonato do país”; garantir os 45/46 pontos todos os anos e o que vier é lucro! Por essa razão é que grande maioria da torcida prefere as Copas. Ontem, na coletiva, o dentista que deveria falar sobre trabalho, sobre a prospecção e procura de reforços, achou melhor falar sobre os erros da arbitragem que todo o Brasil viu. Era visto. O discurso já estava pronto. Aí eu lembro um ditado que diz o seguinte, e isso nem é uma defesa ao V.P., mas é que cabe no contexto: come mais, quem come quieto. Mas e aí, sobra para quem aguentar e segurar o rojão e fúria dos microfones após a partida? Sobre os jogadores que tem no grupo?
    Verdade que o Renato tem insistido em erros de escalação. Ontem, novamente, escalou o grande goleiro argentino, muito elogiado pelo nosso amigo redator logo de cara, mas que hoje (ainda bem que eu não fui atrás de C.V.), percebe-se ser uma grande mentira, uma das maiores bizarrices em termos de contratação para a posição, superando Dida e Tavarelli. Ao lado desse, Rodrigo Ely, aí o maior erro da escalação de ontem, de novo, antes que me digam que não sei o que vejo. É ultraje a presença dele entre os 11. É 46 vezes pior que Bressan.
    Quanto à escalação de Soteldo, não vi erro, pois esse veio para ser solução do ataque e antes da lesão, vinha bem, e precisa ganhar ritmo de jogo para que volte a demostrar bom futebol. E era o Vasco, não o Flamengo. Mas não viu a bola. Mereceu sair. Na outra ponta, Pavon. Igualmente ao venezuelano, veio para ser titular, porém este ainda está devendo. Agora, se os guris da base estão mostrando algo a mais que os dois citados, para serem titulares incontestáveis, é muito cedo para avaliar, pois são inconstantes, possuem muitos altos e baixos. Erros bisonhos na tomada de decisões, finalizações... ah, mas são guris... não! O erro, por menor que seja, deve ser cobrado tanto do novo, quanto do cascudo! E por aí vai. Vale dizer que Cuiabano esteve razoavelmente bem, enquanto durou a pilha. Um ponto positivo aqui que passou despercebido pela crítica. Está tendo oportunidades! Ora vejam só...
    O ataque, é um rascunho que muito em breve deve formar um desenho quando todos estiverem na ponta dos cascos. Talvez isso aconteça quando alguns jogadores (velhos, ou novos) pararem de frequentar festinhas clandestinas ou não. É preciso muita lapidação nesse povo. (assim foi que o grande Tostão Negro dos pampas se perdeu em Porto Alegre, mas a culpa foi do Renato que não botava pra jogar... e deram a 10 pro cara.) – continua no próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Corrige-se o que está errado, não eliminá-lo. Se os erros de arbitragem são graves, isso não diminui a importância do maior certame nacional.
      Copa do Brasil até o Criciúma tem uma.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Não sei se o teu comentário é padrão para vários blogs, se foi, eu entendo a observação sobre "o nosso amigo redator", porque aqui vão três únicas postagens que tratam mais especificamente de Marchesin no Grêmio, em apenas um e com ressalvas com relação ao estado físico dele, não tem críticas, até porque, eu só tinha visto uma única vez pelo Lanús em 2013, 2014:
      https://bruxotricolor.blogspot.com/search?q=marchesin

      Excluir
    3. Sim. Engrossa a lista aí o Paulista, Santo André, Juventude, inti..., São Paulo... todos esses aí os Once Caldas da nossa Copa.

      Noto no comentário do amigo, certo desprestígio à competição que cinco (não uma) vezes o Grêmio conquistou. A Copa do Brasil não é mais como já foi um dia. Basta ver a festa que fizeram os sãopaulinos. Além do mais paga -se muito bem pela sua conquista.

      E não usei o comentário em outros blogs. Quando disse redator falei do amigo mesmo. Aquele "nosso" ali foi erro da minha parte.

      Excluir
    4. Mas Che, nas copas tem roubo também...

      Excluir
    5. Cuiabano tendo oportunidade porque não tem outro....

      Excluir
    6. Rodrigo
      Que bom ler a tua crítica ao Renato. Realmente, ele erra ao escalar Rodrigo
      Ely e deixar Gustavo Martins no banco. Entendi assim.

      Excluir
    7. Sim, Bruxo. Eu sei também das tuas ressalvas ao arqueiro. Ocorre que este cidadão aí chegou no carteiraço, coisa que eu havia até comentado dias atrás em algum post do blog. Também sei que antes dos três que temos, o amigo preferia o Adriel.

      Erro grotesco de avaliação da direção que se fiou apenas no currículo do veterano.

      Curioso, que para determinadas posições, é plausível aceitar um cascudo. Mas que nada. Não adianta chorar sob o leite derramado.

      O que resta é aguardar pela próxima janela de transferências porque na interna, vai ser osso, achar alguém que chegue e tome conta da camisa 1.

      Excluir
    8. Claro que tem, meu bom amigo Gláucio. A poucos dias eu relembrei o amigo daquele roubo escandaloso da Copa do Brasil de 2019, que muitos se esqueceram, contra aquele que acabou sendo o campeão daquele ano ali na beira do lago Guaíba. E na época, eu bem lembro, eu dizia que o foco deveria ter sido naquela Copa, e somente nela, não na continental. Tão logo, veio a saranda no Maracanã (antes dela, dentro da Arena) e ficamos sem nada, chupando dedo, sempre naquela ânsia de querer tudo.

      Excluir
    9. Rodrigo, eu realmente entendo tua revolta com o Brasileirão. Até concordo em certos pontos, principalmente na questão de valorizar a Copa do Brasil.
      Porém, permita-me fazer um contraponto: a Copa do Brasil é um campeonato mais curto, verdade, mas também é um campeonato em que um erro mínimo e você está eliminado. Eliminado em Copa do Brasil não te dá vaga em competição internacional alguma (competição internacional te dá dinheiro).

      O Brasileirão tem falcatrua, tem...tem times melhores, tem...mas é o campeonato que geralmente premia o time que entra focado em todos os jogos...se perde ponto no caminho, ainda pode resgatar esses pontos em outro jogos. Tem uma margem de erro um pouco maior...geralmente os campeões acumulam entre 5 e 8 derrotas na competição. Mas se você entra focado, valorizando cada jogo e cada ponto, a chance de você ficar na briga é grande.
      O Grêmio, mesmo com todas as suas dificuldades, foi vice ano passado. Se o time fosse melhor ajustado na defesa teríamos vencido, pois perdemos pontos bobos por ter uma defesa de peneira...mesmo jogando mal, se você se defende bem, pode levar um ponto ou até três se conectar um ataque ou bola parada.
      Copa do Brasil é maravilhosa, mas a chance de ter um Ely chutando uma canela na grande área e jogar o campeonato todo fora é bem grande.
      Além do mais, Copa do Brasil tem meia dúzia de jogos, que nem começaram ainda pra nós. Não vejo como saudável para a instituição Grêmio abandonar um campeonato como o Brasileirão na 2a. rodada.

      Anderson

      Excluir
    10. Sem falar que os 46 pontos podem demorar a vir, e aí começa a bater o pavor...que atrapalha mais ainda...

      Excluir
  10. Aliás... o time como um todo é um rascunho. Primeiro porque nossa dupla de zaga titular joga um jogo sim, um jogo não. É a idade. Aí, um ponto que precisa ser revisto, tanto pela comissão quanto pela direção! E o rapazinho Natã, apontado pelo próprio Geromel, deve ser visto mais vezes em campo. Mas Gustavo é o primeiro da fila. Faz sentido a escolha. Já no meio de campo, novamente o Du Queiroz não fez valer o investimento. A amostra é pequena? Talvez. Mas já foi indicada a sua presença entre os 11 ao lado de Villa e por aqui, inclusive. Em determinado momento da partida de ontem, Villa, lhe chama e lhe orienta. Estava atordoado o rapaz. E aí foi onde perdemos o jogo. De novo! Não deu certo! Mas a tentativa de “fechar a casinha” foi tentada. Alguém percebeu isso?

    Só que aí Cristaldo sumiu da partida. É nítido que precisa de um meia com certa qualidade no começo da jogada, na saída de jogo. Ele sozinho, não faz chover. Aí se vê a falta que Pepe faz ao time, muito embora, muitos críticos do rapaz não queiram ver isso porque se apegaram ao fato dele ter sido comparado ao Maicon. Aí já viu...

    E depois da esculhambação que virou o jogo, Diego Costa é sacado do time. Fez bem o Renato em tirá-lo. Ali o jogo havia acabado mesmo! Para que correr riscos de lesionar o nosso melhor atacante num jogo deste naipe? E o escárnio da tarde foi o ingresso de J.P.G. no jogo. Eu dei risada, dos críticos, é claro. Devem ter ido à loucura! Ali poderia ter sido o Galdino, de 9, mas né... Antes disso, no começo de jogo, Kannemann tomou um atropelo digno de revisão e saiu de campo, mas o V.A.R. fez vistas grossas para o lance. O jogador vascaíno vai reto em direção ao zagueiro, em momento algum, há disputa pela bola. Menos mal que foi só o susto. E se com 4 em campo, já existia certo pavor, depois então...

    E a “tese” que crei há 21 anos se mantém viva e quanto antes a parcela mais nervosa de torcedores do Grêmio aceitar que o modorrão não faz parte dos planos do clube, nem nunca vai fazer em termos de conquista, ainda menos quando as Copas estiverem em cena, melhor, pois vai ser assim: um ganha, perde e empata sem graça até o fim. Nesse tento, me lembro de 2021... alguns tiveram 8 rodadas de paciência com o pranchetão. Dessa vez não será preciso temer, nem esperar tanto, pois lá tem um cidadão chamado Portaluppi. Mas sei que muitos estão torcendo e muito para que ele iguale e ultrapasse o recorde negativo do prancheta. É vísivel demais. A desgraça sempre vende mais.

    ResponderExcluir
  11. É impressionante como alguns comentários dizem tanto em tão poucas linhas e outros precisam de uma ZH para no final das contas, não dizerem nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Isso se chama visão e não enrolação.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Pessoal que defende o treineiro precisa criar suas teses, senão, como defender o indefensável.....

      Excluir
  12. Rodrigo
    Não é desprestígio, mas eu tenho uma preferência nesta ordem: Mundial, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Se as coisas fossem como eram antigamente, eu até poderia concordar com essa linha de raciocínio. Depois que o acesso à Libertadores deixou de ser apenas aos campeões e seus vices, pouco me importa o modorrão.

      Para mim é o seguinte:

      45/46 pontos < Copa do Brasil < Libertadores < Mundial

      E vou dizer que até o Mundial, os caras conseguiram apatifar com essa história de 456 times. Bá.




      Excluir
    2. Se seguirmos essa lógica de garantir só os 46 pontos, disputaremos Libertadores a cada 7 anos, que é um tempo médio pra ganhar uma Copa do Brasil.
      Vamos passar da condição de clube brasileiro com mais Libertadores disputadas para um turista como o Botafogo desse jeito.

      Excluir
    3. Depende, Anderson. Nos últimos anos, apenas em 2022, porque caímos, não disputamos a Libertadores. Curiosamente, desde 2017, o Grêmio disputou a Copa tendo Renato como treinador. E diferente de anos anteriores (com fiascos ou não) sempre passou para a fase de mata-mata. E este ano, outra vez, o Grêmio volta para a Libertadores sob o comando dele. E isso, a meu ver, tem incomodado e muito uma parcela de gremistas.

      A quantidade de pontos que eu falo ali é meramente ilustrativa. Renato, desde sempre, quando treinou o Grêmio, sempre deixou o clube classificado para o torneio mais valioso do continente. Uma vez como campeão, e demais através do sistema de cotas. Mas pior mesmo, é ficar de fora.

      Excluir
    4. Com mano fomos de em 2007...com Roth em 2009....com Luxemburgo em 2013....com Roger em 2016....em nenhuma dessas caiu na fase de grupos...e só pra refrescar a memória, em 2021, com Renato caímos na pré...em 2011 ele foi demitido com o time no z4...

      Excluir
    5. Pré Libertadores não existe. Pesquise. Isso é termo criado por algum colorado enrustido da mídia. Antes de 2017, não passávamos das oitavas, quem precisa refrescar a memória é o amigo. E em 2009, o treinador era Paulo Autuori, e não o Roth. E essa, nem eu que sou esquecido precisei pesquisar. Isso que eu bebia muito mais naquela época. Eu hein, Gláucio...

      Foi demitido no z4. Verdade. Aí tu acertou, pois por ele, ele teria ficado e tu sabe que com ele o time não caíria. Aí tu enche a boca para dizer isso que disse e se esqueceu que foi ele quem tirou o Grêmio de um z4 direto para uma Libertadores. Depois pegou o time do meio pra baixo na tabela e parou no g2. Bá.Que ranço, meu amigo. Que ranço. Ou memória curta mesmo.

      Excluir
    6. Foi demitido no z4. Verdade. Isso em 2011*. O restante trata-se de 2021, para melhor entendimento.

      Excluir
    7. Rodrigo, antes de tu vir querer dar letrinha, leia direito o que eu escrevo. EM 2009 o Grêmio pra libertadores porque o ROTH classificou em 2008 (precisa desenhar?)

      Então pra te agradar, em 2021 caiu ANTES da fase de grupos, melhorou?

      Excluir
    8. Ademais, Rodrigo, eu só demonstrei que com outros treinadores o Grêmio passou para os mata-mata....que foi o que tu referiu na resposta ao Anderson...

      Em 2011 eu nao sei se o time não cairia, nao tenho bola de cristal...

      Excluir
  13. No comentário sobre Marchesin, eu quis dizer "não tem elogios ".

    ResponderExcluir